Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 janeiro 2012

COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL COMPLETO

A competição mais dura do mundo

No passado domingo realizou-se, em Perton, Inglaterra, a 25ª edição do `Tough Guy Challenge´, um desafio que, tal como o nome indica, foi criado a pensar em homens rijos, apesar de contar com participantes do sexo feminino.
Conhecida como a corrida mais dura do mundo, o evento consiste numa corrida de obstáculos de 13 quilómetros. Alguns deles com nomes bastante sugestivos e que deixam antever o sofrimento dos participantes: os campos de morte, a batalha de Somme e a câmara de tortura vietcongue.
No final da corrida, para além do cansaço e de uma boa história para contar aos netos, os corredores levam consigo as `marcas de guerra´: nódoas negras, arranhões, queimaduras, choques eléctricos. E frio, muito frio.
Se mergulhar em lagos lamacentos, saltar barricadas de fogo e arame farpado e mergulhar em água gelada não fosse já suficientemente exigente, os organizadores, devidamente fardados de militares, disparam projécteis de artilharia inofensivos – provocam o mesmo ruído ensurdecedor, mas sem ferir ninguém – e granadas de fumo.
Ao contrário do que fariam prever todas estas dificuldades, o número de participantes aumenta todos os anos. Nesta edição participaram mais de 6 mil pessoas, oriundas de mais de 20 países diferentes. Mas apenas um terço deles chega à linha da meta.
Vestidos a rigor, antes da partida são obrigados a assinar um documento que iliba os organizadores de qualquer responsabilidade por ferimentos ou até mesmo a morte. Mas nem por isso descuram a segurança do evento, que conta com vários funcionários que acompanham os concorrentes durante o percurso.
A primeira edição da corrida ocorreu em 1986 e o criador – um homem de bigode enorme chamado `Mr. Mouse´ – promete mais desafios originais para os próximos anos.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(391).aspx







25 janeiro 2012

Decisão do Tribunal Constitucional

Acórdão do Tribunal Constitucional (TC) nega o pedido do governo da Região Autónoma da Madeira de declarar a inconstitucionalidade dos cortes salariais, nos termos do Orçamento do Estado de 2011, foi hoje publicado em Diário da República. Esta é a segunda vez, depois do acórdão do plenário de juízes do Constitucional datado de 21 de Setembro, que aquele órgão declara constitucionais os cortes salariais aplicados à função púbica, ao sector empresarial do Estado e aos trabalhadores de órgãos e serviços das administrações regionais e autárquicas.
O Orçamento do Estado para 2011 determinou reduções salariais que variam entre os 3,5% (para funcionários com remunerações de entre 1.500 e 2.000 euros brutos) e os 10% (para quem receba acima de 4.165 euros).
Esta segunda declaração do TC poderá representar um novo travão nas pretensões dos sindicatos representativos do Sector Empresarial do Estado que, depois da decisão do Tribunal de Trabalho que obrigava os CTT a devolver os cortes salariais aplicados aos trabalhadores afectos ao Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Média (Sindetelco), anunciaram a intenção de avançar com novas acções judiciais.
Uma decisão má para quem esperava que os Tribunais considerassem inconstitucional o confisco reducionista nos salários.

23 janeiro 2012

Ciclone continua a ameaçar a costa no centro de Moçambique

O ciclone «Funso», com categoria quatro e que se mantém no Canal de Moçambique, continua hoje a ameaçar a costa central moçambicana e irá afetar o estado do tempo nos próximos dias numa extensa área do país.
Na manhã de hoje verificaram-se rajadas de vento de 185 quilómetros por hora, podendo aumentar para 212 quilómetros por hora na manhã de quarta-feira, segundo as mesmas estimativas do JTWC.
Previsões de um centro de alerta da Marinha norte-americana, (US Navy's Joint Typhoon Warning Centre, JTWC), refiram que poderá mesmo intensificar-se nos próximos dias.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=194&id_news=554724



22 janeiro 2012

As frases marcantes de Cavaco Silva no último ano

• "Sinto-me provedor dos portugueses e, em particular, aquele que dá voz a quem não tem voz, àqueles que não têm força suficiente para se defenderem das injustiças".
• "Foram duramente atingidos nesta crise, talvez, nalguns casos, com alguma injustiça, porque outros, com muitos maiores rendimentos, não foram chamados a dar o seu contributo".
• "Tenho muito pouco apetite para utilizar a bomba atómica [dissolução da Assembleia da República]."
• "Irei exercer uma magistratura actuante para que, num momento tão difícil como aquele que atravessamos, Portugal encontre um rumo de futuro que permita renovar a esperança do nosso povo".
• "Os vencidos são os políticos e seus agentes, que referem o caminho da mentira, das calúnias, dos ataques sem sentido ao debate de ideias sobre o futuro de Portugal."
• "Há limites para os sacrifícios que se podem exigir ao comum dos cidadãos".
• "É necessário um sobressalto cívico que faça despertar os portugueses para a necessidade de uma sociedade civil forte, dinâmica e, sobretudo, mais autónoma perante os poderes públicos."
• "Só através da realização de eleições e da clarificação da situação política poderão ser criadas novas condições de governabilidade para o país".
• "Perante os desafios que tem à sua frente, o Governo saído das eleições de 5 de Junho deve dispor de apoio maioritário na Assembleia da República".
• "Não podemos falhar. Os custos seriam incalculáveis. Assumimos compromissos perante o exterior e honramo-nos de não faltar à palavra dada".
• "Já tive ocasião de dizer e tem sido muito repetido que têm sido tempos muito difíceis e não tenhamos ilusões, e os portugueses sabem bem disso, e se bem se recordam há talvez mais de dois anos que disse que Portugal se aproximava de uma situação explosiva, lamentavelmente chegámos a essa situação explosiva".
• "Ontem eu reparava no sorriso das vacas. Estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante."
• "O euro não é a causa da crise. As causas radicam, por um lado, nas políticas erradas, nomeadamente orçamentais e macroeconómicas, seguidas pelos Estados membros e, por outro lado, numa deficiente supervisão por parte das instituições europeias. A responsabilidade por esta crise é claramente partilhada pelos Estados membros e pelas instituições europeias".
• "A União Europeia tem os recursos, os instrumentos e os meios institucionais para superar esta crise. O que tem faltado é a vontade política para mobilizar uns e outros e fazê-lo com um método eficaz e de forma célere".
• "A deriva intergovernamental está a contaminar o funcionamento institucional da União Europeia. Em vez de uma mobilização convergente, e de uma responsabilidade solidária por parte de todos os Estados e instituições, vamos constatando a emergência de um directório, não reconhecido, nem mandatado, que se sobrepõe às instituições comunitárias e limita a sua margem de manobra. Este é um caminho errado e perigoso.
• "O saneamento das finanças públicas terá um resultado socialmente insuportável se não for acompanhado de recuperação económica e de criação de emprego".
• “ [A suspensão dos subsídios de férias e de Natal da Administração Pública e dos pensionistas é] a violação de um princípio básico de equidade fiscal. Mudou o Governo, mas eu não mudei de opinião. Já o disse anteriormente e posso dizê-lo outra vez: é a violação de um princípio básico de equidade fiscal."
• "Nunca é uma boa solução a reestruturação [da dívida] e eu espero bem que Portugal nunca, nunca, venha a encontrar-se nessa situação."
• "A resolução dos desafios que Portugal enfrenta exige, além do rigor orçamental, uma agenda orientada para o crescimento da economia e para o emprego. Sem isso, a situação social poderá tornar-se insustentável e não será possível recuperar a confiança e a credibilidade externa do país".
• “Tudo somado, o que irei receber do Fundo de Pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não vai chegar para pagar as minhas despesas porque como sabe eu também não recebo vencimento como Presidente da República”.
• "Eu surpreende-me como 27 chefes de Estado e do Governo se deixam condicionar politicamente por agências de ´rating´ e aceitam mesmo alguma chantagem de natureza política feita por agências de ´rating´. Aí é que está a minha surpresa. Não está na atuação das agências de ´rating´. Em relação a essas, penso que já não vale a pena fazer qualquer comentário".
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=533039

19 janeiro 2012

O desemprego deverá aumentar em 2012

O desemprego aumentou 9% desde 2001. A Eurostat prevê que em 2012 o desemprego seja de13.6% em Portugal: 3,5% acima da média da zona euro. http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO031277.html


18 janeiro 2012

Fiscalização sucessiva do OE avança com deputados do PS e BE

O pedido de fiscalização sucessiva do Orçamento do Estado para 2012 vai mesmo avançar para o Tribunal Constitucional.
Vitalino Canas, um dos deputados socialistas que dinamizaram a iniciativa, confirmou ao PÚBLICO ter já as assinaturas de 23 deputados – as necessárias para o TC aceitar o pedido – tanto de alguns deputados do PS como da bancada do BE.
Ao que o PÚBLICO apurou o pedido tem já mais do que o número mínimo requerido, apenas com assinaturas destas duas bancadas. O PCP está ainda a analisar o texto para decidir se acompanha a iniciativa.
http://www.publico.pt/Política/fiscalizacao-sucessiva-do-oe-avanca-com-deputados-do-ps-e-be-1529662

08 janeiro 2012

Stephen Hawking completa 70 anos de vida. QI de 167

Stephen Hawking, que completa 70 anos este domingo, é possivelmente o cientista mais conhecido dos nossos tempos. Físico, cosmólogo, professor e investigador junto de diversas instituições de ensino, foi Hawking quem descobriu, em 1974, que os buracos negros emitem radiação térmica devido a efeitos quânticos.
Para chegar a esta conclusão, o cientista juntou áreas da física nunca antes combinadas: as teorias quânticas, a relatividade e a termodinâmica.
A fama e o bom humor de Hawking já lhe garantiram participações em séries como ‘Os Simpsons' e ‘Star Trek: The Next Generation'.
Para comemorar o seu septuagésimo aniversário, a Universidade de Cambridge irá prestar uma homenagem ao cientista. Ocupando a cadeira que já vez foi de Isaac Newton, Hawking será tema de uma conferência de quatro dias. O evento será transmitido através da internet e contará com a presença de nomes como Saul Perlmutter, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2011.
Quando lhe diagnosticaram esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, os médicos não lhe davam mais de dois anos de vida. Contudo, desafiando todas as probabilidades, foi a perseverança do cientista que o fez chegar até aos seus 70 anos de vida.
E tudo isso, sempre sem perder o bom humor. Numa entrevista à revista ‘New Scientist', Hawking confessou que buracos negros e fórmulas matemáticas não são desafio nenhum para ele. O cientista disse que passa os seus dias a pensar num assunto bem diferente: "As mulheres. Passo o dia inteiro a pensar nelas. Elas sim, são um completo mistério", confessou.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/stephen-hawking-completa-70-anos-de-vida




04 janeiro 2012