Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

30 abril 2014

Apanhado em flagrante, detido e expulso

Tensão da Ucrânia - Adido russo de Defesa em Kiev detido pelas autoridades ucranianas. Diplomata de nacionalidade russa foi obrigado a abandonar a Ucrânia. O adido de Defesa da Rússia em Kiev foi detido esta quarta-feira pelas autoridades ucranianas, acusado de ser um espião. O diplomata de nacionalidade russa foi obrigado a sair do país, anunciou a comunicação social ucraniana. Os media citam um comunicado do Governo da Ucrânia no qual se lê que o adido russo foi declarado "persona non grata", depois de ter sido "apanhado em flagrante e detido".
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=5C4668D5-E650-4520-A44E-FBF234CDC889&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021




Não há duas sem três

Não há duas sem três, digo eu.
Primeiro foi o Real Madrid, a jogar fora, a apurar-se.
Depois foi o Atlético Madrid, a jogar fora, a apurar-se também.
Agora, espero, que o sortilégio se confirme, e o Benfica também se apure…



Novilíngua II

Ajustamento,
Minimizando,
Distribuição,
Recalibrar,
Acertos técnicos,
Pormenor,
Mercado.

Etc.
Apre!





A novilíngua …

Calibração,
Inconseguimento,
Desonerar,
etc.

Irra!




Real imperial termina reinado do Bayern


O Real Madrid CF apurou-se pela primeira vez em 12 anos para a final da UEFA Champions League, a disputar no dia 24 de Maio, em Lisboa, após impor uma vitória por 4-0 no terreno do campeão FC Bayern München.
FC Bayern München 0-4 Real Madrid CF (total: 0-5).
Cristiano Ronaldo imitou Sergio Ramos ao bisar em Munique e ajudou o Real Madrid a chegar à sua 13ª final.
http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/season=2014/matches/round=2000482/match=2011881/postmatch/report/
O que sinto em relação ao Bayern está certamente contaminado pelo que sinto em relação à Alemanha governada pela chanceler Merkel: amor e ódio, pelo que fez a um país como Portugal…





29 abril 2014

Juventus e UEFA – o amiguismo…

“O Benfica gostava de saber se a UEFA tem interesse na verdade desportiva ou mais interesse em que a Juventus chegue à final de Turim”, disse a A Bola João Gabriel, director de comunicação do Benfica.
A Juventus fez uma queixa contra o benfiquista Enzo Pérez, por agressão a Chiellini, e a UEFA abriu um processo disciplinar ao médio argentino, dando apenas 24 horas ao Benfica para responder. O caso está a causar revolta na Luz, noticiam os jornais A Bola e Record.
http://www.publico.pt/desporto/noticia/benfica-revoltado-com-processo-disciplinar-aberto-pela-uefa-1633968



28 abril 2014

RTP1 / Grândola deserta…

Câmara Municipal de Grândola levou ‘toda’ a população para o desfile comemorativo do dia 25 de Abril em Lisboa.
Resultado: Grândola estava deserta.
Apesar de a Rádio Televisão Portuguesa – RTP, canal 1, transmitir em directo o Jornal da Tarde (13 horas) a partir de Grândola, para surpresa (ou não…) praticamente não havia espectadores a assistir ao directo, quando o natural era que existissem centenas de curiosos.
A política é assim… quando mais altos valores se (a)levantam, a população (o)bedece…http://www.rtp.pt/play/p1397/e151941/jornal-da-tarde/348721





Rússia e China anunciam o abandono do Dólar comercial – Os Estados Unidos vão ter concorrência…

Banco de Compensações Internacionais (BIS), em Basileia, Suíça – é também conhecido como o banco central dos bancos centrais.  O BIS é uma empresa privada sem fins lucrativos que foi criada no início dos anos 1930, em resposta à grande fusão e crise económica do século XX.  O BIS foi formado especificamente para esta finalidade – para controlar o sistema monetário do mundo, com o FED (e também banksters privados e Wall Street). De propriedade privada não regulamentada ", o BIS" é conhecido por fazer pelo menos uma meia dúzia de reuniões secretas por ano, com a presença da elite do mundo, para decidir o destino de países e populações inteiras.  Seu desaparecimento seria positivo.
Por Peter Koenig
http://michelduchaine.com/2014/04/12/la-russie-et-la-chine-annoncent-le-decouplage-commercial-du-dollar-la-fin-pour-les-etats-unis-est-proche/





26 abril 2014

25 de Abril: Retornados 40 anos depois

Cristina Abreu: "Era completamente moçambicana"  
Um mês antes da independência, o cenário em Lourenço Marques (actual Maputo) era de "horror", com as pessoas "completamente apavoradas" e, por isso, Cristina Abreu decidiu deixar Moçambique.   À medida que os movimentos independentistas entravam "pela cidade adentro, a queimarem os carros e as pessoas", Cristina apercebeu-se de que o país onde nascera e sempre vivera "já não" era o seu.   À porta da agência de viagens, propriedade da família, formavam-se "bichas constantes" de habitantes que queriam comprar bilhetes só de ida.   Cristina Abreu partiu com o marido para as ilhas Seychelles, porque queria continuar em África. A irmã e os pais, todos nascidos em Moçambique, ficaram em Lourenço Marques, no meio de "muitos problemas".   Quando os empresários moçambicanos passaram a estar "em risco de serem presos", o pai juntou-se-lhes nas Seychelles, onde chegou "com a cabeça completamente coberta de cabelos brancos", lembra Cristina. A mãe foi a última a sair de Moçambique, "porque queria juntar alguns tarecos".   Os negócios nas Seychelles "não correram muito bem" e acabaram por vir para Portugal. Aos 22 anos, Cristina viu-se na dependência dos sogros, "conservadores", um "grande choque" para quem já era, na altura, "super independente".   Não se sentia portuguesa e o rótulo de "retornada" não se ajustava. Ela não estava a voltar, porque nunca fora dali.   "Era completamente moçambicana", distingue. Quando chegou a Portugal, pensou que "tinha passado (...) para um sítio" com anos de atraso. "Achava isto uma parvónia", reconhece.   A adaptação foi "um bocado difícil", porque a "mentalidade africana é muito diferente" da que encontrou em Portugal.   Para os pais, "foi uma coisa horrível". O pai tinha começado do nada e, quando teve de sair de Moçambique, tinha dois hotéis, duas agências de viagem e um safari "para gente rica". Ficou lá tudo.   "Todo o trabalho do meu pai, durante anos e anos e anos, ficou lá, sem indemnizações, sem absolutamente nada, sem um tostão, foi muito complicado", recordou Cristina.   Além do "trauma", os pais chegaram a Portugal "de mãos a abanar" e "sem dinheiro nenhum".   O pai vê-se forçado a ir procurar trabalho no Brasil e só quase aos 60 anos arranjará "um bom emprego" na hotelaria portuguesa.   "Portugal entregou de mão beijada as colónias" e fez "uma maldade inacreditável" aos portugueses que lá viviam, concluiu.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/25_de_abril_retornados_contam_historia_40_anos_depois.html



25 abril 2014

Ao 25 de Abril: The Beatles - The Long And Winding Road

O segredo do sucesso!

A Coreia do Sul não tem petróleo nem minas e a agricultura dá pouco... Mas com uma só matéria-prima tornou-se o primeiro dos tigres asiáticos, o país da Hyundai e da Samsung. Na verdade, a Coreia do Sul tem a exclusividade dessa incrível matéria-prima: sul-coreanos! Minas de sul-coreanos são só lá. As melhores universidades americanas quando querem alunos de topo já sabem, importam-nos de Seul e de Busan. Ora, há meio século, a Coreia do Sul já era a única a ter esses filões de sul-coreanos, mas tinha o nível de vida comparável ao dos pobres países sul-americanos. Se depois cresceu foi por não ser de repente: pôs-se a aprimorar a sua única riqueza. Escolas, estudo, estudo, estudo para cima da matéria-prima tenra. O parto do sucesso foi doloroso, mas assinale-se, a forte dose instilada de noção de responsabilidade.
E Portugal, porque não aprende com este exemplo de sucesso? O que há por detrás dessa aparente incapacidade de aprender com os bons exemplos? Interesses?
O 25 de Abril degenerou, e não foi por culpa do bom povo…



25 Abril 1974 / 2014

Quais os pontos positivos e negativos destes 40 anos de liberdade?
Positivo é que Portugal se desenvolveu, acabou a guerra colonial, que era um problema complicado, acabou o isolamento internacional, ganhámos a liberdade, económica e política. O país desenvolveu-se muito em infraestruturas, acabou a exclusão escolar, mas criámos um monstro constitucional, dando todo o poder de intervenção política aos partidos, criámos o monopólio aos partidos. O cidadão fora dos partidos não tem nenhum poder, a não ser o de votar de quatro em quatro anos. Ora isto foi fatal, tal como tinha acontecido na I República. E nós já devíamos estar avisados. Os partidos deixaram de cumprir, a pouco e pouco, a sua verdadeira função de manter a democracia activa e dinâmica e forte para enveredarem por uma democracia meramente formal, em que eles têm todo o poder. Pouco a pouco, utilizaram esse poder a seu favor e criou-se, em Portugal, uma coisa, que aqui é mais forte e mais evidente do que noutros países, mesmo europeus: uma verdadeira classe política, no sentido classicista do termo.
Portanto, se quiser, abastardou-se o ideal democrático do 25 de Abril, o ideal do povo para o povo e pelo povo, que é o ideal democrático e temos agora dos partidos para os partidos.
Henrique Neto, http://www.oje.pt/pt/henrique-neto-%E2%80%9Cabastardou-se-o-ideal-democratico-do-25-de-abril%E2%80%9D




Uma gota de betume caiu, outra vez, ao fim de 13 anos…

24 abril 2014

Três ex-Presidentes da República

Os três ex-Presidentes da República voltaram convergir na condenação da austeridade.
http://www.publico.pt/politica/noticia/a-reconciliacao-do-passado-e-uma-mensagem-para-o-futuro-1633403#/2




Troika/ Governo, entendimento perfeito…

O relatório sobre a 11ª avaliação ao programa de ajustamento dá ‘conselhos’ ao Governo. De acordo com o documento, nos próximos tempos, o Executivo vai ter que:
Reforma permanente do sistema de pensões
Tabela salarial única da função pública
Revisão dos suplementos
Abrir um novo programa de rescisões para os funcionários menos qualificados
Em 2015 terão que avançar as concessões do sector dos transportes
Mais cortes na despesa dos ministérios
Venda do Oceanário
Encerramento de metade das repartições de finanças
A reforma dos hospitais públicos
Bancos têm de melhorar planos para fazer face a cenários graves de stress

Etc...






25 Abril: Meio milhão de "retornados" – número subdimensionado


A estatística oficial diz que Portugal recebeu meio milhão de “retornados” de África, mas o Tenente-general na reforma Gonçalves Ribeiro, que coordenou as operações de acolhimento dos desalojados, reconhece que talvez seja “um número subdimensionado”.
Os profissionais liberais e funcionários públicos, “de uma maneira geral, não se recensearam nem se socorreram” do Instituto de Apoio ao Retorno dos Nacionais (IARN) e, por isso, não estão no meio milhão.
Simultaneamente, a certa altura a lei restringiu os apoios a quem tinha antepassados portugueses, o que excluiu boa parte da população negra.
Alto-comissário para os Desalojados entre 1976 e 1979, o militar admite, portanto, que o "meio milhão de gente, vinda sem passado, sem presente e sem futuro, é capaz de ser um número subdimensionado”.
http://noticias.pt.msn.com/25-abril-meio-milh%C3%A3o-de-retornados-talvez-seja-n%C3%BAmero-subdimensionado-%E2%80%93-general





Passos ‘Godzilla’ Coelho

Primeiro-ministro quis combater mitos que envolvem período de resgate português. Um deles é o de que seria possível não cortar salários e pensões. Um aspecto que contrariou depois de Cavaco Silva ter defendido que cortes sobre Função Pública e sistema de pensões foram "excessivos". Para lutar contra outro mito, atacou o PEC IV de Sócrates.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/detalhe/passos_diz_que_nao_era_possivel_ajustar_sem_cortar_nos_salarios_e_pensoes.html




23 abril 2014

Turismo... FMI vai realizar visitas semestrais

Ajuda externa: FMI vai realizar visitas semestrais a Portugal até 2021.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) esclareceu hoje que, após o resgate, Portugal vai entrar num processo de monitorização pós-programa, realizando visitas ao país duas vezes por ano até 2021, disse à Lusa fonte oficial do Fundo.
http://noticias.pt.msn.com/ajuda-externa-fmi-vai-realizar-visitas-semestrais-a-portugal-at%C3%A9-2021-2
As sanguessugas jamais largarão por sua iniciativa o corpo do hospedeiro…
Propõem-se alojamento, alimentação e dormida grátis a suas excelências em Estabelecimento de Custóias, Matosinhos. Rua do Monte do Vale, 4460 Custóias…





22 abril 2014

DECISÃO: Tribunais portugueses podem julgar 'swaps'

O Tribunal da Relação de Lisboa declarou nula a cláusula dos contratos 'swap' do banco Barclays que refere que qualquer litígio terá que ser dirimido nos tribunais ingleses, determinando a "competência internacional dos tribunais portugueses" na matéria.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3824662
Até que enfim! Soberania portuguesa…
Quem muito se agacha…



BARÓMETRO 40 ANOS DE DEMOCRACIA

Qual a personalidade dos últimos 40 anos que mais contribuiu para o País?

1º - Ramalho Eanes – 7 positivos / 0 negativos = 7
2º - Mário Soares – 16 positivos / 10 negativos = 6
3º - Sá Carneiro – 6 positivos / 0 negativos = 6
4º - Álvaro Cunhal – 4 positivos / 0 negativos = 4
5º - Jorge Sampaio;
      António Guterres;
      Cristiano Ronaldo – 2 positivos / 0 negativos = 2
8º - Durão Barroso – 0 positivos / 2 negativos = -2
9º - Cavaco Silva – 5 positivos / 15 negativos = -10
10º - Passos Coelho – 0 positivos / 10 negativos = -10
11º - José Sócrates – 0 positivos / 14 negativos = -14



… Não querem saber da realidade, querem é ter razão!

Às vezes, é preciso olhar para os números para percebermos a gravidade do que se passou em Portugal.
Eis os números da austeridade, quatro anos depois.
Em 2010, o PIB português era de 172,8 mil milhões de euros.
Em 2013, deverá rondar os 164 mil milhões de euros.
Ou seja, a austeridade anulou-nos mais de 8 mil milhões de euros de riqueza produzida em Portugal!
Em 2010, a taxa de desemprego portuguesa foi de 10,8.
Em 2013, a taxa de desemprego portuguesa deverá ficar pelos 15,8, um aumento de quase 50%.
Quatro anos de austeridade criaram mais 300 mil desempregados do que havia antes.
Em 2010, a dívida pública portuguesa rondava os 160 mil milhões de euros, já incluindo aqui muita coisa que na altura não estava contabilizado.
Em 2013, quatro anos depois, a dívida pública portuguesa está em cerca de 230 mil milhões de euros, um aumento de 70 mil milhões de euros!
É este o resultado de quatro anos de austeridade, Portugal tem mais 70 mil milhões de dívida do que tinha!
Em 2010, a taxa de juro da dívida portuguesa no mercado secundário era no início do ano de 5,5%.
Em 2013, a taxa de juro da dívida pública portuguesa é no final do ano de 5,8%.
Ou seja, para curar o trágico perigo das dívidas soberanas, estivemos quatro anos em austeridade, e a taxa de juro é agora mais alta do que quando começámos!
A directora do FMI, a sra Lagarde, já admitiu o óbvio, que as políticas de ajustamento cometeram muitos erros, e que os resultados foram muito piores do que se esperava, especialmente em Portugal e na Grécia.
No entanto, por cá temos um primeiro-ministro que continua apaixonado pela ideia da "austeridade expansionista", e que fica muito irritado quando ouve o FMI reconhecer os erros.
Infelizmente, Passos Coelho jamais terá a humildade do FMI, e jamais reconhecerá que as suas políticas, que ele implementou e implementa com entusiasmo, não produziram bons resultados, bem pelo contrário.
Os fanáticos de uma ideia não querem saber da realidade, querem é ter razão!
http://www.leituras.eu/out.php?u=http://domingosamaral.com/113998.html




19 abril 2014

Dívida pública


A “dívida pública” não é uma dívida de uns países para com outros países, nem sequer é uma dívida no sentido ortodoxo do termo,  nem é muito menos uma dívida pública: É um processo de extorsão sistemático dos contribuintes que gera uma “dívida” impagável de todos os países (quase sem excepção) para com os Bancos privados e centrais que têm o direito exclusivo a emitir moeda e crédito.
A “dívida pública” é impagável pela simples razão que existe sempre mais dívida do que existe dinheiro real, e portanto para este mecanismo de exploração continuar, a dívida tem que ser reestruturada periodicamente.
Porém estas são medidas  que os políticos alguma vez poderiam defender, pois resultariam numa verdadeira reestruturação não só da dívida, mas de todo o sistema financeiro, económico e político, e a uma subsequente reconfiguração das relações de poder à escala global. E isso não interessa de todo a quem está no topo do sistema presente, nem a quem detém posições de privilégio na defesa do mesmo.
O maior problema está na falta de conhecimento, sobre o que é o dinheiro, por parte dos cidadãos, afinal os cidadãos falam e olham para o dinheiro como se ele fosse um bem tangível, existente na natureza mas o dinheiro é uma invenção, é criado pelos bancos que o fazem de acordo com os interesses políticos da ocasião, nem sequer existe como em tempos uma relação entre a quantidade de moeda circulante e o ouro.
Se a UE quisesse de um dia para o outro a crise ia às urtigas, até porque a UE é excedentária na produção de bens, nomeadamente de bens agrícolas (o que comemos!).
Mas tal não vai acontecer pois esta crise foi montada e tem objectivos concretos a saber: o empobrecimento dos povos, a par de um enriquecimento desmesurado de alguns cidadãos, fixação da dualidade patrões/assalariados, mandantes e mandados, nivelamento das condições de vida tomando por referência alguns dos países ditos em desenvolvimento, para o que terá de haver uma perda real de direitos dos trabalhadores, redução da esperança média de vida, enfim um refinamento e aprofundamento do neo capitalismo – banksters UE/EUA (Corporações Internacionais).



18 abril 2014

Abaixo a abstenção!

No último mês, PS e a coligação PSD/CDS seguiram caminhos opostos nas sondagens para as eleições europeias. Os socialistas reforçaram, ligeiramente, para 40,9%, enquanto a Aliança Portugal viu as suas intenções de voto caírem de 37,4% para 33,2%. Os elevados números da abstenção, 58%, podem, porém, baralhar estes números.
A mais recente sondagem da Aximage, realizada entre 9 e 12 de Abril, revela que o Partido Socialista aumentou a sua distância para a coligação PSD/CDS, face ao último inquérito realizado em Março. Os socialistas reúnem agora 40,9% das intenções (face a 39,9% em Março e 35,5% em Janeiro), enquanto a Aliança Portugal recolhe 33,2% dos votos.
A aliança entre sociais-democratas e democratas cristãos reunia em Março 37,4% dos votos, e em Janeiro 37,1%.
A Aximagem refere, porém, que dado o nível muito elevado de abstenção – 58% - "os intervalos de confiança das percentagens de intenção de voto nos partidos são consideravelmente mais amplos do que é habitual nas sondagens". Assim, "em termos práticos, as intenções de voto no PS e na coligação PSD/CDS não se distinguem, podendo actualmente tanto estar o PS à frente, como atrás da coligação do PSD/CDS", sublinha a Aximagem.
Em terceiro lugar surge a CDU com 10,8% das intenções de voto (8,2% em Março) e o Bloco de Esquerda com 4,9% (6,6% em Março).
Cerca de 6,5% dos eleitores vota em outros partidos, branco ou nulo. Há ainda 3,7% de indecisos.
A taxa abstenção registou uma queda face a Março, de 62,3% para 58% em Abril, permanecendo muito acima dos números de votantes (42%).
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/europeias/detalhe/europeias_ps_reforca_lideranca_com_409_dos_votos_psd_e_cds_caem_para_332.html
A eleição é no dia 25 de Maio de 2014.
Não aceito choradinho na noite e dias sequentes à votação.
Se querem mesmo traduzir o vosso voto em algo de produtivo, em verdade, então é votar!




17 abril 2014

Revolução: vem aí os “tapa sexo” na praia ou piscina



Se pensa que o fato de banho tradicional ou o biquíni tapa muito, não há motivo para preocupação, chegou o BiClip! É a revolução na ida à praia ou piscina.

Pormenor da peça que está a virar moda Mas tudo terá começado nos conhecidos por “tapa sexo” que são muito usados no Carnaval do Brasil, sobretudo nas belas mulheres das mais famosas escolas de Samba. O “tapa sexo” é usado por conceder mais liberdade e, obviamente, por também ser mais reduzido e por isso a percentagem de corpo visível é maior. Progressivamente foram abandonando o biquíni e recorrendo àquilo que passou a denominar-se “tapa sexo” pois esta é a sua única função: tapar a zona sexual da mulher. Parece que o que era (e para já ainda é) uma utilização pontual está a agora a um passo de se generalizar por essas praias e piscinas. Haja ousadia!  

Para além de outras vantagens tem ainda a de não deixar marcas no bronzeado nem a incómoda situação de os nós se desatarem!

No vídeo, uma mulher alemão mostra o BiClip nas praias de Maiorca (Espanha). A sua “ousadia” levou a que inclusive fosse abordada pela polícia que lhe pediu a identificação, deixando-a prosseguir depois…


GOVERNO GARANTE que PENSIONISTAS não ficarão mais PENALIZADOS do que já estão

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, garantiu hoje que os pensionistas em 2015 não ficarão mais penalizados do que já estão e remeteu para o final do mês mais detalhes sobre a matéria.
"Aquilo que já foi dito e reafirmado, relativamente à matéria de pensões, é que ninguém no próximo ano vai ficar mais penalizado do que já está agora, pelo contrário", afirmou a ministra da tutela, em conferência de imprensa após a reunião semanal do Conselho de Ministros.
A ministra reafirmou, assim, que os pensionistas não terão as suas pensões agravadas em 2015 e remeteu para o final do mês mais detalhes sobre a matéria.
Maria Luís Albuquerque referiu que a decisão do Governo sobre esta matéria será discutida em Conselho de Ministros em Abril e a decisão será então anunciada.
http://noticias.pt.msn.com/governo-garante-que-pensionistas-n%C3%A3o-ficar%C3%A3o-mais-penalizados-do-que-j%C3%A1-est%C3%A3o
Entretanto soubemos que a comissão de peritos, nomeada pelo Governo, para analisar e propor medidas alternativas à CES, está em desagregação com os seus elementos a desentenderem-se fortemente. Alegam a maioria desses peritos que não vale a pena irem a reuniões onde a única coisa que o Governo queria era a sua (deles) presença para validarem uma decisão previamente tomada…
Assim, o Governo como não conseguiu ‘enfiar a carapuça’ aos peritos, e portanto não obteve o tal estudo revolucionário de como encurtar as reformas e pensões, mas fazer de conta que era ao contrário, encomendou outro ‘estudo’ (?) a algures que melhor lhe satisfizesse as pretensões…



16 abril 2014

Тогда нападавшие все еще жалуются? *

ACUSAÇÕES AO OCIDENTE: Rússia denuncia "muro de censura" sobre a Ucrânia.
A Rússia denunciou hoje o "muro de censura" que impede os europeus de ter acesso à informação completa sobre o que se passa na Ucrânia. "As explicações [russas] não são difundidas (...) Não passam porque se vêem confrontadas com um muro de censura", declarou Dmitri Peskov, o porta-voz do Presidente russo Vladimir Putin.
No leste da Ucrânia há registo de vários incidentes. Entre eles está o bloqueio de uma coluna de blindados ucranianos por manifestantes pró-russos em Kramatorsk. Segundo jornalistas da AFP, os militares ucranianos ter-se-ão rendido. A coluna de veículos teria como destino Slaviansk, cidade emblemática da última série de episódios de revolta dos pró-russos no leste da Ucrânia.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3816326&seccao=Europa
Então os agressores ainda se queixam? * E fazem-se de vítimas? Coitadinhos…
Isto ainda vai ‘aquecer’…



15 abril 2014

Europeias. Cada partido ou coligação pode gastar até 2,9 milhões

Há 18 partidos a concorrer às eleições europeias de Maio, o maior número de sempre.
Há 16 candidaturas, duas das quais são coligações – Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) e CDU (PCP e Os Verdes) – aos 21 lugares no Parlamento Europeu (PE) que se disputam em Portugal no próximo dia 25 de Maio.
Partido Nova Democracia
Movimento Partido da Terra (MPT)
PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza),
PDA (Partido Democrático do Atlântico, formado nos Açores),
PTP (Partido Trabalhista Português, com maior incidência na Madeira)
PPV (Portugal pró Vida)
Livre
Movimento Alternativa Socialista (MAS)
BE
PS
E outros…
A lei prevê que o limite máximo de despesas é de 300 salários mínimos mensais nacionais por cada candidato apresentado, fixando assim para 21 candidatos efectivos e o máximo de suplentes, oito, um tecto de 2.964.960 euros.
Os partidos e coligações podem gastar até 2,9 milhões de euros cada um na campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, um montante que varia apenas em função do número de suplentes.
Escândalo! Num país com a ‘corda na garganta’, em que se discute (com o intuito de não aumentar) o ordenado mínimo nacional inferior a 500 euros, com 17% de desempregados (números oficiais, porque os verdadeiros são superiores a isso), etc, etc, vão-se gastar numas eleições europeias qualquer coisa como 47 milhões, quatrocentos e trinta e nove mil, trezentos e sessenta euros… BRUTAL!
Bora lá formar mais um partidozito para ‘mamar’ na mesa do orçamento…
E não há quem ponha fim a esta vergonha? Só podia (repito: podia, não digo: devia) ser ajudado pelo orçamento quem tivesse tido em eleição anterior 5% ou mais de votos validamente expressos. Quem ficasse abaixo desse patamar, paciência! Fosse mais persuasivo para a próxima vez, mais eficaz, mais inteligente.
Assim, isto é um roubo legalmente consentido.




11 abril 2014

A opinião de José Sócrates | RTP 1 - Telejornal - 06.04.2014



O momento em que Sócrates acusa Rodrigues dos Santos de “papaguear” e em que o jornalista responde ao “insulto”, sem responder. Ao minuto 15 do seguinte vídeo, Sócrates faz uma alusão à entrevista que concedeu na RTP e tece uma consideração que Rodrigues dos Santos considera insultuosa. A resposta surge ao minuto 17.

Como os americanos vêem a Europa

Como os americanos vêem a Europa:http://p3.publico.pt/node/11649



09 abril 2014

Eugénia Lima – Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis

A acordeonista Eugénia Lima, de 88 anos, morreu esta sexta-feira ao final da tarde, na sua residência, em Rio Maior, disse à Lusa fonte próxima da família. Eugénia Lima, filha de um afinador de acordeões, estreou-se aos quatro anos no Cinema-Teatro Vaz Preto, em Castelo Branco. Profissionalmente, a sua estreia data de 1935, no Teatro Variedades, em Lisboa, no elenco da revista "Peixe-Espada".
Em 1947 venceu o concurso de acordeonistas da Emissora Nacional e, em 1956, fundou a Orquestra Típica Albicastrense. Em Setembro de 1986, foi condecorada pelo Ministério da Cultura com a medalha de Mérito Cultural. Ao longo da carreira somou vários prémios e condecorações, designadamente o Óscar da Imprensa, em 1962, o grau de Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, em 1980, e o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995. O nome da albicastrense figura no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/morreu-a-acordeonista-eugenia-lima





Entrevista ... molhada!

08 abril 2014

Kevin Durant bate recorde de Michael Jordan

O jogador dos Oklahoma City ultrapassou um dos registos mais impressionantes da antiga estrela dos Chicago Bulls.
Kevin Durant superou no domingo o recorde de Michael Jordan ao somar o 41.º jogo consecutivo da Liga Norte-americana de Basquetebol profissional (NBA), ao marcar 25 ou mais pontos na derrota dos Oklahoma City contra os Phoenix Suns.
Durant, o melhor marcador da prova, assinou 38 pontos, 11 ressaltos e três assistências, superando o registo de Jordan, que remontava à temporada de 1986-87 e que o jogador dos Oklahoma City tinha igualado na sexta-feira.
http://www.publico.pt/desporto/noticia/kevin-durant-bate-recorde-de-michael-jordan-1631356




Gisela João - Meu Amigo Está Longe

07 abril 2014

Frase solta

O diabo, como sabe quem sabe trabalhar, está nos detalhes.



Pedro Abrunhosa | Ilumina-me

Ao Manuel Forjaz – RIP

Vale a pena a letra.
Vale a pena a vida.
Vale a pena quem nos ilumina. E vale a pena tentar iluminar outros.

Até já Manel!

Gosto de ti como quem gosta do sábado,
Gosto de ti como quem abraça o fogo,
Gosto de ti como quem vence o espaço,
Como quem abre o regaço,
Como quem salta o vazio,
Um barco aporta no rio,
Um homem morre no esforço,
Sete colinas no dorso
E uma cidade p'ra mim.

Gosto de ti como quem mata o degredo,
Gosto de ti como quem finta o futuro,
Gosto de ti como quem diz não ter medo,
Como quem mente em segredo,
Como quem baila na estrada,
Vestido feito de nada,
As mãos fartas do corpo,
Um beijo louco no porto
E uma cidade p'ra ti.

Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me, Ilumina-me.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me, Ilumina-me.

Gosto de ti como uma estrela no dia,
Gosto de ti quando uma nuvem começa,
Gosto de ti quando o teu corpo pedia,
Quando nas mãos me ardia,
Como silêncio na guerra,
Beijos de luz e de terra,
E num passado imperfeito,
Um fogo farto no peito
E um mundo longe de nós.

Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me, Ilumina-me.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me, Ilumina-me.

Texto: José Alberto Carvalho, Director de Informação TVI



03 abril 2014

Draghi / FMI

O Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, agradeceu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) pelos seus "generosos" conselhos de política monetária mas sugeriu que a instituição com sede em Frankfurt não os seguirá.
Draghi sugeriu: "Gostaria que o FMI fosse também tão generoso [nos seus conselhos], da mesma maneira que foi connosco, com outras instituições de política monetária, publicando, por exemplo, comunicados um dia antes da reunião do comité político monetário da Fed", a reserva federal americana.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3794206
Bingo!



Chumbos no ensino obrigatório custam 250 milhões de euros por ano ao Estado


Apenas um quarto dos municípios garantem sucesso escolar, conclui estudo da associação Empresários pela Inclusão Social e do Cesnova que é apresentado esta quarta-feira.
Mais de um terço dos estudantes que frequentam o ensino obrigatório já chumbaram pelo menos uma vez e o fenómeno tem um custo de 250 milhões de euros anuais para os cofres do Estado.
“A solução não passará necessariamente por proibir a retenção ou de a iludir pela busca de sucesso a qualquer custo”. Os investigadores propõem que o combate ao insucesso escolar passe pela prevenção, mas, sobretudo, por “contrariar a cultura dominante” que aceita as reprovações dos alunos como algo “natural”. O sistema de ensino português “não está concebido para promover o sucesso e a equidade”, lê-se nas conclusões do documento.
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/chumbos-no-ensino-obrigatorio-custam-250-milhoes-de-euros-por-ano-ao-estado-1630623
Blá, blá, blá … E continua assim o resto do artigo. Uma no cravo, outra na ferradura.
Quando será que estes iluminados do ensino se dignam ir falar com quem está no terreno? Aí encontrariam quem lhes dissesse que o problema é multifacetado. Programas não exequíveis. Manuais infantilizados. Cargas horárias desajustadas. Excesso de disciplinas. Alunos rebeldes. Alunos que só lhes interessa a socialização dentro do espaço escola. Alunos que repudiam a aprendizagem compulsivamente. Alunos que vão dormir para a escola. Alunos com problemas de higiene. Alunos com fome. Alunos sem dinheiro ao lado de outros com dinheiro. Alunos com maus hábitos. Etc, etc.
Porque não admitir que fazer turmas da forma actual é um erro? Sempre ouvi dizer que misturar alhos e bugalhos não dava certo!
Porque não admitir que dentro do ensino obrigatório deveria existir dois níveis de turmas: as turmas de frequência para alunos de baixo rendimento, e as turmas de progressão para alunos de médio/ alto rendimento. A reprovação estaria excluída à partida. Só existiria para os casos de abandono escolar ou exclusão escolar por motivos disciplinares graves.
Nem uns nem outros se andariam a atrapalhar na vida. A inclusão num desses níveis, através de testes de capacitação/ conhecimentos, não impediria a transição futura para o outro nível por alteração comprovada de condição.
Querem apostar que o ‘clima’ que se vive nas escolas melhorava?




01 abril 2014

100 anos FPF - golos históricos

Perfection...



Última hora: Governo aumenta salários e pensões*

O Governo já predefiniu as medidas que vão conduzir a aumentos nos salários e nas pensões.
Em relação às novas medidas, tudo indica que o Governo as vai anunciar até ao dia 25 de Maio, dia de eleições para o Parlamento Europeu, mas elas já estão predefinidas.
O Governo está fortemente empenhado em prosseguir com a valorização, após a saída da 'troika'.
Um défice orçamental melhor do que o esperado em 2013 concede folga para este ano. Objectivo de 2014 fica mais fácil e se for superado também ajudará 2015.
Assim, acrescentou o primeiro-ministro, o que importa é seguir um "modelo baseado no valor acrescentado".
A única valorização será a dos "bons negócios", explicou, dizendo ainda que estarão ao dispor das empresas seis mil milhões de euros até 2020, por via de verbas comunitárias.
Falando numa conferência em Santa Maria da Feira (Aveiro) sobre "business networking", Pedro Passos Coelho avisou os portugueses para pensarem agora que tudo vai mudar porque o País vai "com as velas bem enfunadas".
lirba ed oriemirp aid od aritnem è otsi*




Toni reage à conferência de Passos Coelho