Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

20 julho 2012

Um Grande Português - José Hermano Saraiva



O historiador José Hermano Saraiva morreu hoje de manhã. Saraiva nasceu em Leiria a 3 de Outubro de 1919. Licenciou-se em Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942). Exerceu outros cargos públicos, foi ministro da Educação entre 1968 e 1970 e nessa qualidade inaugurou a Biblioteca Nacional. Foi também embaixador de Portugal no Brasil.
Iniciou o trabalho na RTP na década de 1970 com 'O Tempo e a Alma'. Foi autor e apresentador de 'Histórias que o Tempo Apagou', 'Horizontes da Memória' e 'A Alma e a Gente'.
Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.
José Hermano Saraiva dirigiu também uma outra História de Portugal em seis volumes, publicada em 1981 pelas Edições Alfa. Na área da História, José Hermano Saraiva publicou perto de 20 títulos, entre eles “Uma carta do Infante D. Henrique”, “O tempo e alma”, “Portugal – Os últimos 100 anos”, “Vida ignorada de Camões” ou “Ditos portugueses dignos de memória”.
Ficou no 26º lugar no concurso da RTP os "Cem Grandes Portugueses"