Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

29 setembro 2007

2 lições singulares

(...)
Até que, ao cabo das doze semanas, a cadeira chegou ao fim. No final dessa sessão, a assistência levantou-se e presenteou-nos com uma imensa salva de palmas.
O ponto que eu gostaria de salientar não é o das palmas - porque palmas eu já tinha recebido em várias ocasiões anteriores. O ponto que eu gostaria de salientar foram as lições que eu retirei dessa experiência e que ficaram para sempre.
Primeira, no mundo das ideias e na sua discussão, não existem hierarquias nem distinções de qualquer espécie.
Segunda, e a mais importante de todas. Em muitas ocasiões do debate, as posições que exprimimos perante a audiência eram posições radicalmente opostas e atá antagónicas. Estavam ali um professor catedrático (full professor) e um mero assistente, o primeiro com idade e experiência para ser pai do segundo. Estavam ali o patrão da Faculdade e um mero empregado. Estavam ali também um cidadão canadiano altamente considerado e um jovem estrangeiro vindo de um país que possuía a reputação de ser um país situado entre o terceiro mundo e o mundo desenvolvido - e este a emitir opiniões categóricas, e quase sempre críticas, sobre vários aspectos da política económica do Canadá, um dos países mais desenvolvidos do mundo, incluindo o Rendimento Mínimo Garantido.
Nos momentos e nas situações em que o debate se tornou mais intenso e antagónico durante aquelas doze semanas, ele poderia ter utilizado qualquer destas diferenças, e o poder que possuía sobre mim, para desvalorizar os meus argumentos ou até diminuir a minha pessoa, acabando comigo, e saindo airosamente da situação - e eu teria aguentado e calado.
Nunca o fez. Tratou-me sempre como um igual. Ele ensinou-me que o debate intelectual puro e desinteressado, onde só os argumentos contam - e mais nada vale - não é uma miragem, e eu passei a acreditar nisso para sempre.
(...)
Publicada por Pedro Arroja em 19:33