Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

29 outubro 2014

EBC-46 – cura tumores malignos

É um fruto que só existe na floresta do norte de Queensland, na Austrália, proveniente de uma árvore a que chamam "blushwood". O componente que revela eficácia contra o cancro estará nas sementes desse fruto.
A investigação está a ser feita pelos cientistas do Instituto Berghofer (QIMR Berghofer Medical Research Institute), que conseguiram curar tumores malignos com uma injecção de EBC-46, um composto extraído a partir desse fruto.
Já foram feitos com sucesso vários testes com animais que comprovaram a eficácia científica do composto, conforme avança a revista científica PLOS One.
A nova droga foi descoberta pelo laboratório de biotecnologia EcoBiotics e, em breve, deve ser iniciada uma fase experimental com aplicação a humanos.
http://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/cientistas-descobrem-fruto-que-pode-curar-cancro/ar-BBbTpJs?ocid=mailsignout



16 outubro 2014

OE 2015: Ai de nós se não fosse o Constitucional…

Por cinco vezes a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque culpou o Constitucional.
Este é o Orçamento do Estado (OE) que não aumenta impostos, mas agrava a carga fiscal. Vem com a promessa de "não aumentar impostos", mas a carga fiscal sobre o país vai subir de 33,6% para 34,5% do produto interno bruto (PIB), lê-se num dos quadros do documento; que não cumpre as metas combinadas com a troika no défice nominal e estrutural, mas que não levantará problemas junto dos parceiros europeus.
Na parte que toca o IRS, a redução ficou para 2016. As empresas tiveram mais sorte: o IRC já desce em 2015.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=4182974



10 outubro 2014

Foto que vale por mil palavras

A foto é da autoria da Bloomberg News. Para os jornalistas e economistas que seguem mais de perto a política europeia, a “imagem vale por mil palavras” e espelha o confronto que está lançado na Europa devido às medidas de estímulo anunciadas pelo BCE, liderado por Mario Draghi.
Mario Draghi e Wolfgang Schäuble. O presidente do BCE e o ministro alemão das Finanças. Uma foto que pode ser um símbolo do confronto que está a ser causado pelos últimos estímulos do BCE.



09 outubro 2014

Pele best goal Santos-Juve 1959-18 year

VÍRUS DO ÉBOLA

VÍRUS DO ÉBOLA: EUA vai monitorizar a temperatura de passageiros provenientes de países africanos.
http://observador.pt/2014/10/08/eua-vai-monitorizar-temperatura-de-passageiros-provenientes-de-paises-africanos/
E nós? O que fazemos? Rezamos?



Pinturas rupestres descobertas pela primeira vez na Ásia

Imagens de mãos e de animais com 40 mil anos encontradas em ilha indonésia mostram que a história humana é mais complexa do que se pensava
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4169304



Hackers roubam dinheiro de ATM

Em informática,  hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos,  programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.
Hackers são necessariamente programadores habilidosos, programadores que usam truques mais ou menos engenhosos de programação, por exemplo usando recursos obscuros do computador.
É assim que chegamos à seguinte notícia: INFORMÁTICA – Falha em caixas automáticas permite roubar dinheiro.
Firma de segurança informática descobriu o vírus Tyupkin capaz de infectar algumas máquinas bancárias e fazer com que elas "despejem" todo o dinheiro que contêm (em maços de 40 notas). Isto sem sequer ser preciso usar um cartão.
A empresa divulgou um vídeo que demonstra como funciona a pirataria informática.
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4169215&seccao=Tecnologia



08 outubro 2014

Seguro – palavra dada, não volta atrás

Seguro renuncia a mandato de deputado.
O ex-líder do PS renuncia ao mandato de deputado, e assim "encerra uma fase da sua vida política", tal como já tinha apontado ao anunciar, no discurso da noite eleitoral, que regressava à "condição de militante de base".
http://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/seguro-renuncia-a-mandato-de-deputado/ar-BB8a4pn
Honra ao Homem



06 outubro 2014

Ébola – já chegou à porta ao lado…

Confirmado primeiro caso de ébola em Espanha.
Uma das enfermeiras que tratou o missionário espanhol infectado na Serra Leoa e que morreu na capital espanhola, está infectada. Os dois testes deram positivo o que confirma o primeiro caso de ébola em Espanha e o primeiro em que o contágio aconteceu fora de África.
O El Mundo avança que já foi activado o protocolo de segurança de saúde no hospital onde a mulher está internada. A enfermeira foi uma das que tratou de Manuel García Viejo, missionário que foi infectado enquanto trabalhava na Serra Leoa. Foi transportado para Espanha onde faleceu há duas semanas.
"Chegou com febre ao Hospital Universitário Fundação de Alcorcón e fez testes epidemiológicos. Foram enviados para o Instituto Carlos III. O primeiro resultado foi positivo", confirmaram fontes das autoridades de saúde, citadas pelo El Mundo. Faltava conhecer o resultado do segundo teste, que foi entretanto confirmado.
A enfermeira foi internada esta manhã (terá sido a própria a dirigir-se para o hospital) e ao ser confirmado que está infectada com o vírus do ébola, é o primeiro caso de contágio fora do continente africano. Até ao momento, todas as pessoas detectadas com o vírus, mesmo caso do norte-americano apenas descoberto quando já estava nos EUA, tinham sido infectadas em África.
O Ministério da Saúde está reunido de emergência, segundo o El País. É a terceira espanhola infectada, depois dos dois missionários contagiados no continente africano.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4164577&seccao=Europa




05 outubro 2014

Viva a República!



Alerta aos portugueses em Moçambique

"No dia das eleições, será conveniente manterem-se afastados dos centros onde decorrem os actos eleitorais", diz o Governo de Lisboa.
Governo português emitiu um alerta a recomendar prudência aos seus cidadãos que residam em Moçambique e aos que pretendam viajar para o país, devido à aproximação das eleições de 15 de Outubro.
 “Recomenda-se aos cidadãos portugueses que sejam prudentes e façam uma rotina sensata, evitando aglomerações de pessoas e participação em eventos políticos eleitorais”
http://observador.pt/2014/10/04/governo-portugues-recomenda-prudencia-aos-cidadaos-em-mocambique/



04 outubro 2014

Passos Coelho e os heterónimos de Fernando Pessoa

CPPC (Centro Português para a Cooperação); Pedro Passos Coelho; Fernando Pessoa; os heterónimos e Tecnoforma.
O que há de comum nestes elementos?
O CPPC recebia uma quantia mensalmente da Tecnoforma para desenvolver actividade cujo objectivo era desenvolver determinados tipos de projectos, que ao abrigo do estatuto próprio das ONG se pudessem candidatar a programas de financiamento (em inglês lobby).
A Tecnoforma pagava a uma equipa do CPPC, pelo menos era assim que eram apresentadas as coisas em 1996. Sabe-se hoje que a equipa se resumia a uma única pessoa.
É aqui que entra o grande e imortal poeta e escritor Fernando Pessoa (1888 / 1935) que criou e universalizou os seus famosos heterónimos. É que bem vistas as coisas é precisamente o que fez Pedro Passos Coelho nos idos de 1996 e seguintes: umas vezes cobrava como parte do staff do conselho directivo, outras como administrador, outras ainda como do conselho fiscal, quiçá do conselho geral, ou de consultor, etc. Criatividade levada ao expoente máximo…
http://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/jo%C3%A3o-lu%C3%ADs-gon%C3%A7alves-%C3%A9-poss%C3%ADvel-que-passos-tenha-recebido-valores-mensais-est%C3%A1veis/ar-BB7mkTp


03 outubro 2014

USA copiam UK e instituem sistema sucessório monárquico

Mais um Bush para a presidência dos EUA?
George W. Bush afirmou hoje que o irmão Jeb tem aspirações a chegar à Casa Branca. A concretizar-se uma candidatura e uma eleição, seria o terceiro da família.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4158555&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas




ARQUEOLOGIA: Imagem de Cristo em vidro sobreviveu 16 séculos

Peça do século IV apresenta uma das mais antigas e bem conservadas representações de Cristo encontradas na Península Ibérica, dizem arqueólogos espanhóis, da Andaluzia.
A imagem impressiona, à primeira vista, pelo estado de conservação. É difícil imaginar que aqueles pedaços de vidro do século IV sobreviveram 1600 anos e chegaram até nós deixando perceber claramente uma imagem de Cristo – uma das mais antigas e mais bem conservadas encontradas na Península Ibérica, dizem os arqueólogos que fizeram o achado nas ruínas da cidade romana de Cástulo, na província espanhola da Andaluzia.
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4158601




02 outubro 2014

INGLATERRA: Mural de Banksy apagado por ser "ofensivo"

Um novo mural de Banksy surgiu terça-feira em Clacton-on-Sea, no sudeste da Inglaterra, mas em menos de um dia já tinha sido retirado pela câmara. A administração local destruiu-o.
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4157419




Onde Passos Coelho se inspirou para a salsicha educativa - 4'50''

01 outubro 2014

Mourinho a Rui Patrício: "Querias estragar-me a noite"

A exibição de Rui Patrício frente ao Chelsea motivou um cumprimento especial de José Mourinho ao guarda-redes do Sporting. Os dois chegaram mesmo a trocar algumas palavras e o treinador do Chelsea não teve problemas em revelá-las.
"Algumas coisas não posso dizer, porque seriam acompanhadas de 'pis'. Mas disse-lhe que me queria estragar a noite", contou Mourinho, que elogiou o desempenho do internacional português.
http://desporto.pt.msn.com/mourinho-querias-estragar-me-a-noite-1




Mar Aral morreu

Um grande lago no meio do deserto de Kyzylkum, bacia oriental do Mar de Aral, na Ásia Central que já foi o quarto maior mar do mundo, com uma área de 68.000 quilómetros quadrados, evaporou por completo.
Trata-se de uma inédita catástrofe ambiental que a NASA fotografou a partir do espaço.
Um grande projecto de desvio de água iniciada pela União Soviética nas planícies áridas do Cazaquistão, Uzbequistão e Turquemenistão, na década de 1960 fez com que este começasse a encolher dramaticamente, tendo este ano secado na totalidade.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=733492