Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

22 dezembro 2010

Paralelo 38

Guerra Fria. Em 1950, cinco anos depois de derrotar a Alemanha nazi, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência, arriscando provocar uma terceira guerra mundial. A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38, uma linha que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, no sul, e a República Popular Democrática da Coreia, no norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre Moscovo e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.
Em 3 de Julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coreia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a repelir os invasores. Em 15 de Setembro, Seul é libertada.
Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. Mas, para eles isso não basta. Em 1 de Outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coreia do Norte. A capital, Pyongyang, é invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas das Nações Unidas, que, em Novembro, se aproximam da fronteira com a China. Ameaçada, a China envia trezentos mil homens para ajudar a Coreia do Norte.
A Coreia do Norte é devastada. Os suprimentos enviados pela União Soviética são interceptados pelas forças das Nações Unidas. Com a ajuda da China, as forças das Nações Unidas são rechaçadas para a Coreia do Sul. A luta pelo paralelo 38 continua.
Em 23 de Junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Pamunjon, em 27 de Julho de 53. Mas, o único resultado é o cessar-fogo.
A Guerra da Coreia durou três anos e matou pelo menos três milhões e quinhentas mil pessoas. No final, tudo como antes. As fronteiras permaneciam as mesmas, no paralelo 38, e os regimes dos dois países também: o norte sob o domínio dos comunistas pró-soviéticos e o sul controlado pelos capitalistas pró-Estados Unidos. (http://www.g-sat.net/historia-1394/guerra-fria-81391.html)
Todo este conflito, guerra, desconfiança, minam os povos desde então para satisfação de uns quantos governantes. Totalitarismo versus democracia.
Agora atentem no mapa e vejam por onde passa o paralelo 38.
Quem disse que a moléstia não contamina?