Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

06 outubro 2014

Ébola – já chegou à porta ao lado…

Confirmado primeiro caso de ébola em Espanha.
Uma das enfermeiras que tratou o missionário espanhol infectado na Serra Leoa e que morreu na capital espanhola, está infectada. Os dois testes deram positivo o que confirma o primeiro caso de ébola em Espanha e o primeiro em que o contágio aconteceu fora de África.
O El Mundo avança que já foi activado o protocolo de segurança de saúde no hospital onde a mulher está internada. A enfermeira foi uma das que tratou de Manuel García Viejo, missionário que foi infectado enquanto trabalhava na Serra Leoa. Foi transportado para Espanha onde faleceu há duas semanas.
"Chegou com febre ao Hospital Universitário Fundação de Alcorcón e fez testes epidemiológicos. Foram enviados para o Instituto Carlos III. O primeiro resultado foi positivo", confirmaram fontes das autoridades de saúde, citadas pelo El Mundo. Faltava conhecer o resultado do segundo teste, que foi entretanto confirmado.
A enfermeira foi internada esta manhã (terá sido a própria a dirigir-se para o hospital) e ao ser confirmado que está infectada com o vírus do ébola, é o primeiro caso de contágio fora do continente africano. Até ao momento, todas as pessoas detectadas com o vírus, mesmo caso do norte-americano apenas descoberto quando já estava nos EUA, tinham sido infectadas em África.
O Ministério da Saúde está reunido de emergência, segundo o El País. É a terceira espanhola infectada, depois dos dois missionários contagiados no continente africano.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4164577&seccao=Europa