Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

21 março 2011

Nitroglicerina


21 de Março de 2011, dia do início da Primavera. Um dia solarengo, lindo, que aprecio a partir da janela do meu quarto de Hospital.

Observo a azáfama das pessoas, que chegam nos seus automóveis e enchem o parque de estacionamento. Disseram-me que todos os dias trabalham aqui, Hospital do Litoral Alentejano, mais de 2.500 pessoas nos mais variados metiers.

Pois num dia assim, auspicioso, às 02.30 horas este vosso amigo teve de chamar de urgência a equipa de turno para o acudir ao problema do costume: dores fortes no peito, falta de ar, tonturas, sensação de morte súbita.

Num instante os enfermeiros, inexcedíveis em atenção, eficácia e prontidão, Fernando Vicente e Liliana Cordoeiro, administraram-me, depois de consultarem o médico de serviço no SO, Captopril para a tensão arterial (16 – 10); 1.000gr. de aspirina, e o imprescindível comprimido SOS – Nitro glicerina, que se coloca por baixo da língua e deixa-se dissolver lentamente enquanto os efeitos do alívio da dor e pressão se desvanecem.

Lindo começar do dia, não foi? Sejamos positivos: o resto do dia será melhor…