Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

24 janeiro 2014

MOÇAMBIQUE – Novo palácio presidencial foi hoje inaugurado

A – O novo palácio presidencial de Moçambique, composto por dois pisos de mármore e cristal com vista para a Baía de Maputo, e construído por chineses, foi hoje inaugurado pelo actual presidente, Armando Guebuza.
"Expressamos a nossa gratidão e reconhecimento ao Governo da República Popular da China, que criou as condições para a construção deste projecto".
As autoridades não divulgaram o valor do financiamento desta obra feita pela China Foreign Economic Construction Corporation no último ano e meio, que também construiu terminais de aeroportos, o estádio nacional de futebol e começou a construção de um hotel de cinco estrelas em Maputo.
O novo edifício "é um testemunho de amizade e cooperação entre os povos moçambicanos e chineses", congratulou-se o Presidente.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3650570&seccao=CPLP
B – "O que começou como uma simples ameaça da Renamo para forçar o Governo da Frelimo a rever o pacote eleitoral, hoje, transformou-se num conflito armado", escreveu o jornal moçambicano A Verdade.
A Renamo exige uma revisão da lei eleitoral, para equilibrar a composição partidária da Comissão Nacional de Eleições, e um fim da partidarização do aparelho do Estado, mas também uma maior equidade na distribuição da riqueza e que sejam resolvidas questões relativas à defesa e segurança, que envolvem antigos guerrilheiros.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/renamo-comecou-a-travar-a-entrega-das-suas-armas-em-outubro-de-2012-1618904?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+(Publico.pt)
Contraditório? Nem tanto… A panela não chega para todos…