Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

27 dezembro 2012

Cansado? 10 dicas para recuperar a energia


1. Comece o dia a praticar desporto
Contrariamente ao pensado, começar o dia a praticar exercício físico não é sinónimo de mais cansaço mas sim de mais energia. O desporto vai ajudar a aumentar o ritmo cardíaco o que vai ajudar a manter a energia durante a jornada. Também muito importante é um pequeno-almoço nutritivo para começar o dia em beleza.
2. Tire uma sesta depois de almoço
Será mais fácil de falar do que fazer devido à falta de sítio adequado para uma sesta depois de almoço no local de trabalho. Mas aparte questões logísticas, estudos demonstram que uma sesta de vinte minutos ajuda a revitalizar o corpo e a mente para o resto do dia.
3. Ressentimentos não entram
Zangas ou assuntos mal resolvidos em casa vão pesar na sua produtividade. Apesar da capacidade que o ser humano tem para ignorar alguém indesejado, os ressentimentos só vão ajudar a piorar a situação. Faça uma lista de pessoas com quem mantêm divergências e dedique algum tempo a resolve-los, assim como deve evitar levar problemas do trabalho para casa, deve também manter uma fronteira rígida no lidar com problemas pessoais no escritório. Com o tempo vai começar a sentir-se melhor consigo próprio.
4. Faça uma pausa de 15 minutos para se rir um pouco
O riso liberta endorfinas que por sua vez vão ajudar o corpo a ficar mais enérgico. Consulte sites de humor, veja vídeos divertidos no YouTube para descontrair um pouco. Partilhe coisas engraçadas que tenha visto com os seus colegas para partilharem o momento. A atmosfera vai ficar assim mais leve e permitir um bom regresso ao trabalho. Um dos momentos ideias para um snack de humor é depois do almoço quando o corpo e a mente ficam mais entorpecidos.
5.  Dê um passeio a pé
Aproveite a hora de almoço para dar uma volta a pé. Sozinho ou acompanhado, com bom ou com mau tempo, levante-se da sua secretária e afaste-se do computador e do smartphone durante, pelo menos, meia hora. Estique as pernas e aproveite para respirar ar sem ser condicionado para revigorar.
6. Leia algo engraçado durante a hora de almoço
Aproveite esta hora para clarear os pensamentos e preparar-se para o resto da jornada. Os livros de bolso com um clássico são sempre uma opção mas pode também optar por um conto, lendo um por dia, para ter um sentimento de satisfação por ter terminado algo antes voltar para o escritório.
7. Resolva conflitos pendentes com os seus chefes ou colegas
Não tenha receio das consequências de tentar estabelecer uma ponte com alguém com quem mantêm alguma quezília ou ressentimento no local de trabalho. Tenha em mente que mais cedo ou mais tarde poderá ter que vir a trabalhar proximamente com a pessoa em questão e então ser já muito tarde para reatar a relação.
8. Faça algo de simpático por um colega
A energia é facilmente transmitida de pessoa para pessoa, especialmente em open spaces com muitos trabalhadores. Pense em fazer uma boa acção por dia por um colega diferente durante umas semanas e poderá comprovar que o acto de dar algo e a gratidão consequente ajuda a manter a sua energia.
9. Ligue a um velho amigo
A rotina casa-trabalho não ajuda a manter os relacionamentos de amizade mas experimente pegar no telefone e ligar a um velho amigo com quem já não fala há algum tempo (redes sociais não valem). Desta forma vai recarregar baterias para o resto do dia, assim como o seu amigo que vai ter grande prazer em voltar a falar consigo.
10.Tenha prazer no que faz
No entanto, estas dicas serão inúteis se odiar o seu trabalho e nenhum cumprimento rigoroso das mesmas aliadas a uma dose gigantesca de cafeína ou de Red Bull por dia vão ajudá-lo. Procure outro emprego numa área distinta, ou fale com os seus superiores para saber se existe a possibilidade de fazer algo diferente. Agonizar eternamente só vai piorar a situação.
http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO084254.html?page=3