Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 março 2014

E não é que o ‘elefante’ se mexeu?

A Federação Portuguesa de Futebol vai aparecer de surpresa em "jogos informais" e convocar 20 adeptos comuns para o Jogo do Século, em Maio de 2015.
De uma futebolada entre amigos a uma convocatória oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para o Jogo do Século vai a distância de um sonho que, nos próximos tempos, se tornará realidade para 20 futebolistas de ocasião, no âmbito das comemorações dos 100 anos da FPF, que hoje se completam e serão celebrados até 30 de Março de 2015. Nesse mês, entrarão em campo os escolhidos no processo de selecção invulgar anunciado, esta segunda-feira, pelo presidente Fernando Gomes: "Aparecemos de surpresa em 20 jogos informais, entre adeptos comuns, entre Abril e Novembro, e seleccionaremos um jogador em cada um deles".
http://desporto.pt.msn.com/e-se-de-repente-fores-convocado




António Passos Coelho, pai do primeiro-ministro

Disse acreditar que a Revolução de Abril trouxe "vantagens fantásticas" ao país, com destaque para a liberdade de expressão e de crítica, e ainda ao nível do Serviço Nacional de Saúde ou da justiça.
Lamentou, no entanto, que não se tenha conseguido aproveitar o que estava bem antes e afirmou que não se revê neste Portugal.
António Passos Coelho considerou ainda que o Portugal de hoje "é uma coisa séria" e culpa os políticos, dos vários Governos, pelo estado a que o país chegou.
"Isto está mau, está a ser complicado a cortarem-nos nos vencimentos, está mal, e o Estado não tem dinheiro, de maneira que isto é um problema", concluiu.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3786733&page=-1



29 março 2014

Our Story In 2 Minutes

Ex-Vereadora de Sines acusada de crime

Vereadora de Sines acusada de crime de prevaricação por aprovar moradia numa falésia.
A obra está parada desde 2010 e os cidadãos de Sines interrogam-se sobre a solidez da encosta onde foi erguido o edifício que já necessitou da construção de um muro de suporte de terras.
A construção de uma moradia no alto da falésia que ladeia a Avenida Vasco da Gama, frente ao Pontal, em Sines, foi desde a aprovação do respectivo projecto de arquitectura, em Maio de 1997, rodeada de sistemática contestação. A vereadora que a aprovou enfrenta agora uma acusação de prevaricação.
No despacho que elaborou sobre este caso, o DIAP acrescenta que Marisa Santos "viabilizou a construção de uma moradia de grandes dimensões, com inobservância das normas legais e regulamentares aplicáveis, o que suscitaria inerentes vantagens patrimoniais para o requerente da autorização".
É, contudo, a localização na falésia e a volumetria do edifício que mais gera críticas. Com efeito, um estudo do Centro de Geologia de Santo André, a pedido do município de Sines, considerou ser uma área "instável do ponto de vista geológico".
http://www.publico.pt/local/noticia/vereadora-de-sines-acusada-de-crime-de-prevaricacao-por-aprovar-moradia-numa-falesia-1630172




28 março 2014

POLÉMICA: BOIG PER TU - SHAKIRA

Governo português "presta contas a três empregados da Troika"

O Governo português continua a "prestar contas a três empregados da Troika, mas deveria antes estar presentes nas discussões do Conselho Europeu", defendeu em Lisboa o professor e ensaísta Adriano Moreira.
"Não suporto ver ministros portugueses a prestar contas a três empregados de três organizações que ajuda a pagar, quando sei que há empregados com uma qualificação seguramente superior capazes de discutir com eles".
"Os ministros portugueses deviam antes estar no Conselho Europeu a discutir o destino da Europa, a situação da Europa, e a exercer uma coisa fundamental que é o poder da palavra contra a palavra do poder", defendeu.
Implacável face ao "neoliberalismo repressivo" que, afirmou, também tem destruído a "sociedade dos afectos", Adriano Moreira traçou na sua intervenção um cenário pouco abonatório do actual estado do mundo.
E concluiu com uma alegoria histórica. "A situação que encontramos é que os caminhos por onde os bárbaros desceram para invadir o império (romano) são os que os nossos jovens, sem emprego e sem futuro sobem, à procura de emprego e de futuro".
"Isto discute-se no Conselho da Europa (europeu), é aí que os ministros portugueses deviam estar. Não têm tempo porque têm de falar com os empregados da Troika que lhes vêm perguntar como se estão a comportar. Julgo que não é o melhor caminho", insistiu.
http://www.oje.pt/noticias/nacional/governo-portugues-presta-contas-a-tres-empregados-da-troika




Ditador da Coreia do Norte impõe o próprio corte de cabelo aos homens

A ditadura de Kim Jong-un, na Coreia do Norte, parece não querer poupar sequer a aparência dos seus cidadãos. O último capricho do líder é agora obrigar todos a imitarem o seu corte de cabelo.
Primeiro, o governou determinou 10 modelos de cortes diferentes para os homens e 18 para as mulheres. Agora, em mais uma demonstração de autoritarismo e excentricidade, o jovem ditador decidiu impor o próprio corte de cabelo a toda a população masculina do país.
Com a nova medida, determinada há duas semanas, mas divulgada na quarta-feira, em breve todos os homens norte-coreanos terão os cabelos raspados nos lados da cabeça e espetados em cima ou, numa rara variação, penteados para baixo e divididos ao meio, nos moldes do corte do ditador.
«Até meados dos anos 2000, este corte era conhecido como cabelo de contrabandista chinês».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=693257




27 março 2014

O agrião no combate ao cancro

Investigadores portugueses estão a estudar as vantagens fortificantes e antioxidantes do agrião de água nos doentes com cancro, tornando as células saudáveis mais resistentes e abrandando o crescimento das malignas, disse hoje uma das participantes no trabalho.  Sendo o agrião uma substância tão rica, sobretudo num elemento protector das células benignas, em vitamina A, C, em complexo B, ferro, magnésio, zinco, enxofre, cálcio, flúor e potássio, os cientistas pensam que poderá ser um importante bloqueador do crescimento das células cancerígenas.  O agrião parece ter a capacidade de aumentar a resistência das células ao stress oxidativo, o qual pode ser causado por vários factores, do fumo do tabaco à poluição ou outros mecanismos, resultando na lesão das células e na morte celular.
"Aquilo que os clínicos querem é que os doentes tenham menos sintomatologia dos tratamentos e que os médicos possam ter mais uma forma de ajudar a que a doença possa não progredir tão depressa"
http://www.clipquick.com/Files/Internet/2014/03-27/0/7_224725_5B260978224AA69A27AD5F849E132F2F.pdf



A despedida emocionada de Mário Crespo (Jornal das 9 - 26/03/2014)

Mário Crespo: “Bem hajam. Deus abençoe Portugal!”

No seu último noticiário na SIC Notícias, Mário Crespo enalteceu o "espírito vivo do jornalismo" na RTP, elogiando a entrevista de José Rodrigues dos Santos a José Sócrates do domingo passado.
No final do programa Frente-a-Frente de quarta-feira, naquele que seria o seu último dia no ecrã da SIC Notícias, o jornalista Mário Crespo proferiu um discurso de despedida onde não conseguiu esconder a emoção.
No adeus à SIC e ao jornalismo, Mário Crespo revisitou momentos e pessoas que marcaram o seu percurso de 40 anos enquanto jornalista. Disse que queria ficar mais dias, pelo menos até ao 25 de Abril, mas também reconheceu que depois desses dias iria "querer ficar mais dias".
Na semana passada, a SIC emitiu um comunicado a informar que, na sequência do pedido de reforma do jornalista, o canal optou por não lhe renovar o contrato e que por isso Mário Crespo iria sair da estação.
http://www.publico.pt/politica/noticia/mario-crespo-na-despedida-deus-abencoe-portugal-1629948




Vendidos 65 mil bilhetes

A venda dos bilhetes para o concerto dos Rolling Stones, anunciado para o Rock in Rio, a 29 de Maio, ascende a 65 mil unidades, desde terça-feira, quando foram postos à venda, disse fonte do festival.
“A lotação do recinto é de 90 mil bilhetes, estando por vender 25 mil”, disse à Lusa fonte da organização.
A banda rock britânica The Rolling Stones regressa, este ano, a Portugal, para um concerto no Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista, agendado para 29 de Maio.
http://noticias.pt.msn.com/vendidos-65-mil-bilhetes-para-o-concerto-dos-the-rolling-stones-no-rock-in-rio-2




26 março 2014

"Anda o diabo à solta" no centro histórico de Santiago do Cacém

Grupos de indivíduos cobriram de madrugada, com as mais variadas inscrições, paredes de edifícios públicos e religiosos, casas particulares, sinais de trânsito e painéis publicitários.
Na madrugada de sábado "andou o diabo à solta" pelas ruas do centro histórico de Santiago do Cacém, já perdeu a conta às vezes que os "artistas" do grafitti, concretamente de tags  (assinaturas) cobrem as paredes da sua casa com o mais variado tipo de inscrições de cores vivas.
"Não podemos continuar assim" desabafa a senhora cansada das "batalhas nocturnas" que indivíduos vindos, não se sabe de onde, travam entre si recorrendo a mensagens de código "que só eles entendem".
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha reconhece que os actos de vandalismo são "recorrentes" e que a GNR admite "não ser fácil descobrir os autores de um crime que é público".
http://www.publico.pt/local/noticia/anda-o-diabo-a-solta-no-centro-historico-de-santiago-do-cacem-1629530
O mesmo se passa na Cidade de Vila Nova de Santo André. Por todo o lado se vêem tags sem eira nem beira, sem nexo de causalidade, apenas a pretexto de dar ‘liberdade’ à juventude… lembram-se … é proibido proibir? Pois é, deu nisto…
O mal está no excesso de dinheiro que há em certas casas… e na ociosidade, bebedeiras, drogas e afins que os seus distintos filhinhos praticam… não tivessem eles dinheiro para as latas de spray com que borram as paredes com tags, e teríamos todos nós menos poluição visual…
Se ainda fossem capazes de pintar murais, com nexo e mensagem, tudo bem nesse caso. Agora borrões?







55% dos jovens vive em casa dos pais

Estão perto dos 30 anos, mas ainda vivem com os pais. Segundo um relatório internacional divulgado nesta terça-feira, há mais jovens europeus sem capacidade para garantir a independência e 48% ainda vivem com a família. Em Portugal, esse valor chega aos 55%, mostra o mesmo documento, que coloca também o país entre aqueles em que há mais jovens a viverem situações de carência extrema.
Em cinco anos – os dados recolhidos dizem respeito a 2011 –, o número de jovens dos 18 aos 29 anos a viverem com os pais cresceu de uma média de 44% para 48%, nos 28 países da União Europeia (UE).
Portugal está acima da média europeia e é um dos que apresentam valores mais altos (12.º). No entanto, os jovens portugueses pertencem a um grupo de 11 países em que se registou uma diminuição (59% para 55%), o que poderá estar relacionado com o aumento da emigração jovem.
http://www.idealista.pt/news/financas-pessoais/mercado-laboral/2014/03/26/20319-quase-metade-dos-jovens-europeus-ainda-vive-em-casa-dos-pais




25 março 2014

Um dos heróis, involuntários, do 25 de Abril de 1974

Quarenta anos depois, ainda há notícias e histórias por contar. José Alves Costa, o cabo apontador que chegou ao Terreiro do Paço dentro de um blindado M47 para defender o regime de Marcelo Caetano, desobedeceu às ordens de abrir fogo contra a coluna de Salgueiro Maia, que descera de Santarém para ocupar o centro do poder e derrubar a ditadura.
Maia chamou-lhe a insubordinação mais bela do 25 de Abril – o cabo apontador que desobedeceu às ordens do brigadeiro Junqueira dos Reis para disparar sobre a coluna de Santarém. José Alves Costa vive na aldeia de Balazar, terra onde nasceu em 1951. Tem quatro filhos e quatro netos. Reformou-se como construtor de pneus na Continental Mabor. Militares e jornalistas procuraram-no durante 39 anos.
Tão simples como isto:
"Eu estava em cima, na torre [do M47]. Ele [brigadeiro Junqueira dos Reis, segundo-comandante da Região Militar de Lisboa] subiu a grade do meu carro e foi para cima da grelha. Eu estava em sentido. Ele disse-me:
'Sabe trabalhar com isso, nosso cabo? ‘ Eu disse: ‘Pouco. ‘ Tentei compor... 'Fui improvisado para aqui. Sei pouco trabalhar com isto. ‘ O brigadeiro disse: 'Dá fogo já a direito. ‘ 'Dá fogo' era virado pr'aqueles [a coluna da Escola Prática de Cavalaria, de Santarém]. Eu disse: 'Vou ver se consigo, mas eu não sei. ‘ E ele só me respondeu: 'Ou dá fogo ou meto-lhe um tiro na cabeça! ‘ Pegou na pistola, vinha vestido de brigadeiro, mesmo. E eu então meti-me dentro da torre. Aquilo tem uma porta, fechei-a e disse para o condutor: 'Fecha as portas também. ‘ Eu, fechando-me dentro do carro, ninguém abre, porque aquilo é blindado, entende? Podia marrar lá com a cabeça que não me encontrava."
José Alves Costa
O melhor do 25 de Abril:  a liberdade de se poder falar à vontade, desde que não se prejudique ninguém.
O pior:  a liberdade de as pessoas chegarem ao ponto de não respeitarem a liberdade delas e do próximo.
Figuras que mais admira:  Mário Soares, Ramalho Eanes e Vasco Lourenço.
http://www.publico.pt/politica/noticia/ou-da-fogo-ou-meto-lhe-um-tiro-na-cabeca-1629510#/3





24 março 2014

Rússia excluída

O líder do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o PM do Canadá, Stephen Harper, O Presidente francês, François Hollande, o PM britânico, David Cameron, o Presidente dos EUA, Barack Obama, a chanceler alemã, Angela Merkel, o chefe do Governo japonês, Shinzo Abe, o PM italiano, Matteo Renzi e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso hoje reunidos em Haia.
"Não haverá cimeira do G8 este ano na Rússia e anunciou a realização de um encontro do G7 em Bruxelas no mês de Junho.”



Solução para a falta de areia nas praias



22 março 2014

MADEIRA: Jornal publica conclusões antes do fim da reunião

O Jornal da Madeira, detido pelo Governo Regional do arquipélago, publicou esta manhã as conclusões do Conselho Regional do PSD/Madeira antes mesmo de esta reunião ter terminado
A notícia com o título "Conselho Regional do PSD-M classifica de "vergonhosa e fraudulenta" a campanha contra sistema de saúde regional", publicada às 10:39 na edição online do Jornal da Madeira, inclui as conclusões "na íntegra" do conselho regional, que se iniciou pelas 9:30 e à hora da publicação ainda decorria.
A notícia acabou, mais tarde, por ser retirada da homepage do jornal.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3772785
É isto que eu aprecio em Alberto João Jardim: a presciência, o estou-me marimbando para os outros, o faço o que quero e quando quero, a Madeira é minha e se não é eu ignoro…




Ellen

“As pessoas têm de fazer desporto e manter-se saudáveis. A minha avó começou por andar oito quilómetros quando tinha 60 anos. Hoje, está com 97 anos e não sabemos onde raio ela foi parar”.
Ellen Lee Degeneres



21 março 2014

Natureza prodigiosa! The first wave of the Zin River flowing into the Negev desert

Exportações portuguesas para Angola estão "em vias de extinção"

Nova Pauta Aduaneira angolana inclui agravamentos tributários de quase 100% para estimular produção local e investimento estrangeiro.
A má notícia é que "as exportações portuguesas para Angola estão em vias de extinção", especialmente quanto entrar em funcionamento a Zona de Comércio Livre da África Austral, em 2017. A boa notícia, anunciou Garcia Afonso, chefe da Divisão de Tarifas e Comércio do Serviço Nacional das Alfândegas de Angola, é que "vai abrir-se um enorme mercado de 200 milhões de consumidores para as empresas portuguesas que tiverem a visão de investir já em Angola".
A nova pauta aduaneira, que entrou em vigor a 1 de Março, após anos de estudo e negociação, tem como objectivo "o desenvolvimento económico e social" de Angola e inclui agravamentos tributários de quase 100%, para alguns produtos, visto que os direitos de importação passaram, nalguns casos, de 30% para 50%. É o caso de todas as bebidas, desde refrigerantes ou águas a café ou cervejas de malte; e de cigarros, charutos e cigarrilhas. São também agravadas as obras de cimento, de 30% para 50%, com o objectivo de "apelar ao investimento em unidades fabris em Angola". No geral, também o imposto de selo subiu de 0,5% para 1%.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO331630.html
Ou se arranja um ‘sócio’ local credível (alta patente ou civil bem relacionado) ou tchau, tchau às exportações daqui para Angola…



20 março 2014

Comunicado do SportingCP

“Um vintém é um vintém,
e um labrego é um labrego.”

Resposta de Bruno de Carvalho ao comunicado de Pinto da Costa.



Esquilo-vermelho está de regresso a Portugal após extinção de séculos

O esquilo-vermelho, que esteve desaparecido de Portugal durante centenas de anos, está de regresso e já existem registos da sua presença no norte e centro do país, de acordo com uma bióloga da Universidade de Aveiro (UA).
O esquilo-vermelho expandiu-se da Galiza, em Espanha, para o norte de Portugal nos anos 80, onde teve uma rápida expansão, e em 2000 já se encontrava distribuído por todo o norte do país até ao rio Douro.
"Actualmente, já existem registos até quase ao Rio Tejo, mas não se sabe exactamente até onde é que esta espécie ocorre", diz a bióloga Rita Gomes Rocha. A bióloga da UA, que está a estudar a expansão daquela espécie no país, lança um apelo para que sejam comunicados os avistamentos de animais e de vestígios da sua presença: "se vir um esquilo não deixe de nos dizer onde o encontrou".
http://noticias.pt.msn.com/esquilo-vermelho-est%C3%A1-de-regresso-a-portugal-ap%C3%B3s-extin%C3%A7%C3%A3o-de-s%C3%A9culos




19 março 2014

O inominável Vítor Gaspar

"Quem quer que considere a natureza de um Governo, e não obstante atrasos [na implementação de políticas], uma vez adoptadas as políticas serão estáveis e permanentes. É muito mais difícil desfazer do que fazer" – a frase foi dita por Vítor Gaspar hoje.
http://economico.sapo.pt/noticias/e-muito-mais-dificil-desfazer-do-que-fazer_189380.html
Este homem é um poço de sabedoria!
Sempre ouvi dizer o contrário: é muito mais fácil desfazer, do que fazer.
Quem é que está errado?
E vai este homem trabalhar para um lugar de responsabilidade no FMI. Aliás, deve ser por haver lá mais como ele, que o FMI dá tão má conta de si, com tantas e indecorosas discrepâncias entre o que diz a Sra. Lagarde e o que dizem os seus subordinados que a Portugal têm vindo…  



Comunicado do FCPorto – Manual de boas maneiras para viscondes

O FC Porto emitiu esta quarta-feira um comunicado no seu site oficial a criticar a postura da administração do Sporting no último clássico da 23.ª jornada.
"Manual de boas maneiras para viscondes
Há gente que gosta de parecer muito educada e cordata e atira para os outros os males do mundo, como se fossem uma espécie de eleitos ou predestinados. Vem isto a propósito do comportamento, ou falta dele, dos responsáveis do Sporting no clássico de domingo.
Pela defesa do futebol e até por respeito a todos os adeptos, independentemente da preferência clubística, o FC Porto manteve-se até aqui em silêncio. Mas depois de ver serem plantadas notícias falsas em jornais para quem o contraditório é um imenso mistério, sente-se o FC Porto obrigado a prestar alguns esclarecimentos.
É falso que o Sporting tenha cedido um camarote à Administração do FC Porto. O que aconteceu foi que após verificar que os convites enviados pelo Sporting não respeitavam as mais elementares regras da urbanidade, colocando os administradores separados na tribuna, uma empresa comprou um camarote por dez mil euros e cedeu-o ao FC Porto, para que a Administração pudesse assistir toda junta à partida.
Separar os elementos da administração de um clube rival é um comportamento sem precedentes no futebol português, mas que deve fazer parte de um qualquer manual de boas maneiras a que só distintos viscondes têm acesso. Só estranhamos as pessoas sentadas nos lugares adjacentes aos que estavam destinados aos nossos administradores, não pareciam saber francês, nem sequer tocar piano. Eram assim como que… qualquer coisa entre o pirata de argola na orelha e o rufia de filme de série B.
Aproveitamos também para esclarecer o Sporting, que o belo Estádio do Dragão é mesmo a nossa casa. É tão lindo, funcional, já nos proporcionou tantos títulos e nunca foi confundido com qualquer outra coisa que estranhamos o envio dos bilhetes e convites para o Vitalis Park, antigo campo da Constituição. Não se preocupem, quando tivermos de lhes enviar bilhetes e convites recebê-los-ão na morada que indicaram à Liga e não no estádio do Lumiar ou qualquer outro sítio que no passado tenha sido a vossa casa.
E já agora, dentro do prazo regulamentar de cinco dias de antecedência, mas claro que contar até cinco já é uma questão de competência, não de pedigree.
Isto para não falar no vocabulário de gente que não consegue mais do que aparecer escarrapachada em revistas do social, mas que quando abre a boca está muito longe de ter a graça e o encanto das portuenses vendedoras do Bolhão.
Em suma, como dizia Einstein, duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas em relação ao universo continuamos sem ter a certeza absoluta."
http://desporto.pt.msn.com/fc-porto-critica-boas-maneiras-dos-viscondes-de-alvalade-3




18 março 2014

O manifesto

Em 1974, o país encontrava-se exangue por 13 anos de guerra, resumindo-se as perspectivas de um jovem a combater no Ultramar, com risco de vida, ou fugir e nunca mais regressar. Até que houve um general que escreveu um livro, no geral um chorrilho de disparates, mas que dizia duas coisas óbvias: a situação era insustentável e não se conseguiria ganhar a guerra. O livro causou escândalo nacional, houve uma reunião de chefes militares em apoio ao governo, e os dois generais envolvidos na sua publicação foram exonerados. Só que, depois de o óbvio ter sido dito, toda a gente percebeu que o regime estava a prazo e, de facto, não durou mais de dois meses.
Hoje, o país também se encontra exangue com uma dívida que não conseguirá pagar, mesmo depois de sacrifícios impensáveis. Os velhos vêem desaparecer todos os dias os seus magros rendimentos e os jovens abandonam o país. O Presidente já anunciou que só com níveis de crescimento nunca antes verificados conseguiremos ver a dívida reduzida para valores aceitáveis em 2035. Não admira, por isso, que tenha surgido um manifesto que, com ou sem disparates, disse também o óbvio: esta dívida é insustentável e a sua reestruturação é inevitável. O manifesto causou escândalo numa série de apaniguados do governo e o Presidente viu-se obrigado a exonerar dois consultores, mas o óbvio também ficou dito. Se a única solução dos nossos governantes é continuar nesta política até 2035, podem começar já a arrumar as secretárias.
Por Luís Menezes Leitão, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2014/03-18/0/5_2207827_7F2A5F3E43F9B378B85C9A3A898F6637.pdf





14 março 2014

Os homens não são todos iguais


O manifesto propondo a reestruturação da dívida foi conhecido no mesmo dia em que o INE revelava os resultados da política levada a cabo pela troika com a cumplicidade entusiástica deste governo. Como se fosse uma lista de baixas numa guerra, ficámos a saber que o PIB do país recuou ao nível do ano 2000 e o emprego tombou até ao ano de 1996. Em dois anos e meio foram destruídos 328 mil empregos. Tudo isto para combater uma dívida pública bruta excessiva, que, no mesmo período, subiu de 94% para quase 130% (ultrapassando em 15% as precisões da troika)! Este manifesto limita-se a olhar a realidade de frente: o País caminha para o suicídio, e é preciso mudar o rumo. No quadro europeu. Pesando o interesse de Portugal, mas também o interesse comum do projecto europeu, de que muita gente, em Bruxelas e Berlim, parece ter-se esquecido. Perante isso, o primeiro-ministro, e uma escassa legião de escribas auxiliares, acusam os subscritores do manifesto de "pôr em causa o financiamento do país", de "inoportunidade", e, até, de falta de patriotismo. No século XIX, dois grandes europeus, Antero de Quental e Nietzsche escreveram, ao mesmo tempo, quase a mesma coisa: o que separa os homens é a maior ou menor capacidade que têm de "suportar" a verdade de que depende a dignidade da vida. A verdade dói, mas a mentira mata. A diferença crucial não é entre esquerda e direita, mas entre a verdade e a mentira. O que une este governo, e o actual directório europeu, é a ligação umbilical entre o seu poder e a mentira organizada. O país e a Europa só poderão sobreviver se forem resgatados de líderes medíocres, com fobia da verdade.
por VIRIATO SOROMENHO MARQUES
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3740253&seccao=Viriato%20Soromenho%20Marques&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco



12 março 2014

Península Ibérica

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=83321&src=eoa-iotd


Pontos cardeais...

Há fotografias que valem o momento em ouro.
Esta, por exemplo, mostra os quatro protagonistas a olharem, ao mesmo tempo, para quatro direcções diferentes, quais pontos cardeais…



Angela Merkel está furiosa com Vladimir Putin

Angela Merkel está furiosa com Vladimir Putin, pois este com a sua desmedida ambição territorial (imperial/bolchevique) fez estalar o verniz na Europa, e consequentemente nos aliados USA e NATO.
Putin quer fazer regressar a Rússia ao esplendor de antanho. Por isso deita a mão e a bota à Crimeia (da Ucrânia) e já antes o fizera à Geórgia e ao Azerbaijão.
Acontece que a Alemanha tem a convicção que manda na Europa (foi a causadora de 2 Guerras Mundiais) agora pela via económica. Investiu mais de 20 mil milhões de euros na economia russa. Não os quer perder, cortando os laços ou impondo sanções à Rússia. Putin sabe disso e ri-se. Ainda para mais a todo-poderosa Alemanha tem uma debilidade preocupante no campo energético: está dependente do fornecimento de gás russo para sobreviver aos frios Invernos. Isto é, caiu na esparrela de ficar nas mãos do 'czar' russo! Putin sabe disso, e ri-se!
Os USA é que não querem deixar a Rússia fazer o que lhe apetece, e exigem aos aliados europeus (leia-se: Alemanha, França e Inglaterra) atitudes firmes – sanções económicas, cessação de contratos, suspensão de acordos, etc. É ver como 'chiam' estes países tão defensores da democracia da boca para fora, mas tão medrosos de perderem o seus euros de múltiplos negócios bilaterais.
David Cameron, líder da Inglaterra está aterrorizado se os magnatas russos deixam de investir na City londrina. François Hollande, presidente francês, treme se os russos deixam de gastar em arte, especulação imobiliária, e outras matérias. Angela Merkel espuma com a afronta que Vladimir Putin lhe faz, com os negócios que se esfumam, com a sua pseudo importância relativizada e até ridicularizada.
Conhecem aquele ditado popular: é forte com os fracos, e fraca com os fortes?



 

11 março 2014

Crimeia declara independência e prepara referendo de “sim” ou “sim”

O Parlamento regional da Crimeia aprovou ontem a independência da península em relação à Ucrânia, uma etapa prevista rumo ao referendo de domingo.
Moscovo já mostrou abertura para aceder ao pedido das autoridades da Crimeia. Logo após o anúncio da marcação do referendo, na semana passada, os presidentes das duas câmaras legislativas da Federação Russa garantiram que a Rússia “apoiará a decisão do povo da Crimeia.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/crimeia-declara-independencia-e-ucrania-comeca-a-juntar-tropas-1627857
Vamos lá a ver se eu entendi bem a questão. Então o Parlamento já aprovou a independência da Crimeia, e depois é que vai fazer o referendo à população a perguntar se sim querem ou querem sim a independência?
Mas esta gente está doida? Ou pensa que faz de parvos o resto do Mundo?



Vida de cão

O chanceler alemão Bismarck dizia que a política era a arte do possível. Infelizmente, no entanto, em Portugal estamos a assistir à arte do impossível. Foi assim que o Presidente da República nos apresentou o seu roteiro para o país. Conta reduzir a dívida de 126% para 60% do PIB até 2035. Para isso o país só precisa, imagine-se, de ter em todos esses anos um crescimento anual nominal do produto de 4% e uma taxa de juro implícita na dívida pública também de 4%, em ordem a ter um excedente orçamental primário anual de 3% do PIB. Se alguém acredita que Portugal vai alguma vez ter esses resultados, seguramente também acredita no Pai Natal.
Perante isto, está à vista que a saída da troika será um mero abandono do país à sua sorte, com a promessa de novos confiscos e impostos, que deixarão os portugueses exangues. Mas, apesar de as pessoas estarem cada vez pior, continuarão a prometer-nos que o país ficará melhor em 2035, admitindo que nessa data restará algum português para ver. Haverá, no entanto, uma pausa até às eleições, em que os políticos procurarão entreter-nos com assuntos absolutamente irrelevantes. Paulo Rangel já se esmerou recorrendo ao entretenimento político versão Walt Disney: o programa político da coligação é apresentado em 101 tweets para recordar os 101 dálmatas. Se descontarmos o ridículo, a iniciativa faz todo o sentido. Lembrará aos portugueses a vida de cão que lhes estão a prometer.
Por Luís Menezes Leitão
Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2014/03-11/0/5_2203954_395CEE881ABE88365F8535336B04F7E8.pdf





10 março 2014

Amazing seven year old sings Gloomy Sunday/Billy Holiday (Angelina Jorda...

Casa onde não há pão...

"É estranhíssimo sermos o País da Europa onde o diálogo entre os partidos é mais difícil".
O Presidente da República voltou a apelar a um compromisso político entre os partidos do arco da governação. Criticou quem fala da pós-troika e afirmou que o mais importante agora é "estudar os problemas" e explicar aos portugueses o que significa a pós-troika.
http://www.jornaldenegocios.pt/
Lá diz o ditado popular: casa onde não há pão, todos ralham, e ninguém tem razão!



Os 15 melhores países para gozar a reforma

Os 15 melhores países para gozar a reforma. Portugal é um deles.
A avaliação do site internacional Living.com incidiu sobre preços, custo de serviços públicos e simpatia dos moradores. Portugal está em 16.º
Alguns dos países eleitos:
Panamá
Equador
Costa Rica
Espanha
Colômbia
México
Malta
Uruguai
Tailândia
Irlanda
Nova Zelândia
Nicarágua
Itália
http://www.dinheirovivo.pt/Slideshows/Detalhe/CIECO329433.html?recNum=0




09 março 2014

Sete médicos omnipresentes...

Sete médicos trabalhavam à mesma hora em vários hospitais.
Casos foram detectados no litoral alentejano e envolvem clínicos que trabalhavam no Algarve, Lisboa e Setúbal.
Sete médicos foram apanhados pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) a trabalhar em vários hospitais públicos à mesma hora, de acordo com o Diário de Notícias deste domingo.
Além dos casos de sobreposição de horários, com clínicos a entrarem numa unidade antes de terem saída da outra, há também casos de prescrições de exames no Alentejo quando o médico já estaria de serviço em Lisboa.
Segundo o diário, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) avançou com processos disciplinares aos médicos e um inquérito a verbas pagas indevidamente, como ajudas de custo de 117 mil euros em apenas sete meses.
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/medicos-hospitais-igas-inspecao-sns-tvi24/1543229-4071.html
Independentemente do mérito da situação, só espero que a população dos cinco concelhos que são encaminhadas para o Hospital do Alentejo Litoral não saiam prejudicadas com isto, pois corre-se um sério risco de ficarmos sem médicos. É que ninguém tenha dúvida, os senhores médicos a optar, optam pelos hospitais dos grandes centros populacionais…



08 março 2014

Lisboa: remoção de calçada

Câmara de Lisboa justifica remoção de calçada por causa do “tsunami demográfico que aí vem”.
“A cidade não está preparada para o tsunami demográfico que está a acontecer” – o envelhecimento da população. A calçada portuguesa provoca quedas. “As pedras mesmo quando estão bem colocadas dificultam a circulação”. “O que é mais importante: o património ou o cidadão?”. http://www.publico.pt/local/noticia/camara-de-lisboa-pretende-substituir-calcada-porque-a-cidade-precisa-prepararse-para-o-tsunami-demografico-que-ai-vem-1627480




A Ibéria à noite



'Fuga' ao fisco

A economia não registada aumentou nos últimos anos seis pontos percentuais, para cerca de 26%, o que Oliveira Martins considerou “preocupante”.



05 março 2014

Vamos ser engolidos pela Espanha!


Vamos ser engolidos pela Espanha!
Está a pensar nalguma guerra? Nada disso.
Está a pensar em constrangimentos económicos? Também não.
Então do que se trata? Tão simplesmente de demografia. Sim, leu bem, demografia. Ter bebés. Fazer bebés.
Estamos em declínio acentuado desde 2011. Já somos o 6º país mais envelhecido do Mundo!
Até aos anos 80 do século passado estávamos bem. Leia-se: os casais tinham em média 2,1 filhos. Portanto a taxa de reposição acontecia.
Daí em diante a média de filhos por casal tem vindo sempre a diminuir. Em 2010 estava em 1,3.
Agora não passa duns miseráveis 0,8.
Factores que justificam esta descida são a crise, a incerteza no futuro, a emigração dos jovens em idade de procriação, a diminuição da imigração, o desemprego, a precariedade, os baixos salários, a carga horária quando há emprego, a falta de estruturas sociais como creches ou amas, os avós já não podem dar o apoio que antigamente existia porque eles próprios estão envolvidos na luta diária pela sobrevivência, a maior utilização de métodos contraceptivos de forma a evitar famílias numerosas, a emancipação da mulher e a prioridade que passa a dar à sua instrução e profissão.
Já percebeu porque vamos ser engolidos pela Espanha? Pois é, um território só cheio de velhos, está a caminhar para a desertificação humana, e a ‘convidar’ o vizinho a entrar e a tomar conta disto…
Percebe agora porque é que o Governo anunciou a criação de uma comissão para estudar e propor soluções relativas à natalidade? Percebe agora porque é que tocaram as campainhas de alarme no Governo?
O pior, digo eu, é que a natalidade aumenta (há estudos de França e dos países escandinavos que o comprovam) quando um governo estimula a economia, combate a precariedade, aumenta o emprego, desincentiva as diferenças de género, cria abonos fiscais, multiplica o número de creches subsidiadas, desonera as amas certificadas, aumenta (ainda que ligeiramente) o período de aleitação, e outras evidencias.
Está o Governo português preparado para aceitar e implementar, com urgência, as medidas que se impõem e que até nem são nenhuma originalidade?







03 março 2014

A verdade acerca da economia

Schäuble manda

O ministro das Finanças alemão disse que agora já se vêem os resultados das reformas estruturais nos países da Zona Euro, assinalou que "Espanha e Irlanda concluíram com êxito os seus programas de assistência", que Portugal faz progressos e que a Grécia também. Schäuble foi mais crítico em relação a França e considerou que Itália necessita de reformas.
http://www.oje.pt/noticias/economia/schauble-afasta-hipotese-de-acordo-rapido-sobre-mecanismo-de-resolucao-bancaria






01 março 2014

“Europa muda de rumo”

Socialistas europeus elegem Martin Schulz como candidato à presidência da Comissão Europeia.
O alemão Martin Schulz foi eleito hoje candidato à presidência da Comissão Europeia, em Roma, pelos socialistas europeus (PSE), cujo mote para as eleições de Maio é “Europa muda de rumo”.
Actualmente, os sociais-democratas estão no poder de 11 dos 28 países da UE e, no Parlamento Europeu, o PSE soma 195 deputados contra os 275 do Partido Popular Europeu.
http://noticias.pt.msn.com/socialistas-europeus-elegem-martin-schulz-como-candidato-%C3%A0-presid%C3%AAncia-da-comiss%C3%A3o-europeia




Mutualização da dívida

Sem mutualização da dívida como é que nos safamos?
A coisa está preta! O ‘dono da bola’, ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble não quer, mas para não desagradar de caras aos colegas de outros países, vai dizendo que ainda não é tempo de aplicar essa medida…
Só nos safamos se pudéssemos prescindir de tudo o que vem de lá, Autoeuropa, Lidl, Mercedes-Benz, Opel, BMW,Audi, AEG ,  Balay, Bosch , Braun, Candy, Electrolux,  Fagor,  Flama, General  Electric, Glem, Grundig, Hoover, Ignis, Indesit, Junkers, Kenwood, Krups, LG, Miele, Moulinex, Nespresso,  Orima • Philips, Rowenta, Samsung,  Siemens,  Sony, Tefal, Teka, Ufesa, Vulcano, Whirlpool, Zanussi, etc.
Praticamente impossível substituir todas estas marcas por outras equivalentes vindas de outras partes do mundo, ou não?