Hodie mihi, cras tibi. "Artigo 19.° Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão." Declaração Universal dos Direitos Humanos
30 outubro 2007
29 outubro 2007
28 outubro 2007
O sistema de avaliação...
(Pequeno excerto da entrevista da Ministra da Educação ao Correio da Educação)
Ao sistema de avaliação dos professores são apontadas diversas vantagens e riscos. O que será necessário fazer para reduzir os riscos e potenciar as vantagens?
É necessário que os processos de avaliação garantam aos professores e às escolas o rigor e a transparência de todo o processo, mas existe uma outra dimensão muito importante: a aceitação do processo e do modelo de avaliação a definir pelos próprios professores. Os princípios inscritos no Estatuto da Carreira Docente não determinam as práticas mas apenas as condicionam, pelo que o sistema de avaliação de professores será aquilo que os professores, as suas associações e as escolas quiserem que ele seja. É essencial que os professores se apropriem do modelo de avaliação e o defendam, criando condições e incentivos para uma promoção sistemática do desenvolvimento de boas práticas, e impedindo que aquele se degrade ou acabe por cair no desinteresse colectivo. (Ministra da Educação)
Ao sistema de avaliação dos professores são apontadas diversas vantagens e riscos. O que será necessário fazer para reduzir os riscos e potenciar as vantagens?
É necessário que os processos de avaliação garantam aos professores e às escolas o rigor e a transparência de todo o processo, mas existe uma outra dimensão muito importante: a aceitação do processo e do modelo de avaliação a definir pelos próprios professores. Os princípios inscritos no Estatuto da Carreira Docente não determinam as práticas mas apenas as condicionam, pelo que o sistema de avaliação de professores será aquilo que os professores, as suas associações e as escolas quiserem que ele seja. É essencial que os professores se apropriem do modelo de avaliação e o defendam, criando condições e incentivos para uma promoção sistemática do desenvolvimento de boas práticas, e impedindo que aquele se degrade ou acabe por cair no desinteresse colectivo. (Ministra da Educação)
26 outubro 2007
Nós e os "idiotas"
Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam-lhe a escolha entre duas moedas: - uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2000 REIS. Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos de todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
-Eu sei, respondeu o tolo. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar a minha moeda.
Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira : Se você for ganancioso, acaba estragando a sua fonte de rendimento.
Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.
-Eu sei, respondeu o tolo. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar a minha moeda.
Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira : Se você for ganancioso, acaba estragando a sua fonte de rendimento.
Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.
25 outubro 2007
Uma especie de...
Reunião intercalar. Professores, representantes dos alunos e representante dos encarregados de educação, presentes. Director de turma distribui papéis. Professores preenchem. Quando chega a hora de escutar os representantes dos alunos e, o dos encarregados de educação, nada! Não tem nada a dizer!...
23 outubro 2007
21 outubro 2007
Intifada em Amsterdão
Neste blog holandês faz-se o filme de todo o caso desde o seu início, quando um jovem de origem marroquina irrompeu por uma esquadra de polícia esfaqueando dois guardas, tendo sido abatido a tiro por uma das guardas esfaqueadas.
20 outubro 2007
1º Aniversário do Blog

Faz hoje um ano que iniciei esta aventura de criar um blog. Alimentei-o com opiniões pessoais, textos de autores identificados, fotos pessoais e da net, pensamentos, reflexões, e tudo o mais que achei interessante e relevante.
Publiquei cerca de 400 posts, umas vezes em torrente, outras espaçadamente, ao sabor do tempo, da disponibilidade e, dos humores...
O meu muito obrigado a quem me tem feito chegar o seu apoio, sugestões, críticas construtivas e força!
Afinal é para vocês, estimados bloguistas, que escrevo.
Um ano já se cumpriu, outros virão...
Leituras...
Tudo o que eu devia saber na vida, aprendi na escola, de Robert Fulghum.
"A sabedoria não se encontra no topo de nenhuma montanha, nem no último ano de um curso superior. É num pequeno monte de areia do recreio da escola que se pode aprender tudo o que é necessário saber na vida:
-partilhar,
-respeitar as regras do jogo,
-não bater em ninguém,
-guardar as coisas nos sítios onde estavam,
-manter tudo sempre limpo,
-não mexer nas coisas dos outros,
-pedir desculpa quando se magoa alguém,
-viver uma vida equilibrada:
estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, dançar; brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco todos os dias.
É o que nós temos de fazer! Afinal, o segredo de uma vida feliz está nas pequenas verdades do dia a dia!”
de ficar a pensar...
"A sabedoria não se encontra no topo de nenhuma montanha, nem no último ano de um curso superior. É num pequeno monte de areia do recreio da escola que se pode aprender tudo o que é necessário saber na vida:
-partilhar,
-respeitar as regras do jogo,
-não bater em ninguém,
-guardar as coisas nos sítios onde estavam,
-manter tudo sempre limpo,
-não mexer nas coisas dos outros,
-pedir desculpa quando se magoa alguém,
-viver uma vida equilibrada:
estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, dançar; brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco todos os dias.
É o que nós temos de fazer! Afinal, o segredo de uma vida feliz está nas pequenas verdades do dia a dia!”
de ficar a pensar...
18 outubro 2007
Despertar contra a pobreza
Objectivos da Declaração do Milénio:
1. Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade entre os géneros
4. Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças
5. Reduzir em 3/4 a taxa de mortalidade materna
6. Combater o VIH/sida, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento
1. Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade entre os géneros
4. Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças
5. Reduzir em 3/4 a taxa de mortalidade materna
6. Combater o VIH/sida, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento
15 outubro 2007
14 outubro 2007
13 outubro 2007
11 outubro 2007
Grelhas avaliação desempenho - 09/10/2007
Fichas de avaliação de desempenho
Novas versões das fichas de avaliação.
9 Outubro 2007
Consulte as fichas:
1º, 2º, 3º e Sec. - auto-avaliação
1º, 2º, 3º e Sec. - avaliação pelo coordenador de departamento
Coordenador de departamento - avaliação pelo PCE
Docente - avaliação efectuada pelo PCE
Novas versões das fichas de avaliação.
9 Outubro 2007
Consulte as fichas:
1º, 2º, 3º e Sec. - auto-avaliação
1º, 2º, 3º e Sec. - avaliação pelo coordenador de departamento
Coordenador de departamento - avaliação pelo PCE
Docente - avaliação efectuada pelo PCE