Aos 85 anos, Isabel II é já a segunda monarca que mais tempo esteve à frente do trono britânico - só a sua trisavó, a rainha Vitória, a ultrapassa em longevidade, tendo conduzido os destinos do que era ainda então um império durante 63 anos. "O seu primeiro chefe de Governo foi Winston Churchill. A maioria dos actuais ministros ainda não tinha nascido quando a rainha chegou ao trono. Por isso, há pouco que ela não tenha visto, pouco que ela não perceba", disse ontem o ex-primeiro-ministro John Major, numa entrevista à BBC.
E o reinado de Isabel II não poderia ter começado de forma mais insólita. A princesa, então com 25 anos, estava num parque natural do Quénia quando, a 6 de Fevereiro de 1952, foi informada da morte súbita do pai, o rei Jorge VI. O seu primeiro acto foi decidir o nome pelo qual pretendia passar a usar. "Isabel, claro", respondeu a jovem monarca, a segunda da história britânica a usar aquele nome.
A BBC lembrou que a rainha não tem por hábito celebrar a data, já que coincide com a morte do pai, mas neste ano assinalará o aniversário com visitas a uma creche e um arquivo histórico na região de Norfolk. Isabel II tem ali uma das suas residências, onde passou as últimas semanas enquanto o príncipe Filipe recuperava da intervenção coronária a que foi sujeito antes do Natal.
Para hoje estão previstas várias iniciativas, mas o grosso das celebrações fica adiado para o Verão, incluindo um desfile, em Junho, de mil embarcações pelo rio Tamisa, encabeçado pelo navio da rainha. Isabel II tem previstas várias deslocações pelo país e vários membros da família real visitarão os países da Commonwealth.
http://www.publico.pt/Mundo/isabel-ii-completa-hoje-60-anos-no-trono-britanico-1532414