Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

17 setembro 2011

Manchas sinalizam risco de ataques cardíacos

Um estudo realizado na Dinamarca afirma que marcas amarelas nas pálpebras são um sinal de risco de ataque cardíaco e outras doenças, afirmam investigadores. O trabalho, publicado no site especializado British Medical Journal mostra que pessoas que apresentam lesões cutâneas conhecida como xantelasmas estão 48% mais propensas a sofrer um enfarte do miocárdio.
As pequenas bolsas de tom amarelado situadas nas pálpebras são formadas por depósitos de colesterol. As marcas indicam ainda a formação de gordura noutras partes do corpo. Cardiologistas afirmam que a descoberta poderá auxiliar médicos a diagnosticar pacientes que possuem riscos de sofrer ataques cardíacos.
Na década de 1970, uma equipa de cientistas do Hospital Herlev, na Dinamarca, passou a acompanhar um grupo de 12.745 pessoas. Destes, um total de 4,4% apresentava xantelasmas.
Após 33 anos do início do estudo, 1.872 pessoas sofreram enfartes; 3.699 desenvolveram doenças cardíacas e 8.507 morreram. O estudo mostrou que pessoas com os papos amarelos em torno dos olhos sofriam mais risco.
Entre os que possuíam o sinal característico da doença, 48% estavam mais propensos a sofrer um ataque cardíaco; 39% estavam mais inclinados a desenvolver doenças cardíacas e 14% tinham mais probabilidades de morrer ao longo do estudo.

Diário Digital, sexta-feira, 16 de Setembro de 2011