Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 agosto 2013

Poiares ‘jet set tipo Armani’ Maduro

O ministro-adjunto, Poiares Maduro, reconheceu hoje que no actual contexto "é inevitável" reduzir pensões, considerando que a sustentabilidade da Segurança Social coloca desafios de curto prazo "particularmente graves e difíceis de resolver".
http://noticias.pt.msn.com/governo-considera-que-%C3%A9-inevit%C3%A1vel%E2%80%9D-reduzir-pens%C3%B5es-1
O que é que andam estes ultra liberais a fazer? Porque se esconderam, tipo toupeiras, no interior de um partido 'social-democrata'? Porque não fundam às claras um partido liberal, ideia antiga do PSL?

30 agosto 2013

Cerca de 380 mil pensões do Estado vão sofrer cortes

Cerca de 380.000 pensionistas do Estado vão sofrer cortes entre os 7,87% e os 9,87% nas suas pensões, devido à proposta governamental de convergência entre os regimes da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA).
Os cortes nas pensões do Estado vão variar progressivamente entre os 9,87%, para as pensões obtidas antes de Dezembro de 2005, e os 7,87%, para as pensões obtidas este ano.
http://noticias.pt.msn.com/cerca-de-380-mil-pens%C3%B5es-do-estado-v%C3%A3o-sofrer-cortes-com-nova-legisla%C3%A7%C3%A3o

26 agosto 2013

Carvalho da Silva deixou o PCP em segredo

Ex-secretário-geral da CGTP não quer comentar o caso.
Manuel Carvalho da Silva, antigo secretário-geral da CGTP, deixou de ser militante do Partido Comunista e decidiu não tornar pública a sua decisão.
O ex-dirigente da CGTP não quis falar sobre o tema, dizendo apenas que é “um assunto” para o qual não tem “resposta nenhuma”.
Carvalho da Silva, de 64 anos, liderou a CGTP entre 1986 e Janeiro de 2012, altura em que deixou o cargo de secretário-geral.
http://www.publico.pt/politica/noticia/carvalho-da-silva-deixou-o-pcp-em-segredo-1603883




Joana Vasconcelos



Joana Vasconcelos - Palácio Nacional da Ajuda



23 agosto 2013

“Não estou preocupada” – beldade polémica do Vaticano

A nova assessora do Papa Francisco é jovem e bonita mas está no centro da polémica por causa daquilo que escreveu na Internet sobre o Vaticano e os políticos antes de ser nomeada para o cargo.
Francesca Immacolata Chaouqui, 27 anos, jornalista e laica foi escolhida em Julho para integrar uma comissão de oito pessoas que tem por missão organizar a estrutura económica e administrativa do Vaticano. Mas, antes de o ser, fartou-se de dar opiniões, algumas bastante críticas, acerca da Santa Sé em geral e dos seus protagonistas em particular.
A sua conta no Twitter foi entretanto encerrada, mas os media italianos conseguiram reunir alguns dos posts que Francesca lá havia colocado. Num deles, em Março, terá dito, sobre Bento XVI, "o Papa sofre de leucemia há mais de um ano". Antes disso, terá atacado o cardeal Tarcisio Bertone, braço-direito de Ratzinguer, a quem terá chamado de "corrupto". "Acredito numa igreja: una, santa, católica e apostólica. Se calhar, alguém deveria recordá-lo a Bertone", terá escrito. E quando Bento XVI renunciou, em Março, Francesca mostrou a decepção: "Bertone ganhou. Estava segura de que não o faria mas deitou a toalha ao chão. Como crente, estou simplesmente decepcionada".
Os políticos foram outro dos alvos desta italiana, filha de um turco. Giulio Tremondi, antigo ministro da Economia de Itália, já anunciou que vai processar Francesca, que terá escrito no Twitter que este é gay.
Apesar do embaraço que se vive no Vaticano, Francesca Immacolata Chaouqui diz-se tranquila. "Não estou preocupada porque o Santo Padre também não está", disse ao jornal "Il Corriere della Sera", ao qual também alegou que outras pessoas terão tido acesso à sua conta no Twitter.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3384522&seccao=Europa




Entidades públicas obrigadas a divulgarem salários e suplementos até final de Setembro

Lei publicada nesta sexta-feira em Diário da República faz parte do plano de cortes do Governo na Função Pública.
As entidades públicas têm até finais de Setembro para divulgarem informação detalhada sobre a remuneração, suplementos e outras componentes do ordenado dos trabalhadores do Estado. A medida foi aprovada em Maio em Conselho de Ministros em Maio e publicada, nesta sexta-feira, em Diário da República.
Após essa data, e depois de reunida a informação sobre os gastos com pessoal, que incluem desde prémios de desempenho, cartões de crédito e seguros até à utilização de viaturas, o Governo tem até 6 de Novembro para analisar e compilar toda a informação prestada, e apresentar propostas de revisão de suplementos remuneratórios.
O Governo tinha apontado Janeiro de 2014 como a data limite para concluir e implementar a revisão do sistema remuneratório dos serviços públicos e a criação de uma tabela única de suplementos, em linha com o privado. Esta medida está prevista desde 2008, mas não foi concretizada.
As componentes do ordenado dos trabalhadores que terão agora de ser divulgadas pesam 15% na massa salarial do Estado mas o Executivo não conhece em detalhe todas as remunerações pagas.
De acordo com o diploma, as entidades públicas têm de divulgar todas as regalias concedidas quer em dinheiro, quer em espécie, os pagamentos de despesas com telecomunicações, o acesso gratuito ou comparticipado a serviços de saúde ou educação, fundos de pensões, subsídios de renda de casa ou, por exemplo, de fardamento. A informação terá de ser incluída num formulário electrónico no site da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público.
http://www.publico.pt/economia/noticia/entidades-publicas-obrigadas-a-divulgar-salarios-e-suplementos-ate-final-de-setembro-1603789
Cada vez respeito mais os PROFESSORES. Não há nada disto na profissão docente, pelo menos no ensino básico e secundário oficial.
Labutei por décadas, sem direito a mordomias. Foi ‘amor’ mesmo, desapego, entrega, profissionalismo, dedicação, 200 horas/mês, …
Dá para perceber por que é que os ‘crânios’ fogem a sete pés da profissão docente…
Que chatice! Agora serem obrigados a revelar os queridos suplementos que recebem e sempre esconderam…

22 agosto 2013

Os cortes e as eleições

As próximas eleições autárquicas, marcadas para 29 de Setembro, vão ocorrer num contexto económico e financeiro que é, ainda, de grande gravidade. Por isso, não há nenhum português que não saiba que 2014 vai ser tão ou mais difícil do que o ano em que estamos.
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, num discurso de clara pré-campanha eleitoral, denunciou aquilo que entende ser a agenda escondida pela troika e pelo Governo na próxima avaliação do programa de ajustamento, adiada para a segunda quinzena de Setembro. O calendário é, deste modo, adversário da transparência e da verdade democráticas. Isto é, quando forem chamados a votar em eleições locais, os portugueses sabem que vão ter de enfrentar mais austeridade e novos cortes na despesa pública – sobretudo, pensões de reforma e salários dos funcionários da Administração. O que não vão saber nessa altura é o montante ou a dimensão desses mesmos cortes. Ou seja, todos sabem que em 2014 vão ter ainda menos dinheiro disponível, só não sabem quanto.
Não será sério dizer que este calendário foi maquiavelicamente elaborado para, habilmente, tentar uma penalização menor dos partidos que suportam o Governo nas eleições autárquicas. Mas o facto é que não deixa de ser útil e oportuno. Porque, como ficou claro no recente discurso do Pontal, o primeiro-ministro não se está "a lixar para as eleições" e quer mesmo ganhá-las. Convinha era que, antes dos eleitores serem chamados às urnas, dissesse ao País o que o espera depois de 29 de Setembro.
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/editorial.aspx?content_id=3382163

NASA | From the Cockpit: The Best of IceBridge Arctic '13

21 agosto 2013

CNE proíbe envio de propaganda política por telefone e e-mail

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) proibiu hoje propaganda eleitoral por “infomail” e centros de contactos telefónicos, depois de ter recebido várias queixas de cidadãos.
A CNE decidiu que haveria uma excepção a essa proibição desde que respeitassem as mesmas orientações previstas na lei para a imprensa.
“Podem ser divulgadas iniciativas de campanhas específicas desde que essa divulgação se limite a identificar a candidatura, a iniciativa, a data, a hora e o local da sua realização e os participantes, se for o caso”, esclarece a página do CNE na internet.
http://noticias.pt.msn.com/cne-pro%C3%ADbe-envio-de-propaganda-pol%C3%ADtica-por-telefone-e-e-mail-1

20 agosto 2013

Deutschland gewann 41 Mrd. auf die Krise in der Eurozone - Offizielle Daten*

Die Krise der Eurozone hat stark profitiert, nicht geschädigt, die größte Volkswirtschaft in der einheitlichen Währung, nach Angaben kürzlich von der Regierung von Angela Merkel veröffentlicht.
Deutschland aufgewachsen 41000000000 € von der Krise in der Eurozone aufgrund der geringeren Zinszahlungen. Die starke Nachfrage nach seiner Schulden hat zu einem Rückgang der Zinsen nach Berlin zu finanzieren geführt, wodurch Ihre Rechnung.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3378346&seccao=Dinheiro% 20Vivo
Was wollen Sie sagen, dass die Bäuche, der deutsche Finanzminister Wolfgang Schäuble und Kanzlerin Angela Merkel?

*Alemanha ganhou 41 mil milhões com crise na zona euro – DADOS OFICIAIS
A crise da zona euro tem beneficiado bastante, e não prejudicado, a maior economia da moeda única, segundo dados revelados recentemente pelo governo de Angela Merkel.
A Alemanha arrecadou 41 mil milhões de euros com a crise da zona euro devido à redução dos pagamentos de juros. A forte procura pela sua dívida tem levado à diminuição dos juros a pagar para Berlim se financiar, reduzindo assim a sua factura.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3378346&seccao=Dinheiro%20Vivo
O que dizem a isto os glutões, ministro alemão das Finanças Wolfgang Schauble, e a chanceler Angela Merkel?


Guia supremo da Irmandade Muçulmana no Egipto foi preso

O guia supremo da Irmandade Muçulmana foi preso durante a noite de hoje no Cairo, informou um alto responsável das forças de segurança egípcias à agência France Presse.
Mohamed Badie, guia Supremo da Irmandade Muçulmana, movimento que apoia o Presidente deposto Mohamed Morsi, foi capturado num apartamento próximo da praça Rabaa al-Adawiya.
http://noticias.pt.msn.com/guia-supremo-da-irmandade-mu%C3%A7ulmana-no-egito-foi-preso
A gula é um dos pecados capitais. Acontece que estes pseudo-chefes-espirituais ignoram ostensivamente os preceitos normais, uma vez chegados ao poder.
Depois… não é de estranhar as consequências…



19 agosto 2013

Padrinho do primeiro-ministro?

O antigo líder do PSD considera, em entrevista ao Diário Económico, que a troika vai permanecer em Portugal para lá de 2014, que o Governo tem um problema de comunicação e revela ser somente amigo, e não padrinho, do primeiro-ministro.
Sobre o cumprimento do programa de ajustamento e do regresso de Portugal aos mercados em meados de 2014, Ângelo Correia não tem dúvidas que essa teoria não passa de um "mito". "Esta vida política portuguesa tem sido feita de demasiados mitos. O da saída da 'troika' é um mito completo".
"Vamos estar em supervisão numa espécie de protectorado, que pode mais limitada, mas vai ser. O FMI pode sair, mas o FMI ainda era, talvez, dentro da troika, o mais compreensivo para a realidade portuguesa", alerta.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO245802.html

17 agosto 2013

Ira. Raiva.

Muita ira. Muita raiva. É o que me ocorre dizer a propósito da reentre do PSD no Algarve.
Passos Coelho nada aprendeu com o passado. Apresta-se para continuar o mesmo ‘caminho’ de infortúnio para centenas de milhares de pessoas. Quer inclusive aprofundar o ‘caminho’.
Como antevê dificuldades por parte do Tribunal Constitucional, vá de pressioná-los, vá de amedrontá-los, vá de ameaça-los… Isto num país democrático…
Este Governo merece ser varrido do mapa. Anteriormente já tivemos outros governos da mesma área política. Nada se comparam ao presente governo. Temos actualmente o pior da direita. O pior do ultra-liberalismo. O pior do sectarismo. Esta gente já nem finge ser social-democrata.
O resto de 2013, 2014 e parte de 2015 estão comprometidos nas mãos desta gente invulgar.
http://www.publico.pt/politica/noticia/passos-admite-riscos-constitucionais-nas-politicas-do-governo-1603278#/0

16 agosto 2013

Veja como universidade tailandesa impede alunos de copiarem

A Universidade de Kasetsart, em Banguecoque, na Tailândia, está a ser acusada de desrespeitar a dignidade dos alunos, depois de ter sido divulgada uma fotografia tirada durante um exame em que os estudantes foram obrigados a usar uma espécie de «chapéus anti-copianço».
A imagem, que mostra os alunos com chapéus com «palas de papel», foi divulgada no Facebook da universidade mas entretanto já foi removida devido a várias reclamações.
Quase uma centena de alunos tiveram que usar o chapéu durante o exame da faculdade agro-industrial.
A instituição defendeu-se argumentando que a medida foi necessária porque o espaço era pequeno e havia muitos alunos, que ficaram sentados muito perto uns dos outros.
Mais tarde, a universidade pediu desculpa por ter despoletado a controvérsia.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=650868



15 agosto 2013

Pink Floyd - Dark Side Of The Moon (1973) [Álbum Completo]


Speak to Me: 0:00
Breathe: 1:08
On the Run: 3:57
Time: 7:49
The Great Gig in the Sky: 14:39
Money: 19:23
Us and Them: 25:46
Any Colour You Like: 33:36
Brain Damage:  37:02
Eclipse:  40:49

Passam 40 anos desde que os Pink Floyd lançaram o álbum Dark Side of the Moon.
É o 2º mais vendido de sempre!

Fundamentalistas bárbaros atacaram a Biblioteca de Alexandria

A Nile Tv, emissora estatal do Egipto, anunciou que, durante os protestos desta quarta-feira, homens armados atacaram a Biblioteca de Alexandria.



13 agosto 2013

Swaps e pensões

Está há muito estabelecida na jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e do Tribunal Constitucional alemão a doutrina de que as pensões beneficiam da protecção constitucional da propriedade, pelo que os pensionistas não podem ser delas privados sem indemnização.
No seu Acórdão 187/2013, o Tribunal Constitucional português, na sua habitual jurisprudência complacente, recusou-se a seguir essa doutrina, o que deixou o governo de mãos livres para atacar os pensionistas do Estado. Pessoas que descontaram para o Estado durante décadas verão assim cortados 10% das suas pensões, na mais vergonhosa quebra de contrato alguma vez verificada em Portugal.
Um governo deve governar para o bem do seu povo. Este governo, porém, preocupa-se mais com o interesse dos credores estrangeiros. Para que estes recebam até ao último cêntimo o dinheiro que apostaram em operações especulativas, o governo confisca os bens dos seus cidadãos.
Ontem foram os salários, hoje são as pensões, amanhã serão provavelmente os depósitos bancários. Tudo para que possam florescer os swaps, o BPN e as PPP. Os que serviram o Estado durante décadas são assim sacrificados a benefício de privados que hoje vivem à conta do Estado. Enquanto os pensionistas vão sofrer, transformados em cidadãos de segunda classe, os vendedores de swaps prosperam. Só se ouvem os seus pregões: "Olha o swap fresquinho! Baunilha, complexo ou tóxico! Ó freguês, fique-me lá com um."
LUÍS MENEZES LEITÃO, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-13/0/5_2087831_CD8DAA5B7341E73875D8C993F2BCD2CE.pdf


Candidato da CDU a Alcácer do Sal é inelegível

Tribunal de Comarca do Alentejo Litoral considerou a sua candidatura inelegível.
O candidato da CDU à presidência da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, foi considerado inelegível no âmbito do pedido de impugnação do Bloco de Esquerda (BE), disse à agência Lusa fonte do tribunal local.
«A juíza julgou verificada a situação de inelegibilidade do cidadão cabeça-de-lista pela CDU», informou a fonte do tribunal de Alcácer do Sal.
O pedido de impugnação da candidatura de Vítor Proença, actual presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém eleito pela CDU, a cumprir o terceiro e último mandato, foi apresentado pelo BE no âmbito da lei da limitação de mandatos.
A Lusa tentou contactar o candidato comunista, sem sucesso, mas o coordenador da Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP, Manuel Valente, garantiu que o partido irá «recorrer da decisão».
«Em princípio, amanhã [o recurso] será entregue no tribunal», afirmou.
Esta não é a primeira vez que a candidatura de Vítor Proença é contestada judicialmente.
Em Junho, o Movimento Revolução Branca interpôs uma providência cautelar contra a candidatura do autarca de Santiago do Cacém, mas o Tribunal de Alcácer do Sal indeferiu o pedido.
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal é, actualmente, liderada por Pedro Paredes, que cumpre o seu segundo mandato como eleito do PS.
O autarca anunciara, no início deste ano, que avançaria como independente nas eleições de 29 de Setembro, após perder o apoio dos socialistas. Contudo, alegando dificuldades no processo, desistiu dois meses antes do sufrágio.
Além de Vítor Proença (CDU), candidatam-se ao município de Alcácer do Sal Maria Teresa Noronha e Castro (CDS-PP), José Torres Couto (PS), Pedro Goucha (PSD) e Ana Penas (BE).
http://www.tvi24.iol.pt/politica/autarquicas-justica-candidatura-vitor-proenca-alcacer-do-sal-cdu/1479544-4072.html


Proença, isto é contigo

“”Excelência,

“Relativamente à Administração Directa e por despacho do Senhor Presidente da Câmara de 26/02/2013, cumpre-nos informar que não está previsto, na programação para 2013, a pavimentação do asfalto no largo em frente à papelaria Fiote e zonas adjacentes.”
Esta foi a resposta que me deu à solicitação anteriormente enviada.
O povo de Vila Nova de Santo André é cordato, mas também é sábio.
Não está previsto nem existe disponibilidade financeira para arranjar a zona nobre, das mais frequentadas e antigas da cidade. O pavimento é só buracos. Deficiente iluminação pública (subsiste à custa da iluminação dos estabelecimentos comerciais da zona). Não há equipamento/ mobiliário público (vulgo bancos). Nunca foi pintada nem uma linha no asfalto (?) referente a parqueamento. A entrada dos cidadãos para usufruto do Parque Central está em estado ‘selvagem’: terra solta (será o ICNF a preservar o ambiente?).
Vila Nova de Santo André tem azar. Azar de não ter um Centro Cultural; de não ter uma sala de cinema municipal; de não ter uma sala de teatro/ multiusos; de não ter uma piscina municipal; de não ter uma zona condigna para a Feira; de não ter umas instalações de espera do transporte rodoviário; de ter uma Biblioteca a funcionar com restrições inadequadas; de a praça de táxis ter problemas desde o dia da inauguração nunca resolvidos; de a manutenção do Parque Central pura e simplesmente não existir; de a população de V. N. Stº André estar a ser alvo de experimentalismo: a avenida Manuel da Fonseca tem oito elevações do pavimento para obrigar a que o trânsito abrande; etc.
Entretanto a nobre cidade de Santiago do Cacém (60% de população comparativamente a V. N. Stº André) foi-se equipando, robustecendo e beneficiando da atenção da equipa directiva camarária: 2 km completamente asfaltados de novo, em cima do tapete asfáltico anterior da avenida Nuno Álvares Pereira.
Santiago do Cacém – 1 / V. N. Stº André – népia!
Com os cumprimentos,””
16-06-2013

12 agosto 2013

Karl Lagerfeld kritisiert Auftritt von Angela Merkel*

Der deutsche Designer, 79, zeigte in einem Interview, das nicht ein Fan von dem Blick der Merkel und bot an, ihm einige Mode-Beratung.
"Frau Merkel sollte die Kleidung geeignet, um ihre spezifischen Proportionen tragen. Allerdings hörte ich, dass sie nicht gerne solche Räte zu hören", begann Lagerfeld Focus betonen.
Ihm zufolge, wenn der Bundeskanzler Präsident Obama hat in Berlin, verwendet "zu viele Hosen mit" Elefantenfuß ". Proportionen fehlerhaft waren, das Gericht auch, und darüber hinaus waren zu breit" erschossen.
Trotz der Kritik, ließ Karl sein Styling Dienste zur Verfügung zu Angela. Wenn sie um Hilfe gebeten "würde nicht nein sagen, aber sie hat keine Zeit zu kommen und wenn es nach Paris kommt, um den Präsidenten Hollande zu besuchen, hat zu viele Verpflichtungen", beklagte Veteran.
http://www.dn.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=3368066&seccao=ntv

*Karl Lagerfeld critica aparência de Angela Merkel
O estilista alemão, de 79 anos, revelou numa entrevista que não é fã do look de Merkel e ofereceu-se para lhe dar alguns conselhos de moda.
"A senhora Merkel deveria usar roupa adaptada às suas proporções específicas. Porém, ouvi dizer que ela não gosta de ouvir conselhos deste tipo", começou por frisar Lagerfeld à revista Focus.
Segundo ele, quando a Chanceler alemã recebeu o presidente Obama em Berlim, usou "demasiadas calças com 'pé de elefante'. As proporções eram incorrectas, o corte também, e além disso eram demasiado largas", atirou.
Apesar das críticas, Karl deixou os seus serviços de estilismo à disposição de Angela. Se ela pedisse ajuda "não diria que não, mas ela não tem tempo para vir a Paris e quando vem para visitar o presidente Hollande, tem demasiados compromissos", lamentou o veterano.
http://www.dn.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=3368066&seccao=ntv

Portugal perdeu 61,6 mil licenciados

Em seis meses perderam-se 61.600 activos qualificados, a maioria jovens. Emigração de diplomados é uma das principais explicações.
Apesar de não haver números oficiais sobre as qualificações de quem parte, o que estes dados mostram é que "uma parte importante dos qualificados que estão a ser produzidos saem do país", afirma Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.
"Desde há algum tempo que se verifica um volume importante de saídas. O que constatamos é que o fenómeno se agravou", reforça Jorge Malheiros.
Maria João Valente Rosa, demógrafa e directora do portal estatístico Pordata, concorda com a análise e acrescenta mais dados que reforçam a tese: "Num cenário em que temos cada vez mais pessoas qualificadas, o que verificamos é que o número de trabalhadores com ensino superior estabilizou e que o número de desempregados com essa qualificação diminuiu. Estes elementos permitem-nos tirar várias conclusões". Uma delas, afirma, é que o mercado de trabalho não está a reflectir e a absorver o aumento da qualificação da população, já que os empregados licenciados não sobem.
Ao olhar para as idades em que ocorreu a maior perda de população activa qualificada, verifica-se que, em termos absolutos, a faixa etária 25-34 foi a mais atingida — menos 16.900 só no último trimestre. Ora, é precisamente entre este grupo que as qualificações mais aumentaram nos últimos anos.
O problema, lembra Maria João Valente Rosa, é que a emigração pode estar a "mascarar" o problema e o desemprego não ser mais grave devido à saída dos mais qualificados. "Se calhar não estamos a dar a devida importância a este fenómeno", avisa a demógrafa.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-10/0/5_2086856_DB5D4CC66F89AEF0D2910C214DB8D0A2.pdf

"Famílias acham que o curso não vale a pena"

P: O número de candidatos ao ensino superior voltou abaixar este ano. Quais acha que são os motivos para esta queda sistemática?
R: Não é surpresa esta descida, por um lado, porque este ano havia menos alunos matriculados no 12. ° ano e, por outro lado, porque as notas da primeira fase de exames não foram suficientes para muitos jovens se inscreveram agora. Mas estou convencido que na segunda fase o número de candidatos vai subir.
P: E as dificuldades das famílias, também explicam esta diminuição?
R: As famílias estão em dificuldades e depois acabam por achar que o retorno do curso superior não vale a pena. Se estivesse com dificuldades financeiras também teria de pensar duas vezes se o investimento valia ou não a pena. Porque as famílias vêem outros jovens que acabam o curso e vão para o desemprego ou ficam a ganhar 500 euros em áreas que não têm nada a ver coma sua formação académica. Acho que as pessoas não devem só trabalhar na sua área, mas neste momento está a haver um grande exagero em relação a este aspecto.
QUANTO CUSTA?
1066 EUROS EM PROPINAS
A propina anual máxima prevista para o próximo ano Lectivo é de 1066 euros. A maior parte das instituições cobram este valor.
RENDA DE QUARTO
Os estudantes bolseiros têm alojamento em residências universitárias onde são cobrados valores simbólicos de renda. Os restantes podem ter de gastar mais de 300 euros por mês.
SEIS MIL EUROS/ANO
Os livros até podem ser a despesa menos pesada de muitos cursos, que recorrem às fotocópias. Mas tudo somado (propina, alojamento, materiais e alimentação) tirar um curso custa seis mil euros por ano, diz um estudo da Universidade de Lisboa.
MEIRA SOARES, Pres. Com. Nacional de Acesso ao Ensino Superior
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-11/0/5_2087128_9398B8C9401CA1B7988D4D4DB04E6172.pdf
Só uma ‘pequena’ rectificação: o custo ronda os 12.000 (doze mil) euros / ano…

Usain Bolt - 9.77! (in downpour!) 2013 World Championship Moscow Athleti...

11 agosto 2013

Seguro diz que corte nas pensões são “crime social”

O secretário-geral do PS considerou na sexta-feira que o corte nas pensões é um “crime social” e um “duplo erro” do Governo, garantindo que, se o diploma passar no parlamento, o partido vai solicitar a fiscalização da sua constitucionalidade.
“Não há direito de retirar uma parcela dessas pensões. É um crime social aquilo que o Governo se prepara para fazer”, disse na sexta-feira António José Seguro, num comício na ilha do Porto Santo, acusando o executivo, de coligação PSD/CDS-PP, de, com esta medida, revelar que “não aprendeu nada” em dois anos de governação.
Para António José Seguro, “a política de cortes, para além de criar injustiças, para além de criar pobreza, para além de retirar rendimento às pessoas que trabalharam uma vida inteira, provoca mais recessão e recessão provoca mais falências e as falências provocam mais desemprego”.
“Este é um duplo erro que o Governo se prepara para fazer, um erro do ponto de vista económico e um grave erro do ponto de vista social”, sublinhou o líder socialista, que reiterou a oposição do partido à proposta do Governo, afiançando: “Se essa lei passar na Assembleia da República, o Partido Socialista tomará a iniciativa de enviar para o Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização da constitucionalidade dessa lei que o Governo se prepara para apresentar”.
“Não é justo [para] essas pessoas, esses portugueses, que trabalharam uma vida inteira para ter direito a gozar os últimos anos da sua vida com uma reforma que, muitas das vezes, só dá para satisfazer as necessidades fundamentais”, afirmou António José Seguro.
Segundo o líder socialista, “muitas das vezes essa reforma já não é uma reforma que sirva apenas para os reformados e pensionistas”, mas são “pensões que ajudam muitos filhos que estão desempregados, muitos netos cujos pais já não têm dinheiro para fazer face às despesas escolares ou outras”.
“Não há direito de retirar uma parcela dessas pensões, uma parcela dessas reformas”, insistiu António José Seguro que, caso a medida seja aprovada no parlamento, prometeu: “Quando o PS voltar ao Governo, se essa lei ainda estiver em vigor, será uma das primeiras leis que nós revogaremos para devolver essa parte dessas pensões e dessas reformas aos portugueses que a merecem.”
http://noticias.pt.msn.com/seguro-diz-que-corte-nas-pens%C3%B5es-%C3%A9-%E2%80%9Ccrime-social%E2%80%9D-1


Monte Gordo/ Portimão - 9/8/13




Presidenciáveis à esquerda

Manuel Carvalho da Silva continua a ser militante do PCP, mas tem-se afastado paulatinamente do partido. O acto mais simbólico dessa independência face ao Partido Comunista aconteceu nas últimas autárquicas quando o ainda secretário-geral da CGTP aceitou participar na campanha do socialista António Costa e apareceu para "beber um café" com o candidato. A possibilidade de Carvalho da Silva avançar com uma candidatura presidencial já tinha sido muito discutida nas últimas eleições – e o então secretário - geral da CGTP chegou a ser incentivado por várias figuras de peso a avançar. Não avançou. Depois de abandonar o cargo de secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva mantém uma participação política activa, nomeadamente no "Congresso das Alternativas".
Também participou na reunião da Aula Magna, onde Mário Soares conseguiu reunir todos os sectores da esquerda portuguesa habitualmente desavindos. Na entrevista que ontem deu ao "Diário Económico", Manuel Carvalho da Silva afirma que o que defende não passa por "rasgar" o Memorando – expressão habitualmente utilizada pelos dirigentes do PCP e do Bloco de Esquerda. Afirma o ex-secretário-geral da CGTP: "Querem rasgar o acordo? Não! O Memorando? Não!
Agora o que há é conteúdos diversos no Memorando que são pura e simplesmente inexequíveis. Não é possível executá-los. Então tem que haver uma revisão profunda. Com quem é que se revê isso? Com as entidades que nos estão próximas. Ou seja, a União Europeia". Um discurso mais próximo do usado pelo PS.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-09/0/5_2086545_F8945832309FBA53E1901FFFD2B3FBBF.pdf


08 agosto 2013

Pensionistas da CGD escapam aos cortes...

Os reformados do banco estatal também estão a salvo dos cortes médios de 10% que vão ser aplicados ás pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações.
O "Jornal de Negócios" escreve hoje que "os aposentados da Caixa Geral de Depósitos (CGD) também estão a salvo dos cortes que podem chegar aos 10% nas pensões, determina a proposta inicial do Governo. Apesar de as reformas também serem pagas pela Caixa Geral de Aposentações, elas estão indexadas à evolução dos salários dos trabalhadores no activo, um grupo que está expressamente excluído das penalizações, segundo a proposta que o Governo fez chegar esta semana aos sindicatos".
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=3362775&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA
A pouca vergonha está instalada oficialmente.
Depois dos juízes, dos militares, dos políticos, dos diplomatas, ficou-se a saber agora que até os pensionistas da CGD ficam de fora em relação aos cortes anunciados pelo Governo.
Como em posts anteriores expressei, isto revolta o mais pacífico e crédulo dos mortais. Há mesmo, em Portugal, uma casta de pensionistas de 1ª categoria, protegida, e o resto do ‘maralhal’ de 2ª categoria, que qualquer dia até o ar que respira lhe será taxado!


Excepção, sem fim à vista, nos cortes das pensões dos outros…

O ex-deputado e candidato socialista à câmara de Oeiras, Marcos Sá, afirmou-se esta quinta feira “chocado” com o facto do Governo propor cortes nas pensões públicas “excepcionando as subvenções dos políticos”. “Este Governo é feito de Políticos Enlatados: - Têm todos muita lata e são uns sem vergonha em conserva”, escreveu o candidato no seu mural da rede social Facebook.
Manifestando-se ao mesmo tempo contra os cortes, Marcos Sá reagia assim à proposta do Governo que prevê a convergência entre pensionistas das Caixa Geral de Aposentações e a Segurança Social e que deixa de fora algumas classes profissionais. O jornal i noticiou esta quinta-feira que as subvenções vitalícias a que ex-deputados, ex-membros do Governo e antigos Presidentes não estavam incluídas nos cortes.
http://www.publico.pt/politica/noticia/candidato-socialista-chocado-com-excepcao-aos-cortes-das-subvencoes-dos-politicos-1602571
Depois dos militares, dos juízes, dos diplomatas, vem agora a saber-se que também os políticos se excepcionam quanto aos cortes nas pensões.
Ah! Grande país este que tem mais buracos que rede para apanhar os 700 milhões que dizem ser imprescindíveis ao Governo… Serão? E são os pensionistas de 2ª categoria a terem de pagar a factura sozinhos?
Começo, mentalmente, a advogar princípios/ soluções radicais…


Fogo florestal em Sines dominado pelos bombeiros – CDOS

O incêndio florestal que deflagrou hoje de manhã próximo de Sines foi considerado dominado pelos bombeiros às 13.45, disse à agência Lusa a comandante distrital de operações de socorro de Setúbal.
Segundo Patrícia Gaspar, mais de 120 operacionais, apoiados por 36 viaturas, vão manter-se no local nas próximas horas para efectuar as operações de rescaldo.
O fogo, que deflagrou na Quinta dos Pegos, perto de Casoto, concelho de Sines, não atingiu nenhuma habitação, apesar de inicialmente algumas terem sido protegidas pelos bombeiros, nem ameaçou a refinaria da Petrogal, referiu a responsável.
O alerta para o incêndio foi dado às 09:20, tendo chegado a lavrar em duas frentes.
As chamas consumiram uma área ainda por determinar de eucaliptal e pinhal.
Os meios aéreos accionados, primeiro um helicóptero bombardeiro ligeiro e depois dois aviões anfíbios, foram entretanto desmobilizados.
http://noticias.pt.msn.com/fogo-florestal-em-sines-dominado-pelos-bombeiros-cdos


Os malefícios do Acordo Ortográfico

1.O Acordo Ortográfico (AO) tem provado ser absolutamente inadequado para os fins que tinha em vista: a unificação ortográfica da Língua portuguesa.
Quem fez o AO "demonstrou não dominar adequadamente conceitos como ortografia, grafema, língua escrita, língua portuguesa, norma linguística, (...), etc." (António Emiliano, Apologia do Desacordo Ortográfico, Babel, 2010, p. 173).
As pessoas que labutaram no AO, "fizeram um mau trabalho e prestaram um péssimo serviço à língua portuguesa e às lusofonias que", alegadamente, "dizem defender" (António Emiliano, ibidem, p. 81).
Deste modo, o AO "é um monumento de incompetência e ignorância" (António Emiliano, ibidem, p. 81).
Por isso, as ratificações, por parte de Portugal, do AO e das suas revisões foram decisões políticas carentes de fundamentação técnica sólida, sem pareceres – aliás, com pareceres de todos os linguistas e instituições contra.
Pior do que isso, as alegadas razões políticas e económicas que comprovassem a existência de vantagens para os Portugueses não foram demonstradas cientificamente, nem ao de leve, e tem sido patente que é de todo em todo improcedente.
Portugal está a destruir o seu património linguístico, sem que daí advenham quaisquer benefícios, económicos ou políticos.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 veio afectar o valor da estabilidade ortográfica, de forma muitíssimo grave e preocupante.
O "acordes" é uma língua artificial. Por várias razões (falta de bases científicas do AO, designadamente o "critério da pronúncia", obsoleto há, pelo menos, 50 anos; soluções sem justificação; uma "Nota Explicativa" com argumentos absurdos; o facto de, mesmo usando programas informáticos, ter sido provado por Rui Miguel Duarte que o AO é violado por todos os instrumentos que, alegadamente, o visam "aplicar").
Assim, é uma barbaridade estar a "impingir" às crianças as várias formas de "acordes", na aprendizagem da sua língua materna, quando se verifica que nem sequer pessoas adultas conseguem "aplicar" o AO).
Os cidadãos devem ser esclarecidos pelos decisores políticos sobre o desbaratar de dinheiros públicos despendidos, a despeito da enorme crise financeira que os Portugueses atravessam (art. 48. °, n. 2, da CRP).
Ainda para mais, a "aplicação" por parte dos instrumentos do ILTEC desunifica a ortografia em mais de 1235 lemas, segundo o Vocabulário Ortográfico do Português, elaborado pelo ILTEC (como a Dra. Maria Regina Rocha demonstrou, em artigo publicado neste jornal, em 19-1).
De resto, não há unificação ortográfica, pois, exceptuando Portugal, nenhum dos outros restantes sete Estados está a "aplicar" o Acordo: Angola e Moçambique não o ratificaram; o Brasil adiou o fim do prazo de transição para 31-12-2015 (e os sinais são no sentido de que os governantes e a opinião pública não querem o AO; vide um projecto de decreto legislativo, que pretende adiar, uma vez mais, o prazo de transição, para 2019). Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste ratificaram o 2. ° Protocolo Modificativo, mas não estão a "aplicar" o AO, devido a "constrangimentos financeiros".
Pior ainda, com o "acordes" do ILTEC, há 200 lemas inventados, que passam a ser exclusivos e obrigatórios no nosso país (por ex., "aceção", "anticoncetivo", "conceção",
"confeção", "deceção","deteção", "impercetível", "receção" (segundo o mesmo estudo citado), lemas que são grafados com "p" ou "c" no Brasil).
2. Razões jurídico-constitucionais. As razões pelas quais considero que as normas do AO e das Resoluções que o implementam são inconstitucionais são conhecidas (v. artigo publicado no PÚBLICO, 29 de Agosto de 2012); designadamente por violação do património cultural.
Para além das razões linguísticas e políticas, espero que estas razões sejam tidas em conta, para que a AR proceda à desvinculação ao tratado.
3. Os partidos políticos representados na AR deverão assumir a responsabilidade política da ratificação do 2. ° Protocolo Modificativo, e de a sociedade civil ter sido tida em conta (refiro-me, designadamente, à petição-manifesto, que congregou 113.000 assinaturas e da qual a AR fez tábua rasa em 2008).
A verdade constitucional "é precisamente aquilo que de nenhum modo pode ser destruído, por mais oposições que encontre" (cfr. Júlio Fragata S. J., Problemas da Filosofia Contemporânea, Braga, 1989, p. 46).
A bem da "força normativa da Constituição" e da nossa Língua, espero que a AR tome o rumo certo:
Pôr fim à imposição deste Acordo!
A AR deve começar por si própria, revogando a Deliberação de Dezembro n.º 3-PL/2010, de 15-12-2010; e desvinculando definitivamente o Estado português deste malfadado, acientífico e espartilhante Acordo Ortográfico.
Ivo Miguel Barroso, Docente universitário
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-07/0/5_2085960_CAF8853DC00081EBA6B7B9C200AD099E.pdf

Governo não afasta acumulação de cortes nas pensões do Estado em 2014

Contribuição Extraordinária só é válida em 2013 mas pode vir a integrar o OE/2014.
Depois de anunciados os cortes de 10% nas reformas pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) a partir de 2014, a questão que se coloca agora é saber se estas reduções serão acumuláveis com a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) que está em vigor desde Janeiro deste ano.
Para já, a incógnita mantém-se. Questionado ontem pelo Diário Económico, o Ministério das Finanças não foi claro: "A CES só vigora durante a vigência do Orçamento do Estado para 2013.
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-nao-afasta-acumulacao-de-cortes-nas-pensoes-do-estado-em-2014_175097.html

Portugal – Holanda (57-59)

Portugal perde no apuramento para o Eurobasket 2015.
Selecção perdeu em casa com a Holanda (57-59) no Grupo B.
A selecção nacional de basquetebol complicou as suas contas na primeira fase de qualificação para o Europeu de 2015, ao perder em Sines com a Holanda, por 57-59.
A equipa holandesa lidera agora o Grupo B, com quatro pontos, mais um do que Portugal. A Estónia é terceira, com dois. Só o primeiro seguirá para as meias-finais desta fase, que atribui ao vencedor uma entrada directa para o Eurobasket 2015.


07 agosto 2013

ADITAMENTO: CORTES NAS PENSÕES

Juízes, militares e magistrados escapam.
A convergência dos sistemas público e privado de pensões afinal não vai afectar todas as remunerações acima dos 600 euros. De fora ficam as carreiras cujas reformas estão indexadas ao salário dos trabalhadores no activo. São os juízes, militares e magistrados, explicou Luís Bento ao Dinheiro Vivo.
O especialista em Código do Trabalho lembra que "não é a primeira vez que estas carreiras são excepcionadas" uma vez que "ficam tradicionalmente de fora" por serem "carreiras especiais", como já refere a edição de hoje do jornal de Negócios.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=3361078&seccao=Dinheiro%20Vivo

Vergonha! As excepções aos cortes de pensões...

Juízes e diplomatas escapam ao corte de pensões.
Já tinham escapado à contribuição extraordinária de solidariedade.
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13932442/1




Comporta



Corte nas pensões

Tal como se suspeitava, o Governo veio confirmar que pretende reduzir em 10% o valor das pensões dos funcionários públicos. Esta é uma medida que a troika classifica de estrutural e de que não está disposta a abdicar. Mas o Governo terá de gerir o dossier com pinças, porque a questão é polémica, já que mexe com direitos adquiridos ou que julgávamos nós serem adquiridos.
Cortar pensões de uma forma retroactiva pode violar, segundo alguns constitucionalistas, os princípios da protecção da confiança e do direito de propriedade. No diploma apresentado ontem aos sindicatos, o Governo coloca uma nuance que à partida até pode parecer cruel, mas que visa acautelar um eventual chumbo do Tribunal Constitucional (TC). Os cortes nas pensões podem ser revertidos se no futuro, e durante dois anos consecutivos, a economia crescer 3% e se o défice orçamental for de 0,5%.
Com isto, o Governo tenta passar a ideia de que a medida tem um pendor transitório e não definitivo, o que pode ser um ponto positivo aos olhos dos juízes do Palácio Ratton. Mas para isso é preciso acreditar que a economia há-de crescer um dia 3% ao mesmo tempo que o défice baixa para os 0,5%, coisa nunca antes vista. Se os juízes do TC se cingirem à questão da transitoriedade, vão ter de ter muita fé para deixar passar a medida.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-07/0/5_2085125_A0A248D04AB182ECAB7ACB2E75BB77A6.pdf

Novo Governo, fantasmas antigos

Este Governo, que nos promete um novo ciclo político-económico, nasceu da confissão de um fracasso. Nenhum dos objectivos que o anterior governe propunha alcançar, foi conseguido: as finanças públicas continuam por consolidar; o déficit é cada vez maior; a dívida cresce todos os dias; o desemprego, a destruição de postos de trabalho, não param de aumentar; os portugueses estão todos os dias mais pobres e sem perspectivas. Com as políticas seguidas podia ter sido de outra forma?
Prometendo-nos agora mudança de rumo, em pouco mais de 15 dias, a mesma maioria dá origem a um governo em que os principais protagonistas (os mesmo, quase) dizem pensar o contrário dos anteriores: os aumentos dos impostos até níveis insuportáveis; os cortes 'a eito'; a obstinação pelos números gerados pelos fantasiosos modelos arquitectados, afirmando-se agora que se pretende saltar da austeridade para o crescimento. Embora se desconheça quase tudo do programa deste Governo, é legítimo interrogarmo-nos sobre o que iremos ter e qual a alternativa: mais austeridade como tudo leva a crer ou a inflexão prometida significa a adopção das políticas inscritas na moção que a Direcção do CDS ia apresentar ao Congresso entretanto adiado?
JOSÉ MARIA BRANDÃO DE BRITO, Economista. Professor do ISEG
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/08-07/0/5_2085029_D3FEC526599E9CD18C45B4B9BA7C5CB8.pdf

06 agosto 2013

A História repete-se...

Há quem desmereça desta ‘democracia’, destes políticos, desta equidade, desta transparência, desta justiça, e aposte na variante monárquica.
Pois a mim, está-me a parecer que é de apostar nas botas cardadas…
Há um cheiro bafiento a fim-de-festa, a dejá-vu…
Até 1910 tivemos monarquia. Depois a I República, democrática, conflituosa, de alternância, despesista. E o que veio a seguir? Lembram-se?
A História repete-se, com outros intervenientes, com outras figuras. É só dar tempo ao tempo.

Chefe de missão da Comissão diz que países do Norte não reconhecem os esforços de Portugal e da periferia

John Berrigan, o novo chefe de missão da Comissão Europeia para Portugal considera que o que está no “no centro da fraqueza da Economia da União Europeia é uma compressão da procura”, num contexto em que “todos estão a tentar sair da crise pelas exportações”, afirmou no final de Abril, num seminário em Oxford, o chefe de missão da Comissão Europeia. O economista não vê contudo grandes alternativas ao caminho que está a ser seguido na frente macroeconómica, defendendo que após grandes crises de endividamento a compressão da procura e o crescimento baixo são inevitáveis.
Ainda assim, o irlandês lamenta que nos países do Norte não se reconheça o ajustamento doloroso que está a ser feito na periferia. Em termos de défice externos e custos unitários de trabalho “há um ajustamento significativo a acontecer nos países onde esse ajustamento é preciso, isto é, em Espanha, na Grécia, em Portugal, na Irlanda – e há também algum ajustamento, embora menos visível na Alemanha”, afirmou nessa ocasião.
O economista sublinha que as economias da periferia sofreram um grande choque, nomeadamente na procura, e que as respectivas economias estão a reagir: “há um ajustamento doloroso que está a acontecer que nem sempre é reconhecido nos países do centro, onde há uma percepção de que nada está a acontecer, e de que os empréstimos estão a sair sem que os países façam o que devem – e os números não confirmam isso”, defendeu, deixando ainda críticas implícitas aos que se esquecem que o dinheiro que está a financiar a periferia são empréstimos e não bolsas, isto é, os países do Norte estão a fazer dinheiro.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/ajuda_externa/detalhe/2013_08_05_.html


Cortes estão a ser decididos em «segredo»

O PS exigiu hoje que o Governo revele que cortes estão a ser decididos em "segredo", acusando o executivo de maioria PSD/CDS-PP de "esconder" o que está a preparar para só ser revelado depois das autárquicas.
"Há um segredo neste verão: os cortes que o Governo está a preparar e só quer revelar depois das autárquicas. O PS exige que o senhor primeiro-ministro e o Governo revelem rapidamente aos portugueses que cortes estão a ser decididos neste momento", afirmou o porta-voz do PS, João Ribeiro, numa declaração aos jornalistas.
Acusando o PSD de esconder "o símbolo do partido nas eleições autárquicas" e de esconder os cortes, João Ribeiro lamentou que os portugueses continuem a ser "a ser massacrados  com notícias de cortes,   com fugas de informação,   sem saber que cortes estão a ser decididos,   quantos cortes  e o porquê de mais cortes".
Por isso, acrescentou, o primeiro-ministro precisa de dizer com "urgência" qual a dimensão desses cortes, em que áreas eles irão ser feitos, como afectarão a vida dos portugueses, qual o seu impacto na economia e no desemprego e com base em que estudos é que estão a ser decididos.
A este propósito, o porta-voz socialista recordou que em Agosto do ano passado Passos Coelho anunciou a recuperação económica para 2013, para depois em Setembro avançar "com mais uma dose brutal de austeridade".
"Este Governo não é de confiança", sublinhou.
Questionado sobre as críticas do PSD ao silêncio do PS sobre um relatório do banco Montepio divulgado na segunda-feira e segundo o qual a economia portuguesa registou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano, João Ribeiro considerou tratar-se de mais "um episódio" da forma como os sociais-democratas procuram "esconder a realidade e tentam trabalhar uma realidade virtual que não corresponde à realidade económica e social do país".
O porta-voz do PS notou ainda que o estudo mantém as previsões para 2013 e 2014, sendo que são piores do que as previsões admitidas pelo Governo.
"Para 2014, quando o Governo admite crescimento, estudo prevê recessão", acrescentou, considerando que se o estudo diz que pode haver uma "ligeiríssima tendência de inversão" isso significa que é altura de inverter a política de austeridade.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=648883

Trabalhadores portuários integram excepções aos cortes salariais

Apesar das garantias deixadas pelo ex-ministro das Finanças, Vítor Gaspar, de que não haveriam excepções “em matéria de reduções remuneratórias a todas as empresas públicas”, o Governo acabou por tomar uma decisão contrária a este princípio, numa altura em que Gaspar ainda estava no Executivo, relativamente aos trabalhadores da administração portuária. Assim, garante a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, também os trabalhadores da administração portuária não vão ter, a exemplo dos controlares aéreos, qualquer corte salarial.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=648788
Também quero! Por proximidade ao mar, por solidariedade, por mimetismo, porque sim, por equidade, quero o mesmo tratamento fiscal e acessórios.
Afinal uns são mais portugueses do que outros…

Governo retira autonomia aos hospitais para decidir remédios

O Ministério da Saúde quer ter até ao final do ano uma lista de medicamentos comum a todos os hospitais. Decisão sobre o tratamento dos doentes será centralizada por uma comissão de peritos.
Até ao final do ano, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão perder a autonomia de decisão sobre os medicamentos que podem utilizar para tratar os seus doentes. A decisão passa assim para as mãos do Governo, através de uma comissão de peritos encarregue de analisar e escolher o leque de remédios à disposição dos hospitais.
A Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT), criada em Fevereiro passado, e que conta com 24 especialistas - entre eles médicos, farmacêuticos, representantes dos hospitais, das Administrações Regionais de Saúde, do Infarmed, da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos - já está a trabalhar e já emitiu a lista de remédios à disposição dos hospitais para tratar a Sida, a esclerose múltipla e o cancro da próstata. Ao que o Diário Económico apurou, a criação de um formulário único nacional de medicamentos, que inclui orientações para o tratamento de todas as patologias, deverá estar concluído até ao final do ano.
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-retira-autonomia-aos-hospitais-para-decidir-remedios_174958.html
Pode ser que a partir de agora o 'buraquito' dos 6 mil milhões não continue a inchar!


Proposta de sonho, 17 milhões por época

O diário espanhol Marca noticia que Real Madrid e Cristiano Ronaldo terão chegado a um acordo com vista à renovação do contrato do jogador português até 2018.
Como seria de esperar, os valores envolvidos são de respeito pois poderão estar em cima da mesa 17 milhões de euros limpos por temporada para CR7.
Em contrapartida, assegura a publicação espanhola, Ronaldo terá feito algumas cedências ao nível da exploração dos seus direitos de imagem.
Como seria de esperar, a estrela do Real de Madrid não confirma o acordo: "Nada está resolvido. Não quero falar sobre isso porque não é o momento certo. Pode ser que num futuro próximo se saiba algo de mais concreto, mas agora estou preocupado em jogar e em preparar-me da melhor forma", disse.
Presume-se que o contrato só seja divulgado oficialmente depois de concluído o ‘processo’ Gareth Bale.
http://desporto.pt.msn.com/ronaldo-tem-proposta-de-sonho-17-milh%C3%B5es-por-%C3%A9poca-3
Feitas as contas, com calma, dá para perceber que a soma astronómica de 17 milhões por época, representa 1 milhão 416 mil e 666 euros por mês, ou ainda 47 mil 222 euros por dia.
Cristiano Ronaldo ganha mais numa hora do que eu num mês inteiriço: 1967,59 euros.
Por minuto são 32,7 euros! Parei por aqui. Não vale a pena decompor mais o valor em segundos…
Quem me manda saber fazer contas? Ah! santa ignorância…

04 agosto 2013

Centro comercial Galaxy SOHO em Pequim

Propostas Governo/ Tribunal Constitucional/ Smurfs...

No dia 8, em Conselho de Ministros, serão apresentadas propostas para reduzir dois mil milhões de euros em despesas.
Esse documento previa para o ano cortes de 740 milhões de euros na convergência do sistema de pensões, 240 milhões com o aumento da idade da reforma, 1100 milhões de cortes sectoriais em vários ministérios, 378 milhões com a tabela de remunerações única, 448 milhões com as rescisões e desvinculações do Estado e 500 milhões com a convergência de regras de trabalho entre público e privado.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO226397.html
Espero que os membros do Tribunal Constitucional não tenham sido contaminados e transformados nuns Smurfs…



Encargos de quatro hospitais são 6.000 ME mais caros – TdC

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) solicitou ao Tribunal de Contas (TdC) uma “auditoria urgente” às seis farmácias de venda ao público nos hospitais que, só em rendas fixas, devem ao Estado quatro milhões de euros.
No documento enviado ao TdC, a que a agência Lusa teve acesso, a ANF expõe “a situação em que se encontram as concessões de exploração de serviço público de farmácias de dispensa de medicamentos ao público nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
As seis farmácias estão localizadas nos hospitais de Santo André (Leiria), de Santa Maria (Lisboa), de Faro, São João (Porto), Centros Hospitalares de Coimbra e do Tâmega e Sousa (Penafiel) e registam “cenários de insolvência das concessionárias e diversos litígios judiciais entre os respectivos hospitais concedentes” e os estabelecimentos.
A ANF critica o facto de, apesar dos incumprimentos destas farmácias, “as concessionárias continuam a explorar as farmácias nos hospitais em circunstâncias extremamente lesivas para o Estado”.
http://noticias.pt.msn.com/anf-solicita-ao-tdc-auditoria-urgente-%C3%A0s-seis-farm%C3%A1cias-privadas-nos-hospitais
Quem ‘empochetou’ com o negócio? Prisão com eles…


02 agosto 2013

Travão à demagogia: Tribunal Constitucional

Mudanças nas reformas foram discutidas ontem em Conselho de Ministros. Escalões vão variar de acordo com a idade, para que cortes sejam aligeirados. Mas novas pensões, a partir de 2014, vão ter regras mais duras.
Os cortes das pensões, uma medida já prometida à troika, começaram ontem a ser discutida em sede do Conselho de Ministros.
De acordo com a edição do jornal «Sol», que cita fontes do Executivo, há quatro propostas de trabalho preparadas desde a sétima avaliação. A escolha recaiu sobre aquela que tenta graduar os cortes sobre as pensões que estão a ser pagas, actualmente.
Do diploma contará a introdução de escalões etários, com o objectivo de suavizar o corte conforme o avançar da idade do pensionista. Ou seja, a intenção do Governo, a medo do Tribunal Constitucional, é que os cortes sejam aligeirados.
Mas a regra para as pensões que vão ser atribuídas pelo Estado aos seus trabalhadores a partir de 1 de Janeiro do próximo ano será mais dura. Para o Executivo é essencial diferenciar a austeridade aplicada aos velhos pensionistas face aos que agora se reformarem.
Mas isso terá de implicar que o Tribunal Constitucional fique convencido de que foi feito um esforço para proteger direitos adquiridos de que for atingido. E com esse objectivo deverá ser criado um patamar mínimo a partir do qual se farão os cortes.
Há seis meses, o agora 'vice' de Passos, Paulo Portas, tinha traçado um limite nos 600 euros, valor que terá estado em cima da mesa ontem no Conselho de Ministros. Ou seja, abaixo dos 600 euros não haverá cortes.
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---troika/cortes-nas-pensoes-governo-suaviza-cortes-nas-pensoes-conselho-de-ministros-reformas-pensoes/1476272-6375.html


Sondagem: intenções de voto após crise política

O PS continua à frente nas intenções de voto dos portugueses, com 35% dos eleitores a dar preferência de voto ao partido liderado por António José Seguro - em Março, o PS liderava com 31% das intenções de voto.
Já o PSD viu a sua posição reforçada dos 28% em Março para os 32% em Julho, numa sondagem realizada no final de Julho, já após o fim da crise política no seio da coligação do Governo que começou no início do mês passado com a demissão de Vítor Gaspar.
De resto, a instabilidade governativa apenas prejudicou o CDS-PP, que viu as intenções de voto recuarem dos 5% em Março para os 3% em Julho.
À esquerda, tanto CDU como Bloco de Esquerda também perderam intenções de voto: caíram para 11% e 7% em Julho, respectivamente, face a 12% e 8%, respectivamente.
As entrevistas da sondagem da Universidade Católica foram realizadas entre os dias 27 e 29 de Julho, baseada em 1.096 inquéritos, com uma margem de erro de 3%.
http://economico.sapo.pt/noticias/apenas-ps-e-psd-reforcam-intencoes-de-voto-apos-crise-politica_174800.html


NeverWet Arrives - Hands-On Product Demonstration