Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

08 janeiro 2012

Stephen Hawking completa 70 anos de vida. QI de 167

Stephen Hawking, que completa 70 anos este domingo, é possivelmente o cientista mais conhecido dos nossos tempos. Físico, cosmólogo, professor e investigador junto de diversas instituições de ensino, foi Hawking quem descobriu, em 1974, que os buracos negros emitem radiação térmica devido a efeitos quânticos.
Para chegar a esta conclusão, o cientista juntou áreas da física nunca antes combinadas: as teorias quânticas, a relatividade e a termodinâmica.
A fama e o bom humor de Hawking já lhe garantiram participações em séries como ‘Os Simpsons' e ‘Star Trek: The Next Generation'.
Para comemorar o seu septuagésimo aniversário, a Universidade de Cambridge irá prestar uma homenagem ao cientista. Ocupando a cadeira que já vez foi de Isaac Newton, Hawking será tema de uma conferência de quatro dias. O evento será transmitido através da internet e contará com a presença de nomes como Saul Perlmutter, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2011.
Quando lhe diagnosticaram esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, os médicos não lhe davam mais de dois anos de vida. Contudo, desafiando todas as probabilidades, foi a perseverança do cientista que o fez chegar até aos seus 70 anos de vida.
E tudo isso, sempre sem perder o bom humor. Numa entrevista à revista ‘New Scientist', Hawking confessou que buracos negros e fórmulas matemáticas não são desafio nenhum para ele. O cientista disse que passa os seus dias a pensar num assunto bem diferente: "As mulheres. Passo o dia inteiro a pensar nelas. Elas sim, são um completo mistério", confessou.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/stephen-hawking-completa-70-anos-de-vida