Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

26 fevereiro 2014

O que pensam os católicos sobre a Igreja?

Entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014 realizou-se uma sondagem sobre temas importantes na e para a Igreja. Fiabilidade: 95%.
Alguns resultados, com dissonâncias entre a doutrina e a opinião e vivência dos fiéis. a) Anticonceptivos: 78% a favor; 19% contra; 3% não responderam. b) Ordenação sacerdotal das mulheres: 45% a favor; 51% contra; 4% não responderam. c) Casamento dos padres: 50% sim; 47% não; 3% não responderam. d) Aborto: 8% deve permitir-se sempre; 65% nalguns casos; 33% nunca; 2% não responderam. e) Quanto ao casamento homossexual, há acordo com a doutrina: 66% contra; 30% a favor; não responderam 4%. f) Como avalia o trabalho do Papa Francisco? 41% excelente; 46% bom; 5% medíocre; 1% mau; 7% não responderam.
A maioria esmagadora de vozes é favorável ao Papa Francisco: 87% dos católicos interrogados em todo o mundo e 99% dos italianos estão de acordo com ele.
O Papa emérito Bento XVI  mostra empenho em apoiar Francisco, esperando que ele tenha todo o êxito – "a minha única e última tarefa é apoiar Francisco".
A Igreja Católica é a única instituição verdadeiramente global.
O Papa Francisco deveria avançar com coragem no caminho iniciado e não ter medo das consequências. Em concreto, que use a arte do "Distinguo" que se aprende na Universidade Gregoriana: onde, na sondagem, há consenso na Comunidade eclesial, deveria propor uma solução positiva ao Sínodo. Onde há dissentimento, deveria permitir e suscitar um debate livre na Igreja. Onde ele próprio tem uma opinião diferente da maioria dos católicos, como quanto à ordenação das mulheres, deveria nomear uma task force de teólogos e outros peritos, homens e mulheres, para enfrentar o tema.
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3700602&seccao=Anselmo%20Borges&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco&page=-1