Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

14 fevereiro 2013

Portugueses confiam pouco na justiça e nos políticos


Instituições – Portugal está entre os países que menos confiam na justiça, mas ainda confiam menos na Assembleia da República, na polícia, nos políticos e nos partidos. Mais desconfiados do sistema judiciário do que nós só os oriundos do Leste europeu: a Ucrânia, a Bulgária, a Eslovénia e a Croácia. A estes juntam-se a Grécia, a Polónia e a Rússia nas críticas aos restantes quatro poderes. Mas apenas a Suíça, a Finlândia, a Holanda, a Noruega e a Suécia confiam plenamente nestas instituições.
São os resultados do inquérito do European Social Survey e que serão apresentados por Jorge Vala, hoje, no Instituto de Ciências Sociais. Responderam cidadãos de 26 países à pergunta: "Diga-me qual a confiança que tem em cada uma das instituições a seguir referidas: sistema jurídico; Assembleia da República; polícia; políticos; partidos políticos?"
As respostas demonstraram que "a confiança no sistema jurídico é sempre maior do que no conjunto das quatro entidades acima referidas", conclui o estudo. Contudo, apenas 11 confiam nos respectivos sistemas jurídicos e Portugal encontra-se entre os países cujos cidadãos revelam menor confiança.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/02-14/0/5_1998441_8BD94E44DBDFAF455BCF915205CA7319.pdf