Muitas vezes as pessoas dizem que ser racional é quando não sentem ou mesmo não têm emoções. Sabem uma coisa? Eu não acredito nisto!
Acredito sim que o nosso inconsciente cria várias defesas para nos manter em zonas de conforto, ou seja, em segurança. E que reprimir emoções pode ser uma zona de segurança bastante interessante. Mas isso não significa que a emoção não está lá.
Sabem como podem saber se estão emocionalmente ligados a algo? Mesmo aqueles que se dizem racionais e não sentem nada? Pensem em algo que não vos desperte emoção. Que importância é que dão a isso? Sempre que estiverem perante uma situação e acham que não sentem nada, experimentem avaliar o grau de importância que dão a isso.
E se essa situação não existisse? E se aquilo que vocês pensam da situação não estiver certo? E se o outro tiver razão? O grau de importância que damos a uma situação é uma forma de avaliarmos a intensidade emocional que está associada à situação. E ser racional ou emocional é apenas um conceito!
É muito importante ressaltar que nenhum tipo é melhor do que o outro, ou tem mais tendência ao sucesso e à felicidade. Os dois estilos guardam em si as possibilidades de serem eficazes e conseguirem resultados muito positivos em suas vidas, principalmente se estas duas características puderem ser integradas.