Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 agosto 2014

Vândalo partiu a espada de D. Afonso Henriques

Um jovem foi esta madrugada detido e será levado a tribunal, na terça-feira, por ter vandalizado a estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães, tendo partido a espada de bronze do monumento.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4100875




28 agosto 2014

Cristiano Ronaldo eleito o melhor jogador da Europa

Cristiano Ronaldo sucede a Ribéry no estatuto de melhor jogador da Europa, após ter batido a concorrência de Manuel Neuer e Arjen Robben.
Cristiano Ronaldo foi, nesta quinta-feira, eleito o melhor jogador da Europa da época 2013/14.
Fora do pódio ficaram Thomas Müller, Phillipp Lahm, Lionel Messi, James Rodríguez, Luis Suárez, Ángel Di María e Diego Costa, que integravam a lista de 10 finalistas.
http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=4097868




27 agosto 2014

Portugal é uma república cheia de calorias...


Bananas possuem três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose, combinados com a fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação de energia.
Pesquisas já mostraram que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não é à toa que a banana é a fruta número 1 dos maiores atletas do mundo. Mas energia não é a única forma que uma banana pode nos ajudar a manter a forma. Ela também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições, tornando-se uma obrigação estar na nossa dieta diária.
Depressões
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor depois de comer uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, geralmente, fazer você se sentir mais feliz.
TPM
Esqueça as pílulas – coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, o que pode afectar o seu humor.
Anemias
Ricas em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
Pressão sanguínea
Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-se perfeito para combater a pressão arterial. De fato, a Food and Drug Administration, dos EUA, acaba de permitir que a indústria das bananas oficialmente informe a habilidade da fruta em reduzir o risco de pressão arterial e acidentes vasculares cerebrais.
Força cerebral
200 estudantes de uma escola de Twickenham (Inglaterra) tiveram a ajuda de bananas no café da manhã antes dos exames, em uma tentativa de elevar a capacidade mental. A pesquisa mostrou que frutas com elevado teor de potássio podem ajudar a aprendizagem, fazendo com que os alunos fiquem mais “alertas” durante os exames.
Prisão de ventre
Com um elevado teor de fibra, bananas podem ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema sem recorrer à laxantes.
Azia
Bananas têm um efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
Enjoo matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados e evita as náuseas.
Picadas de mosquito
Antes de passar pomada ou creme no local da picada de insectos, experimente esfregar a área afectada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.
Ressaca
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite acalma e hidrata todo o sistema.
Nervos
Bananas são ricas em vitamina B, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Excesso de trabalho?
Estudos do Instituto de Psicologia da Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Olhando para 5.000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os que trabalhavam sob maior pressão eram mais propensos a ser obesos. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, é preciso controlar os nossos níveis de açúcar no sangue através da ingestão de alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas.
Úlceras
A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais, devido à sua textura macia e suave. Ela também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você a compara com uma maçã, por exemplo, ela tem 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes outras vitaminas e minerais.
Nada melhor do que fechar com a frase: “Uma banana por dia mantém o médico longe!”





26 agosto 2014

Viver o presente


“Todos queremos uma resposta para o nosso presente.
Gente que só fala do futuro é coisa do passado.”
João Miguel Tavares




23 agosto 2014

Angola, 1961: imagens horríveis da guerra

Luanda, 4 de Fevereiro de 1961. “Norte” de Angola a partir de 15 de Março. Assim começou guerra colonial. Obra do MPLA e da UPA.
Não é fácil identificar quais foram e o que eram, ou pretendiam ser, as organizações por trás do “4 de Fevereiro”, mas é possível identificar aquele que foi o seu mais que provável cabecilha. Tratou-se do cónego angolano Manuel Mendes das Neves.
 Em Fevereiro como em Março de 1961, MPLA e UPA estavam longe de se encontrarem preparados para fazerem uma guerra de insurgência contra o estado colonial português, acabando por a ela terem sido forçados como consequência de episódios de violência anticolonial e colonial cuja concepção, deflagração e desenvolvimento lhes escapou total ou parcialmente.
O efeito dos acontecimentos de Fevereiro e Março não se limitou à realidade angolana, ou se se quiser à mudança de comportamento por parte das direcções da UPA e, sobretudo, do MPLA. Na verdade, foi como consequência deles que o MPLA, logo em Abril de 1961, na Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas [CONCP] realizada em Casablanca, não apenas mostrou a sua intenção de, a prazo, iniciar a luta armada contra Portugal, como conseguiu, sem grande dificuldade, convencer o PAIGC e os “movimentos de Moçambique” (a FRELIMO foi criada em 1962) a enveredarem pela “luta de libertação” por essa ser a “única maneira de resolver o conflito que […] opunha” aqueles movimentos “ao colonialismo português.” Ou seja, apenas na sequência da cimeira de Casablanca, reunida sob a pressão dos acontecimentos, e do seu significado, ocorridos em Angola nos meses de Fevereiro e Março de 1961, os responsáveis de movimentos nacionalistas da África portuguesa, mas também de Goa, decidiram que a luta armada seria a “única maneira de resolver o conflito” com o Governo português.
http://observador.pt/especiais/angola-1961-como-os-independentistas-prepararam-guerra/








"Massacres da UPA" - 15 Março 1961 - VI

"Massacres da UPA" - 15 Março 1961 - V

"Massacres da UPA" - 15 Março 1961 - IV

"Massacres da UPA" - 15 Março 1961 - III

"Massacres da UPA" - 15 Março 1961 - II

"Massacres da UPA" - 15 Março 1961 - I

Osso em Marte?

Uma imagem captada pela sonda Curiosity, no passado dia 14 de Agosto, veio relançar a discussão da existência de vida extraterrestre no planeta Marte. Na fotografia é possível ver algo parecido com um fémur.
http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/nasa-marte-curiosity-osso-extraterrestres/1569141-4069.html



19 agosto 2014

Fotografias que os Mackowiak nos deixaram

Em Portugal apresentava-se como apaixonado por fotografia, na Polónia era descrito como "fascinado por Portugal". O casal de polacos no Cabo da Roca morreu a tirar uma foto. Mas deixa centenas.
Cabo da Roca e Ilha do Pessegueiro, fotografado pela lente de Michal Mackowiak.
http://observador.pt/2014/08/18/fotografias-que-os-mackowiak-nos-deixaram/




15 agosto 2014

Universidade de Lisboa entre as 250 melhores do mundo

A Universidade de Lisboa está entre as 250 melhores instituições de ensino superior do mundo, tendo subido mais de cem lugares no Ranking de Xangai. A lista continua a ser liderada por Harvard.
Das mais de 1200 universidades analisadas, apenas 500 entram nesta lista, que este ano conta com três portuguesas: a Universidade de Lisboa, que fica próximo de um 200.º lugar; a Universidade do Porto e a de Coimbra (no grupo das 301-400 melhores e das 401-500 melhores, respectivamente).
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4079880
A ‘minha’ Universidade.



TC dificulta mais cortes definitivos nas pensões

O Tribunal Constitucional fechou ainda mais as hipóteses de uma medida futura que corte em definitivo nas pensões já em pagamento. Os juízes dizem que esta medida viola o princípio da protecção da confiança e que não é justa.
http://observador.pt/2014/08/15/tc-fecha-mais-porta-cortes-definitivos-nas-pensoes/



TC chumba pela 9ª vez o Governo – pensões

'Não são as pensões dos actuais pensionistas que põem em causa a sustentabilidade da Segurança Social. O que a mina é o desemprego e a emigração. Travá-los é indispensável em nome da sustentabilidade da Segurança Social', exemplificou António Costa.
Leia mais em http://www.mobilizarportugal.pt/noticias/2014/7/30/antnio-costa-pas-exige-que-faamos-diferente-e-no-que-mudemos-o-ritmo-ou-a-dose



11 agosto 2014

Sotavento

Sol radioso e escaldante. Água do mar fria, não mais de 17º.
Algas e mais algas a bordejar o espraiar das ondas.
Na areia a escasso metro da rebentação dezenas de ‘monstros tóxicos’ de grande envergadura – as medusas ou alforrecas, como já não as vias há mais de quarenta anos…
Felizmente o dia não foi todo assim…



BASQUETEBOL: Portugal / Hungria

A equipa lusa perdeu por 58-38 no jogo de qualificação para o Europeu.
A selecção portuguesa de basquetebol foi largamente derrotada pela Hungria, por 58-38, em jogo do Grupo E da 2.ª fase de qualificação para o Europeu de 2015.




09 agosto 2014

Soldado Milhões


Aníbal Augusto Milhais (Soldado Milhões) (Murça,  Valongo de Milhais,  9 de Julho de 1895 — 3 de Junho de 1970) foi o soldado mais condecorado Português da I Guerra Mundial e o único soldado português premiado com a mais alta honraria nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, no campo de batalha em vez do habitual cerimónia pública em Lisboa.
Na Batalha de La Lys a 2.ª Divisão do Corpo Expedicionário Português foi completamente desbaratada, sacrificando-se nela muitas vidas, entre os mortos, feridos, desaparecidos e capturados como prisioneiros de guerra.
No meio do caos, distinguiram-se vários homens, anónimos na sua maior parte. Porém, um nome ficou para a História, deturpado, mas sempiterno: o Soldado Milhões.
De seu verdadeiro nome Aníbal Augusto Milhais, viu-se sozinho na sua trincheira, apenas munido de uma metralhadora Lewis. Munido da coragem que só no campo de batalha é possível, enfrentou sozinho as colunas alemãs que se atravessaram no seu caminho, o que em último caso permitiu a retirada de vários soldados portugueses e ingleses para as posições defensivas da retaguarda. Vagueando pelas trincheiras e campos, ora de ninguém ora ocupados pelos alemães, o Soldado Milhões continuou ainda a fazer fogo esporádico, para o qual se valeu de cunhetes de balas que foi encontrando pelo caminho. Quatro dias depois do início da batalha, encontrou um médico escocês, salvando-o de morrer afogado num pântano. Foi este médico, para sempre agradecido, que deu conta ao exército aliado dos feitos do soldado transmontano.
Regressado a um acampamento português, o comandante Ferreira do Amaral saudou-o, dizendo o que ficaria para a História de Portugal, "Tu és Milhais, mas vales Milhões!"
Agraciado com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e várias condecorações estrangeiras
Em 5 de Julho de 1924 o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, para Valongo de Milhais.
Medalha do Soldado Milhões, Câmara Municipal de Murça do escultor Laureano Eduardo Finta Guedes (1970)  .
Busto do Soldado Milhões, na Praceta Herói Milhões em Murça do escultor Laureano Eduardo Pinto Guedes (1972-1973)  .
Exposição permanente do espólio (pistola, caderneta militar e medalhas) no Museu Militar do Porto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soldado_Milh%C3%B5es





07 agosto 2014

Embargo russo tem «impacto relevante» nas exportações agro-alimentares

A proibição imposta pela Rússia à importação de produtos agro-alimentares europeus vai ter um «impacto relevante» para Portugal, já que este é o quinto mercado dos produtos nacionais, admitiu esta quinta-feira o secretário de Estado da Agricultura.
Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, sublinhou que a Federação Russa é o 15.º destino das exportações agro-alimentares, representando cerca de 50 milhões de euros anuais, pelo que as empresas portuguesas vão ressentir-se das sanções.
A proibição, com a duração de um ano, aplica-se à carne de vaca, porco e aves, ao peixe, ao queijo, ao leite, aos legumes e às frutas.
No caso português, a carne de porco, que representa cerca de 6,7 milhões de euros, o peixe e pescado, os lacticínios, as tripas e a horticultura são os produtos mais afectados pelas sanções, adiantou o governante.
A Federação Russa está integrada numa União Aduaneira, que conta também com a Bielorrússia e o Cazaquistão, pelo que não será possível exportar para nenhum destes países.
http://diario.iol.pt/economia---economia/russia-ue-governo-exportacoes-embargo-produtos-agroalimentares/1567571-6377.html




05 agosto 2014

Concurso de fotografia da National Geographic




http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=722617


“Elixir miraculoso”: Encontrada a cura para o Ébola

Dois missionários norte-americanos terão sido salvos de uma infecção grave pelo vírus Ébola com um “tratamento miraculoso”. Esta “arma secreta” nunca tinha sido aplicada em seres humanos, mas a FDA terá aberto uma excepção ao abrigo de uma norma que autoriza medicamentos não testados.
A CNN relata a história da seguinte forma:  Kent Brantly e Nancy Writebol prestavam auxílio aos doentes infectados, quando há duas semanas se sentiram doentes. Foi confirmada em ambos a infecção pelo Ébola e o seu estado de saúde piorou muito depressa, tendo estado em risco a vida. Consciente da emergência da situação, a empresa Mapp Biopharmaceutical disponibilizou um novo medicamento chamado ZMapp, que nunca tinha sido testado em seres humanos mas cujos resultados obtidos em macacos foram promissores (todos sobreviveram à infecção, quer nos primeiros estádios da infecção quer em processos mais avançados).
O extraordinário foi que, em particular no caso de Kent Brantly, a recuperação surpreendeu todos. O médico esteve em risco de vida, mas no dia seguinte à administração do ZMapp conseguiu andar pelo próprio pé e até tomar banho. A recuperação de Nancy Writebol não foi tão espectacular, mas foi a suficiente para permitir o seu transporte para os EUA. Os riscos existem e, como é a primeira vez que se utiliza esta solução em humanos, ainda há muito que pode correr mal. Mas os primeiros resultados são muito animadores.
Resta saber quanto tempo vai demorar a constituir-se um tratamento de rotina capaz de travar a epidemia e salvar a vida aos milhares de pessoas já infectadas na África subsariana.
http://observador.pt/2014/08/04/encontrada-cura-para-o-ebola/





04 agosto 2014

Novo banco

O Governador do Banco de Portugal decretou e anunciou: o BES deu lugar ao NB.
O BES continua mas já não é Espírito Santo. Agora é o Banco Está Seco (de dinheiro). Fica com as dívidas contraídas pelo antigo BES.
O NB – Novo Banco herda a parte boa do ex-BES e lá-lá-lá já cá cantam 4,9 mil milhões do erário publico porque the show must go on…




02 agosto 2014

Ébola: a outra guerra que está à nossa porta…



Desta vez foi o governo canadiano que recomendou na sexta-feira aos seus cidadãos para não viajarem para a Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa, devido aos casos de Ébola na África ocidental.
Em Portugal dois hospitais no continente, um em Lisboa e outro no Porto, estão preparados para receber infectados com o vírus de ébola, segundo fonte da Direcção-geral de Saúde.
A directora-adjunta da Direcção Geral de Saúde (DGS) Graça Freitas explicou à Lusa que, em caso de ser detectado o vírus no país, os infectados deverão ser encaminhados para o Hospital de S. João, a norte, e o Curry Cabral, a sul, que já têm planos de contingência para fazer face a possíveis casos.
O vírus está muito activo (descontrolado) em países da África Ocidental, onde já provocou 720 mortes em mais de mil casos registados, a maior parte na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. A Guiné-Conacri tem uma longa fronteira com a Guiné-Bissau, país com o qual Portugal volta a ter ligações aéreas directas a partir de Outubro e onde vivem muitos portugueses.
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/ebola-portugal-guine-canada-tvi24/1566931-4071.html






A banca em Portugal

A CGD é um banco estatal.
O Banif é controlado pelo estado a mais de 50%
O BCP é controlado pelo estado.
O BPI é controlado pelo estado.
O BES vai ser controlado pelo estado a mais de 50%
O que é que resta de relevante?
O Santander/ Totta que é espanhol…



01 agosto 2014