Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

29 maio 2012

Adolescente indiano resolve enigma de Newton com 350 anos

Um jovem indiano de 16 anos conseguiu ter sucesso onde muitos matemáticos falharam: resolveu o enigma lançado por Newton há 350 anos.Shouryya Ray colocou um fim ao mistério que Isaac Newton levantou ao criar, há 350 anos, duas teorias sobre a dinâmica das partículas, relativamente às quais apenas se tinha conseguido uma aproximação nos últimos anos.
O jovem conseguiu calcular correctamente a trajectória precisa de um projéctil submetido à força da gravidade e à resistência do ar, estimando com exactidão o tipo de impacto e ressalto que sucedem quando um corpo bate contra uma parede.
«Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: Bem, não custa tentar», explica Shouryya. «Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado», considerou.
O jovem viu-se confrontado com o problema durante uma visita à Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, onde forneceram aos alunos dados em bruto para calcularem a trajectória de uma bola.
O pequeno cientista de Calcutá, que apesar de ter encontrado esta solução não se considera «um génio», já conseguia resolver equações de elevada dificuldade com apenas seis anos.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=575025