Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

24 abril 2012

Miguel Portas

Miguel Portas, eurodeputado pelo Bloco de Esquerda, faleceu hoje por volta das 18:00 no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, aos 53 anos, de cancro no pulmão.
Economista, durante vários anos jornalista, foi, ainda antes do 25 de Abril de 1974, militante e depois dirigente da União de Estudantes Comunistas. Já em adulto foi militante do PCP, de onde sai em 1991.
Miguel Portas cumpria actualmente o segundo mandato como eurodeputado pelo BE. Foi eleito pela primeira vez nas europeias de 2004. Tinha sido cabeça de lista já em 1999, nas primeiras eleições em que o movimento foi a votos, mas não conseguira qualquer eurodeputado.
Miguel de Sacadura Cabral Portas nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1958. É filho do arquitecto Nuno Portas e da economista Helena Sacadura Cabral e é irmão de Paulo Portas e de Catarina Portas.
Durante a sua carreira de jornalista, foi director da revista cultural Contraste e depois redactor e editor internacional do semanário Expresso. Dirigiu ainda o semanário Já e foi repórter da revista Vida Mundial, além de cronista no Diário de Notícias e no semanário Sol. Actualmente tinha ainda uma crónica semanal na Antena 1.
É autor dos livros: E o resto é paisagem, Líbano, entre guerras, política e religião e Périplo .
Miguel Portas tinha sido operado a um cancro no pulmão em 2010.