Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

11 fevereiro 2014

Capitalismo selvagem

Barclays: Lucros caem 32%, 12 mil postos de trabalho vão ser eliminados e CEO anuncia aumento de 10% dos bónus.
No mesmo dia em que anuncia que os lucros do banco caíram 32% em 2013 e 12 mil postos de trabalho serão eliminados, Antony Jenkins revela também que os bónus vão aumentar em 10% para um total de 2,38 mil milhões de libras.
"No Barclays acreditamos no pagamento por desempenho e na remuneração competitiva. Garantir que temos as pessoas certas nos sítios certos a servir os nossos clientes de forma eficiente, num ambiente global altamente competitivo, é vital para gerar um retorno sustentável para os nossos accionistas." Foi desta forma que o presidente executivo do banco britânico justificou a decisão de aumentar os bónus num ano em que os lucros caíram e o banco vai despedir milhares de trabalhadores. A decisão já gerou duras críticas por parte de um dos maiores sindicatos britânicos.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/barclays_lucros_caem_32_12_mil_postos_de_trabalho_vao_ser_eliminados_e_ceo_anuncia_aumento_de_10_dos_bonus.html
Desumano é pouco como reacção à notícia acima referida. Estupefacção, incredulidade, torpor, raiva, são alguns dos sentimentos que perpassam por mim.
Então um tal Antony Jenkins desfaz a vida de milhares de, até agora, leais trabalhadores mandando-os para a rua e não satisfeito com a ‘proeza’, auto promove-se em milhões de libras…
Este mundo está louco! Insanidade! Capitalismo selvagem, puro e duro!