Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

05 maio 2012

Sines bate recorde histórico nas exportações

O porto de Sines fechou o primeiro trimestre de 2012 com um crescimento global de 22,2% no movimento de mercadorias relativamente a igual período do ano anterior. Nos primeiros três meses do corrente ano foram movimentadas 6,96 milhões de toneladas de mercadorias. Os granéis sólidos cresceram 25,2% e registaram um total de 1,15 milhões de toneladas movimentadas, os granéis líquidos cresceram 21,9% e atingiram o total de 4,27 milhões de toneladas de mercadorias e a carga contentorizada registou um crescimento de 21,1% correspondente a 1,54 milhões de toneladas de mercadorias.
Na análise do desempenho dos primeiros três meses do ano, destaca-se ainda o forte aumento das exportações que registou um crescimento de 63,3% e permitiu obter o melhor trimestre de sempre na história do porto de Sines quanto a exportações, ao atingir 1,67 milhões de toneladas.
Foi neste período que foram inaugurados os serviços para a costa Oeste dos Estados Unidos e Canadá, através do Canal do Panamá e para a América do Sul abrangendo o Brasil, o Uruguai e a Argentina, serviços da responsabilidade da MSC, segundo operador mundial, que permitiram incorporar novas origens e destinos no tráfego de contentores por Sines. A Administração do Porto de Sines deu, igualmente, as boas vindas à CMA-CGM, terceiro operador mundial de contentores, que iniciou, no final deste trimestre, a actividade de transporte marítimo regular em Sines, com um novo serviço de ligação a África.
http://static.publico.pt/carga_transportes/Noticia/1543980