Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

07 agosto 2014

Embargo russo tem «impacto relevante» nas exportações agro-alimentares

A proibição imposta pela Rússia à importação de produtos agro-alimentares europeus vai ter um «impacto relevante» para Portugal, já que este é o quinto mercado dos produtos nacionais, admitiu esta quinta-feira o secretário de Estado da Agricultura.
Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, sublinhou que a Federação Russa é o 15.º destino das exportações agro-alimentares, representando cerca de 50 milhões de euros anuais, pelo que as empresas portuguesas vão ressentir-se das sanções.
A proibição, com a duração de um ano, aplica-se à carne de vaca, porco e aves, ao peixe, ao queijo, ao leite, aos legumes e às frutas.
No caso português, a carne de porco, que representa cerca de 6,7 milhões de euros, o peixe e pescado, os lacticínios, as tripas e a horticultura são os produtos mais afectados pelas sanções, adiantou o governante.
A Federação Russa está integrada numa União Aduaneira, que conta também com a Bielorrússia e o Cazaquistão, pelo que não será possível exportar para nenhum destes países.
http://diario.iol.pt/economia---economia/russia-ue-governo-exportacoes-embargo-produtos-agroalimentares/1567571-6377.html