Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

02 fevereiro 2012

Repsol pode investir 76 milhões de euros na exploração de gás no Algarve

A espanhola Repsol e a alemã RWE poderão investir cerca de 76 milhões de euros (100 milhões de dólares) na exploração de gás natural no Algarve.
De acordo com o director da área de Exploração & Produção da Repsol, Max Torres, que falava hoje de manhã num seminário sobre exploração de petróleo, este será o valor a aplicar num primeiro poço de perfuração de gás.
Contudo, em declarações ao Dinheiro Vivo, explicou que se tiverem sucesso nesta primeira abordagem, poderão partir para a perfuração de outros poços, aumentando assim o nível de investimento.
No contrato estabelecido com o Estado português, foram concessionados à Repsol dois blocos para explorar, que poderão ter mais que um poço com gás natural de qualidade.
O processo, que terá oito períodos distintos, está ainda numa fase embrionária, ou seja, num momento de estudos geológicos do território em que, através de testes sísmicos, se consegue perceber onde estão os maiores vestígios de gás e onde se deve perfurar.
Esta parte do processo custará 15,2 milhões de euros (20 milhões de dólares) à Repsol e só estará terminada em 2014, data em que decidirão ou não avançar com a perfuração.
Max Torres está optimista neste projecto, mas em declarações ao Dinheiro Vivo, diz não ser possível garantir se há gás na costa Algarvia. "É um grande risco, mas é esse o negócio da Exploração e da Produção de petróleo e gás", disse.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO033439.html