Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

18 abril 2014

Abaixo a abstenção!

No último mês, PS e a coligação PSD/CDS seguiram caminhos opostos nas sondagens para as eleições europeias. Os socialistas reforçaram, ligeiramente, para 40,9%, enquanto a Aliança Portugal viu as suas intenções de voto caírem de 37,4% para 33,2%. Os elevados números da abstenção, 58%, podem, porém, baralhar estes números.
A mais recente sondagem da Aximage, realizada entre 9 e 12 de Abril, revela que o Partido Socialista aumentou a sua distância para a coligação PSD/CDS, face ao último inquérito realizado em Março. Os socialistas reúnem agora 40,9% das intenções (face a 39,9% em Março e 35,5% em Janeiro), enquanto a Aliança Portugal recolhe 33,2% dos votos.
A aliança entre sociais-democratas e democratas cristãos reunia em Março 37,4% dos votos, e em Janeiro 37,1%.
A Aximagem refere, porém, que dado o nível muito elevado de abstenção – 58% - "os intervalos de confiança das percentagens de intenção de voto nos partidos são consideravelmente mais amplos do que é habitual nas sondagens". Assim, "em termos práticos, as intenções de voto no PS e na coligação PSD/CDS não se distinguem, podendo actualmente tanto estar o PS à frente, como atrás da coligação do PSD/CDS", sublinha a Aximagem.
Em terceiro lugar surge a CDU com 10,8% das intenções de voto (8,2% em Março) e o Bloco de Esquerda com 4,9% (6,6% em Março).
Cerca de 6,5% dos eleitores vota em outros partidos, branco ou nulo. Há ainda 3,7% de indecisos.
A taxa abstenção registou uma queda face a Março, de 62,3% para 58% em Abril, permanecendo muito acima dos números de votantes (42%).
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/europeias/detalhe/europeias_ps_reforca_lideranca_com_409_dos_votos_psd_e_cds_caem_para_332.html
A eleição é no dia 25 de Maio de 2014.
Não aceito choradinho na noite e dias sequentes à votação.
Se querem mesmo traduzir o vosso voto em algo de produtivo, em verdade, então é votar!