Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

08 fevereiro 2012

It's Halftime in America - Chrysler 2012 Big Game Commercial


"A América está no intervalo. E a nossa segunda parte está prestes a começar", diz Eastwood

O realizador e actor Clint Eastwood é o protagonista de um spot da Chrysler que estreou no domingo, durante o Super Bowl, e que levou as duas Américas - a direita e a esquerda - a perguntarem se o que tinham acabado de ver era um anúncio a automóveis ou um vídeo de campanha a favor da reeleição de Barack Obama. Não é que o anúncio de dois minutos alguma vez mencione o nome de Obama. Eastwood faz uma analogia entre o jogo e o estado do país, sugerindo que a América está no intervalo. "As duas equipas estão no balneário a debater o que podem fazer para ganhar este jogo na segunda parte", diz o realizador na sua voz de gravilha, emergindo da galeria subterrânea de um estádio. "A América também está no intervalo. As pessoas estão sem trabalho e isso é doloroso. Estão todas a ponderar o que hão-de fazer para recuperar. E têm medo, porque isto não é um jogo."O anúncio sugere que à semelhança da Chrysler - que voltou a obter lucro depois de ter estado à beira da bancarrota em 2008 e de ter recebido uma injecção de 12,5 mil milhões de dólares do Governo americano -, a economia do país vai recuperar porque os americanos são um povo resiliente e orgulhoso. Não é por acaso que é narrado por Eastwood, o último dos duros. Ele termina com uma nota optimista: "Este país não pode ser derrubado com um soco. Nós voltamos a levantar-nos e quando o fizermos o mundo vai ouvir o ronco dos nossos motores. Sim, a América está no intervalo. E a nossa segunda parte está prestes a começar."
A polémica obrigou a Casa Branca a reagir. O porta-voz de Obama para a imprensa, Jay Carney, garantiu que a Administração não teve nada a ver com o anúncio.
Eastwood disse, ou mandou dizer, que não tem qualquer ligação com Obama. Ao New York Times, o realizador disse que "o anúncio não tem qualquer mensagem política". " Ele é sobre o espírito americano, orgulho e crescimento de emprego."