Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

16 julho 2012

"Controleiros"

"Controleiro" era uma designação muito usada na história dos Partidos Comunistas, sobretudo quando estes existiam clandestinamente. A própria história do PCP – Partido Comunista Português está semeada de muitos "controleiros" e no livro de José Pacheco Pereira – "A sombra – Estudos sobre a clandestinidade comunista", surge amiúde esta expressão que, basicamente, conste no individuo que controla as acções de outros indivíduos, sobretudo no que toca à sua acção no partido que pudesse denunciar as manobras comunistas no tempo em que o PCP existia clandestinamente, durante o regime de Salazar.
Alguém se lembra do que foi a dita União Soviética e o que lhe aconteceu? Os povos dessa nação saíram em luta pela liberdade e pela democracia. A seguir a eles todos os outros que se encontravam dominados pelo mesmo regime.
O moderno “controleiro” exerce como que uma “vigilância popular”, reportada a alguém…
Estou contra as medidas que escolheram para resolver a crise. Aliás, sofro directamente com elas. Porem não conseguimos escapar à fúria inflacionada de planificações e regulamentações, despropositadas e fundamentalistas, do Estado que temos, servido por “controleiros” a preceito.
Não acredito que a disciplina democrática possa ser consolidada através do medo.