Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

29 maio 2012

Bebida da NASA reduz rugas e sinais de envelhecimento

Uma bebida criada com o objetivo de proteger os astronautas das radiações pode ajudar no rejuvenescimento da pele.
Um sumo de fruta desenvolvido pela NASA, conhecido como o AS10, com o objetivo de proteger os astronautas das radiações fora da atmosfera terrestre, revelou ser eficaz no rejuvenescimento da pele, em quatro meses: reduz as rugas, sinais de envelhecimento, manchas e danos causados pelo sol.
A bebida contém uma mistura de frutos, incluindo cupuaçu (um fruto brasileiro da família das plantas de cacau), açaí, acerola, pêra e lichia, que fornecem vitaminas e fitoquímicos, escreve «Daily Mail».
A fotografia mostra a pele de um dos 180 participantes, que foram acompanhados antes e depois de beberem dois copos de sumo (AS10) por dia, durante quatro meses. Os resultados foram surpreendentes: houve uma redução até 30% das machas causadas pelos raios UV e 17% na redução de rugas.
Fica por determinar até quando será possível prolongar esse rejuvenescimento e o que poderá acontecer caso a pessoa queria parar com a bebida. Para isso, está marcado um próximo estudo, a realizar no próximo verão.
 http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/nasa-saude-pele-internacional-ultimas-noticias-tvi24/1351550-4069.html




Temos de pagar 50 mil milhões de euros aos donos das PPP´s

Manuel Avelino Jesus, ex-membro da comissão de avaliação das Parceiras Público-Privadas, diz que os contratos podem vir a ser "empolados em limites impensáveis".
Manuel Avelino Jesus, ex-membro da comissão de avaliação das Parceiras Público-Privadas, diz que a forma como os contratos foram elaborados "permite um descalabro completo nos valores que podem vir a ser apresentados no futuro", já que são tão abertos que podem vir a ser "empolados em limites impensáveis".
Para o professor do ISEG, que está a ser ouvido na comissão de inquérito às PPP, a "cláusula dos reequilíbrios financeiros" é a principal causadora desse risco em casos de renegociações dos contratos, embora exista legislação que prevê colocação de limites de endividamento do Estado nas PPP em cada Orçamento do Estado, "mas nunca foi respeitada".
O PS, que tem estado a inquirir Avelino Jesus, tem questionado a fiabilidade das previsões de encargos na ordem dos 50 mil milhões de euros que o professor tem feito, mas o ex-membro da comissão de avaliação garante que "se não for posto um travão à forma como estão a funcionar, esses valores arriscam-se a ser reais".
http://economico.sapo.pt/noticias/contratos-das-ppp-permitem-descalabro-completo-para-o-estado_145527.html






Adolescente indiano resolve enigma de Newton com 350 anos

Um jovem indiano de 16 anos conseguiu ter sucesso onde muitos matemáticos falharam: resolveu o enigma lançado por Newton há 350 anos.Shouryya Ray colocou um fim ao mistério que Isaac Newton levantou ao criar, há 350 anos, duas teorias sobre a dinâmica das partículas, relativamente às quais apenas se tinha conseguido uma aproximação nos últimos anos.
O jovem conseguiu calcular correctamente a trajectória precisa de um projéctil submetido à força da gravidade e à resistência do ar, estimando com exactidão o tipo de impacto e ressalto que sucedem quando um corpo bate contra uma parede.
«Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: Bem, não custa tentar», explica Shouryya. «Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado», considerou.
O jovem viu-se confrontado com o problema durante uma visita à Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, onde forneceram aos alunos dados em bruto para calcularem a trajectória de uma bola.
O pequeno cientista de Calcutá, que apesar de ter encontrado esta solução não se considera «um génio», já conseguia resolver equações de elevada dificuldade com apenas seis anos.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=575025

Ferrovia entre Sines e Madrid à velocidade de 200 km/h

A Comissão Europeia enviou uma carta aos governos de Portugal e de Espanha a defender a construção de uma linha ferroviária, quanto antes, entre Sines, Lisboa e Madrid, que possa suportar velocidades de, pelo menos, 200 quilómetros por hora, segundo o jornal El Periódico de Extremadura.
O jornal refere que a carta, datada de 18 de Maio, foi enviada pelo coordenador de Transportes da Comissão Europeia, o italiano Carlo Sechhi, ao ministro português da Economia, Álvaro Santos Pereira, e à ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.
A linha suportaria mercadorias de Sines e, refere a Comissão Europeia, poderia ser adaptada, a médio prazo, a alta velocidade. Bruxelas defende a construção de uma ligação entre Évora e a fronteira espanhola para garantir uma ligação mais directa do que a actual.
Desta forma, Portugal poderia garantir “em um relativamente curto espaço de tempo, ligar o porto de Sines com Espanha e até França, proporcionando, além disso, uma melhor conexão de passageiros” entre as duas capitais
Contempla também a proposta, quando “a disponibilidade financeira o permita”, realizar a modernização dos traçados actuais de Évora a Lisboa e a Sines.
O grosso das obras seriam co-financiadas “até 95%” – com fundos europeus.
http://economia.publico.pt/Noticia/bruxelas-quer-ferrovia-entre-sines-e-madrid-que-suporte-velocidade-de-200-kmh-1548065

























25 maio 2012

Prazer dos alemães é “defeituoso”

Um estudo publicado recentemente sugere que os alemães são incapazes de se “desligar” das preocupações e de aproveitarem os momentos de lazer e de divertimento. A conclusão-base é que o "gene" do prazer dos alemães é “defeituoso” e que os germânicos se esqueceram de como se poderão divertir.
De acordo com a psicóloga Ines Imdahl, que trabalha para o Instituto Rheingold, uma empresa especialista em estudos de mercado e consultoria que levou a cabo este estudo, a situação agravou-se após a euforia do Mundial de Futebol de 2006 e, pior, desde a crise financeira que se instalou na Zona Euro. “É mais do que simples queixume; as pessoas sentem que têm de arcar elas mesmas com toda a crise”, indicou a responsável.
Porém - avança uma notícia publicada pela revista germânica Spiegel -, nem só a crise se está a atravessar no caminho do divertimento dos alemães. O principal inimigo reside no perfeccionismo germânico. Durante as muitas horas de entrevistas individuais e de grupo que foram levadas a cabo sobre este tópico, os investigadores concluíram que 81% dos inquiridos relata que desfruta mais do lazer quando previamente consegue alcançar ou obter alguma coisa positiva. Ou seja, os alemães levam a sério a velha máxima dos negócios antes do prazer.
Finalmente, perante a recompensa, os alemães sofrem de outra fragilidade: a pressão de saberem que têm de relaxar porque tudo em seu redor - nomeadamente a publicidade - lhes diz que é esse o caminho. "Este excesso de ofertas faz as pessoas pensar que têm mesmo de se divertir”, diz Imdahl. E, perante a pressão, alguns cedem.
De acordo com o estudo, apenas 15% dos inquiridos se conseguiam lembrar de momentos de lazer e relaxamento em que tinham conseguido verdadeiramente esquecer-se de todas as preocupações e sentir-se verdadeiramente felizes.
Mesmo durante o sexo, as entrevistas pessoais revelaram que uma boa percentagem de indivíduos não consegue concentrar-se apenas no momento de intimidade, sendo constantemente assaltados por imagens mentais de filmes e de anúncios de publicidade, indica o “Der Spiegel”.
http://www.publico.pt/Mundo/estudo-sugere-que-alemaes-sao-incapazes-de-desfrutar-da-vida-1547622














23 maio 2012

Benfica sagra-se campeão de basquetebol ao vencer a «negra»

O Benfica conquistou esta quarta-feira o título de campeão nacional de basquetebol masculino ao vencer no recinto do FC Porto por 56-53 o quinto jogo da final.
Num jogo com emoção até ao último segundo, os pupilos de Carlos Lisboa quase desperdiçaram uma vantagem que chegou aos 13 pontos a meio do terceiro período.
Os encarnados sagraram-se campeões pela 23ª vez.




22 maio 2012

Repsol mais perto de descobrir petróleo no Algarve

A Repsol concluiu os trabalhos de recolha de dados geofísicos 3D nas suas concessões «Lagosta» e «Lagostim», no deep offshore da Bacia do Algarve, no passado dia 6 de maio.
Os estudos e a avaliação das estruturas identificadas com potencial em hidrocarbonetos, levarão a definir a localização de uma primeira sondagem de pesquisa em 2014.
http://www.tvi24.iol.pt/empresas/repsol-petroleo-algarve-hidrocarbonetos-agencia-financeira/1350168-1728.html

21 maio 2012

Por que é que as células do coração deixam de comunicar entre si

A equipa de Henrique Girão, da Universidade de Coimbra, identificou, pela primeira vez, um mecanismo responsável pela desregulação da comunicação entre as células. A descoberta pode ter implicações importantes nas doenças cardíacas.
Publicados na revista Molecular Biology of the Cell, estes resultados do estudo demonstram que a proteína ubiquitina assume o papel principal na degradação de uma outra proteína – a conexina-43 , que assegura a comunicação rápida e eficaz entre a maioria das células, contribuindo para o funcionamento normal de órgãos e tecidos, explica um comunicado da Universidade de Coimbra.
No caso do coração, estes canais de comunicação asseguram a propagação rápida de um sinal, que está na origem do batimento cardíaco. Assim, alterações na comunicação entre células cardíacas, mediada pela conexina-43, poderão estar na origem de várias patologias, como a doença coronária, a insuficiência cardíaca, arritmias e enfarte.
Os investigadores identificaram o mecanismo responsável pela remoção da conexina-43 da membrana das células, e posterior eliminação, resultando numa diminuição, ou ausência, da comunicação entre as células. Condições que contribuam para uma maior degradação da conexina-43 podem estar na origem de patologias que envolvam uma diminuição da comunicação intercelular. Por exemplo, esta degradação é activada quando as células ficam privadas de nutrientes, o que acontece quando não chega sangue suficiente aos tecidos.
“Os resultados obtidos neste estudo abrem caminho para o desenvolvimento, no futuro, de novas abordagens terapêuticas que previnam ou impeçam a eliminação destes canais e, deste modo, assegurem uma correcta comunicação entre as células”, diz Henrique Girão, referindo-se à importância da conexina-43 no funcionamento do coração.
O estudo, que teve a participação de cardiologistas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), entre outros, foi feito em células em cultura. Agora, o trabalho vai prosseguir em ratos sujeitos a isquemia cardíaca (a paragem ou insuficiência de fornecimento de sangue ao coração), para se estudar o impacto e as implicações desta descoberta no desenvolvimento de doenças cardíacas.
O objectivo é também perceber como é que alterações da comunicação intercelular “contribuem para o aparecimento e desenvolvimento de outras doenças, como o cancro e a diabetes”, diz Henrique Girão: “Começámos por estudar o coração, porque é um modelo de excelência, onde a desregulação da comunicação tem implicações mais imediatas, mas a nossa intenção é prosseguir estes estudos no contexto de outras doenças.”
http://www.publico.pt/Ciências/por-que-falha-a-comunicacao-das-celulas-do-coracao-1547039#

Henrique Girão, o chefe da equipa que fez a descoberta


20 maio 2012

Reunião do G8 pára por causa da final dos campeões europeus de futebol

David Cameron festeja a vitória do Chelsea contra o Bayern de Munique, em casa do Bayern. Atente-se na expressão da Sra. Merkel...

18 maio 2012

Campeões... de quê?

Andamos nesta contradança da austeridade ou crescimento mas, para o comum dos mortais, em que é que se traduz, em política prática, a diferença entre termos um Passos ou um Seguro à frente do Governo de Portugal?
(...) os portugueses, gostarão de saber que vão ganhar este ano duas medalhas, em simultâneo: a dos mais bem comportados na redução dos desequilíbrios orçamental e externo; e a dos campeões do aumento em flecha da destruição e promoção do desemprego na União Europeia?
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO045416.html?page=2










17 maio 2012

Luís Matos é o primeiro juiz português nomeado para um Supremo Tribunal nos EUA

O luso-americano Luís de Matos é o primeiro natural de Portugal nomeado juiz do Supremo Tribunal de Rhode Island, escolhido pelo governador do Estado pelo seu currículo e "notável reputação" como procurador.Em declarações à Lusa, o português natural da Batalha, que reside nos Estados Unidos desde criança, congratula-se pela oportunidade para continuar a "defender o interesse público", seu objetivo desde que saiu da faculdade de direito, e que já o levou ao Departamento de Justiça em Washington, à procuradoria do Estado do Delaware e mais recentemente de volta a Rhode Island, como procurador adjunto.
Segundo Luís de Matos, o antigo juiz-presidente do Tribunal Federal de Rhode Island era o luso-americano Ernest Torres e no passado houve outros juízes luso-americanos no Supremo, mas não eram naturais de Portugal.
O jurista afirma que a sua capacidade de trabalho faz parte da sua herança portuguesa e é uma dívida de gratidão para com a sua família e outros imigrantes que enfrentaram inúmeras "dificuldades e obstáculos".
"Nunca me tenho esquecido que muitos trabalharam para eu chegar onde estou. Se esta nomeação tiver conclusão positiva, tenho o senso do que é trabalhar, sacrificar-me, e acho que isso me ajuda", diz à Lusa.
Nos últimos anos, afirma, os luso-americanos, que uma das maiores comunidades de Rhode Island, vão ocupando cargos cada vez mais altos no Estado, nomeadamente no Senado, onde a presidente é Teresa Paiva-Weed e o presidente do comité de finanças Daniel da Ponte.
"As nossas famílias e quem veio antes de nós trabalhou muito e deu-nos aquele senso de procurar atingir. A comunidade é muito orgulhosa e tem dado sempre apoio a quem tenta conseguir alguma coisa", afirma Luís de Matos.
O jurista visita Portugal com frequência, a última vez em 2009 para mostrar o país aos seus filhos, nascidos nos Estados Unidos.
"É preciso ensinar aos filhos de onde veem, a cultura, quem são. Quero que eles conheçam as raízes", afirma.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=573228









Bebés brancos já não são a maioria nos EUA

Censos 2011. Os registos demográficos da população norte-americana chegaram a um dado inédito. Segundo o US Census Bureau, que reúne os dados estatísticos dos Estados Unidos, pela primeira vez na história do país, o número de nascimentos de bebés brancos foi ultrapassado pelo de crianças nascidas nos grupos considerados minoritários.
Segundo o censos, 50,4 por cento dos bebés nascidos nos EUA eram de grupos minoritários.
"Este é um marco histórico. Esta geração está a crescer muito mais acostumada à diversidade que os mais velhos", sublinhou, citado pelo New York Times, Roderick Harrison, antigo demógrafo do Census Bureau e agora sociólogo da Universidade de Howard, quando questionado sobre os dados revelados esta quinta-feira.
http://www.publico.pt/Mundo/bebes-brancos-ja-nao-sao-a-maioria-nos-eua-1546500










 




12 maio 2012

O DEO

Se não conhece o DEO, devia. É o documento mais optimista e estranho deste governo.
Documento de Estratégia Orçamental. Vítor Gaspar não o trata assim, mas pelo diminutivo – o DEO, fica bem mais simpático.
O DEO é um documento estranho: arraçado de PEC e à medida do pacto orçamental que Berlim nos quer impor. Mas o DEO é útil porque é aí que o governo traça o retrato – até optimista – do que será o país até 2016. Depois de anos negros, Portugal começará a crescer timidamente em 2014, ano em que a dívida acumulada (117%! do PIB) começará a cair, o mesmo ano em que o consumo tende a encorpar. Boas notícias? Sem dúvida, se o DEO não deixasse algumas pedras na engrenagem.
Facto estranho número 1: O Estado não sabe quanto deve. Não sou eu quem o diz, é o DEO [leia mais no original, aqui]. E, como todos os processos juntos são inquantificáveis, diz o Estado que não vale a pena precaver o dia em que nos caem em cima. Um parágrafo abaixo, o DEO diz pior: como todos os processos contra o governo demoram pelo menos três anos [diz o Estado], só vale a pena preocupar-nos com isso lá mais para a frente, em 2015. Claro que por esta altura pergunto: valeu a pena acreditar num Estado de direito que faz contas à sua lentidão?
Mais há mais: na análise que faz à receita fiscal, Vítor Gaspar garante que tudo corre bem. Tem razão? Ninguém sabe, só o próprio. No relatório, todas as contas ao IRS e afins são feitas em percentagem do PIB, nunca em números absolutos. Percebem o problema? Como não se sabe quanto vale o PIB, também não se sabe quantos milhões foram cobrados nem qual é o desvio. Só mesmo o Estado.
Facto estranho número 3 e calo-me já: o mistério das empresas públicas. O governo avançou, esta semana, com a fusão de duas empresas de transportes – Carris e Metro de Lisboa – mas ainda não sabe o que fazer com a dívida. O DEO diz que a factura pode ser superior ao esperado, só não diz como nem quando será paga. Há mais pedras nesta estratégia para o país até 2016. São pormenores, até porque o panorama a médio prazo parece positivo. Mas com tantas dúvidas, ninguém sabe o que podemos apanhar ainda pelo caminho.
http://www.dinheirovivo.pt/Artigo/CIECO044679.html?page=2




11 maio 2012

Biblioteca de Xangai é a maior do mundo

O poema épico "Os Lusíadas", de Camões, entrou esta semana numa das maiores bibliotecas do mundo, acompanhado pelos romances "A viagem do Elefante", de José Saramago, e "O Esplendor de Portugal", de António Lobo Antunes, contou hoje fonte diplomática.







Bernardo Sassetti


http://www.bernardosassetti.com/#/biografia/bernardo_sassetti/

07 maio 2012

The Meteors

Eu sou um Coca-Cola

Moçambique: bicicleta-ambulância


Feitios fracos

Muitas mães estão constantemente preocupadas com o mau feitio dos filhos, que se mostram constantemente alterados, caprichosos, impulsivos, dominantes, incapazes de fazer eles mesmo algo que desejam, pelo que recorrem à mãe para que os ajude, no entanto, fazem-no sempre com maus modos.
Muitos filhos com este tipo de comportamento pensam que assim demonstram a sua força, mas a realidade crua e nua é que são fracos, apenas se mostrando fortes e caprichosos com algumas pessoas e não com todos, já que eles mesmos se tornam presas das suas emoções e caprichos.
Sabe-se que o carácter fraco é muito manipulativo, excitável e que faz com que “saiam da casca” com facilidade. As pessoas que têm realmente um forte carácter são aquelas que se sabem adaptar à realidade e ao que podem fazer, sabendo reconhecer as suas limitações e pontos fortes e ouvindo as opiniões alheias, sabendo que não têm de actuar de forma violenta.
O pior defeito das pessoas com fraco carácter é quando se lhes diz alguma coisa contra a sua vontade, logo têm uma crise, talvez chorando desconsoladamente, tentando fugir ou até mesmo desmaiar (um ataque de nervos poderá dominá-los). Estes são muito fáceis de reconhecer, pois são sempre os que querem ter a última palavra ou seja querem ser autoritários, os violentos são os que querem ter sempre a razão à base de gritos ou maus modos, os teimosos que se fixam numa única coisa e os caprichosos como temos vindo a falar.
Por tudo isto, as mães devem conhecer muito bem o comportamento dos seus filhos e adequar as reacções a cada uma das características, de forma a ajudar os seus filhos e a terem também uma melhor qualidade de vida.



05 maio 2012

EDUARDO JAIME - ROMANTICA

Sines bate recorde histórico nas exportações

O porto de Sines fechou o primeiro trimestre de 2012 com um crescimento global de 22,2% no movimento de mercadorias relativamente a igual período do ano anterior. Nos primeiros três meses do corrente ano foram movimentadas 6,96 milhões de toneladas de mercadorias. Os granéis sólidos cresceram 25,2% e registaram um total de 1,15 milhões de toneladas movimentadas, os granéis líquidos cresceram 21,9% e atingiram o total de 4,27 milhões de toneladas de mercadorias e a carga contentorizada registou um crescimento de 21,1% correspondente a 1,54 milhões de toneladas de mercadorias.
Na análise do desempenho dos primeiros três meses do ano, destaca-se ainda o forte aumento das exportações que registou um crescimento de 63,3% e permitiu obter o melhor trimestre de sempre na história do porto de Sines quanto a exportações, ao atingir 1,67 milhões de toneladas.
Foi neste período que foram inaugurados os serviços para a costa Oeste dos Estados Unidos e Canadá, através do Canal do Panamá e para a América do Sul abrangendo o Brasil, o Uruguai e a Argentina, serviços da responsabilidade da MSC, segundo operador mundial, que permitiram incorporar novas origens e destinos no tráfego de contentores por Sines. A Administração do Porto de Sines deu, igualmente, as boas vindas à CMA-CGM, terceiro operador mundial de contentores, que iniciou, no final deste trimestre, a actividade de transporte marítimo regular em Sines, com um novo serviço de ligação a África.
http://static.publico.pt/carga_transportes/Noticia/1543980



O nascer da Lua, às 20h09

A Lua cheia de sábado à noite estará 30% mais brilhante.
A Lua de sábado à noite estará especialmente perto da Terra e vai estar cheia. Por isso, durante o seu nascimento, o astro vai estar maior e mais brilhante.
"Às 5h da madrugada de domingo a Lua vai estar no seu perigeu, no ponto da órbita mais próximo da Terra”, diz ao PÚBLICO Susana Ferreira, astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa. O facto de a aproximação coincidir com uma Lua cheia, torna o fenómeno mais espectacular.
No perigeu, a Lua fica a 363 mil quilómetros de distância, em média, da Terra. No apogeu, quando o astro está mais longe, fica a 405 mil quilómetros. Esta diferença faz com que amanhã a Lua esteja 14% maior e 30% mais brilhante.
Mas a altura melhor para observar esta diferença será umas horas antes, ainda no sábado, durante o nascer da Lua, às 20h09, quando esta parece sempre maior.
http://www.publico.pt/Ciências/lua-cheia-de-sabado-a-noite-vai-ser-a-maior-de-2012-1544689











Corrupção

Relatório do Sistema Nacional de Integridade.
Estudo diz que leis anti-corrupção em Portugal estão "viciadas" à partida.
Apesar dos “esforços”, traduzidos na produção de legislação, muitas das novas leis “estão viciadas à nascença, com graves defeitos de concepção e formatação”, o que as torna “ineficazes”, acrescenta o documento produzido pelo Sistema Nacional de Integridade (SNI), constituído por entidades públicas e privadas e elementos da sociedade empenhadas no combate à corrupção.
O trabalho, inédito em Portugal, conclui que o combate à corrupção “está enfraquecido por uma série de deficiências” resultantes da “falta de uma estratégia nacional de combate a esta criminalidade complexa”.
“Nenhum Governo até hoje estabeleceu, objectivamente, uma política de combate à corrupção no seu programa eleitoral, limitando-se apenas a enumerar um conjunto de considerandos vagos e de intenções simbólicas”, acrescenta.
A ‘cunha’ e a troca de favores está “institucionalizada” entre “colegas do mesmo Governo”, conclui também o relatório do SNI.
“A plêiade de actores é enorme, a monitorização de conflitos de interesse é inexistente”, acrescenta o texto no capítulo dedicado ao executivo governamental, onde recomenda ao Tribunal de Contas que faça um estudo comparativo entre o número de assessores do Governo no início e no fim dos mandatos. Mesmo quando interpelado sobre as nomeações, “o Governo não costuma revelar estas informações”, lê-se ainda.
A questão dos recursos financeiros no que toca ao executivo “coloca-se numa perspectiva de excesso de gastos e não de insuficiência de receitas”. “Não existem tectos máximos para a despesa de cada ministério, o que leva a um descontrolo da despesa pública”, concluem os autores.
http://www.publico.pt/Política/combate-a-corrupcao-em-portugal-esta-abaixo-do-normal-e-ha-leis-viciadas-a-partida-1544831