Historicando

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25 maio 2012

Prazer dos alemães é “defeituoso”

Um estudo publicado recentemente sugere que os alemães são incapazes de se “desligar” das preocupações e de aproveitarem os momentos de lazer e de divertimento. A conclusão-base é que o "gene" do prazer dos alemães é “defeituoso” e que os germânicos se esqueceram de como se poderão divertir.
De acordo com a psicóloga Ines Imdahl, que trabalha para o Instituto Rheingold, uma empresa especialista em estudos de mercado e consultoria que levou a cabo este estudo, a situação agravou-se após a euforia do Mundial de Futebol de 2006 e, pior, desde a crise financeira que se instalou na Zona Euro. “É mais do que simples queixume; as pessoas sentem que têm de arcar elas mesmas com toda a crise”, indicou a responsável.
Porém - avança uma notícia publicada pela revista germânica Spiegel -, nem só a crise se está a atravessar no caminho do divertimento dos alemães. O principal inimigo reside no perfeccionismo germânico. Durante as muitas horas de entrevistas individuais e de grupo que foram levadas a cabo sobre este tópico, os investigadores concluíram que 81% dos inquiridos relata que desfruta mais do lazer quando previamente consegue alcançar ou obter alguma coisa positiva. Ou seja, os alemães levam a sério a velha máxima dos negócios antes do prazer.
Finalmente, perante a recompensa, os alemães sofrem de outra fragilidade: a pressão de saberem que têm de relaxar porque tudo em seu redor - nomeadamente a publicidade - lhes diz que é esse o caminho. "Este excesso de ofertas faz as pessoas pensar que têm mesmo de se divertir”, diz Imdahl. E, perante a pressão, alguns cedem.
De acordo com o estudo, apenas 15% dos inquiridos se conseguiam lembrar de momentos de lazer e relaxamento em que tinham conseguido verdadeiramente esquecer-se de todas as preocupações e sentir-se verdadeiramente felizes.
Mesmo durante o sexo, as entrevistas pessoais revelaram que uma boa percentagem de indivíduos não consegue concentrar-se apenas no momento de intimidade, sendo constantemente assaltados por imagens mentais de filmes e de anúncios de publicidade, indica o “Der Spiegel”.
http://www.publico.pt/Mundo/estudo-sugere-que-alemaes-sao-incapazes-de-desfrutar-da-vida-1547622