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31 maio 2011

Comparar tarifários

Os portugueses podem a partir de quarta-feira comparar directamente os tarifários de televisão, internet, telefone fixo e telemóvel dos vários operadores.
Lançado pela ANACOM em Março, o portal do consumidor passa a ter mais um link, o 'Com.escolha', um instrumento que permite consultar um tarifário de todos os serviços disponíveis e não apenas dos móveis, e simular um consumo.
Segundo a ANACOM, todos os operadores já carregaram os seus tarifários, mas 'online' estão as ofertas da Vodafone, Optimus, Cabovisão, Ar Telecom. A TMN tem apenas disponível os tarifários de acesso à internet móvel e a ZON ainda não tem a informação disponível.
"O 'Com.escolha' é mais uma pedra na política de apoio ao consumidor. A nossa ideia é popularizá-lo o mais possível. A nossa missão é disponibilizar este instrumento", disse o administrador da ANACOM Filipe Baptista.
O novo instrumento, que estará disponível ao meio-dia de quarta-feira a partir de uma ligação do portal do consumidor, permite aos utilizadores criar um perfil de consumo e a colocação de detalhes.
No caso das ofertas de televisão, os utilizadores podem escolher os tarifários mais adequados através dos canais.
Uma vez feita a consulta, os vários tarifários aparecem ordenados por custos médios mensais calculados por um período de 12 meses e, se for o caso, em pacotes combinados, por exemplo, a internet de um operador e a televisão de outro.
Segundo Filipe Baptista, esta ferramenta permitirá também que os operadores "se vigiem uns aos outros". "Em vez de ter os seus 'olheiros', podem vir aqui directamente", disse.
A ANACOM lançou em Março o portal para o consumidor com funcionalidades "à medida" para facilitar a resposta atempada do regulador aos milhares de reclamações mensais que recebe e dar resposta a centenas de perguntas frequentes.
O site www.anacom-consumidor.pt arrancou com duas funcionalidades: Anacom Responde, um assistente virtual que disponibiliza informação sobre os serviços e centenas de respostas a cerca de 400 perguntas, e um novo formulário de reclamações.

Económico com Lusa
31/05/11 14:13