Historicando

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21 março 2008

Símbolos


Iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos homens. Empregam-se sempre em paramentos litúrgicos, em portas de sacrário e nas hóstias.

O que tem a morte de Jesus a ver com não se comer carne?


Uns por convicção, outros por tradição. Muitos católicos optam, hoje, por se abster de comer carne, optando por se alimentar de peixe. Em dia de Sexta-Feira Santa, a Igreja Católica recomenda, na sua doutrina tradicional, que os crentes recordem a morte de Jesus também através da alimentação. Mas o que tem o peixe a ver com o facto de Jesus ter morrido?Num estudo sobre as origens desta tradição, o teólogo Cyrille Vogel (em Eucharisties d"Orient et d"Occident, ed. Cerf, Paris), propõe que o peixe, mais que um substituto da carne, era, entre os primeiros cristãos, um elemento de uma refeição sagrada. Possivelmente, uma tradição herdada do judaísmo, em primeiro lugar, e de outras religiões.
No caso cristão, o peixe como "alimento sagrado" está também fortemente filiado em várias das refeições de Jesus contadas nos evangelhos - e, em especial, nas refeições após a ressurreição, quando Jesus se encontra com os seus companheiros mais próximos. Terá sido na Síria, diz Vogel, que pela primeira vez o peixe como simbólica cristã foi introduzido. "Olha-se muitas vezes para o cristianismo como religião do sofrimento, do sacrifício e da reparação", diz João Eleutério, padre e professor de Teologia dos Sacramentos na Universidade Católica, referindo-se à proposta tradicional da abstinência. "Mas o ponto de partida devem ser as refeições pascais de Jesus, após a ressurreição. É sobretudo a liberdade de Jesus, na entrega que ele livremente faz de si mesmo, que está em causa, e não um qualquer fatalismo."Terá sido Tertuliano (180-220 d. C.), um cristão romano que não conhecia o judaísmo, a travestir a tradição e a propor a abstinência de carne como alimento. Já em meados do século V, Eznik de Kolk escreve que, como Jesus comeu peixe depois de ressuscitar, os cristãos devem seguir-lhe o exemplo. O peixe tinha outro simbolismo entre os cristãos: a palavra grega, ichthys, servia de acróstico para Iesus Christus Theos Yctis Soter, ou seja, Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. A evolução histórica e a codificação normativa fizeram o resto e o peixe, em vez da carne, passou a ser a norma para os dias de jejum e abstinência obrigatórios - hoje limitados a Quarta-Feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma, o tempo de preparação da Páscoa) e a Sexta-Feira Santa. Em dois documentos, de 1982 e 1985, a Conferência Episcopal Portuguesa diz que "a abstinência consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre". Mas o texto oscila, depois, recordando que "a sua concretização na disciplina tradicional da Igreja é a abstenção de carne". O padre Pedro Ferreira, director do Secretariado Nacional de Liturgia, da Igreja Católica, afirma que o espírito deve ser o de se abster de comer "alguma coisa em benefício de outro mais necessitado". Reconhecendo que falta uma pedagogia mais contemporânea, João Eleutério concorda: "Estamos presos a uma tradição, precisamos de entrar na lógica de que queremos fazer determinado gesto por opção positiva, por oblação, e não como sacrifício no mau sentido."
Público, 21/03/2008

Tradição hebraica

A ideia da calcular a data da Páscoa através do mês lunar surgiu da tradição hebraica. “O povo hebreu celebrava a Páscoa para marcar a saída de Abraão do Egipto”, que foi feita numa época de lua cheia e no início da Primavera. Factos que não aconteceram por acaso: sem iluminação artificial, “as viagens e circulações em massa tinham de ser feitas em lua cheia” e a Primavera marca o início dos “tempos amenos”, explica Rui Agostinho.
A data ganhou relevância para a religião católica uma vez que Cristo foi morto e ressuscitou quando foi comemorar a Páscoa hebraica a Jerusalém. Acontece que, segundo os escritos bíblicos, a ressurreição deu-se num domingo. “É possível ler no Velho Testamento que quando Cristo morreu estava lua cheia”, conta o director do Observatório Astronómico de Lisboa.
Rui Agostinho realça que durante algum tempo as “comunidades católicas espalhadas pelo mundo” não comemoravam a Páscoa no mesmo dia. Foi no Concílio de Nicéia, no ano de 325, que a Igreja estabeleceu a celebração da data no primeiro domingo depois da lua cheia no início da Primavera. “Com isto tenta-se reproduzir ao máximo a morte e ressurreição de Cristo”, explica.
Público

20 março 2008

Bento XVI modifica oração de Sexta-feira Santa


Bento XVI modificou a oração de Sexta-feira Santa pelos judeus, contida no Missal Romano de 1962, cujo uso foi “liberalizado” com o Motu proprio "Summorum Pontificum", em Julho de 2007.
O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, publica na sua edição de hoje uma nota da Secretaria de Estado na qual se anunciam as referidas modificações, que entram em vigor já a partir do dia 21 de Março.
O Oremus et pro Iudaeis do Missal anterior ao Concílio Vaticano II, publicado no pontificado de João XIII, já não incluía a expressão “pérfidos judeus”, mas pedia a oração dos fiéis para o Senhor retirasse dos seus corações “a cegueira” e a “obscuridão”. O novo texto de Bento XVI pede a oração pelos judeus para que o Senhor “ilumine o seu coração” para que reconheçam em Jesus “o salvador de todos os homens” e todo o povo de Israel “seja salvo”.

Primavera


Começou a Primavera!

Avaliação e Burocracias

"Todos os sistemas burocráticos têm um problema com a avaliação. Querem ao mesmo tempo duas coisas: (1) avaliação “objectiva” e (2) avaliação que faça sentido. Estes dois objectivos são contraditórios. Nenhuma avaliação objectiva faz muito sentido e nenhuma avaliação que faça sentido é totalmente objectiva.
A melhor solução burocrata para este problema é a senioridade. É objectiva (reduz-se a um número simples, o número de anos que a pessoa trabalhou) e tem alguma ligação com a capacidade de trabalho.
Outra solução já tentada foi o de contar as formações. O resultado foi o aparecimento de milhares de “formações” idiotas. (…) Tal como a moeda má afasta a moeda boa; o enfâse na contagem das formações, desvalorizou as formações.
Não há verdadeiramente outra solução numa burocracia. Quando estas duas soluções falham, há pouco que se consegue fazer.
Uma avaliação subjectiva é inaceitável. (…)
No entanto, a decisão final é feita por uma decisão pessoal que é mais do que a aplicação de uma fórmula matemática. As burocracias gostam de fórmulas matemáticas.
Uma burocracia lida muito mal com avaliações subjectivas. Em qualquer grande organização, estas tornam-se disfuncionais. (…)
Assim, um sistema subjectivo numa grande burocracia estatal funcionará mal. (…) Não há solução burocrática para o problema da avaliação da burocracia."
March 9th, 2008 ·
Rabbit’s blog

Avaliação deixa de ter observação de aulas

"Parâmetros como a observação de aulas, as notas dos alunos e a planificação de actividades deixam de ser obrigatórios na avaliação que o Ministério da Educação quer fazer, este ano lectivo, dos cerca de sete mil professores contratados e em vias de progressão na carreira. “Para que estes professores sejam avaliados este ano lectivo, bastarão a ficha de auto-avaliação e depois a ficha do presidente do conselho executivo”, explicou Álvaro Santos, presidente do Conselho de Escolas (CE), adiantando alguns dos compromissos alcançados na reunião mantida ontem com o ME.
Deste modo, deixará de ser necessária a “ficha” do coordenador/avaliador, “que implicava a observação de aulas, a planificação de actividades e uma outra série de dimensões, como a relação com o meio e a relação pedagógica”, especifica Álvaro Santos. De acordo com este responsável, as notas dos alunos e a avaliação dos pais também podem desaparecer. “Se as escolas assim o entenderem”, adiantou, explicando que “a avaliação passará a ser feita dentro das condições observáveis em cada escola”.O ME ter-se-á ainda comprometido a garantir a formação dos avaliadores, nomeadamente dos presidentes dos conselhos executivos. “Este ponto assumiu agora um carácter de urgência”, adiantou o presidente do CE. No ano lectivo 2008/09, quando a avaliação se alargar a todos os professores do quadro, “será atribuído um crédito horário às escolas que implicará horas equiparadas à componente lectiva, ou seja, no pré-escolar e no primeiro ciclo, por exemplo, o coordenador/avaliador ficará dispensado de dar aulas”.“Nestas condições acordadas”, diz Álvaro Santos, que representa os conselhos executivos das 1200 escolas do ensino básico e secundário do país, “torna-se exequível a avaliação nas escolas”, mais ainda porque “ficou a garantia de total apoio por parte do ministério às escolas que tiveram dificuldades em elaborar os instrumentos de avaliação”.
Publicado por JoaoMiranda em 13 Março, 2008
Avaliação simplificada

Declaratiõne

Este blog pretende ser um portfolio digital no qual constarão pesquisas, comentários, registos, opiniões, links..., enfim, ferramentas para a partilha de um professor real.

Opinião

“(…)Sobre a génese do que se veio a passar, deixei escrito, há 16 anos: “No desrespeito pelos professores licenciados, o Estatuto da Carreira Docente integrou num quadro único licenciados e bacharéis, leccionando do ensino infantil ao ensino secundário, sem ter na devida conta as estaturas científicas, técnicas e pedagógicas dos respectivos docentes, transformando anões em gigantes e gigantes em anões! (“Jornal de Notícias”, 25.Junho.1992).(…)”
Rui Baptista in blog De Rerum Natura -15/03/2008

Indisciplina grave - II

Repost do video original no YouTube que entretanto havia sido retirado. O video está também disponível no Sapo.

Indisciplina grave

Video "9º C em grande - pp vs stora françes" (sic) - da autoria de Isaac Daniel Martins
Escola Secundária Carolina Michaellis, Porto?
Colocado no YouTube em 13-3-2008 sob a categoria "Comedy"

How we judge the thoughts of others


De um artigo publicado na revista Nature, intitulado “How we judge the thoughts of others”, que atribui a diferentes divisões do cérebro a capacidade para nos relacionarmos bem ou mal com as pessoas ou com os objectos.
Pelo que entendi, o nosso cérebro selecciona ou capta logo as afinidades e de certo modo desconsidera os diferentes, por assim dizer, o que é uma maneira muito mais sólida de explicar o velho ditado que diz que “o coração tem razões que a razão desconhece”. Afinal, não é o coração, esse pobre órgão vilipendiado à séculos, ele afinal não percebe nada de nada, o nosso cérebro, inteligente como é, trata de resolver logo tudo à partida, avançando com a zona que cuidará de proteger os congéneres e relegando os pobres diferentes para uma zona muito mais crítica, que olhará impiedosamente os que não emitirem logo sinais de serem afins.

posted by Suzana Toscano

19 março 2008

Óbito


Escritor, ficcionista, um dos meus preferidos. Quem não se lembra de "2001 Odisseia no Espaço"?

Aniversariante


A Sr.ª Ministra da Educação completa hoje o seu 52º aniversário. Sinceros parabéns!

Exposição de trabalhos do 5ºC




Data incorrecta nas fotos. A exposição teve início em 11/03/2008.

Trabalhos realizados pelo 5º C em Área de Projecto, sob coordenação dos professores Eulália Amaro e Luís Bernardo.

Yeshua



Nova geração de notas de euro

A nova geração de notas de euro, a ser introduzida no mercado no início da próxima década, vai ter segurança redobrada, segundo o Banco Central Europeu (BCE) que iniciou trabalhos preparatórios para a produção da próxima série de notas tendo em conta tecnologias de ponta, para evitar a contrafacção que está cada vez mais avançada. As novas notas terão um desenho igualmente inspirado no tema «Épocas e Estilos na Europa», como a série actual, de forma a garantir a continuidade. A substituição do novo dinheiro será efectuada de forma gradual, demorará vários anos desde o seu lançamento para que se substitua a totalidade da série actualmente em circulação.

Avaliação do Desempenho Docente

Acção:
I - Autonomia das Escolas e Avaliação do Desempenho Docente
Destinatários: Elementos de Conselhos Executivos (1 por escola)
Encontros Temáticos
Locais (turmas): 3 Norte, 2 Centro, 3 LVT, 1 Alentejo, 1 Algarve
Calendário e Horário: a publicar
Informações: dsie@dgidc.min-edu.pt e correio@dgrhe.min-edu.pt
A INSCRIÇÃO PARA ESTA ACÇÃO DE FORMAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DO LINK https://concurso.dgrhe.min-edu.pt/AEADC, NÃO SERÃO ACEITES INSCRIÇÕES ENVIADAS PELO MODELO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E INSCRIÇÃO DE FORMANDO.

Curso de formação para professores de História: Portugal na segunda metade do século XX – da ditadura à democracia

A DGIDC, no âmbito da cooperação que tem vindo a estabelecer com a Associação 25 de Abril (A25A), informa que se encontram abertas as inscrições para um curso de formação dirigido a professores de História, subordinado ao tema: Portugal na segunda metade do século XX – da ditadura à democracia. Este curso, realizado em parceria com a Associação de Professores de História (APH), tem lugar no Porto e em Coimbra. Para mais informações e inscrição consulte www.25abril.org.

Literacia

PLANO NACIONAL DE LEITURA
O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

Poesia

Dia Mundial da Poesia - 22 de Março, no CCB

Normas para Colaboradores

A revista Noesis é publicada em duas versões: em papel e on-line.
A consulta da revista on-line é livre e está disponível em www.dgidc.min-edu.pt , no campo “Revista Noesis”.
A publicação on-line está aberta a colaborações, pretendendo fazer a divulgação de boas práticas, materiais produzidos pelos professores, projectos de escolas, artigos teóricos, etc. Para tanto inclui os campos “Da escola para a escola” e “Pensar, falar, fazer educação ” Os trabalhos devem ser submetidos através do email revistanoesis@min-edu.pt.
Os artigos não devem exceder os 70 000 caracteres (artigos teóricos), ou 1 MB. Pode, em alternativa, estabelecer-se um link com uma página ou site de origem.
Os artigos, projectos, materiais ou outros trabalhos devem ser acompanhados de um resumo com cerca de 3oo caracteres, 4 palavras-chave, e dados de identificação do autor(s), a saber, instituição, área de especialização, elementos de contacto e email.
A direcção da Revista Noesis reserva-se o direito de publicar, ou não, os trabalhos apresentados.
Os autores serão avisados da decisão que for tomada sobre a publicação, e do campo em que os mesmos serão incluídos.
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Pais!



18 março 2008

Formação - Aplicação do modelo

"Maria de Lurdes Rodrigues esteve ontem reunida durante a tarde com este grupo constituído há oito dias. Jorge Nascimento, responsável pelos centros de formação do Norte e um dos elementos do grupo, disse ao DN que serão definidos quatro programas de formação dirigidos a presidentes do conselho executivo, coordenadores de departamento, professores titulares avaliadores e docentes avaliados.
"Não vamos fazer nenhum curso intensivo. A formação terá apenas 12 a 15 horas. Pretende-se que sejam discutidas questões relacionadas com a aplicação do modelo. E é desejável que todos os avaliadores tenham acesso a esta formação", disse. Para os docentes avaliados, diz o Ministério, serão organizadas acções de formação em metodologias e técnicas de auto-avaliação. Jorge Nascimento não adiantou quando começarão as acções, mas acredita que até ao fim do ano lectivo muitos professores possam beneficiar delas."

Fado

Com o descongelamento da progressão das carreiras, a partir de Janeiro, a suspensão do Decreto Regulamentar nº 2/2008 criaria um vazio legal e todos os professores que reunissem condições teriam de progredir. Mas com que legislação? A anterior. Era muita gente a progredir e o Ministério das Finanças não deixa.

17 março 2008

Profissão: Professor


Porque será que de uma profissão que dizem tão privilegiada, também dizem que só a têm aqueles que não encontram mais nada?

Magistrados públicos em solidariedade com os professores

Os magistrados públicos manifestaram hoje «total solidariedade» com os professores, justificando que as reformas educativas do Governo são «apenas uma das faces de uma política que visa destruir o aparelho de Estado».
Cerca de 100 mil professores, segundo os sindicatos, participaram hoje na «Marcha da Indignação», exigindo a demissão da ministra da Educação, a renegociação do Estatuto da Carreira Docente e a suspensão do processo de avaliação de desempenho.
Numa moção, hoje aprovada em Assembleia-Geral, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público defendeu que «a prática do Governo ao atentar contra a escola pública é apenas uma das faces de uma política que visa destruir o aparelho de Estado e privilegiar os interesses económicos dominantes».
Os magistrados públicos argumentaram, no mesmo documento, que «a sistemática atitude do Governo de falta de diálogo e de respeito para com os professores não se diferencia de idêntica atitude que tem vindo a assumir perante os magistrados».
O sindicato reforçou mesmo que tal atitude «mais não reflecte que a tentativa de condicionar a autonomia e a liberdade de pensamento de corpos sociais capazes de reflectir».
Como tal, os magistrados do Ministério Público decidiram «saudar a grandiosa manifestação dos professores de Portugal, e manifestar-lhes total solidariedade».
Diário Digital - 08-03-2008

Escola Portuguesa de Moçambique


Nos dias 13 e 14 de Março ocorreu no Maputo Shopping Center a II Feira da Educação, na qual a EPM-CELP esteve presente. Em sua representação, estiveram os alunos do 9ºC , Cristina Brito, Inês Campos, Eduarda Ferreira, Ivan Martins, Bruno Pepe e Stefano Gomes que tiveram a função de explicar aos muitos estudantes das diversas escolas de Maputo sobre as temáticas expostas. Os trabalhos expostos foram de autoria das turmas do 9ºC e do 10ºA, realizados nas disciplinas de Área Projecto com o professor Arsénio Sitoe e de Biologia com a professora Ana Catarina respectivamente. Os temas expostos foram Curiosidades Cíentificas e Profissões. Este evento contou também com a participação do Gabinete de Psicologia.

Privilégios

"Em vez de o extinguir, como devia, o Governo resolveu aumentar o famigerado subsídio de habitação dos magistrados. Não existe nenhuma justificação razoável para este subsídio universal. Tal como noutros casos no sector público, o subsídio de habitação deveria beneficiar somente quem reside demasiado longe do local onde exerce funções e limitar-se à indemnização dos custos adicionais causados pela necessidade de ter um segundo alojamento. O princípio da igualdade manda tratar de forma desigual as situações desiguais.Quando em todo o sector público, incluindo os órgãos de soberania, todos compartilham solidariamente das restrições financeiras ao aumento de remunerações, há pelos vistos quem consiga aumentos privativos por portas travessas. Decididamente, a disciplina financeira não é igual para todos..."
[Publicado por Vital Moreira] [12.3.08]

16 março 2008

Mundo

O Nyasa Times afirma que a feitiçaria está a tornar-se um fenómeno "brutal" (sic) no Malawi, país com o qual Moçambique faz fronteira pelas províncias do Niassa, da Zambézia e de Tete. Nas comunidades abundam as histórias do aparecimento de fantasmas. Funcionários do Estado, incluindo professores e polícias, acreditam na feitiçaria. O governo não revitaliza o Acto da Feitiçaria, o que permitiria à polícia a tomada de decisões drásticas. Confira aqui. Se quer ler em português, use este tradutor.

A ilusão de que o PS já perdeu a maioria absoluta

"É uma ilusão. Primeiro, porque as sondagens que o dão a perder a maioria absoluta, dão-no por uma pequena percentagem, nalguns casos dentro da margem de erro. Segundo, porque ainda falta ano e meio e a memória das muitas dezenas de milhares na rua, pode ser daqui a uma ano, apenas isso, uma memória. O governo ainda tem muita coisa na caixinha das surpresas, como por exemplo, uma descida de impostos e regalias diversas a distribuir. Nunca pode ser muito, mas pode ser o suficiente. E terceiro e último, não se perde a maioria apenas porque há usura do governo, tem que haver alternância. E quanto a isso, a alternância que está à vista pode contribuir muito significativamente como factor de rejeição a dar mais uns votos ao PS. Em 2005, o PS potenciou e muito os seus ganhos com votos de rejeição contra a “oferta” que o PSD dava ao eleitorado. Há alguma razão para pensar que em 2009 vai adorar o que rejeitou em 2005? Nenhuma."
Pacheco Pereira, in Blog Abrupto

Proposta

O que propôs a Plataforma Sindical para desbloquear a actual situação?
1. Suspensão do processo de avaliação do desempenho, sem prejuízo para qualquer docente;
2. Não aplicação, no corrente ano escolar, de qualquer procedimento decorrente do novo diploma de gestão escolar;
3. Negociação de regras para elaboração dos horários dos docentes no próximo ano lectivo (consideração efectiva da formação contínua como integrada no horário laboral e consideração de um período mínimo de 9 horas semanais para a componente individual de trabalho);
4. Respeito pelas decisões e sentenças dos tribunais.
A Plataforma Sindical considerou, ainda, importante a reabertura, em 2009, de processos negociais de revisão do Estatuto da Carreira Docente, da direcção e gestão das escolas e do regime de Educação Especial.

Três anos depois



15 março 2008

Pecados


Tribunal do Vaticano anuncia quatro novos pecados:
Pesquisa genética, drogas, injustiças sociais e crimes contra o meio ambiente, agora são pecados sociais.

14 março 2008

Divulgação científica


A Comissão Europeia, entendeu distinguir Nuno Crato, com um dos European Science Awards, pelo mérito de este saber divulgar a ciência, particularmente a Matemática, com um estilo próprio, que designaram como "abordagem Crato".
O matemático e divulgador português Nuno Crato foi um dos agraciados hoje em Bruxelas com um dos European Science Awards (ex-Descartes prize), numa cerimónia pública tida esta tarde no Flagey Building, com a participação do Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação, Janez Potocnik, do ministro em exercício na presidência europeia, Mojca K. Molinar, de representantes da imprensa europeia e de todo o mundo, e de centenas de convidados.

Da educação

«Chegamos assim, queridos amigos de Roma, talvez ao ponto mais delicado da obra educativa: encontrar um justo equilíbrio entre a liberdade e a disciplina. Sem regras de comportamento e de vida, feitas valer dia após dia também nas pequenas coisas, não se forma o carácter e não se está preparado para enfrentar as provas que não faltarão no futuro. Mas a relação educativa é antes de tudo o encontro de duas liberdades e a educação com sucesso é formação para o recto uso da liberdade. Mas à medida que a criança cresce, torna-se um adolescente e depois um jovem; portanto devemos aceitar o risco da liberdade, permanecendo sempre atentos a ajudá-lo a corrigir ideias e opções erradas. O que nunca devemos fazer é favorecê-lo nos erros, fingir que não os vemos, ou pior partilhá-los, como se fossem as novas fronteiras do progresso humano. Portanto, a educação nunca pode prescindir daquela respeitabilidade que torna credível a prática da autoridade. De facto, ela é fruto de experiência e competência, mas adquire-se sobretudo com a coerência da própria vida e com o comprometimento pessoal, expressão do amor verdadeiro. Portanto, o educador é uma testemunha da verdade e do bem: sem dúvida, também ele é frágil e pode falhar, mas procurará sempre de novo pôr-se em sintonia com a sua missão. Caríssimos irmãos de Roma, destas simples considerações sobressai como é decisivo na educação o sentido de responsabilidade: responsabilidade do educador, certamente, mas também, e na medida em que cresce com a idade, responsabilidade do filho, do aluno, do jovem que entra no mundo do trabalho. É responsável quem sabe responder a si mesmo e aos outros. Além disso, quem crê procura responder a Deus que o amou primeiro. A responsabilidade é em primeiro lugar pessoal, mas existe também uma responsabilidade que partilhamos juntos, como cidadãos de uma mesma cidade e de uma nação, como membros da família humana e, se somos crentes, como filhos de um único Deus e membros da Igreja. De facto as ideias, os estilos de vida, as leis, as orientações gerais da sociedade em que vivemos, e a imagem que ela dá de si mesma através dos meios de comunicação, exercem uma grande influência sobre a formação das novas gerações, para o bem mas muitas vezes também para o mal. Contudo a sociedade não é uma abstracção; no final somos nós próprios, todos juntos, com as orientações, as regras e os representantes que elegemos, mesmo sendo diversos os papéis e as responsabilidades de cada um. Portanto, há necessidade da contribuição de cada um de nós, de cada pessoa, família ou grupo social, para que a sociedade, começando pela nossa cidade de Roma, se torne um ambiente mais favorável à educação. Por fim, gostaria de vos propor um pensamento que desenvolvi na recente Carta Encíclica Spe salvi sobre a esperança cristã: a alma da educação, como de toda a vida, só pode ser uma esperança certa. Hoje a nossa esperança está insidiada de muitas partes e corremos o risco de nos tornarmos, também nós, como os antigos pagãos, homens "sem esperança e sem Deus neste mundo" como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso (Ef 2, 12). Precisamente daqui nasce a dificuldade talvez mais profunda para uma verdadeira obra educativa: na raiz da crise da educação está de facto uma crise de confiança na vida.»
Da Carta do Papa Bento XVI à diocese e cidade de Roma sobre a tarefa urgente da educação, Vaticano, 21 de Janeiro de 2008

Generoso...


A Bíblia está cheia de referências estimulando a generosidade. O livro de Provérbios exemplifica isso de modo abundante. Nele está escrito: “Quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. Diz: “Quem é generoso será abençoado”. “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e Ele o recompensará”.
Referências bíblicas: Pv 11.25; 22.9; 19.17; 14.21; 2 Co 9.6

Manuais escolares

MANUAIS ESCOLARES
Ano Lectivo de 2008/2009
I. - Vigência da adopção
A vigência da adopção de manuais escolares para o próximo ano lectivo deverá ser estabelecida a partir do novo enquadramento legal e designadamente da regulamentação da Lei nº 47/2006, de 28 de Agosto, que integra as normas necessárias para o período de transição.
II. - Novas adopções
9.º ano - com excepção das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Tecnológica;
11.º ano - com excepção das disciplinas de Português, Matemática A, Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e História e Cultura das Artes.
III. - Prazos de adopção
9.º ano – 28 de Abril a 23 de Maio de 2008
11.º ano – 28 de Abril a 23 de Maio de 2008

Quadro comparativo ECD´s - II


Quadro comparativo ECD´s


13 março 2008

Cavaco Silva no Bazaruto



O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, estará dentro de dias na Ilha de Bazaruto a passar alguns dias de férias antes de iniciar a sua Primeira Visita oficial a Moçambique como Chefe de Estado, prevista para dentro de uma semana.Cavaco Silva é um grande de amigo de Moçambique, aqui viveu uma parte da sua juventude e fez muitos amigos.

MEDIA FAX - 12.03.2008

Visão


«Os professores e educadores deste país são um grupo decisivo para o futuro do país, um grupo porventura mais decisivo que os políticos, que os técnicos e os financeiros».

D. José Policarpo (Cardeal Patriarca de Lisboa)

11 março 2008

MULHER...


Um país, dois modelos


Aqui há uns anos, quando Hong-Kong voltou a ser integrado na China havia uma frase-slogan que se ouvia muito, afirmada pelas autoridades chinesas: “um país dois sistemas”.Tanto quanto eu entendia era um piscar de olho a Taiwan, dando a crer que se podiam integrar todos na mesma nação, porque não era difícil fazer conviver no “mesmo país” dois sistemas económicos diferentes. Muito diferentes!
Portugal segue-lhe o modelo, no referente à Educação.
No Continente aplica um modelo, nas Regiões Autónomas aplicam-se outros!

10 março 2008

Maioria das escolas pede adiamento do processo de avaliação

Maioria das escolas pede adiamento do processo de avaliação
10.03.2008 - 19h21 Lusa
A maioria dos estabelecimentos de ensino pediu o adiamento do processo de avaliação dos professores, alegando "grandes dificuldades" na sua aplicação este ano lectivo, revelou o presidente do Conselho das Escolas (CE), Álvaro Almeida dos Santos.
"A maior parte das escolas afirma não estar em condições de avançar e, por isso, solicita que a aplicação do processo arranque apenas em 2008/09", afirmou Almeida dos Santos.
Segundo o responsável deste órgão consultivo do Ministério da Educação (ME), as "grandes dificuldades" sentidas pelas escolas e invocadas para justificar o pedido de adiamento prendem-se com "a falta de maturação dos instrumentos, a ausência de recomendações específicas do Conselho Científico [para a Avaliação de Professores] e a complexidade de todo o processo". Os problemas reportados levaram o CE a requerer à tutela uma reunião extraordinária, a realizar quarta-feira, na qual vai salientar "a necessidade de serem dadas condições para o desenvolvimento mais eficaz da avaliação".

Resultados - 8/3/2008


Os articulistas e colunistas podem fazer coro. Mas os professores são muitos, têm influência social e estão em todo o lado. São fazedores de opinião descentralizados. E dois terços deles vieram a Lisboa manifestar-se.
Quem não souber medir a dimensão do problema que tem entre mãos está enganado na vida que escolheu.

8/3/2008


8/3/2008


07 março 2008

Joel Serrão


Morreu Joel Serrão, renovador da historiografia portuguesa

Figura incontornável da historiografia portuguesa, Joel Serrão faleceu anteontem, em Sesimbra, vitimado por uma doença. Tinha 88 anos, muitos dos quais dedicados à investigação e à escrita. Publicou dezenas de obras, como o "Dicionário de História de Portugal", cuja primeira edição data dos anos 60 e ainda hoje é fonte de consulta obrigatória. Mas também escreveu monografias de cariz económico e social, além de textos sobre poetas. Foi pioneiro no estudo da História do século XIX em Portugal.

À obra de Joel Serrão - por muitos lembrado também como uma pessoa simples e civicamente interveniente - se deve, a par da de contemporâneos seus, a primeira aproximação às correntes historiográficas europeias do pós-guerra, sobretudo à revista francesa "Annales", fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre. Hoje, é unânime a opinião de que foi um dos investigadores que mais contribuíram para uma visão de conjunto da história moderna portuguesa.

Nascido no Funchal em 1919, Joel Serrão licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor do ensino secundário em várias cidades do país e também deu aulas em duas universidades da capital, tendo ainda sido membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Chegou a 4ª vaga


"Em termos de educação é esperado que as escolas preparem os jovens para vidas produtivas; mas enquanto os negócios mudam muito rapidamente as escolas mudam muito muito devagar."
Alvin Toffler

O que eles dizem - IV

(...) "Acho estranho que ainda ninguém tenha aparecido a dizer que o movimento dos professores é um movimento social de tipo novo, espontâneo e não tutelado por partidos ou sindicatos. O que é uma boa indicação de que pode ser mesmo um movimento de tipo novo. Tão novo que os adeptos das causas e dos movimentos sociais não o conseguem entender ou capturar.
(...) Estas manifestações organizadas por blogs e SMS são aquilo com que uma certa esquerda sempre sonhou. Só que aquilo está um bocado fora de controlo. Não pode ser facilmente apropriado pelas forças políticas oficiais. Não existem interlocutores fiáveis. Nenhuma negociação é possível."
Publicado por JoaoMiranda em 4 Março, 2008 - Publicado em Geral

O que eles dizem - III

"Há quem tenha a ilusão de que uns milhares de professores na rua arrastam a demissão da ministra da educação. Não se dão conta de duas coisas elementares: (i) Maria de Lurdes Rodrigues já deu sobejas provas de que não se deixa impressionar pela contestação; (ii) Sócrates nunca poderia ceder aos protestos de uma classe profissional, ainda por cima sem apoios na população em geral.De resto, para além de justa em si mesma, a reforma da educação rende mais votos do que os que faz perder... "
[Publicado por Vital Moreira] [2.3.08] [Permanent Link]

O que eles dizem - II

(...) "Mesmo assim estou convencido que há muitos professores disponíveis para dar o seu melhor pela qualidade do ensino e o sucesso dos seus alunos, professores que merecem chegar ao topo de carreira independentemente de quotas. Mas parece que a ministra confundiu as circunstâncias com os intervenientes, isto é, pensou que porque o sistema permite a incompetência todos serão incompetentes." (...)
In Blog "O Jumento", às 12:30 links para este post

O que eles dizem


1- "Chegado a este ponto de contestação dos professores à avaliação de desempenho, ao Governo não resta outra saída se não avançar com a avaliação, corrigindo-a com os critérios de razoabilidade, se for caso disso. Os professores não são os donos, nem os destinatários da Educação. São uma ferramenta. Se o Governo está certo da justeza das suas propostas deve aplicá-las sem temores eleitoralistas. Neste momento, qualquer recuo é a morte do artista."
Por tomas vasques at 3.3.08 In Blog "hoje há conquilhas, amanhã não sabemos "

2- Rodrigo Moita de Deus: «Nestes trinta anos de lamúrias sobre a educação que não temos, a responsabilidade já foi dos governos, dos ministros, das instalações e dos manuais. E mesmo assim o sistema não funciona. Reformámos governos, ministros, instalações e manuais. E mesmo assim o sistema não funciona. Somos dos países no mundo que mais investe per capita em educação. E mesmo assim o sistema não funciona. Mudámos tudo, culpámos quase todos. Quase todos. Claro. A culpa não pode ser dos senhores que dão as aulas.»

In Blog "hoje há conquilhas, amanhã não sabemos"

Um prego no sapato


(...)“É claro que todos os sistemas de selecção envolvem injustiças, mas quando se retira de uma carreira de vinte e cinco ou trinta anos os últimos sete, está-se a promover essa injustiça com grande inconsciência. Não se trata de números nem de cabeças de gado, são pessoas com uma vida dada ao ensino. O critério de selecção de professores titulares foi um acto desastroso de gestão de pessoal.”(...)
Henrique Jorge - Sábado, Março 01, 2008 – In Blog “Um prego no sapato”

06 março 2008

GAVE - Informações-Exame 2007/2008

Informações-Exame 2007/2008
Encontram-se disponíveis as informações relativas aos exames que se irão realizar no corrente ano lectivo e que constam da Informação/Proposta Conjunta n.º 1/GAVE/DGIDC/2007, de 11 de Outubro de 2007.

GAVE - Banco de Itens

O Banco de Itens, disponibilizado na página electrónica do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), contém mais de 2500 itens a que correspondem mais de 1000 unidades de avaliação de Matemática, disciplina seleccionada para o arranque da fase experimental deste projecto.
Esta iniciativa visa proporcionar aos professores e aos alunos uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem.

Disponibiliza-se, assim, aos professores o acesso a uma área reservada onde podem criar pastas personalizadas destinadas a trabalhos de casa ou fichas de avaliação, entre outras funcionalidades.

Os alunos, por sua vez, têm a possibilidade de testar os seus conhecimentos, respondendo aos itens na página electrónica do GAVE.

Esta iniciativa tem como objectivo não só aumentar o número de itens de Matemática, como também alargar o Banco de Itens às restantes disciplinas com provas de aferição e exames.

Para mais informações, consultar a página do GAVE .

Actividades final 2º Período


Posto de Escuta

Arrepiante!
00.45 horas. A locutora Lara Santos tentou, e bem, convencer um jovem de 25 anos - o Filipe?, a ponderar e "não se pendurar numa corda".

REDEmat

Matemática: Quase 9 000 alunos portugueses e moçambicanos participam na 3ª Edição da REDEmat
Cerca de 9 000 estudantes portugueses e moçambicanos participam, na quarta-feira, na Competição Nacional de Matemática à Distância (REDEmat), uma iniciativa da Universidade de Aveiro. A "grande festa" da matemática, que junta escolas de Portugal e de Moçambique, pretende tornar esta disciplina mais atraente para os jovens, ajudando-os a desenvolver o cálculo mental e a utilização do computador através de actividades inter-turmas e inter-escolas. A competição é promovida pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro com a colaboração de 39 escolas dinamizadoras nos dois países.

05 março 2008

Cheque-ensino


“Para todos aqueles que defendem o cheque-ensino, e a divulgação em bruto dos rankings dos exames, talvez valha a pena passar os olhos pela notícia que ontem tinha honras de capa no Guardian. Na Inglaterra, as "escolas religiosas escolhem os alunos mais ricos", preferindo os filhos de famílias de classe média e deixando de parte os alunos com necessidades educativas especiais. E porquê? Para melhorar a sua posição no ranking. Como é evidente, conjugar os resultados dos rankings com escolas privadas financiadas pelo Estado, resulta na selecção social dos alunos e num ensino mais orientado para os resultados estatísticos do que para a qualidade das aprendizagens.”
Zero de Conduta

04 março 2008

Prof. do Ano

“(...) Basear todo o ensino na transmissão de conhecimentos e esta, na repetição do mesmo, até tudo ficar decorado, criou um sistema. A gestão deste sistema tarda em ser acusada de distribuir tarefas socialmente inúteis a muitas pessoas. Para além de inúteis, nocivas; já que tendem a reproduzir-se que é repetir-se de outra forma. O pior de um sistema de repetidores por obrigação de estado está na criação de um sistema de registos e relatórios inúteis sobre os maus resultados do trabalho inútil. Podemos mesmo estar a assistir à substituição, por relatórios palavrosos e inúteis, dos restos de trabalho útil. Há quem diga ainda que já nem sabemos escrever e que só fazemos cópias. Além de inúteis, os relatórios podem ser todos iguais: um só relatório, afinal.”
O Lado Esquerdo

Outras avaliações

Como é que os professores alemães e suiços são avaliados? O desfazer dos mitos.

02 março 2008

Reflexão


2ª Circular



"Normal"

02.03.2008 - 13h50 Isabel Leiria
A ministra da Educação reagiu ontem à contestação dos professores, considerando "normal" que estes expressem a sua insatisfação com condições de trabalho que são cada vez mais exigentes: mais tempo de trabalho, mais alunos difíceis, diferentes condições de aposentação e o congelamento das progressões.
"Há factores de insatisfação que se acumularam e agravaram com o receio da avaliação. Mas eu insisto que a avaliação não é contra os professores. Há muita incompreensão nesta matéria", disse Maria de Lurdes Rodrigues. Sobre o processo da avaliação a ministra esclarece que, apesar das dificuldades, há escolas que têm "muito trabalho feito e algumas começam já na próxima semana com a observação das aulas". Este é um dos mais importantes passos na recolha da informação para atribuição de uma classificação a cada professor no final do período em avaliação.
Público

Concurso extraordinário para titulares

Ministério vai abrir concurso extraordinário para titulares.
Já aqui tinha colocado o post em 17 Janeiro 2008.

S.A.P.