Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 outubro 2013

CONVERGÊNCIA DE PENSÕES

Todas as pensões unificadas em pagamento serão sujeitas a cortes, mas as atribuídas pela CGA sofrem uma redução maior no seu valor.
As pensões unificadas, recebidas por quem trabalhou no sector privado e no Estado, só vão ser sujeitas ao corte de 10% na componente da pensão que resultou dos descontos para a Caixa Geral de Aposentações...
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pensoes_unificadas_so_levam_corte_sobre_a_parcela_da_cga.html



EUA acusam Alemanha de impedir reequilíbrio da Zona Euro

O Tesouro norte-americano acusou a Alemanha de contribuir para atrasar o reequilíbrio das contas nas economias da Zona Euro, ao manter um excedente comercial persistente ao longo da crise, acusação que Berlim considera "incompreensível".
"Para facilitar o processo de ajustamento na Zona Euro, países com grandes e persistentes excedentes devem tomar medidas para acelerar o crescimento da procura interna e diminuir esses excedentes. A Alemanha tem mantido um grande excedente da conta corrente durante toda a crise financeira e, em 2012, foi inclusive maior do que o da China", escreveram os autores, do gabinete de assuntos internacionais do Departamento do Tesouro dos EUA.
"O resultado tem sido um preconceito deflacionário para a Zona Euro, bem como para a economia mundial. Um crescimento da procura interna mais forte nas economias europeias com excedentes, particularmente na Alemanha, ajudaria a facilitar um reequilíbrio duradouro de desequilíbrios na Zona Euro", referem.
http://www.oje.pt/noticias/internacional/eua-acusam-alemanha-de-impedir-reequilibrio-da-zona-euro
Haja quem possa ‘falar grosso’ e por o dedo na ferida, malgrado os seus pecadilhos…


Blatter - calendário

http://www.maisfutebol.iol.pt/incrivel-calendario-sexy/52729bf9e4b017a86a9fe29a.html


Portugal e a NSA

A Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana inclui Portugal numa lista de 20 países com quem mantém ou pretende manter uma "colaboração focada" para a partilha de informações.
Um documento secreto da NSA, obtido pelo analista informático Edward Snowden e divulgado pelo jornal espanhol El Mundo, mostra que os serviços secretos americanos dividem os países que consideram aliados em quatro grupos, consoante as suas relações de proximidade, confiança e capacidade.
O documento inclui num segundo nível de colaboração 20 países, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Japão ou Coreia do Sul.
Sem estabelecer qualquer distinção entre estas duas dezenas de nações (a lista é apresentada por ordem alfabética), a NSA coloca Portugal no grupo de "aliados seguros", mas em relação aos quais as autoridades norte-americanas devem fazer uma "avaliação cuidadosa", para garantirem que os EUA retiram "benefícios reais" de eventuais colaborações para a partilha de informação.
http://www.publico.pt/mundo/noticia/portugal-e-espanha-entre-os-paises-em-quem-a-nsa-mais-confia-para-partilhar-dados-1610851
É por isto que agora vem a público, que o primeiro-ministro Passos Coelho em recente reunião internacional não se mostrou nada incomodado. Ao contrário da chanceler Merkel e do presidente François Hollande que estavam aos ‘pulos’ de incomodados por saberem-se espiados, o nosso primeiro estava ‘numa boa’ porque sabe que a única coisa, os tais "benefícios reais", que os américas da NSA ou outros querem saber de Portugal é o como está o tempo no Algarve, nos greens de golf, as praias e o preço dos peixinhos e do vinho…


O futuro já hoje...

Quem sabe se no futuro o rapaz que vemos não será por legitimidade própria um Papa no Vaticano.


Pinto ‘Stalin’ da Costa elimina Carolina Salgado

Pinto da Costa mandou retirar a cara de Carolina Salgado, sua ex-namorada, da foto oficial da audiência que o Papa João Paulo II concedeu, em 2003, a uma comitiva liderada pelo presidente do FC Porto.
O rosto de Carolina, bem visível na imagem original a poucos metros de Sua Santidade e do líder dos “dragões”, foi substituído pela cara de um padre (Jorge Duarte) na foto patente ao público numa galeria do recém -inaugurado Museu Futebol Clube do Porto.
Parece óbvio que Pinto da Costa, alvo de ferozes acusações por parte de Carolina em tempos que já lá vão, ainda não perdoou à senhora e foge dela como o diabo da cruz.
Numa primeira reacção ao acto censório, Carolina Salgado disse ao “Correio da Manhã” que ninguém vai conseguir riscá-la da história portista.
http://fama.sapo.pt/noticia/pinto-da-costa-elimina-carolina-salgado



Stalin não fez melhor...


30 outubro 2013

Reforma do Estado: Cortes já chegaram aos quadrúpedes…

Portanto já sabem: são, no máximo, quatro animais por apartamento. E, atenção, cães, só dois; gatos é que podem ser quatro. Não, não podem ser três chihuahua, nenhum conta por gato, nem chamando Bichana ou Sissi ao terceiro. Enfim, os nossos governantes mostram que não estão desatentos às mudanças da sociedade portuguesa. Ontem havia que controlar as entradas dos estudantes nas universidades. Agora que a juventude se vai embora, a prioridade é o numerus clausus dos animais nos apartamentos. Se isto não é a reforma do Estado, o que é uma reforma do Estado?!
Caso bicudo vai ser com as lagartas: quando virarem borboletas herdam o precedente direito ao apartamento?
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3504545&seccao=Ferreira%20Fernandes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

Blatter: CR7 - We only see what we want to see

http://www.youtube.com/v/bBwaUC6k-DY?autohide=1&version=3&attribution_tag=5XxDegGm1pbffVIfkYECXA&showinfo=1&autohide=1&autoplay=1&feature=share

Parlamento Europeu vai investigar métodos de trabalho e qualidade das receitas das troikas

O Parlamento Europeu (PE) vai passar a pente fino os métodos de trabalho e a qualidade das receitas impostas pelas troikas de credores internacionais aos países do euro sob programa de ajuda externa – Portugal, Grécia, Irlanda e Chipre – para averiguar a legalidade e o carácter democrático dos seus procedimentos.
Os termos desta investigação estão a ser preparados pelos coordenadores dos grupos políticos do PE na comissão parlamentar dos assuntos económicos e monetários, e deverão ser formalmente adoptados na próxima semana.
A investigação vai ser pilotada por dois eurodeputados – os chamados "relatores – originários dos dois maiores grupos parlamentares, conservadores e socialistas, embora em estreita colaboração com os coordenadores de todos os grupos.
O método de trabalho da equipa de relatores e coordenadores incluirá audições aos responsáveis das três instituições da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) – que estão a conceber e a acompanhar a execução dos programas de ajuda que decorrem desde Abril e Dezembro de 2010 na Grécia e na Irlanda, respectivamente, Abril de 2011 em Portugal e Abril deste ano em Chipre – e o envio de pequenas missões aos quatro países para reuniões com todas as partes interessadas, incluindo nos bancos centrais e ministérios das finanças, e mesmo com ex-ministros das finanças.
A investigação, que vai avançar a ritmo particularmente acelerado, será aprovada pelo PE entre Janeiro e Março e em todo o caso antes da dissolução da Assembleia em Abril na perspectiva das eleições europeias de Maio.
http://www.publico.pt/economia/noticia/parlamento-europeu-vai-investigar-metodos-de-trabalho-e-qualidade-das-receitas-das-troikas-1610786
Tal como diz o ditado popular: mais vale tarde do que nunca, esta investigação às ‘recomendações ditatoriais’ dos elementos das troikas nos países sob resgate financeiro. Já devia ter acontecido há muito mais tempo. Enfim… no nosso caso vem mesmo no fim da atrocidade económica que nos impuseram… vamos ver em que é que as conclusões da, ora apresentada, comissão de investigação se traduzirão.


29 outubro 2013

DINÂMICAS MIGRATÓRIAS - Estamos em saldo…

Há muito anos, o fabuloso Raul Solnado numa das suas rábulas revisteiras dizia que a solução para Portugal era vender o Algarve aos alemães…
Passados 40 anos o que temos? Estamos em saldo…
DINÂMICAS MIGRATÓRIAS: Vistos gold renderam 171 milhões.
Portugal recebeu 171 milhões de euros em compras de imóveis e transferências de capital no âmbito do programa de Autorização de residência para Actividade de investimento (ARI) os chamados vistos gold. Até 15 de Outubro foram concedidas 273 autorizações de residência.
O número foi avançado por Rosário Farmhouse, alta comissária para a integração e minorias étnicas durante o seminário Novas dinâmicas migratórias internacionais: Portugal no contexto dos países da OCDE que decorre na Fundação luso americana, em Lisboa.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3503807

28 outubro 2013

CUIDADO APOSENTADO - nova 'ordem' do Governo...Pegadinha - Carta do Crematório

No Woman, No Drive

Lou Reed - Walk on the Wild Side - Legendas em Português


Morreu um génio. Paz.

CDU coliga-se com PSD na Câmara de Loures

O social-democrata Fernando Costa, eleito vereador pela coligação Loures Sabe Mudar, disse nesta segunda-feira que vai assumir o pelouro dos Serviços Jurídicos no executivo municipal liderado pelo comunista Bernardino Soares.
Em declarações à agência Lusa, Fernando Costa confirmou a existência de “um acordo de princípio” de governação com a CDU, que venceu as eleições autárquicas e a coligação Loures Sabe Mudar, que integra, além do PSD, o Movimento Partido da Terra e o Partido Popular Monárquico.
“Há muitos pontos em comum nos dois programas autárquicos e isso facilitou o acordo.”
O antigo líder de bancada da CDU Bernardino Soares venceu as eleições autárquicas de Setembro em Loures sem ter obtido a maioria absoluta, tendo obtido 34,74% dos votos.
http://www.publico.pt/local/noticia/cdu-coligase-com-psd-na-camara-de-loures-1610581
E ainda há quem duvide da “cumplicidade histórica, visceral” entre os comunistas e os Pê-pê-dês…
Olhem, aprendam e não esqueçam…

Carlos Burle, surfista brasileiro pode ter batido recorde de Mcnamara em onda gigante na Nazaré

O surfista brasileiro Carlos Burle poderá ter batido hoje o recorde de Garrett Mcnamara (30 metros) ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, após ter ajudado no salvamento da compatriota Maya Gabeira.
http://noticias.pt.msn.com/surfista-brasileiro-pode-ter-batido-recorde-de-mcnamara-em-onda-gigante-na-nazar%C3%A9-1
Surfista Maya Gabeira sofre acidente ao tentar bater onda gigante na Nazaré.
A brasileira Maya Gabeira, de 26 anos, ficou hoje inconsciente durante um acidente quando tentava surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, tendo sido transportada para um hospital da zona.




27 outubro 2013

Freitas do Amaral acusa Governo de forçar demissão ao propor leis inconstitucionais

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral considerou hoje que o Governo está a criar propositadamente as condições para que o Tribunal Constitucional chumbe a proposta do Orçamento do Estado para 2014 e possa, depois, demitir-se.
Em declarações à agência Lusa, Diogo Freitas do Amaral disse que o Governo está "a agravar aceleradamente a tomada destas medidas [do Orçamento do Estado], que são todas inconstitucionais, para criar um conflito grave com o Tribunal Constitucional e, a partir daí, poder demitir-se e exigir eleições".
Para o antigo governante, "é altura de dizer basta e de fazer este governo recuar", porque "a continuar por este caminho, qualquer dia temos aí uma ditadura".
http://noticias.pt.msn.com/freitas-do-amaral-acusa-governo-de-for%C3%A7ar-demiss%C3%A3o-ao-propor-leis-inconstitucionais


Chico Buarque - Construção

25 outubro 2013

Ordenado mínimo na Europa

Percebem agora os fluxos migratórios das populações?
E o porquê das deslocalizações empresariais para certos países?



24 outubro 2013

Descoberto ouro em folhas de eucalipto

Estudo revela descoberta.
Investigadores revelaram terem descoberto minúsculos vestígios de ouro em folhas de eucalipto, segundo um estudo publicado pela Nature Communications.
De acordo com o mesmo estudo da revista, a descoberta pode constituir uma ajuda para os exploradores do metal precioso, sobretudo numa época de diminuição de reservas de ouro e da escalada de preços, já que as novas descobertas caíram 45% na última década.
Num resumo do estudo citado pela agência noticiosa France Presse, pode ler-se que “esta ligação entre o crescimento de vegetação e os depósitos de ouro enterrados pode ser fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração mineira”.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/ciencia/tecnologia/descoberto-ouro-em-folhas-de-eucalipto
Caramba! Isto é que vai ser um desbastar do eucaliptal português…

A ‘chave’ é o Tribunal Constitucional… alemão…

O programa cautelar consiste num tipo de assistência financeira a países que pertençam ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), criado por Tratado Intergovernamental em 2012, e que desde 1 de Julho de 2013 é o único mecanismo permanente da Zona Euro para acudir a países em dificuldades financeiras. O MEE integra também o FEEF, o anterior fundo de resgate envolvido nos programas de ajustamento da Grécia, da Irlanda e de Portugal. No conjunto os dois fundos envolvem uma capacidade de empréstimo total de 700 mil milhões de euros. Até agora o MEE envolveu-se com dois países: a Espanha (num programa exclusivamente para a recapitalização da banca) e com o Chipre, no âmbito de um programa de resgate global. Isso significa que o programa cautelar, que Portugal tanto deseja, é ainda terra incógnita. No Regulamento do MEE para o programa cautelar existe uma diferença entre dois tipos de linha de crédito: uma "precaucionária" (PCCL); e uma "reforçada" (ECCL). Ao ler os requisitos para uma e outra, percebe-se que Portugal, a ter acesso a alguma, só poderia ter à segunda. O crédito (empréstimo, ou compra de obrigações no mercado primário) seria cedido por um ano, renovável nos dois semestres seguintes. O País teria de assinar um novo Memorando de Entendimento com a Comissão Europeia, seria submetido a uma "vigilância reforçada" por parte das autoridades europeias de supervisão, incluindo o sector bancário, teria de apresentar relatórios mensais de execução ao MEE... Só mais um detalhe. Sobre tudo isto paira a sombra de um adiado acórdão do Tribunal Constitucional...alemão. Só ele vinculará, ou não, Berlim a todo o edifício da ligação entre o MEE e o BCE, de que depende o programa cautelar. O Tribunal de Karlsruhe terá a chave da nossa possível passagem de um "protectorado" no inferno do resgate para outro no purgatório cautelar.
por VIRIATO SOROMENHO MARQUES
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-24/0/5_2123079_47277BFBF864A4CE7BF9C7228553E0CC.pdf

Defender a Constituição…

Um "nada, zero, inútil, traidor, auto-centrado, calculista, contraditório, que é, formalmente, presidente da república".
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3492169
Quem escreveu isto? E referia-se a quem?

Menina rouba iPhone de mala de senhora em restaurante apinhado | Sociedade : Insólito | Diário Digital

Menina rouba iPhone de mala de senhora em restaurante apinhado | Sociedade : Insólito | Diário Digital

23 outubro 2013

Sacrifícios = 0,1%

O défice será de 6,3 por cento no final do ano de 2013, sem os artifícios habituais das Finanças.
O ano passado, em 2012, foi de 6,4 por cento.
Portanto uma melhoria, fantástica, de 0,1 por cento!
Isto é, os sacrifícios pedidos serviram para zero…

Contratos 'swap' são anuláveis se houver alteração anormal das circunstâncias – STJ

Os contratos 'swap' são anuláveis se houver uma alteração “anormal” das circunstâncias que se verificavam aquando da sua celebração, nomeadamente ao nível das taxas de juro, sentenciou o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
http://noticias.pt.msn.com/contratos-swap-s%C3%A3o-anul%C3%A1veis-se-houver-altera%C3%A7%C3%A3o-anormal-das-circunst%C3%A2ncias-stj-1
Este principio pode ou não ser aplicado à divida colossal portuguesa junto dos credores externos?

22 outubro 2013

Bar Refaeli não percebe por que está sozinha

A bela modelo israelita, Bar Refaeli, continua solteira e não percebe porquê. Diz que é divertida e sociável mas que os homens têm medo dela.
http://www.dn.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=3491310
Com as devidas adaptações ao contrário como é?




Cigarros e os cortes do OE 2014

Se fumar mata, então nem Definitivos nem Provisórios (os cortes).




O Orçamento

O Orçamento de Estado transformou-se na lei suprema do país, sobrepondo-se a todas as outras leis e direitos. O facto de ser claramente inconstitucional em nada impressiona o Presidente da República que, tendo jurado fazer cumprir a Constituição, já declarou que os custos de o orçamento não entrar em vigor em 1 de Janeiro são superiores às inconstitucionalidades de que sofra. Posição semelhante já tinha tido aliás o próprio Tribunal Constitucional que, tendo declarado inconstitucional o corte de subsídios em 2012, mesmo assim suspendeu a eficácia da sua decisão durante esse ano, acabando por só a concretizar no ano seguinte. Essa complacência perante os ditames orçamentais não impediu que o Tribunal Constitucional esteja hoje na corda bamba, já que até obscuros funcionários da Comissão Europeia se permitem criticar o seu "activismo judicial".
A Constituição Portuguesa é hoje letra morta, sacrificada no altar dos mercados. O Orçamento que os nossos credores nos mandam elaborar viola grosseiramente os direitos mais básicos dos cidadãos. Os salários são cortados a partir de 600 euros, as pensões deixam de ser pagas a quem entregou os seus descontos ao Estado e os impostos atingem o nível do confisco. E tudo isto para nada, já que o défice continua fora de controlo e a dívida não para de aumentar. Mas a Ministra das Finanças garante que "não é intenção do governo torturar os portugueses". Costuma dizer o povo que de boas intenções está o inferno cheio.
Luís Menezes Leitão, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-22/0/5_2121846_D7C90CA8DAE60FC94B47904CEBED2106.pdf


21 outubro 2013

Prós e contras do pedido preventivo ao TC do OE 2014

+
Dissipar as dúvidas em relação ao Orçamento, permitindo que entre em vigor na sua plenitude para se poder negociar o programa cautelar atempadamente.
Efeitos na economia de um eventual chumbo do corte nos salários ou nas pensões seriam menorizados e o Governo seria forçado a procurar um plano B rapidamente.
-
Descrédito do Governo e possível crise política.
Pânico nos mercados.

19 outubro 2013

ANTONIO MOURÃO "Os que vivem na grandeza"


Paz eterna.

A posição de Cavaco Silva sobre o OE 2014

Hoje, depois de ouvir a conferência de imprensa, em directo, a partir do Panamá, com o Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, o Primeiro-ministro, Passos Coelho, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Manchete, fiquei desalentado.
A uma pergunta de um jornalista o PR respondeu que tal como fez no passado, prefere um Orçamento de Estado que entre em vigor a 1 de Janeiro, mesmo que tenha fundadas dúvidas sobre algumas das normas vertidas no dito OE e susceptíveis de serem inconstitucionais…
Ora bolas, senhor PR. Desde quando é que é preferível um OE eivado de inconstitucionalidades? À primeira o erro passa. À segunda só passa com muita benevolência… À terceira o erro não passa!


Elvis Presley Unchained Melody 1977


Great...

18 outubro 2013

Golo fantasma validado na Alemanha...

Fórmula dos cortes salariais em falta no OE2014

Técnicos do Estado denunciam omissão e revelam que proposta de Orçamento não está completa.
O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) denunciou esta sexta-feira a omissão na proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2014 da fórmula do corte de remunerações dos trabalhadores da Administração Pública.
Em carta enviada à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, a que a agência Lusa teve acesso, o STE referiu que a proposta do OE2014, já em discussão pública, "não se encontra completa".
«De facto, não é disponibilizada a fórmula a que se refere o artigo 33.º, n.º 4, c), e que permite o cálculo da taxa progressiva de redução a aplicar aos valores das remunerações», escreve-se no texto.
http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/cortes-salarios-oe2014-tvi24-formula-ultimas-noticias-orcamento/1500877-6377.html
Não acertam uma!

A Moody´s e os miúdos irresponsáveis

A agência de notação financeira Moody´s considerou hoje que os riscos de implementação do orçamento português para 2014 «continuam significativos», alertando que «é altamente provável» que o Tribunal Constitucional questione algumas medidas, incluindo a convergência das pensões.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=663084
Até uma agência estrangeira vê o óbvio. O Orçamento de Estado para 2014 tem normas inconstitucionais, tais como o ‘saque’ às pensões da CGA.
Então e o Governo não vê isto? Porque arrisca? Isto é um mero jogo de miúdos? Ou o arriscar contra o TC tem outras intenções? Descartarem responsabilidades pelo falhanço monumental nas políticas seguidas até agora, e atirarem culpas para cima da oposição e TC? E depois baterem com a porta, qual comportamento irresponsável, tipo o miúdo que acaba com o jogo levando a bola com ele para casa. Só que não estamos já na idade dos miúdos, isto é a serio: trata-se de um país com 10 milhões de pessoas, que é preciso saber gerir. Ainda ninguém da S. Caetano à Lapa informou estes senhores que o jogo é para seniores e não para miúdos irresponsáveis?


Pressão ilegítima: Comissão Europeia chama de activistas políticos aos juízes do TC

Comissão Europeia considera que este não é o momento do TC se envolver em activismos políticos e alerta para a consequência de algumas propostas inscritas no orçamento para o próximo ano.
A Comissão Europeia considera que esta não é a altura certa para o Tribunal Constitucional (TC) se envolver em activismos políticos e alerta que o chumbo de algumas medidas do Orçamento do Estado para o próximo ano pode provocar um segundo resgate. Estas conclusões fazem parte de um relatório interno a que a «TSF» teve acesso e são assinadas pelo chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal.
Conforme escreve a «TSF», um relatório político enviado de Lisboa para Bruxelas na terça-feira ao final da tarde, o representante da comissão, o português Luiz Pessoa, explica que o Governo está empenhado em cumprir as condições negociadas com a Troika, mas avisa que o espaço de manobra do Executivo está a ficar cada vez mais reduzido com as decisões negativas do TC, e afirma que o apoio da opinião pública também está a diminuir.
No documento é ainda sublinhado que as alternativas às reformas estruturais chumbadas pelo TC nos últimos dois anos, acabaram por ser sempre menos eficazes para a implementação do programa de ajustamento, do que as medidas originais. Chumbos que, na opinião de Luiz Pessoa, deixaram o Governo sem grande margem de manobra.
Ou o TC está a fazer uma interpretação demasiado restritiva da Constituição, ou pode ser visto com uma força de bloqueio, com influência directa na política orçamental do Governo, refere o documento, divulgado pela «TSF».
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---economia/comissao-europeia-governo-austeridade-oe2014/1500523-6377.html
‘Expulsava’ imediatamente de Portugal a representação da Comissão Europeia em Portugal.
Não podia expulsar a pessoa, apenas, porque é o português Luiz Pessoa. Mas podia e fá-lo-ia ao cargo institucional. Fora de Portugal! Motivo: intromissão grosseira nos assuntos internos de Portugal.

Mapa revela onde é mais fácil engatar uma mulher

Um mapa revela onde é mais fácil um homem engatar uma mulher. Portugal é considerado um país normal em termos de dificuldade, enquanto o Brasil, por exemplo, é considerado de «muito fácil».

De referir que, de acordo com o mapa,  as espanholas são mais difíceis de engatar que as portuguesas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=662682





Café não faz mal ao coração

É uma crença antiga e enraizada na prática clínica, a de que o café provoca arritmia cardíaca.
Mas Daniel Caldeira, médico e investigador no Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina de Lisboa, encontrou «uma grande inconsistência nos resultados que associavam exposição ao café e risco de doença cardíaca.» Pôs então mãos à obra e analisou todos os estudos já publicados sobre o tema, produzindo um artigo de revisão que deitou a ideia por terra. O médico concentrou-se num parâmetro em particular, a fibrilhação auricular, a mais comum das arritmias, e concluiu que não há qualquer relação entre a cafeína e esta patologia.
Mesmo em termos de pressão arterial, não foi encontrada qualquer relação de causa e efeito entre uma bica e o aumento da tensão. Só a partir de um exagerado número de cafés por dia – um valor que não está ainda bem definido mas que será acima dos sete – é que poderão ocorrer efeitos negativos. «O café aumenta a força de contracção do coração, o que até pode ser positivo», nota. Apresentado no congresso europeu de cardiologia e publicado na revista Heart, o estudo veio pôr um ponto final na discussão. «Alguns colegas presentes no congresso ficaram surpreendidos, mas muito satisfeitos. São bons consumidores de café», confidencia Daniel Caldeira.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-17/0/5_2119116_88F7681CA6C086CA852EFFD09789B824.pdf

17 outubro 2013

Play-off

Portugal contra França, Suécia, Roménia ou Islândia.
Já são conhecidos os quatro possíveis adversários de Portugal no "play-off" de acesso ao Mundial 2014.
Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia são cabeças-de-série.
Se nos calhar, no sorteio, a Roménia ou a Islândia está no papo!
Se for a Suécia é jogo para fifty – fifty.
Com a França nem vale a pena o esforço de transpirar as camisolas. Perdemos de caras! (Platini é francês…)




8 de Novembro = greve. UGT quer fiscalização do OE2014 pelo Constitucional

Para a central sindical UGT, a proposta de OE representa "uma mega-austeridade, em que a consolidação orçamental é prosseguida por via da despesa, mas apenas exigindo sacrifícios e cortes a quem já os sofreu no passado".
"Assistimos assim a cortes nos salários, nas pensões e nas funções sociais, continuando o Governo a passar ao lado dos verdadeiros e necessários cortes estruturais de despesa (PPP, SWAP, concessões, gestão racional da administração pública...)."
A UGT vai pedir reuniões ao Presidente da República, ao provedor de Justiça e aos grupos parlamentares para lhes manifestar o seu repúdio pela proposta de Orçamento do Estado e instá-los a pedir a fiscalização da constitucionalidade do documento.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=662601
Sindicatos da função pública marcam greve conjunta contra austeridade do OE
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (da CGTP) e os Sindicatos dos Quadros Técnicos do Estado (STE, da UGT) marcaram nesta quarta-feira uma greve dos funcionários públicos para 8 de Novembro, em protesto contra as medidas do Orçamento do Estado (OE) para 2014.
http://www.publico.pt/economia/noticia/frente-comum-marca-greve-para-8-de-novembro-1609323


16 outubro 2013

Empobrecendo...



Tsunami + terramoto + ciclone …

Pacote de medidas sobe para 3900 milhões, Governo rejeita que OE represente mais austeridade
http://www.publico.pt/

OE2014: «Não há plano B», garante Maria Luís Albuquerque
http://diariodigital.sapo.pt/

«Este orçamento é uma certidão de óbito»
http://www.tvi24.iol.pt/

Só 10% dos funcionários escapam aos cortes salariais
http://economico.sapo.pt/noticias/so-10-dos-funcionarios-escapam-aos-cortes-salariais_179513.html

Orçamento centrado na despesa ainda sobe impostos em 646 milhões. Não basta cortar 2291 milhões de euros ao défice para chegar a 4%. É preciso reduzir quase o dobro: 3906 milhões
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO283601.html

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2014
Aumento da idade da reforma para os 66 anos no Parlamento ainda este ano
http://www.dn.pt/inicio/default.aspx


Igreja da Suécia elege mulher para a liderança

A episcopisa de Lund, Antje Jackelén, de 58 anos, foi eleita líder da Igreja da Suécia (luterana) com 55,9% dos votos dos 325 sacerdotes que podiam votar.

13 outubro 2013

Whitesnake - Here I Go Again


1983...

Amália por Júlio Resende / "Medo" - Dueto com Amália Rodrigues


Excelente!

Jorge Sampaio repudia críticas a Tribunal Constitucional

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio repudiou hoje as críticas ao Tribunal Constitucional da directora do FMI e do presidente da Comissão Europeia, defendo que deve haver "um assomo patriótico" na defesa das instituições da democracia portuguesa.
"Repudio isso de uma forma frontal. Temos que ter um assomo patriótico das decisões que são tomadas, criticá-las, quando for caso disso, com certeza, ameaçá-las é outra coisa", afirmou Jorge Sampaio em entrevista ao programa "A propósito", da SIC-Notícias.
Referindo-se às críticas ao Tribunal Constitucional, afirmou: "esta barragem já vai pelo doutor Durão Barroso, que nos manda ter juízo, vai pela senhora Lagarde, que não é capaz de dizer isso sobre o equivalente ao Tribunal Constitucional em França, e ninguém o diz na Alemanha", afirmou.
"A maneira como se fala do Tribunal Constitucional é uma coisa de uma gravidade extrema", declarou.
http://noticias.pt.msn.com/jorge-sampaio-repudia-cr%C3%ADticas-a-tribunal-constitucional-pede-%E2%80%9Cassomo-patri%C3%B3tico%E2%80%9D-1


11 outubro 2013

Governo prepara aumento da taxa audiovisual

Governo prepara aumento da taxa audiovisual para financiar RTP. Subida deverá ser anunciada nos próximos dias.
Em Fevereiro deste ano, o então ministro da tutela, Miguel Relvas, tinha garantido no Parlamento que até ao final da legislatura não haveria aumento da Contribuição Audiovisual.
A solução, para Poiares Maduro, passa por chamar todos os consumidores de electricidade a contribuir ainda mais para a televisão pública.
http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/rtp-taxa-audiovisual-contribuicao-audiovisual-eletricidade-luz-conta/1498337-6377.html
Quanto vale a palavra de um ministro em Portugal?

O Bloco é um luxo

Os portugueses começaram a ajustar-se à realidade de forma drástica logo em 2011. Nesse ano caíram a pique as vendas de automóveis, máquinas de café, televisores, consolas de jogos, vinho, cerveja e restauração. Nesse ano caíram também a pique os votos no Bloco de Esquerda: 50% (tanto quanto os automóveis). Um ajustamento que, a avaliar pelos resultados das autárquicas, parece continuar.
Será o Bloco um luxo político sem sentido em tempos de escassez? Um supérfluo que não resiste à frugalidade dos tempos? Serão as sua causas fracturantes as carteiras Chanel da política?
Eu acho que sim. É uma intuição, uma hipótese extrapolada dos resultados da investigação do Consumer Intelligence Lab sobre as tendências de mudança do consumidor português; que é também consumidor, embora cada vez menos, das marcas da política.
A partir de 2011 os gastos supérfluos foram à vida, a poupança começou a aumentar e a frugalidade começou a impor-se como necessidade. Hoje, 49,8% dos portugueses afirmam que “ser menos consumista é uma forma de estar com que se identificam” (The Consumer Intelligence Lab, 7/2013).
O Bloco, alcunhado no passado de esquerda caviar, foi preterido pelo mais frugal PC; que também é um luxo (ter um partido utópico que tem por objectivo a implantação do comunismo é sempre um luxo para uma democracia) mas um luxo popular. Como as ovas de sardinha.
As causas tradicionais do Bloco, os alicerces da sua identidade, poderão, no contexto actual, ter passado de fracturantes a extravagantes e daí a supérfluas. Se assim for, e esta é a verdadeira ironia do destino, a sua sobrevivência dependerá da melhoria da economia, ou seja, do sucesso do governo. Só se voltar a sensação de abundância, e com ela a extravagância e o luxo, poderá o Bloco voltar a crescer.
Por Pedro Bidarra
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO281450.html?page=0


Filipe de Botton: "O Governo mentiu aos accionistas"

Filipe de Botton sobre as cortes nas rendas: "O Governo mentiu aos accionistas".
O maior accionista privado português da REN diz ainda que o Governo está a colocar em risco futuras privatizações.
Não são apenas os accionistas estrangeiros que estão incomodados com os novos cortes nas rendas de electricidade. Filipe de Botton, CEO da Logoplaste e o maior investidor nacional na Redes Energéticas Nacionais (REN), também está desiludido com as medidas anunciadas há uma semana.  “O Governo está a querer comer o bolo e ficar com ele na mão. O Governo mentiu”.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO282462.html
Ah! Que pena! Então o ‘querido’ está incomodado? Acha que o seu governo mentiu? É? E pensava que isso só acontecia a essa gentinha, o povo, é?
‘Querido’, o tiro saiu-lhe pela culatra…


EMPRÉSTIMOS FINANCEIROS: Empresas nacionais pagam dobro de juros da média europeia

As taxas de juro cobradas pela banca às empresas portuguesas no final do semestre eram mais do dobro do que pagavam, em média, as restantes empresas da Zona Euro, segundo os dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).
Em Portugal, a média das taxas de juro de novos empréstimos a sociedades não financeiras estava nos 5,53% no final de Junho, mais do dobro do que os 2,59% cobrados nos restantes 16 países da Zona Euro, lê-se no relatório da APB.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3470379
Aqui está um dos factores porque as nossas PME não conseguem sair da cepa torta.

10 outubro 2013

Lagarde: Chumbos do TC são «dificuldade particular» de Portugal

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que Portugal tem uma «dificuldade particular», que são os chumbos do Tribunal Constitucional a algumas medidas do Governo.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=661372
Que chatice! Haver um país com um Tribunal Constitucional que não se verga aos ditames da alta finança (agiotagem) mundial. Que chatice!
Mas quem pensam eles (o TC) que são?
Trato deles (o TC) já de seguida. Vou convocar juristas meus amigos (pagos por mim) e isentos (!) para abolir esse tal de Tribunal Constitucional dos países pobrezitos… Que chatice!
Mais uma a pressionar o Tribunal Constitucional português.
Os abutres vêem-se é nestas alturas…

Vídeo ensina, em tom irónico, como ser líder de uma seita

Há um vídeo na Internet que ensina, em tom irónico, como ser líder de uma seita. Segundo Laís Bellini, uma ex-interna do Fora do Eixo.
O filme começa com um questionamento, a saber:
“Você não quer seguidores devotados, que deixem suas respectivas famílias por você, que dêem o dinheiro deles para você, que dêem o corpo deles para você, que desistam de suas respectivas vidas por você, que considerem você um Deus e que irão matar por você? Você não quer se tornar um líder de seita?”
Transcrevo parte da receita:
Estruture a sua seita como uma cebola, com os membros mais prestativos e bondosos na parte externa, e os mais malucos, controladores e maus num núcleo secreto (…) Não diga quem você realmente é. Minta! Omita as informações importantes ou distorça-as.
— Você está tentando me recrutar?
— Não! Eu só estou tentando compartilhar algo interessante com você.
Grupos de fachada. A recomendação seguinte é para que se criem grupos de fachada:
Crie grupos de fachada
— Somos de um grupo de estudantes da Bíblia;
— Somos de um curso de gestão;
— Somos de um centro de meditação;
— Somos de uma organização em defesa da paz mundial;
— Somos de um centro de desenvolvimento pessoal;
— Somos da reabilitação de dependentes.
(…)
Ofereça a eles algo gratuito e, então, faça-os sentir-se obrigados a retribuir.
(…)
Não dê tempo a eles para pensar.
Mais adiante, o vídeo recomenda que as pessoas cooptadas passem a viver na “comunidade” do líder. Os internos deverão, então, ser submetidos a uma rígida disciplina. Segue o vídeo. A tradução é muito ruim, mas não compromete o entendimento. 
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/video-ensina-em-tom-ironico-como-ser-lider-de-uma-seita-segundo-ex-interna-capile-proibiu-a-rede-de-espalha-lo/
Teoria da cebola: por camadas.
Partido melancia: verde por fora, vermelho por dentro – CDU



Promessa de Gaspar

Lembram-se do ex-Ministro das Finanças, senhor todo poderoso, sem igual no tempo da democracia, só comparável em poder absoluto ao tempo de Oliveira Salazar e do Marquês de Pombal, chamado Vítor Gaspar?
Atentem agora no que sua eminência parda 'proclamou':
"REDUÇÃO NA REMUNERAÇÃO ANUAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS É TEMPORÁRIA".(11.09.2012)
Agora relacionem com as notícias que nos dão conta de um corte, definitivo, nos salários da função pública de 10% segundo o OE 2014...
Gente sem palavra, sem moral, sem rigor, sem nexo, sem pátria. Gente hipócrita...  

Edith Piaf - La vie en rose

09 outubro 2013

Cracóvia e nazismo...

Já sei que a visita ao memorial se enquadra numa serie de compromissos sociais, mas não me deixa descansado. Tudo o que tem a ver com os nazis arrepia-me, muito em particular com os tempos que vivemos em Portugal...




Nobel da Física para o bosão de Higgs e Crónica: “Eu não sei”

Nobel da Física de 2013 para o bosão de Higgs.
Prémio distingue o belga François Englert e o britânico Peter Higgs, dois dos físicos teóricos que, há cerca de 50 anos, postularam a existência de uma partícula elementar que confere massa a todas as outras.
“Segundo o Modelo-Padrão”, explica em comunicado emitido esta terça-feira pela Real Academia das Ciências Sueca, “tudo, das flores aos planetas, é composto por apenas um punhado de tijolos de construção: as partículas de matéria. Estas partículas são governadas por partículas de força que garantem que tudo no mundo funciona como deve.”
Mas o bosão de Higgs não é de todo o fim da história. O Modelo-Padrão apenas descreve a matéria visível que nos rodeia, mas estima-se que cerca de 95% do Universo é constituído por matéria escura, totalmente invisível, e energia escura.
08/10/2013 - 11:53 http://www.publico.pt/ciencia/noticia/nobel-da-fisica-de-2013-para-o-bosao-de-higgs-1608409
Crónica: “Eu não sei”
Nos finais dos anos 1980 participei numa Escola de Verão sobre física de partículas na Escócia. Peter Higgs foi um dos professores a dar aulas nessa escola. As aulas decorriam num anfiteatro. Entre nós, sentados no anfiteatro, havia ainda outros professores que assistiam às aulas uns dos outros. E faziam perguntas.
Eu, simples aluna de doutoramento em física de partículas, ficava por vezes muito pequenina a ouvir perguntas muito inteligentes feitas por professores muito inteligentes a outros professores muito inteligentes. E numa destas aulas Peter Higgs era o professor. Da audiência surgiu uma pergunta. Muito inteligente.
Ele, Higgs, encostou-se ao quadro, mãos atrás das costas. Baixou os olhos, silêncio. Depois olhou para nós e disse pausadamente: “Eu não sei.”
Este profundo sincero “eu não sei” e o direito “a não saber”, vindo de Higgs foi o mais importante que poderia ter aprendido nessa escola. Porque é assim, saltitando de “não sei” em “não sei”, que se faz a história da física.
Professora associada do Departamento de Física e investigadora do CENTRA – Centro de Astrofísica, ambos do Instituto Superior Técnico 
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/eu-nao-sei-1608451
Admiro homens e mulheres como o que a crónica refere. São sábios, mas têm a humildade de dizer perante colegas e uma plateia de interessados na matéria, um “eu não sei”. Em seguida vão à luta, à descoberta de respostas, não desistem…
Não são como Gaspares e outros que tudo sabiam, mal fizeram, e viraram as costas e abandonaram a contenda ao primeiro dissabor…


Maioria chumba parecer de deputada do PS sobre cortes nas pensões

Parecer de Isabel Moreira aponta “inconstitucionalidades flagrantes” à proposta do Governo. Hugo Velosa, do PSD, irá elaborar nova versão do parecer.
A maioria PSD e CDS-PP chumbaram nesta quarta-feira na comissão de Assuntos Constitucionais um parecer da deputada Isabel Moreira (PS) que identificava “inconstitucionalidades flagrantes” na proposta de lei da convergência dos regimes de pensões.
O parecer foi pedido pela comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) à comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Após o chumbo do parecer, com os votos contra do PSD e do CDS-PP e os votos favoráveis dos restantes grupos parlamentares, a elaboração de novo parecer foi atribuída ao deputado do PSD Hugo Velosa.
http://www.publico.pt/economia/noticia/maioria-chumba-parecer-de-deputada-do-ps-sobre-cortes-nas-pensoes-1607849 LUSA 02/10/2013 - 17:22
Quer dizer, se o parecer for elaborado pelos ‘constitucionalistas’ da maioria governamental é bom, está certo, é para se aplicar.
Se o parecer for elaborado por especialistas da oposição é mau, errado, para o lixo!
E ainda tentam disfarçar a coisa com tretas argumentativas…

O Papa, Passos Coelho e os pobres...


Ao telefone:

- BOM DIA, EU SOU FRANCISCO - O PAPA DOS POBRES.


Do outro lado:

- ENCANTADO, EU SOU PASSOS COELHO, UM DOS SEUS MELHORES FORNECEDORES!  



08 outubro 2013

Miley Cyrus - Bangerz (Album Review)

Morreu o influente rabino israelita Ovadia Yosef

O influente rabino israelita Ovadia Yosef, líder da comunidade sefardita e do partido ultra-ortodoxo Shas, morreu hoje num hospital de Jerusalém, anunciou o seu médico.
O partido Shas, que fundou em 1984, representa os interesses dos judeus sefarditas – de origem portuguesa e espanhola, que viveram na Península Ibérica antes da sua expulsão em 1492 – ou orientais, de origem árabe.
Apesar de ser um grupo relativamente pequeno em Israel, o Shas é a quinta força política no parlamento, e é referido como o "rei indiscutível da política israelita" pelo diário Jewish Daily Forward.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3462767&seccao=M%E9dio%20Oriente&page=2




07 outubro 2013

Abstenção – Setúbal foi o distrito campeão

As explicações da abstenção, além de complexas, são também multidimensionais. Alheamento, apatia política, oposição, desilusão e protesto são as mais notadas.
Houve um aumento simultâneo da população eleitoral e da renúncia ao voto, o que deriva, essencialmente, de o eleitorado jovem se encontrar menos próximo da política e do voto por motivos de pouca identificação, desinteresse e alheamento políticos.
Quanto ao eleitorado da CDU, o tipo de comportamento eleitoral e a relação com o voto corresponde, em regra, a uma maior fidelidade e mobilização não apenas política mas eleitoral.
A abstenção cresceu porque a raiva cresceu, da parte do eleitorado não fidelizado aos ideais comunistas.
 http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-07/0/5_2113254_1C5487D46B5BCAE1AE4734ACC0EBA06C.pdf


06 outubro 2013

Mega-Aula de Body Balance



Isto é que está uma açorda…

Barroso diz que está o “caldo entornado”, se Portugal não der continuidade às medidas de austeridade.
O regresso de Portugal aos mercados está pendente da capacidade de “cumprir os passos que estão previstos” nas reformas delineadas pela troika na oitava e nova avaliações.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, salienta que o recado é válido para “todos”, incluindo o Tribunal Constitucional.  
http://www.publico.pt/politica/noticia/barroso-diz-que-esta-o-caldo-entornado-se-portugal-nao-der-continuidade-as-medidas-de-austeridade-1608181
Isto é que está uma açorda…
Agora até o presidente da Comissão Europeia, o ‘português’ José Manuel Durão Barroso pressiona o Tribunal Constitucional português para deixar passar os cortes que aí vêm no Orçamento de Estado para 2014. Se as medidas são manifestamente inconstitucionais ou não, pouco lhe importa… O que é preciso é garantir que os lucros dos empréstimos anteriores feitos por agiotas a Portugal, continuem a ser pagos a tempo e horas…
O ‘homem de palha’ pressiona a mando dos verdadeiros master voices…

05 outubro 2013

Implantação da República - o feriado do 5 de Outubro

A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa, no dia 5 de Outubro de 1910. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal - Manuel de Arriaga.
A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo (desde que aderimos à UE passamos a usar o euro).
Infelizmente, por decisão governamental, o feriado do 5 de Outubro foi suspenso. A implantação da república e consequente extinção da monarquia deixaram de merecer a devida atenção.


04 outubro 2013

Quando 17% dos eleitores chegam para mandar…

A freguesia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal é paradigmática em relação ao modo como funciona a ‘democracia’ eleitoral, actualmente, em Portugal.
Bastaram 17% de eleitores/ votos na CDU para dominar maioritariamente o funcionamento da assembleia de freguesia.
Num universo de 10.000 potenciais eleitores bastaram 1900 para dar qualquer coisa como 48% à CDU.
Isto é democracia? É a que temos.
É legal? É.
É representativa? Não.
É credível? Não
Abstenção: 56,27 %
Brancos: 5,31 %
Nulos: 3,55%
Atrevo-me a dizer que a CDU ‘obrigou’ todos os seus fiéis filiados a irem à ‘missa’, com represália aos faltosos, enquanto as outras congregações ‘religiosas’ dão de barato que o voto é livre, vota quem quer, blá, blá, blá. Depois dá nisto: uns meros 17% de votantes chegam e sobram para comandar a vida dos outros milhares de acomodados…


03 outubro 2013

Exercício tão eficaz como fármacos para derrames ou doença cardíaca – estudo

Os investigadores da London School of Economics, da Harvard Medical School e da School of Medicine da Universidade de Stanford compararam os resultados de vários estudos para determinar a eficácia do exercício versus a dos medicamentos em pessoas com doenças cardíacas, historial de acidente vascular cerebral, pré-diabetes e insuficiência cardíaca.
Foram analisados 305 ensaios clínicos, envolvendo 339.274 indivíduos, e não se encontraram “diferenças estatisticamente detectáveis” entre o exercício e o tratamento com medicamentos na redução da mortalidade de pessoas com doenças cardíacas ou sintomas de pré-diabetes, segundo um comunicado da revista British Medical Journal (BMJ), que publicou o estudo ‘online’.
A equipa descobriu que o exercício era mais eficaz do que os medicamentos no caso das pessoas que tinham tido um acidente vascular cerebral, enquanto os fármacos eram melhores para tratar a insuficiência cardíaca.
Os cientistas pediram que fossem feitos mais estudos para avalizar a sua descoberta, dada a escassez de informação sobre o tema.
Defenderam, no entanto, que até essa altura o exercício “seja considerado como uma alternativa viável ou acompanhe o uso dos medicamentos”, citou a agência France Presse.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inactividade física é o quarto principal factor de risco para a mortalidade global, estimando-se que cause 3,2 milhões de mortes anualmente em todo o mundo.
http://noticias.pt.msn.com/exerc%C3%ADcio-t%C3%A3o-eficaz-como-f%C3%A1rmacos-para-derrames-ou-doen%C3%A7a-card%C3%ADaca-estudo-5

01 outubro 2013

Com actualização dá cerca de 500 euros...



A minha “leitura” nacional

Vendo os números da evolução do total de votantes bem como dos votos brancos e nulos, a minha “leitura” nacional inclina-se para uma cada vez maior insatisfação dos eleitores em relação à classe política.




Mapa da descredibilidade do distrito de Setúbal

Abstenção
Descredibilidade – Autárquicas 2013 – distrito de Setúbal
13 concelhos


1º em descredibilidade
Sesimbra
62,2%
2º em descredibilidade
Palmela
61,5%
3º em descredibilidade
Setúbal
61,3%
4º em descredibilidade
Seixal
61,1%
5º em descredibilidade
Montijo
60,0%
6º em descredibilidade
Moita
59,6%
7º em descredibilidade
Almada
59,5%
8º em descredibilidade
Barreiro
54,6%
9º em descredibilidade
Santiago do Cacém
48,7%
10º em descredibilidade
Alcochete
48,2%
11º em descredibilidade
Sines
43,4%
12º em descredibilidade
Alcácer do Sal
40,3%
13º em descredibilidade
Grândola
34,9%


Acordo de Regime é URGENTE

"A Alemanha tem uma coligação, na Europa cada vez mais países estão a ter coligações... em Portugal é preciso um acordo de regime. Se os partidos não chegarem a acordo estarão a matar a Democracia", defende Adelino Maltês.
Para o politólogo, "os comunistas têm de deixar de pensar neles e a CGTP têm de deixar de ser egoístas".
"Tem de existir um acordo com os sindicatos, só assim Portugal pode seguir em frente e sair da crise. Não temos tempo para brincadeiras ou experimentalismos. Tem de haver responsabilidade política", advoga Maltês.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-01/0/5_2110183_D7D3555F1167B3F1F586EC92879984ED.pdf


Os riscos da renegociação da dívida

Quais são os maiores riscos para o país no cumprimento do memorando e nas negociações com a 'troika'?
Há um grande risco no regresso aos mercados. A situação ainda não é dramática mas o regresso aos mercados ainda não é possível. Portugal nunca deverá pedir uma renegociação da dívida sozinho. A fazê-lo deverá ser com outros países dentro de um quadro europeu. Se o país pedir a renegociação sozinho ficamos isolados como alvo dos mercados.
Viriato Soromenho Marques, Professor de Filosofia Política
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-01/0/5_2110194_48CC3E3E8FE7AA1AA1054081DBCD30C6.pdf


"Gostava de pôr a Alemanha fora do euro”

Enquanto insistirmos na política de austeridade, o único resultado que vamos ter é mais desemprego, mais desemprego e mais desemprego". O alerta é feito por Paz Ferreira, um dos oradores do seminário "A cidadania europeia e os desafios da empregabilidade", que se realiza na próxima sexta-feira no Centro Cultural de Belém. Para o professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), "a política de austeridade não conduz a lado nenhum". "Vamos matar mais algumas pessoas para tranquilizarmos os mercados", sublinha O também presidente do Instituto de Direito Económico e Fiscal da FDUL aponta o paradoxo: "O próprio FMI tem vindo a publicar textos que relativizam os efeitos económicos da austeridade, mas na sua actuação a 'troika' insiste neste discurso. Se calhar a informação não circula dentro do FMI".
Hoje, com o desemprego a atingir "valores incomportáveis e dramáticos, a empregabilidade tem que ser a questão fulcral". Um problema que não é "uma mera questão técnica e que terá que ser lido num contexto mais amplo que é o de saber que modelo de sociedade a União Europeia pretende e o valor que pretende dar ao trabalho e à pessoa", sublinha.
"É preciso tornar a questão da empregabilidade dramaticamente central", acrescenta.
Mas como resolver este problema de uma economia com 17% de desempregados e quase 40% dos jovens sem emprego?
"Terá que adoptar-se uma concepção de política económica que não aponte puramente para o reequilíbrio das contas públicas, mas sim para o desenvolvimento de um mercado interno muito mais denso, que acabe com esta absurda política de austeridade, libertando mais alguns meios para que possa haver reindustrialização e surgirem novas oportunidades de trabalho", responde Paz Ferreira.
Quanto ao discurso da Alemanha que exige mais austeridade, responde de uma forma inesperada: "A Alemanha insinua que gostava de colocar uns países fora do euro, o que eu gostava era de colocar a Alemanha fora do euro". Reconhecendo que "era uma operação difícil", Paz Ferreira sublinha que até agora a "grande ganhadora da crise económica é a Alemanha que ganha com os empréstimos e está a financiar-se à taxa zero".
Porque se a Alemanha não estivesse na zona curo, o marco alemão estaria valorizadíssimo e a Alemanha teria imensas dificuldades em vender", acrescenta.
"Se fizéssemos este grande favor à Alemanha de a retirar do euro e criar uma outra zona com uma moeda mais fraca, gostava de saber como a Alemanha iria sobreviver", conclui.
Paz Ferreira, professor da Faculdade de Direito da UL
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-01/1/5_2110282_370E1F854476902CB7D132635215BB16.pdf



Os ditames da kaiserine da EU

Após a adesão de Portugal à CEE, o nosso Governo (lembram-se de quem era o primeiro-ministro nesse tempo, não lembram?) concordou reverente e submisso em desmantelar as nossas principais áreas produtivas (pescas, têxteis, agro-pecuária, lacticínios, conservas) para satisfazer as exigências dos burocratas "de vistas largas" europeus.
Incentivou-se (praticamente impôs-se) a não produção, em troca de convidativos subsídios que, ainda hoje, não se sabe onde muitos foram parar. Tudo isto para não irritar os agricultores franceses e a "sua" Política Agrícola Comum (PAC), única "arma" com que a França ficou para contrabalançar uma Alemanha unificada, gigante económico, quando a queda do Muro de Berlim tornou a"force de frappe" (vector nuclear das Forças Armadas francesas) irrelevante.
Para o cidadão vulgar, as instituições europeias são ainda mais inacessíveis do que os seus já distantes governos nacionais. O que tem vigorado não é uma "Europa dos cidadãos", mas sim uma "Europa das elites, dos burocratas e das grandes empresas". No que respeita a Portugal, nos 1 8 anos em que estamos na Europa, nunca ninguém nos perguntou se queríamos entrar ou se era este o caminho que gostaríamos de seguir.
Progressiva mas metodicamente, a burocracia de Bruxelas (a Comissão Europeia é o novo Kremlin, e o Parlamento Europeu o novo Politburo) deixou de se preocupar com o progresso e o bem-estar dos cidadãos europeus, para se focalizar cada vez mais no seu próprio estatuto e nos seus jobs, cedendo e fazendo o jogo dos lobbies neoliberais dos grandes interesses económicos. A UE foi-se transformando numa terra inundada de discursos oficiais incompreensíveis e longe da vida real. As suas instituições não resultam de nenhuma constituição e não escutam os eleitores nas suas tomadas de decisão. Tal como o PCUS no tempo de Estaline, a UE gere a Europa apenas consoante os interesses da burocracia que se apoderou do poder.
O pós-modernismo dos anos 1990 deu lugar, em 2003, à vassalagem, à alta finança e aos agiotas neoliberais e, actualmente fez renascer o modelo soviético da ditadura política centralizada, da "alternativa única", do "nivelar por baixo" e da "terra queimada". As ditaduras de esquerda parecem-se muito com as de direita. As fendas começaram a abrir-se perigosamente após a crise dos subprimes de 2008, que apanhou os "especialistas" de surpresa, tal como acontecera com a Revolução Iraniana de 1979 e os atentados de 11 de Setembro de 2001. Com uma crise na Zona Euro, com vários países sob resgate, e com a incapacidade e incompetência das instituições europeias em debelar a austeridade e a recessão, novos contornos deste "neo-estalinismo" têm emergido.
Faz definhar o Estado social, cria um "cisma grisalho" que muito se assemelha a uma eutanásia pré-planeada, permite situações que se prefiguram como ilegais, tais como o corte de subsídios e o roubo despudorado de uma fatia das pensões de reforma descontadas durante décadas, determina o fecho de estações televisivas estatais e até já se fala em assaltar as contas bancárias, mas mostra-se perfeitamente incompetente para encontrar soluções para ultrapassar uma crise económica e financeira profunda e ser solidária com os seus membros. Em Portugal, as instituições políticas e económicas, em vez de incentivarem. A participação dos cidadãos e tirarem o maior partido dos seus talentos e competências, visam apenas extrair os rendimentos e a riqueza da maioria, para beneficiar uma minoria no poder. Foi exactamente isso que Estaline fez, e a UE segue-lhe o exemplo! O único objectivo parece ser destruir tudo, sem parar para se pensar sobre a reconstrução! Em muitos casos, já existe o "delito de opinião", e, não tarda muito, a kaiserine da UE vai ter de reabrir Dachau, Bergen-Belsen, Buchenwald e outros espaços similares, para aí instalar o novo gulag, destinado a reeducar os "preguiçosos" do Sul, segundo os ditames da intelligentsia burocrática que pulula em
Bruxelas e em Berlim!
A UE da social-democracia e do Estado providência assinou a sua própria condenação com a moeda única e, como alguém já afirmou, morreu em Chipre.
EDUARDO SILVESTRE DOS SANTOS, Tenente-general
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/10-01/1/5_2110309_53F592512320B6DC5483C9C9EF7FF3C5.pdf