Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

26 março 2008

Madeira: «Impossível erradicar mosquitos»

A Direcção Regional de Saúde Pública da Madeira considera «praticamente impossível» erradicar da Região a proliferação de mosquitos «Aedes Aegypti», que podem transmitir da dengue.
Em declarações à agência Lusa, o director regional Maurício Melim salienta contudo que não há na Região qualquer caso detectado de mosquito portador do vírus (febre amarela e dengue), nem qualquer «caso identificado de pessoa com a doença».
«A globalização é responsável pela proliferação desta espécie em zonas onde antes não existia», referiu, dando como exemplo os casos da Espanha (Catalunha), França, Itália (onde se registou um surto) e Estados Unidos.
Realçou que este tipo de problema com mosquitos não é exclusivo da Região, apontando que «estão espalhados pelo globo, devendo-se o fenómeno a alterações climáticas, à forma como cresceram as cidades, com grandes densidades populacionais e às viagens a destinos exóticos onde existem estas doenças».
Na Madeira, «não se trata de uma situação de saúde pública, é uma "praga" de mosquitos, um problema ambiental, pois eles estão onde não deviam».