Historicando

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13 janeiro 2008

Indicadores

INDICADORES

A utilização dos dados de avaliação da aprendizagem

A média aritmética é uma medida que nos dá o rendimento médio de um grupo. A média é o indicador mais usado pelos professores, mas, no entanto, é insuficiente para extrair indicações necessárias dos dados.

A mediana é aquilo que podemos designar pelo ponto médio da distribuição de resultados. Assim, 50% dos resultados estão acima desse ponto e 50% abaixo dele.

Ao professor não interessa só analisar os pontos médios e centrais dos resultados, mas também a sua variabilidade, isto é, a sua distribuição ou dispersão pela escala utilizada.
Das medidas de dispersão a mais útil e importante para utilização dos professores na avaliação da aprendizagem é o desvio-padrão.
O desvio-padrão é um indicador do grau de homogeneidade do grupo de resultados.

A utilidade do desvio-padrão para o professor, distingue-se em três aspectos: delimitação de intervalos, comparação de resultados face aos intervalos, e comparação dos resultados de dois ou mais grupos.
Este cálculo permite analisar o resultado de cada aluno, ou professor, face aos resultados globais da turma, bem como distinguir grupos dentro da turma (por exemplo o grupo fraco por defeito – com resultados abaixo do desvio-padrão, o grupo normal – com resultados dentro dos limites inferior e superior do desvio-padrão, e o grupo fraco por excesso – com resultados acima do desvio-padrão).
Com estes dados o professor pode reajustar planos e metodologias de acordo com os grupos de alunos, nomeadamente no que respeita a actividades de remediação e enriquecimento. Por outro lado o cálculo da dispersão dá-lhe uma medida da homogeneidade da turma, aspecto que tanto afecta o decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O professor pode verificar se cada uma das suas turmas é muito ou pouco heterogénea o que lhe permite definir a tempo objectivos e estratégias adequadas, face a essa realidade. O cálculo da dispersão, nomeadamente, dos resultados no início do ano, é um factor absolutamente fundamental para uma das funções de avaliação – a orientação.
Do mesmo modo que o desvio-padrão permite definir grupos dentro de uma turma, permite igualmente comparar os resultados de turmas diferentes, podendo o professor delinear de modo mais correcto e realista os seus objectivos e estratégias, pois é um dado essencial para a previsão dos resultados esperados e para a possível individualização do ensino.
Os resultados da avaliação da aprendizagem, são, sem dúvida, o indicador mais óbvio da situação escolar do aluno e das acções a desenvolver por este e pelos pais no sentido de a melhorar, de seleccionar adequadamente opções de estudo, desenvolver campos de interesse, de obviar a insucessos previsíveis, em tempo útil.
São também um bom indicador da capacidade profissional do professor. Não quer isto dizer que um professor cujos alunos obtiveram todos muito boas classificações seja forçosamente um “bom professor” e um outro cujos alunos obtiveram más classificações seja, inequivocamente, um “mau professor”.
No entanto, existem alguns indicadores que devem ser tidos em conta na avaliação dos resultados obtidos por um professor, no que respeita às classificações dos seus alunos.
Um indicador é o índice médio de insucesso. Quando os resultados dos alunos, ultrapassarem tal índice, isto deverá significar o acender de uma luz de alerta para o professor.
Outro indicador refere-se ao nível médio da turma nas diversas disciplinas. A tal luz de alerta deve acender-se quando os resultados “negativos” numa disciplina ultrapassem claramente os obtidos nas outras disciplinas ou áreas.
O que fazer, portanto, em tais situações? Ou seja, como utilizar os dados da avaliação para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem?
Quando os resultados obtidos não se enquadram nos níveis esperados e desejáveis o professor deve:
1- Reanalisar os instrumentos de avaliação utilizados e tentar verificar se os mesmos estão verdadeiramente adequados, procurar erros ou omissões, rever todo o sistema de avaliação, de modo a certificar-se da inexistência ou existência de falhas;
2- Caso não se verifiquem falhas nem nos instrumentos nem no sistema de avaliação, fazer a revisão de como decorreram as actividades de ensino-aprendizagem, comparando cada uma com o resultado obtido pelos alunos na avaliação dos objectivos que lhe respeitavam;
3- Reanalisar os objectivos fixados, tendo em conta os resultados anteriores dos alunos, a organização desses objectivos, e a sua sequência e as capacidades e conhecimentos que neles estão incluídas.
Em cada uma destas fases, quando o professor encontrar erros ou falhas deve planear as acções necessárias para as colmatar. Por exemplo:
- Voltar a testar os objectivos em causa, quando verificar erros no respectivo instrumento de avaliação;
- Voltar a realizar essas actividades de aprendizagem, quando se verifica uma boa avaliação, mas um erro prévio de ensino;
- Incluir na planificação da unidade seguinte, objectivos da anterior que estavam mal enquadrados, ou cujas actividades de ensino-aprendizagem foram mal conduzidas;
- Suprimir objectivos quando se tenha verificado a sua inutilidade em termos de aprendizagem.
Outras acções podem ser levadas a cabo, dependendo da situação concreta verificada. No entanto há duas regras, que é indispensável respeitar:
1- A avaliação do ensino deve ser constante, de modo a que os eventuais erros cometidos, possam ir sendo remediados ao longo do tempo, assegurando um caminho de aprendizagem, progressivamente mais seguro. Isto permitirá que o professor possa chegar ao fim do ano sem hesitações e que a aprendizagem possa ter tido, realmente, a maior produtividade possível.
2- Erros do professor nunca devem repercutir-se na avaliação dos alunos. O professor nunca deve fazer “pagar” aos alunos erros que não são da responsabilidade deles, mas de si próprio.
O processo de avaliação, consiste, portanto, em três partes fundamentais:
A)- recolhem-se os dados para verificar a quantidade e qualidade da aprendizagem dos alunos;
B)- tratam-se os dados para verificar a eficácia global do sistema de ensino-aprendizagem;
C)- julgam-se os resultados em função dos níveis considerados desejáveis para introduzir modificações futuras de modo a melhorá-los.

Luís Filipe C. Bernardo, Professor