Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

25 junho 2014

Argentina/ juiz Griesa/ fundos-abutre

"Argentina quer continuar a pagar as suas dívidas, mas não a deixam" é o título de uma página inteira publicada no Financial Times.
"Argentina quer continuar a pagar as suas dívidas, mas não a deixam". Este é o título de uma página inteira publicada e assinada esta terça-feira pela Presidência da Nação da República da Argentina no jornal britânico Financial Times. Aqui se explicam as razões porque o país, impossibilitado de continuar a reestruturar a dívida externa na sequência da decisão de um tribunal norte-americano, se encontra à beira do abismo.
"A Argentina quer continuar a pagar as suas dívidas, tal como tem feito desde 2005, mas isso está agora a ser dificultado pela sentença do juiz Thomas Griesa e pela recusa do Supremo Tribunal em rever o processo.
Entretanto, os fundos-abutre investiram milhões de dólares em lóbis e propaganda, tentando fazer o mundo acreditar que a Argentina não paga as suas dívidas e se recusa a negociar. Contudo, precisamente desde 2003, a saída do incumprimento e a redução da dívida fez-se através da negociação e do pagamento. Mesmo hoje, a Argentina mantém aberta a possibilidade de uma permuta para todos os que respeitem o princípio da igualdade. Uma decisão do sistema judicial americano a favor de uma minoria de credores especialistas em litígios põe em risco uma reestruturação da dívida aceite voluntariamente por 92,4% deles.
Argentina espera decisão judicial que promova condições de negociação justas, enquanto o juiz Thomas Griesa dificulta a revisão do processo.
http://www.dinheirovivo.pt/economia/interior.aspx?content_id=3989395&page=-1