Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

15 agosto 2012

Discurso pela produtividade e excelência tem pernas curtas...

As dicas para entrevistas revelam um país de licenciados sem opções, empurrados para empregos temporários com excesso de candidatos, ignorados por departamentos de recursos humanos atafulhados. Há pilhas de currículos à espera, montanhas de indiferenciados, poucos lugares para tanta procura. Não devia ser tão difícil arranjar trabalho. O problema nem está nas empresas – cada vez mais selectivas nas escolhas – nem na estratégia para servir clientes. Está na falta de expectativas, na profusão de cursos desajustados, na ideia de que só emigrando é possível crescer neste país. Eu sei: estou cheio de lugares comuns. Vêm-me à cabeça com estes emails, quando percebemos que todo este discurso pela produtividade e excelência tem pernas curtas. Enquanto o país não andar, nada feito.
Há dias aterrou-me um email esquisito."Cinco dicas para brilhar numa entrevista de call center". Num call center. Estranho, não? Pensei: não é nada que o Dinheiro Vivo não faça (a nossa parceria com a Harvard Business Review dá conselhos óptimos para entrevistas), mas este era um guia diferente. Continuei: para a entrevista, diziam, era preciso "atenção ao discurso". Aptidão informática. Conhecer o call center e sintetizar a experiência profissional. "Ser equipa". Tudo o que é necessário agarrar um emprego, certo? Errado. (…)Miguel Pacheco, Dinheiro Vivohttp://www.dinheirovivo.pt/Artigo/CIECO055802.html