Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

08 setembro 2007

Prémio



Fundação Champalimaud distingue Aravind Eye Care System
A organização indiana Aravind Eye Care System recebe hoje em Lisboa o Prémio Champalimaud de Visão, o maior prémio mundial no sector da oftalmologia e do combate à cegueira, no valor de um milhão de euros.
A cerimónia será presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e contará também com a participação do primeiro-ministro, José Sócrates, bem como dos responsáveis máximos da Fundação Champalimaud.
O instituto indiano Aravind Eye Care System é distinguido com o Prémio Champalimaud de Visão pelo seu trabalho desenvolvido no combate à cegueira e doenças de visão.
A instituição, criada em 1976 e sedeada em Madurai, na Índia, é considerada o maior centro mundial de combate à cegueira evitável e, desde a sua criação, até 2005, examinou mais de 19,5 milhões de pessoas e realizou mais de 2,5 milhões de intervenções cirúrgicas.
A primeira edição do Prémio Champalimaud de Visão conta com o apoio do programa da Organização Mundial de Saúde (OMS) Vision 2020 - O Direito de Ver, uma iniciativa global para a prevenção da cegueira.
Para o prémio deste ano - que se destinava a organizações ou grupos que tenham alcançado, no terreno, um progresso perceptível, especialmente nos países em desenvolvimento, na luta contra a cegueira - foram recebidas 34 candidaturas provenientes de diversas regiões do mundo.
O júri do prémio é presidido pelo reitor da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, nos EUA, Alfred Sommer e inclui nomes como António Guterres, Amartya Sen (prémio Nobel da Economia em 1998), Mary Robinson e Jacques Delors, entre outras personalidades.
Diário Digital / Lusa
07-09-2007 7:58:00