Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

28 fevereiro 2014

Troika/ portugueses


Primeiro, de forma incisiva, triunfante, a troika saía em 17 de Maio de 2014.
Agora, afinal, só se vão em 30 de Junho…
A 11ª ‘visita’ da Troika não está fechada! Exigem mais austeridade. Querem ver implementados novos cortes nos salários e suplementos da função pública, e os anteriores, que se diziam provisórios, exigem que passem a definitivos.
Só depois é que libertam o cheque do ‘donativo’ aos pobrezitos.
Está na hora de fazer uma sondagem aos americanos. Pode ser que eles queiram ‘alugar’ 89.000 km2 no continente europeu…




Emigrem...

Pedro Passos Coelho sugeriu que emigrassem. Foi o que fizeram: Vítor Gaspar, José Luís Arnault, Álvaro Santos Pereira, e milhares de outros…
1- Vítor Gaspar nomeado director do departamento de Assuntos Orçamentais do FMI;
2- José Luís Arnaut foi nomeado para o conselho consultivo internacional do banco norte-americano Goldman Sachs;
3- Álvaro Santos Pereira vai assumir o cargo de economista número dois da OCDE (director do departamento de Countries Studies daquela organização, ficando responsável pelas negociações com os ministros das Finanças e da Economia dos países da OCDE).
4- Os outros anónimos milhares, coitados, tem de fazer pela vida, labutarem duro lá longe, porque cá dentro só há perspectivas sombrias…



27 fevereiro 2014

Mapa de Laurent com clichés extremos

O artista belga Sébastien Laurent criou um novo mapa da Europa cheio de clichés. O projecto, com objectivo pedagógico, foi publicado no site de educação Enseignons.be. E está a causar polémica, com muitas vozes a considerá-lo "racista".
O mapa de Laurent, apresentado aos professores de Geografia como ferramenta pedagógica através do site Enseignons.be, identifica cada país ou região com um cliché. Uns mais simpáticos, outros "levados ao extremo", como denunciam os jornais belgas Avenir e Sudpresse.
Neste mapa alternativo, Portugal é habitado por "Pedreiros Peludos"(Maçons Poilus).
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3710577&seccao=Europa



Almofada de pedra

Como é que designaríamos o comportamento de um cidadão que, incapaz de honrar um crédito pessoal a uma taxa de 3,35%, prestes a atingir a maturidade, contraísse um novo empréstimo a uma taxa de 5,11% para pagar o primeiro ("troca de dívida")? Sem dúvida, tratar-se-ia de um comportamento pouco recomendável. E como seria classificado esse comportamento se o cidadão em causa utilizasse parte do novo empréstimo (de 11-02-2014) para antecipar, parcialmente, o pagamento em 19,5 meses do primeiro empréstimo, pagando 102,89 euros por cada 100 euros de dívida ("recompra")? Seria, certamente, uma atitude temerária, pois aumenta a despesa com juros para apenas empurrar a dívida para o futuro. Pois é isso que o Governo pretende fazer hoje. O leitor pode ir ao site electrónico do IGCP. Abra o boletim mensal de Fevereiro sobre "Dívida Pública". Na p. 2, vê que o Estado vai ter de resolver até 2016 cerca de 39 mil milhões de euros de empréstimos. Esse imenso obstáculo tem sido o pretexto para a constituição de uma volumosa "almofada" financeira. Tudo indica que o IGCP quer recomprar, hoje, uma parte de uma série de dívida a dez anos, contraída a partir de Outubro de 2005 (ver p. 3). Se o fizer, às taxas mais recentes no mercado secundário, isso significa que, para o montante que for hoje amortizado, vamos pagar mais 3,53% de juros por ano até Outubro de 2015 do que antes das duas operações financeiras supracitadas. Será isto uma gestão prudente, ditada pelo interesse nacional, ou estará o Tesouro público em risco para alimentar uma ilusão pré-eleitoral de triunfo? Será esta uma almofada que alivia o País, ou uma pedra amarrada às pernas que o atira para o fundo? Temos direito a saber a lógica com que se joga o dinheiro sonegado aos salários e às pensões. Direito a uma explicação, ou a uma beliscadela que nos acorde deste pesadelo.
por VIRIATO SOROMENHO MARQUES
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2014/02-27/0/5_2197141_143EFB44AECE4745C33A5F6DF44317EE.pdf




Olha o que dá ter cão…

CALIFÓRNIA: Casal vai passear o cão e encontra tesouro escondido.
Casal encontrou 1427 moedas de ouro em perfeitas condições, datadas de 1847 a 1894, enterradas à sombra de uma árvore na sua propriedade. O tesouro, que pode ser o maior de sempre encontrado nos EUA, foi avaliado em dez milhões de dólares (7,3 milhões de euros).
"Não gosto de dizer que é algo único, mas nunca temos muitas oportunidade de lidar com este tipo de material, com um tesouro como estes", afirmou à AP o numismata Don Kagin, que representa o casal californiano que quer manter o anonimato. "É como se tivessem encontrado o pote de ouro no fim do arco-íris", acrescentou.
O casal, de meia-idade, vive há vários anos na propriedade onde as moedas foram encontradas, em Abril de 2013. Não fazem ideia quem as enterrou em seis recipientes de metal. O tesouro foi encontrado quando passeavam o cão e a maior parte das moedas será vendida através da Amazon. O casal vai usar o dinheiro para pagar as contas e ajudar algumas associações de caridade locais, indicou Kagin. "A preocupação deles era que não mudasse a forma como as pessoas os tratam, porque são felizes com a vida que têm", acrescentou.
Antes de venderem todas as moedas, os proprietários emprestaram algumas à Associação de Numismática Americana para serem mostradas no encontro anual da associação, que começa amanhã em Atlanta.
As moedas têm um valor facial de 27 mil dólares contudo, algumas são tão raras e estão em condições tão perfeitas, que há algumas que podem ser vendidas por um milhão de dólares. As moedas são de cinco, dez e vinte dólares e os peritos acreditam que não chegaram a entrar em circulação. A maioria foi cunhada em São Francisco.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3708008&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas




Troika termina reunião dura com parceiros sociais

Encontro entre credores internacionais e parceiros sociais foi mais duro e frontal do que o habitual, garantem patrões e sindicatos.
"A troika foi arrogante: falou muito e falou mal", criticou Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).
"Disseram-nos que se não aceitamos que estas são as medidas certas, então é porque não tínhamos aprendido a lição", acrescentou Lucinda Dâmaso, secretária-geral da UGT.
"Embora estejam já de saída, continuam a considerar que ainda mandam em Portugal", resumiu Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP. 
Só António Saraiva, presidente da CIP, foi mais condescendente com o tom da reunião: "foram objectivos, falaram com contundência", defendeu.
A troika voltou a louvar os benefícios das medidas de ajustamento que o Governo tem vindo a implementar e pediu a continuação do rumo seguido até agora.
Os parceiros falaram do desemprego, das dificuldades das empresas acederem ao crédito e dos problemas da economia real.
No final, ficou o tom de desacordo e de afastamento entre o que a troika quer para o país, e o que os parceiros sociais defendem como aquela que seria a melhor via.
http://economico.sapo.pt/noticias/troika-termina-reuniao-dura-com-parceiros-sociais_188053.html
Não há volta a dar: se até as confederações patronais estão contra o modelo implementado pela troika em Portugal, o que é que se há-de pensar da ‘bondade’ dos credores internacionais?
Sabe bem a esses sanguessugas manter o povo português escravo da ditadura da dívida, dos juros. Um autêntico esquema de Ponzi. Tem de haver sempre novos países a entrarem em incumprimento, para através dos pseudo empréstimos salvadores, alimentarem a gula, a voragem do capitalismo selvagem. Ah! Cowboys…




26 fevereiro 2014

O que pensam os católicos sobre a Igreja?

Entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014 realizou-se uma sondagem sobre temas importantes na e para a Igreja. Fiabilidade: 95%.
Alguns resultados, com dissonâncias entre a doutrina e a opinião e vivência dos fiéis. a) Anticonceptivos: 78% a favor; 19% contra; 3% não responderam. b) Ordenação sacerdotal das mulheres: 45% a favor; 51% contra; 4% não responderam. c) Casamento dos padres: 50% sim; 47% não; 3% não responderam. d) Aborto: 8% deve permitir-se sempre; 65% nalguns casos; 33% nunca; 2% não responderam. e) Quanto ao casamento homossexual, há acordo com a doutrina: 66% contra; 30% a favor; não responderam 4%. f) Como avalia o trabalho do Papa Francisco? 41% excelente; 46% bom; 5% medíocre; 1% mau; 7% não responderam.
A maioria esmagadora de vozes é favorável ao Papa Francisco: 87% dos católicos interrogados em todo o mundo e 99% dos italianos estão de acordo com ele.
O Papa emérito Bento XVI  mostra empenho em apoiar Francisco, esperando que ele tenha todo o êxito – "a minha única e última tarefa é apoiar Francisco".
A Igreja Católica é a única instituição verdadeiramente global.
O Papa Francisco deveria avançar com coragem no caminho iniciado e não ter medo das consequências. Em concreto, que use a arte do "Distinguo" que se aprende na Universidade Gregoriana: onde, na sondagem, há consenso na Comunidade eclesial, deveria propor uma solução positiva ao Sínodo. Onde há dissentimento, deveria permitir e suscitar um debate livre na Igreja. Onde ele próprio tem uma opinião diferente da maioria dos católicos, como quanto à ordenação das mulheres, deveria nomear uma task force de teólogos e outros peritos, homens e mulheres, para enfrentar o tema.
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3700602&seccao=Anselmo%20Borges&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco&page=-1




25 fevereiro 2014

Coreia do Norte às escuras

Pyongyang, capital da Coreia do Norte, mais parece uma pequena cidade da Coreia do Sul ou da China, em termos de luminosidade nocturna.
O resto do país, Coreia do Norte, então esse nem aparece. Vivem realmente às escuras!
http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-noite-a-coreia-do-norte-desaparece-da-fotografia-1626156



Bill Callahan - The Sing



Em homenagem ao 'monstro sagrado', ao grande capitão, a um dos 100 melhores jogadores do século XX (votação FIFA), ao senhor MÁRIO COLUNA.

Descanse em paz.


Faleceu Mário Coluna

Mário Coluna, de 78 anos, morreu esta terça-feira, no Instituto do Coração, um hospital privado do Maputo, não resistindo a uma infecção pulmonar grave.
O antigo capitão do Benfica e da selecção nacional estava internado desde domingo naquela unidade de saúde na capital moçambicana. Em 2012, o jogador foi internado no mesmo hospital privado depois de ter sofrido um ataque cardíaco.
Nascido em Inhaca, Moçambique, a 6 de Agosto de 1935, Coluna conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962 – com um golo em cada final –, foi campeão nacional 10 vezes e conquistou a Taça de Portugal em sete ocasiões ao serviço do Benfica, clube que representou entre 1953 e 1970, fazendo quase 700 jogos.
Com a camisola da selecção portuguesa, efectuou 57 jogos e marcou oito golos, envergando a braçadeira de capitão quando Portugal foi terceiro classificado no Mundial de 1966, em Inglaterra.
Em Moçambique, no início da carreira, alinhou pelo Desportivo de Lourenço Marques, tendo encerrado o percurso como jogador no Estrela de Portalegre (1971/72), depois de uma época no Olympique de Lyon, em França.
http://desporto.pt.msn.com/faleceu-m%C3%A1rio-coluna-1




Taxa de natalidade em Portugal


“Natalidade: Governo pede a equipa para preparar um plano de acção na área da natalidade.“
Aumentar a natalidade? Como? Com o grau de desemprego actual, especialmente na camada jovem – 18 aos 30 anos? Com a precariedade que todas as entidades patronais se aproveitaram, à sombra da justificação que ‘estamos em crise’? Com o estigma que as mulheres sofrem se disserem que estão grávidas no posto de trabalho? Etc, etc.





23 fevereiro 2014

Centenas correram nuas para o mar

Banhistas despem-se e tentam bater recorde do maior número de pessoas a mergulhar nuas no mar.
Centenas de pessoas despiram-se e correram este domingo para o mar, em Sydney, na Austrália, naquele que foi o maior mergulho de nudistas no oceano de que há registo.
Cerca de 750 pessoas quiseram aproveitar este mergulho para protestar contra a imagem negativa corporal ao mergulhar nuas. A iniciativa "Sydney Skinny" serviu também para angariar fundos para a Fundação dos Parques Naturais e Vida Selvagem da Austrália.
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=D690CB82-191A-497B-BC5C-9E4A95419E70&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021




O governo do PSD e Primeiro-ministro

Aceitação pacífica de redução da soberania
Diminuição dos poderes do parlamento português
Um futuro de vinte ou trinta anos em que a possível recuperação económica não implicará a recuperação social
Não há uma palavra para o trabalho, para o seu valor social, em detrimento de uma repetição monocórdica da palavra "empresas"
Divisão entre jovens e velhos
Efectivo abandono de qualquer preocupação ou medida contra o empobrecimento dos desempregados de longa duração ou os "desencorajados"



Euro 2016

Portugal no Grupo I da fase de qualificação para o Euro'2016, que decorrerá em França.
Nota para uma das inovações desta qualificação, o facto da França, país organizador, competir neste grupo com menos participantes a fim de efectuar dessa forma diversos jogos de preparação.
Composição do grupo da fase de qualificação:
Grupo I: Portugal, Dinamarca, Albânia, Arménia, Sérvia.





22 fevereiro 2014

José Mourinho dentro de campo

Enquanto o jogo decorre, o treinador José Mourinho está dentro de campo, talvez para melhor espicaçar os seus jogadores. A verdade é que acabou por ganhar o jogo aos 90+3 minutos.

Gorongosa



Domingo (21h15), na RTP1

21 fevereiro 2014

O que fazem noutros Parlamentos

Lutam, a sério, por ideais, por reformas, pela democracia, ...
E nós?



«Porco estrangeiro» suíço?

«Porco estrangeiro» não é um insulto racista.
Quem o diz é o tribunal Federal suíço.
O Tribunal Federal Suíço determinou esta sexta-feira que chamar outra pessoa de «porco estrangeiro» ou «refugiado sujo» é um insulto, mas não viola a lei anti-racismo do país.
http://www.tvi24.iol.pt/503/internacional/argelino-suica-tribunal-insulto-porco-estrangeiro-refugiado-sujo/1539463-4073.html




Medidas posteriores a Maio de 2014?

O que é Portugal senão os portugueses? Quem não percebe que Portugal é os portugueses, a vida de todos os dias, não percebe que um programa de empobrecimento não pode ser bom para o país se é mau para os portugueses.
Que compromissos assumiu com a troika sobre cortes definitivos nos salários dos funcionários públicos e pensionistas e para maior flexibilização da legislação laboral?




20 fevereiro 2014

Luisão

O central brasileiro Luisão, capitão do Benfica, tornou-se o primeiro futebolista a cumprir 100 jogos por uma equipa portuguesa nas taças europeias.



Mapa: Portugal é Mar

O novo mapa "Portugal é Mar", é uma carta que representa a realidade territorial do país, nomeadamente a sua dimensão marítima e inclui a proposta de Extensão da Plataforma Continental, que corresponde mais ou menos a 15 vezes o território do continente.



18 fevereiro 2014

Mapa: Saiba em que lugar está a sua câmara no ranking dos melhores municípios

O ranking foi elaborado através do cruzamento de diversos dados estatísticos, como desemprego, número de hospitais, salário médio, taxa de criminalidade ou dormidas turísticas por município.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/saiba_em_que_lugar_esta_a_sua_camara_no_ranking_dos_melhores_municipios.html



Cesto- Incredible Trick Shot at Madison Square Garden

Ucrânia - protestos graves

Amount of old ice in Arctic, 1987-2013



Os cientistas norte-americanos ficaram chocados com um vídeo que mostra como o gelo que até há apenas 26 anos dominava o Árctico praticamente já desapareceu. O vídeo, de um minuto, foi apresentado há dois dias em Chicago pela NOAA (National Oceanic Atmospheric Admnistration).

O vídeo, com a duração de apenas um minuto, e que será publicado na próxima edição da revista 'Science'", ilustra de forma dramática o que sucedeu ao gelo do Árctico no último quarto de século. A "mensagem" deixa poucas dúvidas: à medida que os anos avançam a superfície total da zona gelada do Árctico vai-se tornando cada vez mais pequena. Se há um quarto de século as áreas cobertas por gelo ocupavam 26% do total, agora estão reduzidas a apenas 7%.

Segundo peritos da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) dos Estados Unidos, a tendência global para um degelo no Árctico é inevitável, com a região a ficar cada vez mais quente.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3692444&seccao=Biosfera




17 fevereiro 2014

Ministros de Merkel dormem nos gabinetes

Na Alemanha, o Estado paga os gabinetes dos ministros em vez das residências, pelo que –  adiantou esta segunda-feira a revista ‘Der Speigel’ –  há governantes do executivo de Angela Merkel a dormir no local de trabalho. A oposição já reprovou este ‘fenómeno’ porque os ministros não o declaram nos impostos.
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=619EFC8A-0220-455E-BA1A-4B182A7EF2F2&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021
Apre! Que mentalidade!
Sempre ouvi dizer: nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Ministros do governo alemão, da Sra. Merkel, para pouparem uns euros/ marcos preferem passar ‘mal’ e dormir, sem condições, no próprio gabinete de trabalho, a alugar um apartamento ou a instalarem-se num hotel.
Acabo por ter pena desses forretas, que tão calvinistas/ luteros são, nem percebem que o que fazem está a dar uma péssima imagem deles.
Se calhar estão convencidos que o que poupam levam para o Céu…
Lá diz o ditado popular que os extremos tocam-se: também os terroristas, de origem muçulmana, acreditam que o que fazem aqui na Terra será recompensado no paraíso com 72 virgens…



Repsol vai investir 876 milhões na Venezuela

A petrolífera espanhola Repsol assinou um acordo com a empresa estatal venezuelana PDVSA, segundo o qual vai investir 1,2 mil milhões de dólares (876 milhões de euros) no projecto Petroquiriquire, empresa mista em que a PDVSA é maioritária, para aumentar a produção de petróleo neste país da América Latina.
O vice-presidente da Venezuela com tutela da Economia, Rafael Ramírez, que também preside à PDVSA, e o titular de Repsol, Antonio Brufau, assinaram o acordo, que permitirá à Petroquiriquire aumentar nos próximos cinco anos a produção para 60 mil barris por dia.
"Estes 1,2 mil milhões de dólares vão permitir que a nossa produção conjunta alcance nos próximos cinco anos até 60 mil barris por dia de petróleo e garantirão o fluxo constante nos investimentos para que esta actividade se sustente e possamos chegar ao feliz cumprimento de nossas metas de produção", afirmou Ramírez, citado pela agência de notícias Efe.
A Venezuela representa 10% de toda a produção do grupo Repsol.
http://www.oje.pt/noticias/internacional/repsol-vai-investir-876-milhoes-na-venezuela




Melhores dias virão…

De um texto de Jorge de Sena…. Não quero morrer sem ver a cor da liberdade.
Passaram 40 anos de um sonho chamado Abril.

5% dos sem abrigo têm cursos superiores
Há cursos superiores  de geração espontânea
81.000  licenciados estão desempregados
Há terras do interior, sem centro de saúde, sem correios e sem finanças
Os festivais de verão estão cheios com bilhetes de centenas de euros
Aprendemos neologismos como “inconseguimento” e “irrevogável”
Há os meninos que têm que ir à escola nas férias para ter pequeno- almoço e almoço
E as mães que vão ao banco… alimentar contra a fome, envergonhadamente, matar a fome dos seus meninos.

Não quero morrer sem ver a cor de uma nova liberdade.
http://www.ericeiraonline.pt/index.php/destaques/item/123-nao-quero-morrer







16 fevereiro 2014

Dependência obsessiva da mãe é razão para declarar nulo o casamento

A dependência obsessiva da mãe por parte de um dos cônjuges pode considerar-se uma causa válida para que a igreja católica declare nulo um casamento, defendem várias fontes da igreja, citadas hoje pela imprensa italiana.
A notícia é destacada na imprensa, depois de o vigário judicial da diocese de Ligúria, Paolo Rigon, ter defendido isso mesmo durante a abertura do ano judicial eclesiástico nesta região.
Os afectados por esta dependência "não são capazes de cumprir os seus deveres conjugais. Há casos em que estão tão apegados à mãe que não conseguem fazer vida comum com o par", disse em declarações ao diário "La Stampa" o cardeal jurista Velasio de Parolis, membro do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica.
Na sua alocução, o vigário judicial Rigon explicou que pode ser considerada uma causa de nulidade do casamento uma vez que "para cada decisão, para cada movimento que se queira fazer no seio do casal, procura-se sempre a aprovação do pai e da mãe, que se torna psicologicamente no verdadeiro cônjuge, passando a pessoa casada a ser apenas o substituto".
"É como ter-se casado com a sogra", resume a imprensa italiana.
http://noticias.pt.msn.com/depend%C3%AAncia-obsessiva-da-m%C3%A3e-%C3%A9-raz%C3%A3o-para-declarar-nulo-o-casamento-cat%C3%B3lico
Sei bem, infelizmente, do que se trata…




15 fevereiro 2014

BANCA & FINANÇAS


Seis maiores bancos agravam prejuízos para 2,13 mil milhões.
BCP e Banif diminuíram prejuízos, BES passou de lucros para o “vermelho” e a CGD agravou os números negativos. Só o BPI e o Santander Totta obtiveram lucros, mas inferiores aos de 2012.
http://www.jornaldenegocios.pt/
Isto é que está uma crise! Então os ‘amigos’ bancos estão com a corda na garganta? Era bom, não era, no tempo do gastar à tripa forra? Agora que há austeridade, contenção, já não sabem governar o negócio? Já não dá lucro? Acabaram-se os dias, escandalosos, do lucro fácil? Não sabem diversificar? Já começaram a pensar em emagrecer os conselhos de administração ineficientes? Em cortar, a sério, nos vencimentos e prémios dos níveis superiores do desmando interno dos bancos? Olhem que a actividade bancária, tal como está regulada, é necessária, mas não imprescindível…




Renaud Lavillenie bat le record du monde de saut à la perche à 6,16 mètr...



Recorde com 21 anos.

14 fevereiro 2014

As mulheres gostam de homens altos


Um estudo universitário revela ainda que as mulheres se sentem mais seguras com parceiros maiores que elas.
Na altura de escolher a pessoa certa para namorar, será que a altura interessa? Para as mulheres a resposta parece ser um sim. E apesar de todas as defensoras dos ideais feministas, a verdade é que as mulheres gostam de alguém que as ultrapasse em altura, porque as faz sentir seguras, protegidas, femininas e delicadas.
Os resultados deste estudo conduzido por duas universidades do Texas mostram que as mulheres estão mais dispostas a ter um encontro com alguém maior que elas. Já os homens baixos, não despertam muito a atenção do sexo feminino.
A investigação noticiada pelo jornal 'Daily Mail' mostra que a pesquisa em 925 publicidades do Yahoo permitiu perceber que 13,5% dos homens quer estar com alguém mais baixo. Pelo contrário, quase metade das mulheres - 48,9% - quer estar com alguém mais alto.
A segunda parte do estudo incluiu 54 homens altos e 131 mulheres de uma universidade norte-americana. Os participantes responderam a um questionário online, e os resultados foram semelhantes à primeira metade do estudo: 37% dos homens quer uma mulher mais baixa, e 55% das mulheres deseja alguém mais alto.
“Eu gosto de me esticar para abraçar um homem, com os meus braços à volta do pescoço dele”, disse uma mulher com 1,60 metros.
Neste estudo, os homens não disseram na generalidade que a altura interessava. Os poucos que admitem essa preferência, afirmam também que gostam de mulheres baixas, mas só até um certo ponto, para não afectar a intimidade física.
“É bom quando o corpo da tua parceira encaixa no teu”, disse outro participante do estudo, que tem 1 metro e 80 centímetros de altura. “Também facilita os beijos, dar as mãos e outras actividades”, diz.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Sociedade/As-mulheres-gostam-de-homens-altos.aspx





12 fevereiro 2014

Já faltou mais para isto ter verosimilhança - OPPRESSED MAJORITY

The XXII Olympic Games opened in Sochi, Russia





Somos Espanha?

Frases de utilizadores do Reddit
Podia ser uma espécie de História da Humanidade para totós, o resultado do desafio colocado pela rede social Reddit aos utilizadores: resumir numa frase a História do seu país.
Mais de 12 mil comentários depois, o resultado está condensado no Buzzfeed. E Portugal é um dos 13 países escolhidos para representar a história mais curta de um país. A frase? "Já fomos um grande império, mas agora toda a gente nos confunde com Espanha".
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO324436.html



11 fevereiro 2014

Capitalismo selvagem

Barclays: Lucros caem 32%, 12 mil postos de trabalho vão ser eliminados e CEO anuncia aumento de 10% dos bónus.
No mesmo dia em que anuncia que os lucros do banco caíram 32% em 2013 e 12 mil postos de trabalho serão eliminados, Antony Jenkins revela também que os bónus vão aumentar em 10% para um total de 2,38 mil milhões de libras.
"No Barclays acreditamos no pagamento por desempenho e na remuneração competitiva. Garantir que temos as pessoas certas nos sítios certos a servir os nossos clientes de forma eficiente, num ambiente global altamente competitivo, é vital para gerar um retorno sustentável para os nossos accionistas." Foi desta forma que o presidente executivo do banco britânico justificou a decisão de aumentar os bónus num ano em que os lucros caíram e o banco vai despedir milhares de trabalhadores. A decisão já gerou duras críticas por parte de um dos maiores sindicatos britânicos.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/barclays_lucros_caem_32_12_mil_postos_de_trabalho_vao_ser_eliminados_e_ceo_anuncia_aumento_de_10_dos_bonus.html
Desumano é pouco como reacção à notícia acima referida. Estupefacção, incredulidade, torpor, raiva, são alguns dos sentimentos que perpassam por mim.
Então um tal Antony Jenkins desfaz a vida de milhares de, até agora, leais trabalhadores mandando-os para a rua e não satisfeito com a ‘proeza’, auto promove-se em milhões de libras…
Este mundo está louco! Insanidade! Capitalismo selvagem, puro e duro!






Mapa - O peso da imigração na Europa

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/mapa_o_peso_da_imigracao_na_europa.html


Tipos de mulheres detestáveis


Aqui estão alguns exemplos de tipos de mulheres que a maioria dos homens detesta.

MULHER BARRAQUEIRA
MULHER EXTREMAMENTE CIUMENTA
MULHER ATIRADIÇA
MULHER INSEGURA
MULHER INDECISA
MULHERES SEM OPINIÃO PRÓPRIA
MULHER DESLEIXADA
MULHER MANDONA

http://www.ccreativeimage.com/os-tipos-de-mulheres-que-os-homens-mais-detestam/





09 fevereiro 2014

Pingue-pongue – Marcos Freitas conquista a Taça da Europa

O mesa- tenista madeirense não deu hipóteses ao dinamarquês Michael Maze, ao vencer na final por 4-0.
O mesa- tenista português Marcos Freitas conquistou, neste domingo, a Taça da Europa DHS da modalidade, ao bater o dinamarquês Michael Maze na final disputada em Lausanne, Suíça.
Natural do Funchal, Marcos Freitas impôs-se com parciais de 11-7, 11-6, 11-8 e 11-7, fechando o triunfo com um sugestivo 4-0.
http://www.dn.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=3677176
•  Marcos Freitas é um mesa-tenista português. Segundo a Federação Internacional de Ténis de Mesa, ele é o 15 º melhor mesa-tenista do mundo e o melhor jogador português da história.
•  Nascimento:  8 de Abril de 1988 (25 anos), Região Autónoma da Madeira
•  Altura:  1,80 m
•  Peso:  75 kg




The Beatles - NME - 1964 LIVE

Paralelismo


1- Quase despercebida pelo Mundo, esta luta fratricida, por ausência de cobertura noticiosa por parte das mais importantes cadeias de comunicação social, passa-se em Moçambique entre a Frelimo (Governo) e a Renamo (oposição):
“A Renamo acusou hoje o exército de Moçambique de bombardear posições na serra da Gorongosa, centro do país, "onde o governo presume que possa estar" o líder do principal partido da oposição, Afonso Dhlakama.
Os bombardeamentos surgem depois de três semana de uma espécie de "tréguas" no conflito político-militar que afecta Moçambique e que já causou dezenas de mortes e milhares de refugiados.
Apesar dos ataques, Fernando Mazanga garantiu que o seu partido estará presente na ronda semanal de negociações com o governo, na segunda-feira em Maputo.”
http://noticias.pt.msn.com/renamo-acusa-ex%C3%A9rcito-mo%C3%A7ambicano-de-bombardear-serra-da-gorongosa
2- Esta luta é amplamente noticiada e coberta por parte dos mais importantes órgãos de comunicação sociais mundiais. Passa-se na martirizada Síria. Motivo de interesse: Geoestratégico, geopolítico, económico. Interessados: EUA e Rússia. 
“A operação humanitária para transportar ajuda humanitária aos habitantes dos bairros rebeldes de Homs, sitiados há mais de 600 dias, foram paralisadas após disparos contra um comboio de ajuda e acusações mútuas de violações da trégua nesta cidade Síria devastada pela guerra.
Esta operação foi iniciada na sexta-feira com a retirada de 83 civis da parte antiga de Homs (centro), cercada pelo exército desde Junho de 2012, em aplicação de um acordo entre as partes em conflito concluído sob a égide da ONU.
O acordo é o primeiro gesto humanitário do regime desde a primeira rodada de negociações em Genebra entre o governo e a oposição sob supervisão das Nações Unidas, cuja segunda rodada está prevista para a próxima segunda-feira, depois que o regime de Bashar al-Assad confirmou sua participação nas negociações.
No entanto, esta segunda rodada de negociações também se anuncia difícil. O regime de Damasco, que chama os rebeldes de terroristas, quer centrar o debate no terrorismo. A oposição, por sua vez, quer focá-las em uma transição política que excluiria Assad.
O conflito que atinge a Síria há mais de três anos deixou mais de 136.000 mortos, segundo o OSDH, e milhões de refugiados deslocados, de acordo com as Nações Unidas.”
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/02/08/interna_mundo,411843/tiros-em-comboio-de-ajuda-a-homs-paralisam-operacao-humanitaria-na-siria.shtml
O que quero ressaltar e denomino de paralelismo é que enquanto fingem negociar, atacam-se ferozmente e continuamente.







08 fevereiro 2014

Sochi 2014

Os jogos olímpicos de inverno de 2014 começaram ontem, 7/2/2014 em Sochi / Rússia.
Deram por isso na nossa comunicação social?
Não? Por que será?
E a tão propalada, quando dá jeito, comunicação social de interesse público, onde está?
Ah, pois é, o negócio, sempre o negócio à frente do resto…
Quem tem o exclusivo das imagens para Portugal, e só as transmite aos seus assinantes, é a rede privada por cabo – SporTv.
Quem não tem dinheiro para ser assinante da SporTv, chucha no dedo e não vê nada de Sochi. Viva o interesse público!!!



The sounds of space spacecraft data into a musical duet!

O Emplastro já é famoso na América ( Ridiculousness MTV )

Ondas na Nazaré



06 fevereiro 2014

Moeda paralela

Conferência “A alternativa é a saída do euro?”
Um participante sugeriu uma alternativa: a de haver uma “moeda paralela”. “Sou um seguidor dos economistas portugueses que defendem que a única saída é a introdução de duas moedas a funcionar ao mesmo tempo. Não é nada de novo na nossa história”.
http://www.publico.pt/politica/noticia/nem-moeda-unica-nem-saida-unica-1622564
Concordo.








05 fevereiro 2014

Sochi – Jogos Olímpicos de Inverno

As casas de banho em Sochi serão, talvez, o maior fenómeno viral destes Jogos Olímpicos.
O grande êxito das redes sociais é os pictogramas das casas de banho sobre o que não se pode fazer. E uma das regras fundamentais das casas de banho olímpicas é: não pescar na sanita. O que só pode significar que há cardumes de peixes a viver nos canos de Sochi…
http://www.publico.pt/desporto/noticia/em-sochi-a-agua-e-amarela-os-hoteis-nao-tem-chao-e-e-proibido-pescar-na-sanita-1622506




04 fevereiro 2014

Diga lá outra vez

Andrew Cotton at Nazaré Feb.2 - 2014 Ride of the Year Entry - Billabong ...

Teste de literacia financeira

Na iliteracia financeira três das perguntas mais usadas são:
1- Se tem cem euros poupados a render 2% por ano, ao fim de cinco anos tem mais, menos ou exactamente 102 euros?
2- Se a taxa de juro é de 1% e a inflação é de 2%, então ao fim de um ano pode comprar mais, menos ou os mesmos bens do que hoje?
3- Comprar a acção de uma só empresa é mais seguro do que comprar um fundo mutualista: verdadeiro ou falso?
Se estiver em dúvida, as respostas são: mais, menos, e falso.
Mas não tenha vergonha se errou. Mesmo nos países mais ricos e com uma população mais educada é raro o inquérito em que mais do que dois terços das respostas estão correctas.
A lição é que as nossas sociedades falham em preparar as pessoas para gerir o seu dinheiro.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO321376.html?page=0