Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 janeiro 2014

Vasco Graça Moura (VGM)

Junto ao palco do auditório, com a plateia quase sem lugares, Vasco Graça Moura, 72 anos, está de pé e enfrenta uma longa fila de cumprimentos. Comentários de circunstância, beijos, abraços, felicitações e palavras de encorajamento neste momento em que luta contra o cancro. Na homenagem que a Gulbenkian fez esta sexta-feira ao poeta, tradutor, ensaísta e presidente do Centro Cultural de Belém compareceram amigos, colaboradores, antigos presidentes da República, pintores, artistas ou simples admiradores.
“Talvez a poesia tenha sido a via a que me dediquei mais”, reconhece ao PÚBLICO, mas isso porque sempre viu as suas traduções de outros autores (Shakespeare, Dante, Rilke ou Petrarca) como obras suas, de alguma forma.
De Vasco Graça Moura (VGM) nunca se pode esperar uma resposta convencional: “Não sou vaidoso, sou objectivo.”
No final, o Presidente atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada.
http://www.publico.pt/cultura/noticia/o-mundo-de-vasco-o-poeta-cavaleiro-a-quem-nada-falta-coube-todo-na-gulbenkian-1621921#/0



Feriados Religiosos propostos pelo PCP foram ‘chumbados’

PSD e CDS votaram contra a reposição dos quatro feriados abolidos em 2013, com os votos a favor do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3661817




30 janeiro 2014

Sporting resolve à … bala

O Sporting sente-se prejudicado com situações em que alega que ‘o sistema’ funciona sempre em favor do mesmo.
Vai daí, o Sporting contratou Shikabala, do Zamalek, do Egipto.
Empresário de Shikabala confirma chegada do jogador a Lisboa, esta sexta-feira.
Médio-ofensivo de 27 anos vai assinar contrato de quatro épocas e meia com os leões.




29 janeiro 2014

Critérios para despedir. Concorda?

Os critérios que as empresas devem seguir para dispensar um trabalhador em caso de extinção do seu posto de trabalho, foram hoje à mesa da concertação social. Aos parceiros sociais, o Executivo apresentou seis "critérios relevantes e não discriminatórios" e, para evitar um novo atropelo à Constituição, estabeleceu uma ordem específica que terá de ser seguida pelas empresas.
Assim, baseadas nesta proposta, em caso de extinção do posto de trabalho, as empresas terão de fazer uma selecção dos trabalhadores a dispensar com base nos seguintes pontos:
1- Pior avaliação de desempenho;
2- Menores habilitações académicas e profissionais;
3- Maior custo pela manutenção do vínculo laboral do trabalhador;
4- Menor experiência na função,
5- Menor antiguidade na empresa;
6- Situação económica e familiar menos débil
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO320993.html




Primeiro Porsche encontrado ao fim de 112 anos

Nepal



MUNDIAL 1986: O mais célebre golo de Maradona



É considerado o melhor golo do século XX e pode agora ser visto a partir de um ângulo inédito: o segundo golo de Diego Maradona à Inglaterra, no Mundial 1986, pode agora ser visionado através de uma câmara "frontal".

As imagens foram divulgadas pelo jornal argelino La Nación. Depois da célebre "mão de Deus", Maradona driblou seis ingleses antes de facturar pela segunda vez, num triunfo por 2-1.

A Argentina, recorde-se, venceu o Mundial 1986, com um triunfo por 3-2 sobre a Alemanha na final.




28 janeiro 2014

Czar

Deixa de te armar em tutor.
Larga a jovem ‘Ucrânia’. Já é maior de idade. Larga…
Aprende a conviver com a emancipação.
Dá tempo para recuperar o dinheiro emprestado.
Não ameaces com a dívida de gás.
A pressão nem sempre resulta.



QREN – Os investimentos prioritários até 2020

O Governo já tem nas mãos o estudo sobre os investimentos prioritários em infra-estruturas até 2020.
O relatório apresenta um ‘ranking' de 30 projectos e investimentos considerados prioritários durante a vigência do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020, liderado pela ampliação do terminal de contentores de Leixões. No segundo lugar aparece a conclusão da modernização da linha ferroviária que liga Lisboa ao Porto. O terceiro posto é ocupado pela expansão do terminal de contentores de Sines. O túnel do Marão, – cujas obras devem ser retomadas até Junho, surge no ‘top 5'.
A análise efectuada pelo grupo de trabalho privilegia a carga e as mercadorias em detrimento dos passageiros e a consolidação de infra-estruturas existentes em vez do lançamento de novos projectos.
No segmento marítimo-portuário considera-se como problemas prioritários as condições de acesso dos navios e as limitações de capacidade, além da ligação deficiente à linha-férrea.
http://economico.sapo.pt/noticias/leixoes-sines-e-tunel-do-marao-entre-os-projectos-prioritarios_185970.html




Margem de erro no teste de álcool


Redução de 5 ou de 8% da taxa.
O Tribunal da Relação do Porto absolveu um condutor do crime de condução com álcool, com base no novo articulado do Código da Estrada, em vigor desde 1 de Janeiro, que manda que ao valor de álcool registado no teste seja deduzida a margem de erro (5 ou 8%) dos alcoolímetros, prevalecendo o valor apurado após o acerto. Neste caso, o desconto fez baixar a taxa de 1,24 para 1,14 g/l (de crime para contra-ordenação muito grave). Os desembargadores, em acórdão de dia 15, dizem que o legislador acabou com a controvérsia em torno da aplicação dos chamados "erros máximos admissíveis" (EMA). Os alcoolímetros têm sempre uma margem de erro: se a taxa é inferior a 0,92 g/l, o EMA é de 0,046 para aparelhos novos e de 0,074 para os mais antigos; na taxa entre 0,92 e 4,6 g/l, a margem de erro é 5% ou 8%; mais de 4,6 g/l, o erro é de 20% ou 30%.O princípio deverá ser igual para todos os aparelhos metrológicos com tabelas EMA, como radares de velocidade ou balanças.  
http://www.sabado.pt/Noticias/Sociedade/Margem-de-erro-no-teste-de-alcool.aspx





Gases produzidos por 90 vacas provocam explosão em estábulo na Alemanha

A flatulência de 90 vacas provocou uma explosão num estábulo em Rasdorf, na região centro da Alemanha, que destruiu o telhado da estrutura, informou hoje a polícia local.
http://noticias.pt.msn.com/gases-produzidos-por-90-vacas-provocam-explos%C3%A3o-em-est%C3%A1bulo-na-alemanha-2
O blog indiscreto está em condições de informar que no estábulo só estavam 21 vacas. Faltam 69 para a conta que a notícia refere. O que se sabe é que chegou ao local a chanceler e PUM!



27 janeiro 2014

Banqueiros defendem programa cautelar

Portugal tem de ter objectivos para cumprir. Por isso, um plano cautelar é, para a maioria dos banqueiros, a melhor solução para a pós-troika.
http://www.dn.pt/inicio/default.aspx
Tentem conciliar esta notícia com a apresentada no post anterior…



Bundesbank defende imposto sobre privados como alternativa a programa de resgate

O banco central alemão, Bundesbank, defendeu hoje a aplicação de um imposto sobre o património privado nos Estados-membros que arriscam o incumprimento, em detrimento do recurso a um programa de resgate financeiro.
No início de Outubro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu também a instauração de uma taxa excepcional sobre a riqueza privada para ajudar ao cumprimento dos défices públicos antes do recurso ao financiamento externo.
http://noticias.pt.msn.com/bundesbank-defende-imposto-sobre-privados-como-alternativa-a-programa-de-resgate
Sempre quero ver se há coragem…



As praxes


"Estamos perante jovens adultos que estão a educar-se para uma sociedade fascista".
Mariano Gago
http://www.clipquick.com/Files2/Temp/SIGIGear_4nrk5n45isqgefzwrvayfami.pdf




26 janeiro 2014

O melhor anúncio de sempre: "1984"



Trinta anos depois, o anúncio "1984" da Apple ainda é o melhor de sempre.

O anúncio que revelou ao mundo o computador Macintosh no intervalo da SuperBowl faz hoje 30 anos.


Skavlan: Magnus Carlsen VS Bill Gates

"Dragões" punidos com a derrota?

Atraso do FC Porto pode ser investigado.

Fonte oficial da LPFP disse à agência Lusa que no caso de ter havido intenção deliberada do FC Porto de atrasar o jogo (o Sporting jogava à mesma hora e as duas equipas estavam a disputar o apuramento), os "dragões" podem vir a ser punidos com a derrota no jogo e consequente perda de pontos.

A mesma fonte acrescentou que no jogo do Dragão, a contar para a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, a equipa insular "chegou ao campo à hora combinada", ao contrário da equipa "azul e branca", que se atrasou e teve de ser chamada pelos delegados.

http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=3652425





 

25 janeiro 2014

Praxes

O que é que justifica que um país que se mobiliza com o bullying no ensino obrigatório tolere estas práticas no superior?
Há uma razão muito simples: estamos a falar de adultos. Não podemos esquecer isso. É difícil fazer uma intervenção quando estamos a falar de pessoas que estão ali de livre vontade. Seria preciso provar que estão na praxe fortemente coagidos e intimidados e isso não acontece, na maior parte dos casos. Isto é uma brincadeira de gente crescida.
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/as-reitorias-nunca-tiveram-vontade-de-expulsar-as-praxes-ou-de-as-domesticar-sequer-1621099




Goodbye Ana Drago

Ana Drago demite-se da Comissão Política do Bloco de Esquerda.
A ex-deputada Ana Drago anunciou hoje a demissão da Comissão Política do Bloco de Esquerda (BE), alegando “uma divergência profunda e fundamental” com a direcção do partido relativamente à estratégia que está a ser seguida.
http://noticias.pt.msn.com/ana-drago-demite-se-da-comiss%C3%A3o-pol%C3%ADtica-do-bloco-de-esquerda-1
Devagarinho, devagarinho, o BE vai-se esvaindo… Portas, Louçã, Drago …





24 janeiro 2014

MOÇAMBIQUE – Novo palácio presidencial foi hoje inaugurado

A – O novo palácio presidencial de Moçambique, composto por dois pisos de mármore e cristal com vista para a Baía de Maputo, e construído por chineses, foi hoje inaugurado pelo actual presidente, Armando Guebuza.
"Expressamos a nossa gratidão e reconhecimento ao Governo da República Popular da China, que criou as condições para a construção deste projecto".
As autoridades não divulgaram o valor do financiamento desta obra feita pela China Foreign Economic Construction Corporation no último ano e meio, que também construiu terminais de aeroportos, o estádio nacional de futebol e começou a construção de um hotel de cinco estrelas em Maputo.
O novo edifício "é um testemunho de amizade e cooperação entre os povos moçambicanos e chineses", congratulou-se o Presidente.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3650570&seccao=CPLP
B – "O que começou como uma simples ameaça da Renamo para forçar o Governo da Frelimo a rever o pacote eleitoral, hoje, transformou-se num conflito armado", escreveu o jornal moçambicano A Verdade.
A Renamo exige uma revisão da lei eleitoral, para equilibrar a composição partidária da Comissão Nacional de Eleições, e um fim da partidarização do aparelho do Estado, mas também uma maior equidade na distribuição da riqueza e que sejam resolvidas questões relativas à defesa e segurança, que envolvem antigos guerrilheiros.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/renamo-comecou-a-travar-a-entrega-das-suas-armas-em-outubro-de-2012-1618904?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+(Publico.pt)
Contraditório? Nem tanto… A panela não chega para todos…




22 janeiro 2014

Política Mesmo

Programa ‘Política Mesmo’ na TVI24 – Boaventura de Sousa Santos, Sociólogo: “este governo (de Portugal) é o Tea Party ideológico (conservador de extrema direita)”.
Programa ‘Política Mesmo’ na TVI24: “Pedro Passos Coelho ao definir, da maneira que o fez, na moção que levará ao congresso o perfil do futuro Presidente da República, não só excluiu Marcelo Rebelo de Sousa, como o que quer é um Américo Tomaz”.



Ai, ai, que a elite chinesa é igual às demais…


Jornais que publicaram contas da elite chinesa em paraísos fiscais estão bloqueados.
A China bloqueou hoje as páginas de internet dos órgãos de comunicação social internacionais que publicaram notícias sobre o alegado envolvimento de familiares de altos dirigentes políticos de Pequim em paraísos fiscais nas Caraíbas.
Na China é impossível aceder às páginas do jornal espanhol El Pais, do francês Le Monde, do britânico Guardian e da publicação norte-americana Washington Post e a emissão da BBC é censurada sempre que a televisão transmite a notícia sobre a lista dos cidadãos chineses alegadamente envolvidos em paraísos fiscais.
O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ na sigla em inglês) anunciou hoje que vai publicar na quinta-feira os nomes de 37 mil cidadãos chineses que têm activos em paraísos fiscais, entre os quais familiares de dirigentes políticos de Pequim.
“Apesar de termos publicado pela primeira vez informações sobre paraísos fiscais em Junho de 2013, decidimos não revelar os detalhes sobre a China, Hong Kong e Taiwan até terminarmos a investigação”, refere hoje o site do ICIJ.
http://noticias.pt.msn.com/jornais-que-publicaram-contas-da-elite-chinesa-em-para%C3%ADsos-fiscais-est%C3%A3o-bloqueados-2





Smoky Mountain Estações



21 janeiro 2014

Anda cá, não fujas!

Cristiano Ronaldo recebeu das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a fita e a medalha de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a segunda condecoração mais importante dentro da categoria, dia 20 de Janeiro de 2014.



The Wolf of Wall Street

O filme, do qual não me pronunciarei em termos cinéfilos, usa e abusa de linguagem obscena. Pelo menos 10% do total é linguagem grosseira ou vulgar.
Quanto aos takes que compõem qualquer filme, também cerca de 10% são com cenas de sexo não explícito.
Ok. O produtor, o realizador, o argumentista, etc, etc, são responsáveis e responsabilizados pelo que fazem. Até aqui nada a dizer.
Mas, o espectador é que pode ser lesado por inferir que pode levar um menor consigo a ver o dito filme, e depois de estar instalado a ver a projecção do mesmo, é que se arrepende de estar ali.
É que a Inspecção-Geral das Actividades Culturais  (IGAC), que é uma organização, parte do Ministério da Cultura Português, é a organização responsável pela classificação dos jogos de vídeo, filmes e mídia relacionadas lançados em Portugal. Os filmes são avaliados utilizando as seguintes classificações: M/4 ; M/6 ; M/12 ; M/16 e M/18.
Ora pelas características acima referidas, quanto ao filme, era de esperar, no mínimo, que fosse para maiores de 16 anos. Excluo para maiores de 18 anos por não ter cenas de sexo explícito. Mas a Inspecção-Geral das Actividades Culturais  (IGAC) classificou o filme para maiores de 12 anos e acima…
Não se compreende. Não sou cândido e pudico, mas penso que cada coisa tem lugar em devido tempo.




DEUTSCHE WELLE SINES





Deutsche Welle fecha emissões em português para África em 2015.

A direcção da Deutsche Welle (DW) decidiu terminar as emissões em português para África e a respectiva presença 'online' a 01 de Janeiro de 2015, no quadro de uma reestruturação.

 A decisão está contida num comunicado divulgado na segunda-feira pela direcção da estação emissora alemã, que adiantou também que as emissões em francês serão reduzidas, para que se possa apostar em ofertas em inglês e em línguas regionais que “têm sucesso".

A DW pretende expandir o canal televisivo em inglês com as poupanças, explica-se no comunicado, que indica ainda que os membros da redacção portuguesa deverão ser transferidos para outras editoras.

"Os planos prevêem que a DW esteja presente no futuro com uma oferta mundial forte em inglês. Em termos regionais o foco será a Ásia – com o Afeganistão, a China e o Irão como mercados prioritários –, África, o mundo árabe, a Rússia, a América Latina, a Turquia e os países europeus em crise", refere a direcção da estação alemã.

http://noticias.pt.msn.com/deutsche-welle-fecha-emiss%C3%B5es-em-portugu%C3%AAs-para-%C3%A1frica-em-2015-2

Inaugurado em 1970, o centro emissor da Deutsche Welle em Sines esteve em funcionamento até ao dia 30 de Outubro de 2011. Durante 41 anos, a estação alemã utilizou as infra-estruturas de Sines para reforçar as emissões em Onda Curta para a Europa e, mais tarde, também para outros pontos do mundo.

Como contrapartida pela instalação do centro emissor (imposta pelo Estado português), a DW estava contratualmente obrigada a retransmitir a Rádio Portugal durante um determinado número de horas. Assim, a emissora internacional portuguesa, mais tarde rebaptizada com a designação de RDP Internacional, era retransmitida a partir de Sines. Ainda que a Emissora Nacional/RDP/RTP detenha o Centro Emissor Ultramarino (CEU), mais tarde, Centro Emissor de Onda Curta (CEOC) próximo da localidade de Canha (concelho do Montijo), a rádio pública assegurava emissões para a Europa também a partir de Sines. Esta situação manteve-se até à desactivação de Sines. Mesmo após a suspensão temporária das emissões da RDPi em Onda Curta, decretada em Junho de 2011, a RDPi continuava a ser retransmitida de Sines até ao final de Outubro, altura do encerramento da estrutura.

Dado que a DW não utilizava os emissores a 100%, a rádio alemã alugava algumas horas de emissão por dia a outras emissoras internacionais. Assim, Sines também retransmitia estações como a Rádio Canadá Internacional, a Rádio Mundial Adventista (AWR), a BBC, a Rádio Holanda (RNW), a NHK (Japão), entre muitas outras. Durante algum tempo, até a Rádio Renascença alugava tempo de emissão em Sines.

A ProFunk GmbH (empresa responsável pela operação do emissor de Sines, detida pelo Estado alemão). PRO-FUNK – estação relé da DW (Voz da Alemanha) em Sines.

http://www.mundodaradio.com/historia/dw_sines.html






Rehn sobre Portugal: “prematuro”,” inverno, primavera” e “apropriação”

O comissário Rehn, sobre estratégia de saída de Portugal do respectivo programa de ajustamento:
“Perguntou se Portugal deve estar preparado para a chamada saída limpa, sem qualquer tipo de apoio, ou se é necessário um cautelar. É ainda prematuro tomar qualquer decisão final nesta matéria”, respondeu Olli Rehn.
“Analisaremos a situação nas próximas semanas e meses, e, algures ao longo do inverno, primavera, chegaremos a uma conclusão, obviamente em conjunto com o Governo português, e depois com os Estados-membros da zona euro e os nossos parceiros internacionais”, disse.
Relativamente à questão da “apropriação do programa”, Rehn limitou-se a dizer que esta é uma questão importante, pois vários exemplos mostram que “nos países onde a unidade nacional prevaleceu, os resultados foram mais convincentes e a confiança regressou mais depressa”, e comentou que tal aconteceu na Irlanda e Letónia, “mas também Espanha e Portugal estão a mostrar forte apropriação”.
http://noticias.pt.msn.com/rehn-insiste-que-%C3%A9-%E2%80%9Cprematuro%E2%80%9D-decidir-como-portugal-deve-sair-do-programa




19 janeiro 2014

Mourinho recordista

Mourinho tornou-se no treinador que mais depressa chegou ao centésimo triunfo na Premier League, competição que foi criada na época 1992/93, batendo a marca de Alex Ferguson.
O treinador português é agora dono de 100 vitórias nos 142 jogos disputados, depois de ter batido, este domingo, por 3-1, o rival Manchester United.
O português chegou ao centésimo triunfo na Premier League em 142 jogos, batendo o registo de Alex Ferguson que precisou de 161 partidas.
http://desporto.pt.msn.com/mourinho-100-vit%C3%B3rias-na-premier-league-2





18 janeiro 2014

Ary dos Santos - poeta castrado nao

Capri c'ést fini / (sempre actual)

Barómetro da Aximage de Janeiro

O PS chega aos 38,5%, o valor mais elevado desde pelo menos o início do ano passado e uma subida significativa de 2,1 pontos percentuais face ao resultado de Dezembro de 2013.
Apesar da subida dos socialistas, também o PSD subiu em Janeiro, conseguindo pela primeira vez desde início do ano passado superar a fasquia dos 30%. O partido liderado por Pedro Passos Coelho atingiu 30,6% das intenções de voto, uma subida de 1 ponto percentual face ao barómetro anterior.
A subida dos dois maiores partidos nas intenções de voto foi conseguida à custa sobretudo do CDS, que desceu 2,5 pontos percentuais para 5,8% e tem agora os dois partidos mais à esquerda à sua frente. A CDU caiu 5 décimas para 9,2% e o Bloco de Esquerda ficou estável com 6,3%. Nota ainda para a forte subida da abstenção, com 41,4% dos inquiridos a afirmar que não irá votar nas próximas eleições legislativas, que estão previstas para 2015.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/barometro_ps_reforca_intencoes_de_voto_e_psd_supera_os_30.html





Adansónia em Moçambique

Adansónia – f.  Robusta árvore africana, o mesmo que baobab. (De Adanson, n. p.)



Sondagem relativa ao mês de Janeiro

Segundo a sondagem da Eurosondagem para o Expresso, o PS tem agora 37,5% (uma subida de um ponto percentual face à última sondagem), o PSD 25% (menos 1,5 pontos percentuais) e o CDS 8% (menos 0,5 pontos percentuais). Já a CDU e o Bloco de Esquerda sobem 0,4 e 0,1 pontos percentuais para 10,4% e 6,6% das intenções voto, respectivamente.
Em relação à popularidade dos líderes políticos, António José Seguro sobe na avaliação dos portugueses à sua actuação. Mas não só. Cavaco Silva e Jerónimo de Sousa também aumentam a sua popularidade. O Presidente da República subiu 1,5 pontos percentuais para 7,1%, o líder do PS avança 0,3 pontos percentuais para 21,8% e o líder da CDU aumenta 1,2 pontos percentuais para 7,4%. Paulo Portas desce 0,9 pontos percentuais na popularidade para 6,1%.
Do lado oposto está Passos Coelho, com os portugueses a darem a nota mais negativa entre os líderes partidários (-16,2%). A liderança bicéfala do Bloco também tem nota negativa (-4,8%). Em ambos os casos a popularidade até piorou.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/ps_volta_a_subir_nas_intencoes_de_voto.html





Electrocussão de Pedro Passos...

Ah! Enganei-me, queria dizer: raios atingem o Cristo Redentor



17 janeiro 2014

Nilton "traduz" conferência de imprensa de Vítor Pereira


Primeiro foi Toni. Esta semana foi a vez do treinador português Vítor Pereira perder a paciência numa conferência de imprensa depois do jogo da sua equipa Al Ahli, do Dubai.
O caso transformou-se viral e a RFM revelou agora a sua versão dos acontecimentos, pela interpretação de Nilton, apresentador do Café da Manhã da estação da R/com.


II GUERRA MUNDIAL – RESILIÊNCIA

II GUERRA MUNDIAL – Morreu japonês que não acreditou no fim da guerra.
Um soldado japonês que ao longo de três décadas esteve escondido na selva nas Filipinas por não acreditar que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, morreu em Tóquio aos 91 anos.
Hiroo Onoda encetou uma campanha de guerrilha na ilha de Lubang, perto de Luzon, até que em 1974 foi convencido que a guerra tinha terminado.
Panfletos espalhados no local onde se encontrava e outro tipo de esforços nunca convenceram Onoda do fim da guerra e só a visita de um seu antigo comandante, que lhe ordenou que baixasse as armas, colocou fim à 'sua' guerra.
Hiroo Onoda foi treinado como oficial de informações e instrutor de tácticas de guerrilha e quando foi deixado em Lubang tinha orientações para nunca se render, nunca participar em ataques suicidas e resistir até à chegada de reforços.
Mesmo depois do fim da guerra em 1945, Onoda e outros três soldados mantiveram-se firmes nas suas missões.
O caso de Onoda ficou conhecido em 1950, após o regresso ao Japão de um dos soldados que estava na mesma região.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3636991&seccao=%C1sia
* Legenda da foto: Momento em que Hiroo Onoda Entrega a sua espada militar na ilha de Lubang, nas Filipinas, em 1974.




Vídeo: granizo deixa Lisboa branca

Vídeo: granizo deixa Lisboa branca

Rivalidade é isto!

16 janeiro 2014

Proto-meso-dino-facho

Miguel Albuquerque declarou esta quinta-feira ser inaceitável a "situação de perseguição pessoal" que acontece no partido nesta região autónoma. Isto porque o Diário de Notícias da Madeira noticiou uma queixa de Alberto João Jardim contra o candidato à liderança do PSD, visando a sua expulsão.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3635627




Reino Unido – permanecer ou sair da União Europeia?

"É tempo de mudar a União Europeia e a relação que o Reino Unido tem com ela, antes de pôr a decisão nas mãos do povo britânico. Queremos permanecer numa Europa reformada ou preferimos sair?", interrogou-se o ministro das Finanças britânico, George Osborne, em Londres.
No domingo, o jornal 'Sunday Telegraph' noticiou que um grupo de cem deputados conservadores britânicos pediram a Cameron que a câmara dos Comuns passe a ter poder de veto sobre toda e qualquer nova legislação europeia futura.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3634375&seccao=Europa




15 janeiro 2014

Snowden vai integrar direcção da Freedom of the Press

O ex-consultor informático da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden vai integrar, a partir de Fevereiro, a fundação Freedom of the Press, criada pelo homem que divulgou os chamados "Papéis do Pentágono" sobre a guerra do Vietname.
"Snowden é a quinta-essência do informador norte-americano e um herói pessoal para mim", disse Daniel Ellsberg, num comunicado publicado na página da fundação.
Na mesma página, Edward Snowden, exilado na Rússia, diz-se honrado por servir a liberdade de imprensa, afirmando que "graças ao trabalho da imprensa livre, se a NSA não responde perante o Congresso terá de responder aos jornalistas e, em último caso, ao povo".
Os documentos revelados por Snowden a partir de Junho de 2013 continuam no centro do debate nos Estados Unidos. Todas as semanas os jornais publicam novas informações e, devido a elas, o Presidente, Barack Obama, prometeu uma reforma dos serviços de informações, que deverá anunciar esta sexta-feira.
Para Snowden, "o jornalismo não é possível se os repórteres e as suas fontes não puderem comunicar de maneira segura", pelo que "onde as leis não podem oferecer protecção, surge a tecnologia".
A Freedom of the Press é uma organização sem fins lucrativos criada em 2012 para apoiar e defender "a transparência e a responsabilidade no jornalismo".
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3633179&page=-1



O 11 ideal de 2013



Rose Fostanes 'Bohemian Rhapsody' 1/5/2014 (o meu tributo a Eusébio)

Rose Fostanes "Simply The Best" Peformance

Maravilhosa vencedora final - Rose Osang Fostanes "You And I" Performance On "X Factor Israel"

Equipa do Ano de 2013 dos utilizadores do UEFA.com

Após um registo recorde de mais de 6,3 milhões de votos para a escolha da Equipa do Ano 2013 dos utilizadores do site UEFA.com, os 11 mais votados:

Equipa do Ano de 2013 dos utilizadores do UEFA.com

Guarda-redes: Manuel Neuer (Bayern e Alemanha)
Defesa: Philipp Lahm (Bayern e Alemanha)
Defesa: Thiago Silva (Paris Saint-Germain e Brasil)
Defender: Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha)
Defesa: David Alaba (Bayern e Áustria)
Médio: Gareth Bale (Tottenham/Real Madrid e País de Gales)
Médio: Marco Reus (Borussia Dortmund e Alemanha)
Médio: Mesut Özil (Real Madrid/Arsenal e Alemanha)
Médio: Franck Ribéry (Bayern e França)
Avançado: Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain e Suécia)
Avançado: Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Portugal)



14 janeiro 2014

Assessor queria controlar treinador Vítor Pereira

Goldman Sachs cadastro?

Espiral de náusea
A Goldman Sachs (GS) aparenta ser um banco, mas o seu currículo mais parece um cadastro, devido às suas ligações com uma interminável série de irregularidades, que vão das bolhas imobiliárias e financeiras, à manipulação de mercados, à corrupção de governos, incluindo a maquilhagem das contas públicas gregas, que inaugurou a actual crise europeia. A GS é um dos nichos de um poder mundial não eleito, não submetido a constrangimentos constitucionais, não obrigado a testes de legitimidade. Um poder fáctico, sem lealdade de pátria, religião ou doutrina. Escassas centenas de homens que gerem em rede dinheiro e influência. Um dos instrumentos da sua estratégia consiste em cativar pessoas brilhantes do mundo académico, projectando-as depois em altos lugares políticos de países e/ou organizações internacionais. Paulson, Draghi, Monti, Issing, ou o falecido António Borges estão nessa lista. José Luís Arnaut (JLA), figura influente do PSD, foi nomeado para o Conselho Consultivo Internacional da GS. Ao contrário das figuras citadas, a JLA não se lhe conhece uma única ideia própria, mas sabe-se que o seu escritório de advocacia tem sido fundamental no "apoio" ao Governo em matéria de privatizações. A GS espreita, ávida, sempre que um país é obrigado a vender os seus anéis. JLA é, portanto, um hábil perito em transformar propriedade pública em salvados. Merecedor da gratidão pública da GS. Milhões de portugueses e europeus labutam, preocupados com o (des)emprego e o desamparo da crise. Lutam por uma democracia que não retire os seus filhos do mapa do futuro. Mas há quem faça carreira e lucro à custa do sofrimento geral. A espiral recessiva parece ter sido travada. Mas a espiral da náusea moral, essa, está ainda muito longe de ter batido no fundo.
por VIRIATO SOROMENHO MARQUES
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3630544&seccao=Viriato%20Soromenho%20Marques&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco




Bazaruto ... um dia...




Messi, o 2º melhor do mundo







Mapa: Saiba se o seu município lhe devolve parte do IRS - IRS - Jornal de Negócios

Mapa: Saiba se o seu município lhe devolve parte do IRS - IRS - Jornal de Negócios

REI MORTO, REI POSTO

Quando alguém é substituído imediatamente em algum cargo, função, etc.
5 Janeiro 2014 morre o ‘king’ do futebol português: Eusébio da Silva Ferreira.
13 Janeiro 2014 é coroado o novo ‘king’ do futebol português: Cristiano Ronaldo Aveiro.



13 janeiro 2014

Prémios da FIFA 2014

A FIFA anunciou os melhores onze de 2013:

Guarda-redes: Neuer

Defesas: Dani Alves, Sergio Ramos, Thiago Silva e Lahm

Médios: Ribéry, Xavi e Iniesta

Avançados: Messi, Ibrahimovic e Ronaldo

Ibrahimovic vence golo do ano

Ibrahimovic recebeu 48,7 por cento dos votos, enquanto Matic (Benfica) foi segundo, com 30,8. Neymar ficou em terceiro. O golo do brasileiro recebeu 20,5 por cento dos votos.

CRISTIANO RONALDO vence a Bola de Ouro

Melhor jogador do ano 2013.




12 janeiro 2014

Os Três Mosqueteiros

Vítor Gaspar concorre a posto no FMI

Goldman Sachs dá "posto de luxo" a Arnaut

Álvaro voa para Paris para liderar departamento da OCDE



A estátua de Eusébio



Estrutura de protecção da estátua de Eusébio, que servirá de memorial para o jogador, está concluída e centra as atenções dos benfiquistas.
A cobertura de vidro em redor da estátua, que inclui uma simbólica coroa, estará erguida durante um ano, o tempo de luto decretado e desejado por Luís Filipe Vieira no Benfica.