Hodie mihi, cras tibi. "Artigo 19.° Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão." Declaração Universal dos Direitos Humanos
11 junho 2012
Síndrome do Homem Lobo
Uma doença que pode aparecer no ser humano - estima-se um caso entre 1 a 10 mil milhões de pessoas - fez com que os pais da menina chinesa Liu Jiangli, de seis anos de idade, a abandonassem. Um parente distante acabou por tomar conta dela.
Liu Jiangli, agora com seis anos de idade, nasceu com uma parte do corpo e do rosto cobertos por pêlo preto. Esse fato fez com que fosse abandonada pelos pais.
Quando tinha dois anos, a família da menina deixou-a num berçário na província de Guizhou e nunca mais regressou. A instituição colocou anúncios nos jornais pedindo aos familiares da menina que a fossem buscar. Seis meses depois, o avô de um dos seus primos foi buscá-la e adotou-a, segundo contam os órgãos de comunicação social britânicos.
Liu Mingying, de 48 anos, até queria colocar a menina na escola mas confessou temer os insultos e as agressões. As outros crianças que a conhecem já apelidaram Liu Jiangli de "o pequeno macaco".
A doença parece estar relacionada com a Hipertricose Lanuginosa Congénita, conhecida como o síndrome do Homem Lobo, que deixa os doentes cobertos de pêlo.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2602477&seccao=%C1sia&page=1