Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

04 outubro 2014

Passos Coelho e os heterónimos de Fernando Pessoa

CPPC (Centro Português para a Cooperação); Pedro Passos Coelho; Fernando Pessoa; os heterónimos e Tecnoforma.
O que há de comum nestes elementos?
O CPPC recebia uma quantia mensalmente da Tecnoforma para desenvolver actividade cujo objectivo era desenvolver determinados tipos de projectos, que ao abrigo do estatuto próprio das ONG se pudessem candidatar a programas de financiamento (em inglês lobby).
A Tecnoforma pagava a uma equipa do CPPC, pelo menos era assim que eram apresentadas as coisas em 1996. Sabe-se hoje que a equipa se resumia a uma única pessoa.
É aqui que entra o grande e imortal poeta e escritor Fernando Pessoa (1888 / 1935) que criou e universalizou os seus famosos heterónimos. É que bem vistas as coisas é precisamente o que fez Pedro Passos Coelho nos idos de 1996 e seguintes: umas vezes cobrava como parte do staff do conselho directivo, outras como administrador, outras ainda como do conselho fiscal, quiçá do conselho geral, ou de consultor, etc. Criatividade levada ao expoente máximo…
http://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/jo%C3%A3o-lu%C3%ADs-gon%C3%A7alves-%C3%A9-poss%C3%ADvel-que-passos-tenha-recebido-valores-mensais-est%C3%A1veis/ar-BB7mkTp