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31 julho 2011

Tráfego marítimo-ferroviário em Sines

A CP Carga S.A. e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo de colaboração com o objectivo de desenvolver soluções logísticas de base marítimo-ferroviária, que possam potenciar a competitividade do porto. A colaboração permitirá expandir as oportunidades de negócio, com a criação de novas soluções logísticas integradas, promovendo a expansão da área geográfica do mercado ao espaço internacional, com particular relevância à escala ibérica, o ‘hinterland’ do porto.

A assinatura do protocolo insere-se numa das principais linhas estratégicas de desenvolvimento da CP Carga, que tem como base o crescimento da actividade de e para os portos nacionais, que representam já cerca de 50% da actividade da empresa transportadora ferroviária.
O porto de Sines e a cada vez mais importante Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) são actualmente uma referência ibérica em transporte ferroviário de mercadorias, com mais de 20 comboios diários, transportando em média mais de 10.000 toneladas por dia. No importante segmento da carga contentorizada continua a registar-se um bom crescimento, tendo no primeiro semestre de 2011 sido operados mais 12% de comboios, ou seja, 1.329 comboios contra 1.182 nos primeiros seis meses de 2010.
Actualmente, face aos fortes investimentos em Sines, nomeadamente nas unidades fabris e logísticas da ZILS e no Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI, concessionado à PSA de Singapura), o transporte ferroviário de mercadorias apresenta um forte potencial de crescimento em novos tráfegos. Com efeito, o desenvolvimento de serviços marítimos directos aos principais mercados internacionais, através de navios de última geração com fortes economias de escala, associado ao potencial de crescimento no ‘hinterland’ em todo o corredor até Madrid, abrem novas oportunidades de negócio nas cadeias logísticas marítimo-ferroviárias.