Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

15 abril 2007

Lucidez

AA lucidez é uma emergência.
Um estado urgente
necessário
que tem de acontecer permanente.
Coroa de espinhos
campanário humano
respondendo
em solidez triunfal
ao verme da alienação.
Justificando a misericórdia
na derrota das máscaras
e bradando
às infâmias
e às mentiras
que ser-se lúcido
é estar por cima
é acontecer
autêntico
real
é ser-se!
Nos versos e nos actos
vomitar um não
a tudo o que só o não merece.
Luís Bernardo, 15/04/2007

Convite










Convite, s. m. Acto de convidar; Solicitação dirigida a alguém para que compareça.

Traço vertical...


Hoje apanhei um susto!

Fiz um levantamento numa ATM (multibanco) e pedi o extracto. Quando o consultei, tinha três levantamentos da mesma importância registados!

Fiquei a pensar o que havia de fazer...

Escrever para a SIBS? Ir ao banco amanhã, quando abrisse? Mas como provar que tinha razão, e só fizera um levantamento?

Já em casa, quando olhei pela "centésima" vez para o extracto, é que me dei conta que depois da importância movimentada, havia sinais diferentes...

Na maioria o sinal menos (-), excepto numa com o sinal mais (+).

Conclusão: a máquina tinha feito o estorno.

A minha confiança ficou restabelecida...

Fantasia


11 abril 2007

O que é afinal a felicidade?


O que é afinal a felicidade?
A felicidade é um estado de bem-estar, que nos faz sentir serenos, tranquilos, numa só palavra, plenos, como se o momento fosse simplesmente perfeito. Ninguém vive em felicidade perpétua, mas podemos ter muitos momentos felizes durante um só dia.
Há pessoas que vivem sempre irritadas com toda a gente, que nunca sorriem e nunca se contentam com nada. Há pessoas que vivem desconfiadas em permanência, achando que andam todos a conspirar contra si e por isso nem dirigem a palavra a ninguém e quando o fazem é para serem arrogantes e/ou prepotentes. Quem gosta destas pessoas? Ninguém. Podem até achar que há quem as estime, mas na verdade é apenas medo ou respeito.
E há pessoas que sorriem sempre, mesmo quando a vida lhes corre mal, que são sempre simpáticas, que sabem ainda o significado da palavra cortesia e da palavra gratidão. São pessoas acolhedores onde sabe bem permanecer. Essas pessoas é que são as pessoas verdadeiramente felizes porque, mesmo não sendo estupidamente excêntricas, não tendo o emprego ideal, nem a família perfeita, nem dias isentos de tensão e inquietações, vivem o momento, aquele momento que está a acontecer, com as pessoas ali presentes.


In Blog Amorizade

09 abril 2007

Blocky


Na sombra / sorriso,

a simpatia.

No fumo / olhar,

o diálogo.

No sabor / e na púrpura,

o pânico.

Na esperança / na recusa,

a entrega

e as esperas exigindo meditar.

A cautela!

Vaidade / Humilhação!

O vazio sempre alerta

como escuteiro na boa acção do dia-a-dia...


Luís Bernardo, 09/04/2007

A HISTÓRIA é uma moda?


Ouvi numa rádio que o Dr. Mário Soares, na semana passada, deu uma extensa entrevista a um orgão da comunicação social espanhol de referência.

Segundo o Dr. Mário Soares, algo falhou no ensino em Portugal, para que no concurso televisivo português " Os Grandes Portugueses" tivesse ganho a figura do Dr. Oliveira Salazar.

A minha questão é a seguinte: há ou não relação entre o resultado final do dito concurso, e a diminuição iniciada em 1992 da carga horária semanal da disciplina de HISTÓRIA ?

Depois admiram-se com os resultados....

08 abril 2007

8 de Abril de 2007




8 de Abril de 2007 - numa feliz coincidência três religiões comemoram neste dia o seu dia de Páscoa: cristãos, judeus e ortodoxos.

Paz na Terra e no Céu.

Feliz Páscoa !

07 abril 2007

Já dizia...

“Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade, mas se a estupidez faltar está tudo perdido”, Gustave Flaubert, escritor (1821-1880)

Ele há nomes de baptismo...


Ele há nomes de baptismo...




Arte de Navegar, de Eugénio de Andrade


Vê como o verão

súbitamente se faz água no teu peito,

e a noite se faz barco,

e minha mão marinheiro.


Arte de Navegar de Eugénio de Andrade

06 abril 2007

2 exemplos...



A cidade de Vila Nova de Santo André é recente. No entanto padece dos mesmos constrangimentos que as velhas urbes. Falta-lhe ousadia, cor, água, entre outras coisas...

Aqui ficam 2 exemplos ilustrativos de como nossos "hermanos" deram a volta aos sentidos. Afinal não é tão caro quanto isso, muito menos impossível. E aqui tão perto...

Fluviário de Mora




Gostei! Vale a pena uma visita. A prova de que Portugal não é só Lisboa ... e o resto paisagem!


05 abril 2007

Opinião


Para mim, e para tantos outros, o Maior Português será sempre aquele que melhor cantou a nossa História e cujo dia comemorativo se confunde com o Dia de Portugal.

calhandreiras...

Mandamentos que se guardam no bolso
1. Para destruir alguém pode bastar uma calúnia bem embrulhada.
2. Para construir boa reputação, uma vida inteira pode não chegar.
O grau de incerteza destas leis é directamente proporcional ao relevo dos cépticos numa dada sociedade, mas depende também da facilidade com que as calúnias são bem embrulhadas.
Publicado em 4 Abril 2007 por Rui Cerdeira Branco

27 março 2007

Ao som de um piano

M...
Sofrer
e estar feliz!
E as teclas brincam!
Estar feliz
imensamente feliz
e sofrer...
E as teclas dançam!
É a vida
a vida
a vida
que passa...
E as teclas cantam!
Sorrir com angústia
dilacerar-se com a alegria...
A ilusão parda
do realismo promissor
que se vai gastando...
Ah, teclas-punhais!
Luís Bernardo, VNSanto André, 27/03/2007

09 dezembro 2006

Aprendendo a História - A Pesquisa na Biblioteca e/ou Centro de Recursos Educativos da Escola


1- BIBLIOTECA / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS:


1.1- O que precisas de saber antes de frequentar a Biblioteca / CRE:


1.1.1- Horário de funcionamento.


1.1.2- Regras de utilização.


1.2- O que precisas de saber sobre a Biblioteca / CRE:


1.2.1- Quem te pode ajudar.


1.2.2- Como se divide o espaço.


1.2.3- O que podes consultar:


a)- SECÇÃO DE LEITURA: Enciclopédias, dicionários, livros, manuais escolares, revistas, jornais, mapas, postais e outros documentos escritos.


b)- SECÇÃO DE MULTIMÉDIA: Cassetes de vídeo, DVD´s, CD´s, cassetes de áudio.


c)- LUDOTECA: Jogos de carácter lúdico e pedagógico.


d)- INTERNET: Acesso a motores de busca e a correio electrónico.


Não te esqueças que é frequente a Secção de Leitura estar organizada por disciplinas e dentro destas pelas diferentes temáticas. No caso da HISTÓRIA, normalmente, encontras as prateleiras divididas em grandes épocas - Pré-História; História Antiga; História Medieval; História Moderna; História Contemporânea e, ainda, uma parte destinada à História de Portugal.

06 dezembro 2006

Aprendendo a História - Resumos

Como faço RESUMOS:

1 - Ler o texto atentamente.

2 - Identificar as ideias principais de cada parágrafo, sublinhando-as:
a)- Em cada parágrafo existe, no geral, uma ideia principal.
b)- As ideias principais são genéricas e as secundárias mais específicas.
c)- Se juntares as frases que contêm ideias principais, o texto continua a fazer sentido.

3 - Escrever o resumo, evitando os pormenores inúteis, as repetições e utilizando uma linguagem pessoal. Este deve ser breve, conter apenas as ideias principais, claro e rigoroso.

4 - Corrigir o que achares necessário.

Hot Potatoes - Quiz - "Revolução Liberal de 1820", para alunos do 6º ano de escolaridade:

03 dezembro 2006

Aprendendo a História - ESQUEMAS


Como faço esquemas:


1- Definir as ideias principais.


2- Definir as ideias secundárias.


3- Escolher uma palavra ou frase curta que traduza as ideias principais e as secundárias (não te esqueças que o esquema deve ser breve).


4- Escolher um esquema gráfico que apresente essas ideias e as relações existentes entre elas - a organização do esquema é muito importante para que este seja perceptível.


EXEMPLO:


1- Colunas dóricas, júnicas e coríntias

2- Frontão

-a) Influência grega 3- Friso

4- Cornija


Civilização romana --- Arquitectura -b) Arco de volta perfeito


-c) Abóbada de berço


-d) Cúpula



Aprendendo a História - APONTAMENTOS EM AULA


Como faço apontamentos em aula:


1- Ter o material em condições e junto a ti.


2- Tentar perceber sempre a matéria antes de a apontar.


3- Seleccionar a informação, fazer notas breves, procurando destacar as ideias principais e distinguindo o tema e o assunto que estás a estudar.


TOMA ATENÇÃO A:



  • Tom de voz do Professor.

  • Chamadas de atenção do Professor para determinado assunto.

  • Repetição (quando o Professor repete várias vezes e de várias formas o mesmo, então é porque é fundamental).

  • Apontamentos no quadro.

  • Tempo dispendido para tratar determinado tema.

  • Indicação de que a informação em causa não se encontra no manual.

4- Organizar os teus apontamentos de forma clara e objectiva.


5- Escrever pelas tuas próprias palavras aquilo que queres apontar.


6- Tomar nota dos registos que o Professor faz no quadro.


7- Escrever os apontamentos tentando utilizar a melhor caligrafia possível.


8- Registar sempre os TPC.