Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 março 2013

Corrupção, um mal maior


«O corrupto não se apercebe do seu estado de corrupção. É como o mau hálito: dificilmente quem tenha mau hálito se dá conta disso. Há outros que se apercebem e devem fazê-lo notar. Em consequência, dificilmente o corrupto pode sair desse estado por remorso interior. Toda a corrupção social não é mais do que a consequência de um coração corrompido. (...) Podemos dizer que se o pecado se perdoa, a corrupção não deve ser perdoada».
Cardeal Jorge Mario Bergoglio (actual Papa Francisco), 8-12-2005
Meditações do cardeal – arcebispo de Buenos Aires recolhidas no livro «Guarire dalla corruzione»,
Editrice Missionaria Italiana, 2013.


No verão de 1975, meio milhão de portugueses ficaram sem os depósitos


"O que vemos no Chipre foi o que nos aconteceu: só trouxemos 5 contos por adulto."
O dia 25 de Abril de 1974, foi de festa. "Abrimos uma garrafa de champanhe. Pensávamos que então é que Angola ia ser o país que sempre havíamos sonhado: justo e para todos", lembra. A esperança esfumou-se em pouco tempo, quando a família percebeu que tinha de abandonar o território e embarcar no maior resgate civil alguma vez feito em Portugal: a ponte aérea, que durante o "verão quente" de 1975 trouxe de volta ao país 500 mil portugueses cheios de incertezas. E de mãos vazias.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO129806.html

30 março 2013

Saúde: Coisas estranhas sobre o cabelo e as unhas/ pulmões/ cérebro



  • O verniz das unhas é provavelmente o cosmético mais tóxico que existe. No livro ‘YOU – A Sua Beleza’, Michael Roizen e Mehmet Oz aconselham a pintar as unhas em compartimentos devidamente ventilados, para evitar o risco de inalar as substâncias tóxicas do verniz ou produtos para retirar o verniz. Para além disso, não deve mudar de verniz várias vezes por semana, ou usar produtos como a acetona mais do que duas vezes por mês. Já agora, se vai aplicar acetona é boa ideia ir à secção de produtos de limpeza e comprar uma máscara para proteger os seus pulmões e o cérebro quando a usar. 
  • Um espirro pode mesmo acabar consigo. A maior velocidade registada é de 165 quilómetros por hora – as tempestades em que o vento atinge mais de 119 são classificadas como furacões. Estes espirros “super poderosos” fazem com que todo o corpo pare, interrompendo qualquer acção (incluindo a do coração).
  • Entre os 20 e os 90 anos, o nosso cérebro perde 10% do seu peso. De acordo com Michael Roizen e Mehmet Oz, autores de ‘YOU – Sempre Jovem’, “a taxa de desaparecimento é mais elevada na região frontal do cérebro, aquela que controla as nossas capacidades para resolver problemas, para ter pensamentos abstractos e a aptidão para fazermos várias coisas ao mesmo tempo.” Você sabe o quão jovem é o seu cérebro? Experimente este teste: ponha-se de pé, equilibre-se numa única perna e feche os olhos. Quanto mais tempo conseguir ficar nessa posição sem cair, mais jovem é o seu cérebro – 15 segundos é um tempo bastante bom para quem tem 45 ou mais anos.O que é que lhe apetece comer neste momento? Saiba que a sua resposta pode mostrar como se sente agora.Se deseja...
Comida rija (como carne ou alimentos duros) – zangado
Açúcar – deprimido
Alimentos macios e doces (como gelados) – ansioso
Salgados – em stress
Alimentos que enchem, como bolachas ou massas – sozinho, sexualmente frustrado
Qualquer coisa e de tudo um pouco – ciumento


Cortes nas reformas a partir de 2000


Prestações diminuem com aumento da esperança de vida.
Cortes de 59 € por cada mil.
Quem se reformou em 2000 pode ver a sua pensão descer cerca de 60 euros por cada mil euros se for aplicado retroactivamente o factor de sustentabilidade definido para aqueles que se aposentaram em 2008 (o,56%).
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/cortes-de-59--por-cada-mil

29 março 2013

Barragem do Alqueva e Marina da Amieira




28/03/2013

Páscoa – Papa Francisco, a melhor escolha para revitalizar a Igreja Católica


O Papa Francisco presidiu esta sexta-feira à cerimónia da Paixão de Cristo. Durante alguns minutos, estendeu-se, penitente, no chão da basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Papa Francisco causou surpresa esta tarde ao deitar-se de bruços no chão da Basílica de S. Pedro, em Roma, e rezar nessa posição durante alguns minutos.
Já na quinta-feira, o Papa inovou na cerimónia pascal do lava-pés, ao decidir lavar e beijar os pés de duas raparigas (também o fez a dez rapazes) num estabelecimento que alberga jovens delinquentes. Uma delas era muçulmana.
 http://www.publico.pt/mundo/noticia/um-papa-estendido-no-chao-em-penitencia-1589562



J. Sócrates/ vs. / P. Coelho


Governo de José Sócrates: Em Fevereiro de 2005, quando Sócrates subiu ao Governo para o seu primeiro mandato, a dívida total do país ascendia a 91 mil milhões de euros. Seis anos depois, no final de 2011, a dívida portuguesa já ascendia a 164 mil milhões de euros. Nesses seis anos, a dívida em percentagem do PIB subiu de 61,7% (final de 2005) para 108,1% do PIB (final de 2011).
Governo de Passos Coelho: Hoje está pior, no final de Fevereiro de 2013, Portugal ultrapassou pela primeira vez os 200 mil milhões em dívida (e esta já representa 122,4% do PIB).
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO128212.html?page=3

Como evoluiu a economia portuguesa

http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO128612.html


Quanto vale o chumbo do Constitucional

http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO125028.html

Colonização do sul da Europa


Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Chipre são países resgatados desde 2010 pelos Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia.
O claro “não” à austeridade que saiu das urnas na Itália, terceira economia da eurozona, corre paralelo ao “não” das contas de Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda, obrigados a estender ou reestruturar os prazos pactuando com a Troika (Comissão Europeia, Banco central Europeu e Fundo Monetário Internacional) ante o fracasso dos programas de ajuste. A própria França, segunda economia da eurozona, solicitou na semana passada à Comissão Europeia uma extensão do prazo para diminuir seu deficit fiscal, pois a França falhou défice em 2012.
Não esqueçamos que os paraísos fiscais são mantidos e incentivados pela banca de todos os países e serviram os desvios colossais de casos como o do BPN pela Europa fora. Na verdade, o Chipre foi a mais recente vítima do processo de colonização do sul da Europa comandado pelo BCE e o FMI, ao serviço da Alemanha e da finança europeia e americana e das suas disputas geopolíticas com a oligarquia russa.
Entretanto em Portugal o governo português é formado pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo Centro Democrático Social/Partido Popular (CDS-PP), que juntos somam 132 dos 230 votos na Assembleia da República. Há riscos de a coligação ruir este ano. Em Outubro, ocorrem as eleições autárquicas (municipais) e o CDS poderá avaliar antes do pleito que "já não tem nada a ganhar" ao manter-se no governo e assim "se retirar da coligação".


28 março 2013

Consumir metade do sal evitaria 6000 mortes por ano em Portugal


Cloreto de sódio associado a 2,3 milhões de mortes no mundo em 2010. Em Portugal, o sal que se come está a léguas das recomendações internacionais.
Ainda não há números para Portugal, mas um especialista português fez contas em 2012: se reduzíssemos em cerca de metade o sal, salvar-se-iam 6000 vidas por ano.
Hoje os nossos rins não excretam este sódio a mais, o que origina problemas. A tensão arterial aumenta e, com os anos, vêm os ataques cardíacos, os acidentes vasculares cerebrais ou a insuficiência renal.
Das mortes cardiovasculares, 15% devem-se ao sal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em Janeiro, que a dose recomendada de sal por dia é inferior a 5,1 gramas. Em Portugal, segundo o Estudo Português de Hipertensão, consumiu-se em 2012, em média, 10,7 gramas por dia.
Os dados sobre Portugal ainda não estão disponíveis. Todos os anos morrem entre 35.000 e 45.000 portugueses com doenças cardiovasculares, a primeira causa de morte no país.
Diz Mário Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia: "Cada um de nós tem de ingerir a menor quantidade possível de sal e ver os rótulos dos alimentos."
http://www.publico.pt/ciencias/jornal/consumir-metade-do-sal-evitaria-6000-mortes-por-ano-em-portugal-26287204

27 março 2013

Pedro Soares dos Santos: “Estamos num processo de falência e ainda não nos contaram”


Pedro Soares dos Santos, presidente executivo da Jerónimo Martins : em Portugal é necessário “um líder sério que nos indique o caminho”. Pode é não ser Pedro Passos Coelho a desempenhar esse papel. “Será muito difícil ele continuar porque perdeu o suporte da concertação social.”
Portugal “é um país que faliu” mas que os responsáveis políticos não querem deixar transparecer a gravidade da situação.
Ainda assim, acredita que a moeda única vai sobreviver. Angela Merkel “sabe que 30% a 40% da riqueza alemã tem de ser redistribuída”. O que não quer é que isso resulte em desperdício nos países do Sul da Europa. Daí a série de regras que tem vindo a ser implementada nas economias em maiores dificuldades, referiu.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/pedro_soares_dos_santos_estamos_num_processo_de_falencia_e_ainda_nao_nos_contaram.html#.UVMg8spOq5c.facebook

AVC em Portugal – estudo internacional


Portugal é o sexto país da Europa que mais gasta com os Acidentes Vasculares Cerebrais, responsáveis por cerca de 2,5 mil milhões de euros em custos anuais, revela um relatório do grupo de trabalho para a prevenção do AVC.
Divulgado no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala no domingo, o relatório refere que um em cada cinco acidentes vasculares cerebrais está associado à fibrilhação auricular (FA), uma arritmia cardíaca que se estima afectar 140 mil portugueses com 40 ou mais anos.
"Sabendo-se que a FA aumenta em cinco vezes o risco de AVC e é responsável por 15 a 20% dos acidentes vasculares cerebrais, este aumento de incidência aponta igualmente para um agravamento dos números de AVC", que são a segunda causa de morte por doença cardíaca na Europa e a primeira em Portugal, em pessoas com 65 ou mais anos.
Os custos anuais associados ao AVC na Europa, que vitima cerca de 1,3 milhões de europeus anualmente, somam cerca de 64 mil milhões de euros.
"Portugal é sexto país da Europa que mais gasta com o AVC em termos absolutos (cerca de 2,5 mil milhões de euros) e o segundo com custos per capita mais elevados (cerca de 240 euros)", adianta o Grupo de Trabalho para a Prevenção do AVC, por FA.
Os doentes com FA têm uma probabilidade 50% mais elevada de morrer durante o ano seguinte (face a 27% dos doentes sem esta arritmia) e de ficar com incapacidade permanente.
Estes doentes constituem "um dos mais importantes grupos para reduzir o peso global, humano e económico dos AVC".
Frequentemente a FA não apresente sintomas claros para um rápido diagnóstico, estimando-se que um terço dos doentes desconheça a sua condição, o que os afasta de qualquer terapêutica preventiva.
A verificação da pulsação irregular e um electrocardiograma podem ter um "papel crucial na melhoria da detecção de FA". Já a terapia anticoagulante pode diminuir o risco de AVC, em cerca de dois terços destes doentes.
"Mesmo quando o diagnóstico existe, muitas vezes falha a prevenção ou a forma como é feita". Estudos realizados em Itália, Alemanha e Espanha referem que apenas entre 25% a 57% destes doentes estavam sob terapêutica anticoagulante.
O cardiologista João Morais disse à Lusa que estes dados "não surpreendem", espelhando uma realidade conhecida, principalmente dos médicos que lidam com as doenças cerebrovasculares, que "têm um peso brutal nas doenças do aparelho circulatório".
João Morais salientou a importância da prevenção e do tratamento, para "minimizar os danos" desta doença. "Na fase da prevenção, temos dois problemas centrais em Portugal que condicionam os elevadíssimos números que temos de AVC, a hipertensão arterial e a FA", frisou.
João Morais adiantou que "é fundamental" que o doente que sofre um AVC ou que tem a percepção de que está a sofrer um ataque contacte rapidamente o 112.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3132909&page=3

Wolfgang Schäuble: Envy / Konfrontation / Kooperation / Krieg / europäischen Traum*


Wolfgang Schäuble: Deutsche Ministers Aussagen über deutsche öffentlich-rechtliche Fernsehen, ZDF, wo er gebeten, auf die Kritik gegen Deutschland Stellung zu nehmen, insbesondere diejenigen, die die Länder des südlichen Europas gebrochen wurde. "Es war immer so. Es ist wie eine Klasse [in der Schule], wenn wir die besten Ergebnisse haben, können Sie ein wenig mehr Schwierigkeiten haben, sind ein wenig eifersüchtig ", sagte er.
"Wenn der Finanzminister der mächtigste Staat der Europäischen Union Erklärungen dieser Sorte macht, wird es einer der Verantwortlichen für das europäische Projekt näher an das Ende bekommen," Silva Peneda, Vorsitzender des Wirtschafts-und Sozialrat (ESC) .

Wolfgang Schauble: Inveja/ confrontação/ cooperação/ guerra/ sonho europeu*

Wolfgang Schauble: as declarações do ministro alemão à televisão pública alemã, a ZDF, onde foi instado a comentar as críticas contra a Alemanha, em particular as que têm partido dos países do Sul da Europa. «Sempre foi assim. É como numa classe [na escola], quando temos os melhores resultados, os que têm um pouco mais de dificuldades são um pouco invejosos», respondeu.
«Quando o ministro das Finanças do mais poderoso estado da União Europeia faz afirmações deste jaez, passa a ser um dos responsáveis para que o projecto europeu esteja cada vez mais perto do fim», Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social (CES) .
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---economia/silva-peneda-ces-schauble-alemanha-guerra-europa/1433679-6377.html


Pressão alta: Passos Coelho/ Orçamento/ o Tribunal Constitucional «tem que ter responsabilidade»


O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou esta quarta-feira que todas as instâncias democráticas têm responsabilidades e todas têm que medir o impacto das suas decisões no «momento histórico que vive o país».
Passos alerta que, para além do Governo e do Parlamento, o Tribunal Constitucional também tem que ter responsabilidade.
http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/passos-coelho-tribunal-constitucional-orcamento-crise/1433670-4072.html
Quer dizer que em nome da ‘sacrossanta’ economia do país, vale tudo para arranjar uns milhões para tapar os buracos do Orçamento. Vale inclusive ignorar os avisos e recomendações do Tribunal Constitucional e no ano seguinte insistir no ‘desvio’ às regras.
Acredito que após se gorar a pressão alta, teremos que nos haver com a pressão baixa: carga sobre o povo…

Há quem nos diga que os porcos voarão


1. Quando, em 2 de Janeiro passado, antecipei nesta coluna o descambar da situação do país, logo no fim do primeiro trimestre da execução do orçamento de 2013, não fui original. Tão-só acompanhava a voz dos que não acreditavam que algum dia os porcos voassem. Aumentou o desemprego. Cresceu o défice e a dívida. Galoparam a recessão e o sofrimento dos portugueses. E, enquanto a realidade evidencia que nenhum problema foi resolvido e todos se agravaram, há quem diga, de cara dura, que é uma questão de tempo, que sim, que os porcos voarão.
2. Crato regressou da sua viagem à volta da Terra, em 14 dias, depois de a troika ter aviado a sétima avaliação. Fez bem. Assim, a troika decidiu por ele, sem lhe perguntar se concordava com a chuva. Nada do que se passa, aliás, depreende-se das declarações do ministro à chegada, tem a ver com ele, porque, disse, "... o mundo está a mudar muito depressa ...", "... a situação política é volátil ..." e, além disso, "... não há nenhum ministro que decida tudo por si...". Querem razão mais científica e tempo mais propício para um saltinho à China, Chile e Brasil?
3. E que se passa, afinal? Em Março de 2010, sob a epígrafe "Europa 2020 - Estratégia para um Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo", a Comissão Europeia desenhou um plano de revitalização da sua economia, que considerava indispensável diminuir a taxa de abandono escolar precoce para 10 por cento e elevar para 40 por cento a dos diplomados com o ensino superior, na faixa etária dos 30 aos 34 anos.
Dados estatísticos, recentemente divulgados por David Justino, no âmbito de um trabalho que desenvolve no seio do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, revelam que a Taxa de Abandono Escolar (percentagem de jovens dos 10 aos 15 anos, que nunca frequentaram o ensino básico ou que o abandonaram sem concluir o 3.° ciclo) se cifra em 1,7 e que a Taxa de Abandono Precoce (percentagem da população com idade compreendida entre os 18 e os 24 anos, que não frequentou o ensino secundário ou o abandonou sem o ter concluído) se fixa em 27,1. Estes dois indicadores, expressos em números absolutos, significam, respectivamente, 11.417 e 220.472 indivíduos.
Pois é neste contexto que o Governo anunciou a passagem ao regime de mobilidade especial, modo eufemístico de mascarar o despedimento posterior, de 10 mil professores, que se somam aos 15 mil já dispensados este ano, tudo a acrescer a uma perda de rendimento da classe (considerado o aumento da carga horária) da ordem dos 30 por cento e a um concurso, em preparação, a reger por regras próprias dos tempos feudais. É sem uma réstia de pensamento estratégico para a Educação nacional e políticas centradas na destruição acéfala do que se conseguiu, e foi muito, apesar dos erros, que procuramos o futuro? É com professores mal pagos (não me venham contradizer com dados da OCDE, inflacionados por níveis salariais do último escalão da grelha salarial congelada, onde não há um único professor, e referidos a tempos anteriores aos cortes brutais dos últimos anos), apavorados pela ameaça do desemprego, desnorteados pela legalidade em construção, que lhes pode fixar o local de trabalho a mais de 300 quilómetros da residência e os sujeita a mais ignominiosas iniquidades, sempre introduzidas por cada uma das sucessivas alterações aos diplomas de concurso, sem visão de conjunto, que ajudaremos a economia a endireitar-se? É lançando na selva do mercado de trabalho jovens sem as qualificações básicas exigidas pela Europa, que combatemos a sua taxa de desemprego, a rondar já os 50 por cento?
É cruzando os braços ante mais de dois milhões de activos, que não concluíram o ensino secundário, que melhoraremos a competitividade da nossa economia?
Resolveremos o défice e a dívida cortando, sem critério nem visão, no essencial, a educação e a formação de um povo?
Obliterados pela pressão do urgente continuaremos a regredir no importante?
Num estudo recente promovido pela Comissão Europeia, Portugal e Roménia são os únicos Estados que reduziram as despesas públicas com a educação, em percentagem do PIB. Consignando-lhe 3,8 por cento de um PIB que caiu para valores próximos dos
152.156 milhões, quando, em 2010, gastávamos 5 por cento de um PIB que se cifrava em 167.500 milhões, Portugal reduziu, neste curtíssimo período, 2594 milhões de euros com a educação memorando assinado com a troika, em Maio de 2011, fixavam-se os cortes em 195 milhões, em 2012, e 175 milhões, em 2013. A resposta às perguntas que formulei acima foi dada pela comissária europeia para a Educação, quando apresentou o estudo: "Se os Estados-membros não investirem suficientemente na modernização da educação e das competências, ficaremos aquém dos nossos concorrentes mundiais e será mais difícil combater o desemprego juvenil".
Santana Castilho, Professor do ensino superior.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-27/0/5_2020645_3FEDEFA215C98245855E02A1BED19279.pdf



Hora muda na madrugada de domingo


No dia 31 de Março, os relógios vão adiantar uma hora às 01h em Portugal continental e na Madeira. Nos Açores, avançam 60 minutos à meia-noite.
Na madrugada do próximo domingo, os relógios vão ser adiantados uma hora para entrar no horário de Verão, indica o Observatório Astronómico de Lisboa.
Em Portugal continental e na Madeira à 01h de domingo, os relógios adiantam para as 02h.
http://www.clipquick.com/Files/Internet/2013/03-27/0/7_204158_9C022EBAE2D820026585D6F81E6075C3.pdf

26 março 2013

A crise europeia/ 22 de Setembro de 2013


Chipre ameaça constituir o efeito borboleta que provoca um tornado no sistema altamente instável em que se transformou a União Europeia. Sabendo-se que a ilha representa cerca de 0,2% do PIB europeu e que para o seu resgate chegariam 10 mil milhões de euros, a decisão do Eurogrupo de confiscar parte dos depósitos bancários existentes na ilha apresenta-se como apenas justificada pelo desejo de punir o país. Essa obsessão punitiva foi aliás evidenciada pelos ultimatos sucessivos da chanceler alemã ao presidente de Chipre, imediatamente seguida pelo BCE, que ameaçou cortar o financiamento ao país. Para os actuais senhores da Europa, nem a decisão do parlamento de Chipre merece qualquer respeito. Ou o país aplica as exigências da troika ou o seu destino é a bancarrota e a saída do curo.
O que é chocante nisto é o apagamento total das estruturas europeias, que aceitam a total vassalagem dos estados-membros à política alemã, incluindo mesmo as conveniências eleitorais da sua chanceler, nova suserana da Europa. O Parlamento Europeu permaneceu mudo e quedo perante este ataque a um estado-membro, e Durão Barroso, admitindo já não mandar absolutamente nada nesta nova Europa, confessou em
Moscovo ter sido o último a saber. Só Jean-Claude Juncker avisou que, a continuar assim, a crise europeia pode degenerar em guerra. E de facto, tal como há cem anos, parece que se quer preparar o apocalipse.
LUIS MENEZES LEITÃO, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-26/0/5_2019895_B9AC478A7951503126DF6354D7F9B797.pdf
A Europa só descansará após 22 de Setembro de 2013. Data das eleições na Alemanha. Até lá a chanceler Merkel fará gato-sapato do espaço europeu para justificar a sua política interna e externa, isto é, tudo vale e fará para agradar aos alemães e conquistar o seu voto nas eleições que terão lugar nessa data. Depois, talvez, tenha um pequeno assomo de dignidade e respeito pela condição social e humana dos povos por si espezinhados, e lhes permita respirarem…

União Europeia morreu em Chipre


Quando as tropas norte--americanas libertaram os campos de extermínio nas áreas conquistadas às tropas nazis, o general Eisenhower ordenou que as populações civis alemãs das povoações vizinhas fossem obrigadas a visitá-los.
Tudo ficou documentado. Vemos civis a vomitarem. Caras chocadas e aturdidas, perante os cadáveres esqueléticos dos judeus que estavam na fila para uma incineração interrompida. A capacidade de os seres humanos se enganarem a si próprios, no plano moral, é quase tão infinita como a capacidade de os ignorantes viverem alegremente nas suas cavernas povoadas de ilusões e preconceitos. O povo alemão assistiu ao desaparecimento dos seus 600 mil judeus sem dar por isso.
Viu desaparecerem os médicos, os advogados, os professores, os músicos, os cineastas, os banqueiros, os comerciantes, os cientistas, viu a hemorragia da autêntica aristocracia intelectual da Alemanha. Mas em 1945, perante as cinzas e os esqueletos dos antigos vizinhos, ficaram chocados e surpreendidos. Em 2013, 500 milhões de europeus foram testemunhas, ao vivo e a cores, de um ataque relâmpago a Chipre.
Todos vimos um povo sob uma chantagem, violando os mais básicos princípios da segurança jurídica e do Estado de direito. Vimos como o Governo Merkel obrigou os cipriotas a escolher, usando a pistola do BCE, entre o fuzilamento ou a morte lenta. Nos governos europeus ninguém teve um só gesto de reprovação. A Europa é hoje governada por Quislings e Pétains. A ideia da União Europeia morreu em Chipre. As ruínas da Europa como a conhecemos estão à nossa frente. É apenas uma questão de tempo. Este é o assunto político que temos de discutir em Portugal, se não quisermos um dia corar perante o cadáver do nosso próprio futuro como nação digna e independente.
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES, Professor universitário
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-26/0/5_2019854_E2E31C6BBAB8756E7A58323F5F1B2E21.pdf

NAMÍBIA | PORTUGUESES


A Namíbia está interessada em contratar professores portugueses para a sua universidade nacional e já contactou o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-26/0/5_2019929_F3747D4FE427C0863DF479B67C3BE41F.pdf

25 março 2013

Morreu o Presidente da Síria, Bashar al-Assad?


Rumores sobre a morte do Presidente da Síria, Bashar al-Assad, não estão confirmados.
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, afirmou esta manhã na Europe 1 rádio sobre o rumor de um assassinato de Assad às mãos de um guarda costas iraniano, Fabius admitiu a existência de um site que avança esta informação, mas acrescentou que "a mesma não está confirmada".
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3128376&seccao=M%E9dio%20Oriente

El País retira artigo que compara Merkel a Hitler


"Alemania contra a Europa". Assim se intitulava o artigo que incendiou as redes sociais, com muitos comentadores a aludirem a uma suposta comparação de Angela Merkel com Hitler. O autor do artigo defende-se dizendo que os dois líderes "não são comparáveis", mas mesmo assim o El País decidiu retirar o texto da sua página online.
O texto, da autoria de Juan Torrez Lopez, "continha afirmações que o jornal considera inapropriadas", justificou o periódico, lamentando ainda que "um erro de supervisão tenha permitido que o artigo fosse publicado". "As opiniões expressas por Juan Torrez Lopez apenas representam o autor", lê-se ainda na nota publicada pelo jornal.
Catedrático na Universidade de Sevilha, o autor do artigo preferiu não se pronunciar sobre a decisão do El País, mas fez questão de esclarecer que Merkel e Hitler não são comparáveis "nem como pessoas, nem nas suas políticas e efeitos". Compará-los, escreveu no seu blogue, Ganas de Escribir, "apenas serve para desviar as atenções sobre a questão de fundo" levantada no artigo.
"É certo que afirmo que a Alemanha declarou guerra económica contra o resto da Europa e que o comparo com a busca de espaço vital que levou Hitler à guerra, mas creio que isto deve entender-se como a comparação de feitos históricos lamentáveis com resultados desiguais, e não como uma comparação entre os dois líderes", defendeu o autor no seu blogue.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO125002.html

Taxa de 30% – "Rouba o roubado"


"Rouba o roubado", Vladimir Lenine, Janeiro de 1918. O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, considerou hoje que é necessário calcular cuidadosamente as consequências da crise em Chipre, frisando que, nesse país, tem lugar "o roubo do roubado". A expressão "roubar o roubado" apareceu na Rússia depois da revolução comunista de 1917, como a tradução do princípio marxista "expropriar os expropriadores".
Chipre garantiu o lugar na zona euro com um acordo que incide sobre os dois maiores bancos cipriotas bem como os grandes depositantes destes, frequentemente russos, que pagarão 30% sobre depósitos acima de 100 mil euros, disse o Governo. Devendo também ser assinado nas próximas semanas com a troika de credores internacionais (União Europeia, EU, BCE e Fundo Monetário Internacional, FMI) um protocolo de acordo que prevê reformas estruturais, privatizações e um aumento do IRC, que deverá passar de 10% para 12,5%.
http://noticias.pt.msn.com/chipre-dep%C3%B3sitos-acima-de-100-mil-euros-pagar%C3%A3o-taxa-de-30percent-governo


24 março 2013

O espanto de Abebe Selassie…


“Penso que o principal objectivo para os preços da electricidade, das telecomunicações e de outros sectores não transaccionáveis é se estão em linha ou começam a cair à medida que a concorrência aumenta ou a procura diminui. Até agora não o estamos a ver e isso é muito desapontante.”
Abebe Selassie, responsável máximo da equipa do FMI para Portugal.
http://noticias.pt.msn.com/abebe-selassie-%C3%A9-muito-desapontante-que-pre%C3%A7os-da-luz-e-das-telecomunica%C3%A7%C3%B5es-n%C3%A3o-des%C3%A7am
O senhor Abebe está muito admirado por as “coisas” não funcionarem como ele e a sua equipa esperavam que funcionasse…
Pois é, senhor Abebe, é muito diferente a realidade de cada país e o que dizem os manuais de economia e as folhas de Excel…
Aqui, neste cantinho à beira mar plantado, as “coisas” nunca descem, só há argumentos para subirem…
Estou em crer que só agora, e após esta total falta de racionalidade nos preços dos bens em Portugal, é que o senhor Abebe começou a compreender como é que temos vários gentlemen na lista dos mais ricos do mundo…

22 março 2013

O que pertence ao povo


O que está em causa em Portugal não é censurar um governo que nunca existiu.
A urgência em Portugal não é a de baralhar as cartas gastas, para dar de novo. O inadiável em Portugal é permitir que o povo possa transformar a sua revolta em semente política de futuro. Os portugueses têm de ir às urnas para, serenamente, dizerem se querem, ou não, seguir pela estrada de destruição a que conduz a continuação do Ultimato da Troika. O que está em causa, de um lado, é a continuação de um governo de facto, localizado em Berlim e Bruxelas (em Lisboa existe apenas um holograma, vazio de substância), e que está a empurrar a União Europeia para um abismo, onde até a guerra poderá voltar a ser possível. Do outro lado, está o direito de os portugueses reclamarem o que é só seu: a faculdade inalienável de serem a fonte do poder soberano.
Uma votação maciça contra a agonia inútil do programa da Troika será a base de um novo contrato social. Será a nova fonte de legitimidade. O governo que vier ficará vinculado por um mandato claro: só será válido um rumo europeu que proteja e alargue as liberdades constitucionais, que garanta e aprofunde os direitos económicos e sociais, incluindo o direito ao trabalho. Ao votarmos esmagadora e pacificamente contra o Ultimato daremos também um sinal de esperança concreta para os outros povos europeus, incluindo o povo alemão. A democracia foi inventada na Europa clássica. A dignidade da pessoa, na Europa cristã.
A ideia de que a liberdade é mais forte do que a opressão está no ADN da Europa moderna. Um povo que se une na defesa da dignidade humana e dos direitos de cidadania, será o melhor antídoto que Portugal poderá oferecer a uma Europa intoxicada por uma chanceler que bebeu no leite a pedagogia do terror totalitário.
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES, Professor universitário
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-22/0/5_2018121_315599E94A4A2D07AE0914E54DDCA1DC.pdf

Ensaio para a Grécia e Portugal? - Técnicos do Eurogrupo já dizem que Chipre pode sair do euro.


"Uma confusão". É assim o ambiente vivido no interior da equipa de trabalho do Eurogrupo que está a lidar com a questão do Chipre. Já se fala, inclusive, em preparar a próxima fase da crise: depois do 'corralito' (encerramento forçado dos bancos) que deve durar até à próxima segunda-feira, terá de haver controlo de capitais.
A saída da zona euro também está a ser equacionada, indica o resumo de uma teleconferência que decorreu ontem (quarta-feira) a que a Reuters teve acesso.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO121801.html


Repsol admite entrada de parceiros na exploração de gás no Algarve


"Há a possibilidade de abdicarmos de parte da nossa participação porque há empresas que têm mostrado interesse em entrar neste projecto", disse à margem de uma conferência sobre energia no Energy Live Expo. Contudo, acrescenta, "a ideia é ficarmos sempre com a maioria do capital, entre 50% a 60%, e permanecermos como operadores", disse o director da área de exploração de petróleo da empresa espanhola na Europa, José Martin.
"Só na perfuração de um poço, que servirá para perceber se há mesmo gás no Algarve, o investimento pode ser de 60 a 120 milhões de euros", explicou ao Dinheiro Vivo. Essa perfuração ocorrerá já em 2014, adiantou ainda José Martin.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO123197.html

Tribunal Constitucional prepara-se para chumbar Orçamento


O Tribunal Constitucional deverá chumbar o Orçamento de Estado que está em vigor.
A TVI sabe que, no relatório preliminar, os juízes terão chumbado duas normas:
A suspensão do subsídio de férias dos pensionistas e
A taxa de solidariedade dos reformados com pensões acima dos 1350 euros.
A decisão definitiva estará prestes a ser divulgada.
http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/orcamento-chumbo-tribunal-constitucional-tvi24/1431892-6377.html

21 março 2013

FORÇAS CATASTRÓFICAS


Provavelmente as forças catastróficas «libertadas» pela colecção de medíocres e incompetentes que se reúnem em Bruxelas nos Conselhos Europeus, sob a batuta de Merkel, já não podem ser detidas. Uma grande ruptura poderá acontecer na Europa.
Pode ser adiada por mais um ou dois anos, mas não evitada com esta gente que considera ser o Estado social o inimigo a abater, e não a avalancha de injustiça que se expande como mancha de óleo. Quando a revolta suceder ao protesto, só espero que os povos da Europa façam como em 1848, e combatam contra os seus governos e elites corruptas. O pior seria, na maré de ódio e ressentimento, os povos europeus deixarem-se esmagar uns contra os outros, como em 1914 e 1939.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-21/0/5_2017706_25552F714FE9E7495C296B20B984FF44.pdf

O REGRESSO DAS PLUTOCRACIAS


Há apenas uns anos, imperava na Europa a ilusão de que o fenómeno de concentração da riqueza inerente ao ultraliberalismo reinante desde o final dos anos 70 se fazia sentir especialmente nos EUA e noutros países, nomeadamente os emergentes. Nos EUA, em 1980, os 1% mais ricos detinham 10% da riqueza nacional. Agora controlam 20%!. A nível planetário, em 20 anos, os 1% mais ricos aumentaram em 60% o seu rendimento. Uma das técnicas usadas, para além da venialidade de políticos e funcionários, é a fuga organizada ao fisco.
Em 2010 calcula-se que a fuga para paraísos fiscais por parte de grandes fortunas individuais atingiu o montante astronómico de 32 biliões de dólares (mais do que a soma do PIB conjunto dos EUA e do Japão)! Em 2011, as operações da «banca sombra», uma rede de instituições que realiza operações bancárias sem se sujeitar à regulação estadual, totalizou 67 biliões de dólares, ou seja 111% do PIB planetário desse ano. Na China, os 10% mais ricos controlam 60% da riqueza nacional. Não admira que esta plutocracia, que aproveita a miséria de milhões em tempo de crise, continue a fazer crescer a dois dígitos, anualmente, a indústria do luxo ostensivo, desde a alta joalharia aos carros, iates e aviões particulares.
Mas a Europa não escapa a esta tendência. Em 2006, o BCE resolveu levar a cabo, com o seu sistema de bancos centrais, um Inquérito à Situação Financeira da Famílias (Household Finance and Consumption Survey). Os resultados começam a ser conhecidos, devagarinho e em voz baixa. Mesmo nos países triplo A. e com um vasto
Estado social, as políticas de desigualdade do directório estão a fazer estragos. Na
Áustria, os 5% mais ricos controlam 50% da riqueza, e os 50% mais pobres apenas
4%. Na Alemanha, a desigualdade subiu ainda mais entre 1998 e 2008. Os 50% mais pobres, que detinham 4% do rendimento nacional, estão agora reduzidos a 1%.
Os 10% mais ricos, que detinham 45%, possuem agora 53% da riqueza nacional.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-21/0/5_2017706_25552F714FE9E7495C296B20B984FF44.pdf

A pobre Europa dos pobres


A destruição social da Europa avança com uma rapidez que surpreende os mais atentos observadores. A Grécia, neste momento, encontra-se em estado de choque, com o seu PIB a cair nos últimos seis anos mais de 25%.
Como nos campos de batalha, todos os relatórios das baixas são incompletos, pois a refrega está ainda no princípio. Mas o desemprego ultrapassou a barreira dos 25% e, nas ruas, o partido nazi Aurora Dourada serve a sopa dos pobres e persegue os imigrantes. Na Roménia, se somarmos todos os níveis de pobreza, 40% da população vive com severas carências e dificuldades.
Em Espanha, para além da escalada do desemprego, o maior de toda União, já três milhões de espanhóis têm de receber apoio alimentar das mais diversas ONG. Em
Portugal, de acordo com dados de 2012, temos 18% da população vivendo abaixo do limiar da pobreza, mas 43% da população corre um sério risco de nela tombar. Basta que uma parte dos cortes permanentes de quatro mil milhões de euros que o Governo da troika pretende efectuar incida nas prestações sociais para vermos o exército dos pobres aumentar exponencialmente na Lusitânia. Não admira que o director do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Yves Daccord, tenha dito recentemente que o nível de ajuda alimentar actual só é comparável com a dos dias da II Guerra Mundial.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-21/0/5_2017706_25552F714FE9E7495C296B20B984FF44.pdf

Uma paixão quase 'herética'


Logo na introdução do livro confessa-se duplamente amador: porque não é profissional e porque ama estudar plantas e árvores. Uma paixão verde quase "herética" para quem tanto gosta do seu clube, o encarnado Benfica.
Faz as contas e soma mais de quatro décadas de prazer com a botânica, estudo com que mantém uma relação tranquila e amistosa, mesmo que lamente não ser uma atitude partilhada pela maioria dos portugueses por não adoptarem as árvores que lhes estão próximas fisicamente: "Dá-se pouca atenção e é sempre um estorvo. Porque deixa cair folhas no Outono ou flores viscosas sobre os carros." Para Bagão Félix, essa animosidade observa-se na facilidade com que se corta uma árvore ou se a deixa destruída meses na via pública após um temporal.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-21/0/5_2017484_A28605057BFAA851353AB38F4189FEFB.pdf

FIFA: Pandev votou em Mourinho e o voto foi “dado” a Del Bosque


Capitão da Macedónia garante que votou em José Mourinho para melhor treinador do mundo em 2012, mas o seu voto foi "dado" a Vicente del Bosque.
Goran Pandev, capitão da Macedónia e campeão europeu pelo Inter Milão de José Mourinho, garante que votou no técnico português para o prémio de melhor treinador do mundo em 2012, mas que o seu voto foi "dado" ao espanhol Vicente del Bosque.
"Votei em Mourinho, sempre Mourinho. Não sei o que se passou, aconteceram coisas muito estranhas. Eu disse-lhe que votei nele, não sei o que aconteceu", disse o agora futebolista da Lazio, cuja versão enquadra-se na denúncia de José Mourinho, que insinuou que houve manipulação de votos por parte da FIFA.
"Eu contei a Mourinho e ele ficou um pouco triste, mas não podemos mudar estas coisas. Com quem é que eu poderia falar da FIFA?", questionou Pandev, em entrevista à La Sexta, que garante ainda que o treinador português Paulo Duarte, seleccionador do Gabão, não recebeu a tempo os papéis para votar, tal como o seleccionador de Guiné-Bissau, Carlos Manuel – dois potenciais votantes em José Mourinho.
http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=3120599

Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos


O desemprego não pára de aumentar, mas há cursos superiores que não ajudam nada quem anda em busca de trabalho.
Com base nos dados constantes no site da Fórum Estudante, e que resultam do tratamento da informação colocada pelas instituições de ensino superior naquela plataforma online, criou-se um ranking dos cursos com mais saída, até aos que têm menos. Os dados apresentados referem-se a 2011.  Veja aqui algumas das licenciaturas que menos saída profissional tem:
1. Filosofia
2. Radiologia
3. Relações Internacionais
4. Ciências da Comunicação
5. História
6. Psicologia
7. Bioquímica
8. Línguas e Literaturas
9. Estudos Europeus
10. Ciências Bioanalíticas

Se quiser consultar toda a lista dos cursos com maior e menor empregabilidade ela está aqui.
http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO035276.html?page=0



Nós e o Chipre


Primeiro-ministro russo diz que acções da UE no Chipre parecem as de "um boi numa loja de porcelana".
FMI defendeu há dois anos que banca cipriota era sólida. Em Fevereiro de 2011 o Fundo viu como positivo o facto os bancos cipriotas se financiarem sobretudo através de depósitos.
Chipre prepara plano B para manter depósitos estrangeiros no país. Bruxelas continua a exigir que o governo cipriota obtenha receitas extra de 5,8 mil milhões. Nicósia tenta manter o que puder do centro ‘offshore’.
Euribor pressionadas com crise no Chipre. Euribor voltaram hoje a subir depois de o Chipre ter rejeitado os termos de resgate propostos pela União Europeia.
Depósitos: imposto zero no Chipre; 28% em Portugal. A legislação de Chipre facilita, assim, a aplicação de capitais estrangeiros e até a lavagem de dinheiro, uma vez que o controlo é pouco apertado. A taxa ontem rejeitada no Parlamento iria provavelmente provocar uma fuga de capitais estrangeiros, sobretudo russos.  Nos últimos anos, as empresas foram atraídas pelo IRC de 10%, inferior até ao da Irlanda (12,5%).
A aplicação de uma taxa sobre todos os depósitos bancários não faz qualquer sentido em Portugal, mas o que aconteceu no Chipre é um rombo na confiança das pessoas e poderá ser uma bomba ao retardador no médio e longo prazo caso surja uma situação de crise aguda – financeira, bancária, orçamental – na economia portuguesa, avisam vários observadores.


20 março 2013

FOME - 'Portugal: tempo de regressar à terra'


A fronteira da pobreza tem avançado para Norte, como incessantemente tem alertado Adriano Moreira. Mesmo nos países desenvolvidos, aumenta em flecha o número de agregados familiares que depende de ajuda pública de emergência. Se a China, em virtude de uma seca prolongada, for obrigada a aumentar as suas importações alimentares, os preços dispararão no mercado mundial para além do suportável. Não só muitos regimes cairão, como a violência e a desordem acompanharão o aumento exponencial da fome em muitas regiões e países.
A FOME ALASTRA NO MUNDO
Entre 2007 e 2008, apesar da produção alimentar mundial ter aumentado 5%, o número de pessoas cronicamente subalimentadas aumentou 150 milhões, ultrapassando a barreira dos mil milhões! Não existem explicações simples para fenómenos complexos. Conhecemos, todavia, algumas das causas envolvidas na carestia brutal dos preços. Sabemos que o aumento do rendimento das classes médias dos países emergentes levou a uma nova dieta, mais rica em carne, e por isso mais exigente em cereais para rações, e terrenos para passagens.
Sabemos que o uso do milho americano para fabricar biocombustíveis, fez disparar os preços nos mercados importadores. Sabemos que o elevado preço do petróleo aumenta os custos da produção.
Sabemos que há limites ecológicos atingidos e solos em exaustão e degradação. Mas, tudo indica que aquilo que faz a diferença, aquilo que levou a que, apesar da subida de produção entre 2007 e 2008, os preços tivessem explodido, é também inseparável da invencível avidez da especulação financeira. Ele não só manipula os preços, como impede a soberania alimentar de países.
Na Zona Euro ainda não é totalmente conhecido o impacto desastroso da crise da dívida soberana". Mas, as informações do nosso país, da Grécia, e mesmo de Espanha, são assustadoras. A fome está patente, num quadro de alargamento da desigualdade, que começou muito antes da crise financeira de 2007. Esta situação só poderá agravar -se exponencialmente, caso se venha a concretizar a perspectiva de uma "dupla recessão" (doúble dip), que lançará a economia mundial numa situação de declínio e perigo de colapso.
O CASO PORTUGUÊS
Não nos devemos iludir. A gravidade da crise alimentar — que tem raízes profundas na desordem política global, e, sobretudo, na crescente incerteza ambiental — não se irá prolongar indefinidamente apenas nos países mais pobres. Portugal sofre não só por estar encurralado numa estratégia errada de resposta à crise europeia, como padece de um défice alimentar que a irresponsabilidade de sucessivos governos medíocres não deixou de fazer crescer. Não só a política de agricultura e pescas foi deliberadamente negligenciada, nomeadamente durante os governos de Cavaco Silva, como a ausência de lei e ordem nas políticas urbanas conduziu à destruição de dezenas de milhares de hectares altamente produtivos nas grandes áreas metropolitanas, sacrificados no altar da especulação urbanística e nas malhas da corrupção. Todos os anos, a nossa balança de pagamentos soma mais de três mil milhões de euros de produtos alimentares importados. Chegou a hora de inverter o rumo.
A sustentabilidade agrícola requer as seguintes orientações estratégicas, por parte das comunidades, países e organizações internacionais:
a)- Promoção dos mercados de produção e consumo locais, aumentando a soberania alimentar dos países e a autonomia das regiões e centros urbanos;
b)-Protecção e promoção da biodiversidade, nomeadamente através da difusão das técnicas produtivas, amigas do ambiente, genericamente designadas por "agricultura biológica;
c)- Internalização dos custos ambientais, para permitir que o preço dos alimentos traduza os impactes ambientais efectivos da sua produção, levando o mercado a premiar as condutas ambientais mais adequadas;
d)- Revisão das políticas fiscais e de subsídios, no sentido de estimular a iniciativa privada no domínio das práticas agrícolas ambientalmente mais correctas;
e)- Promoção da mudança, ou conservação, de hábitos culturais e estilos de vida ambientalmente positivos, tanto na alimentação como nas técnicas produtivas;
f)- Percepção da ameaça global para a paz internacional que o agravamento da crise alimentar poderá significar.
g)- Capacidade de desenhar com Espanha, e outros países fora da EU, estratégias de abastecimento do país, em caso de ruptura da Zona Euro.
NA ENCRUZILHADA
O regresso à Terra é também o regresso ao Mar. Numa altura em que a Europa parece possuída por um demónio suicidário, Portugal deverá ser um factor de racionalidade. Só o federalismo integral serve o interesse nacional.
Se a Europa se desmoronar estrepitosamente, a tarefa inicial dos portugueses, e dum governo que os represente e os defenda, será não sucumbir à fome.
O país não pode ficar desprovido de meios navais para proteger a sua Zona Económica Exclusiva, nomeadamente, os recursos piscícolas, que são um dos sustentáculos da nossa alimentação.
Os tempos que nos espreitam não prometem nada de bom. Não nos podemos fiar em milagres que, são raros no mundo, e ainda mais escassos na Europa. A prioridade da segurança aumentar deveria ser indiscutível. Mais do que nunca só a inteligência, a coesão nacional e a coragem, nos salvarão não só da fome, mas também da indigência e da indignidade, que matam a alma, mesmo que o corpo sobreviva.
VIRIATO SOROMENHO MARQUES
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-20/0/5_2017207_16CD06C4C6A13958A091BF35B3F55D90.pdf


19 março 2013

10 anos para o lixo


Estou em 2013 com o mesmo que estava aquando do índice 245 em 2003!
Andei 10 anos para trás.
IRS – Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) – Sobretaxa, são os ‘petiscos’ que me ‘comem’ mensalmente.
A vida entretanto disparou. A inflação de 10 anos. O custo da generalidade das coisas é superior ao que se praticava à 10 anos atrás. Tudo subiu. Tudo? Não! O salário diminuiu…
E ainda querem que esteja calado, contente, agradecido…

In der EU, bin intelligent und ich der Boss! - Angela Merkel *


Deutsch Bundeskanzlerin Angela Merkel betonte heute Präsident von Zypern, Nikos Anastasiades, sollte der Rettungsplan nur mit der "Troika" verhandelt werden, so ein Sprecher von Bundeskanzler.
"Es war ein Telefongespräch zwischen Angela Merkel und Präsident von Zypern am Montag Abend", sagte der Sprecher. "In diesem Gespräch, Merkel erneut bestand auf der Tatsache, dass die Verhandlungen sollten nur mit dem getan werden" Troika "," die durch die Europäische Kommission, die Europäische Zentralbank und der Internationale Währungsfonds, fügte er hinzu.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO121034.html
Was Deutschen davon? Schon etwas wert, um eine Wahl zu gewinnen?

Na União Europeia a inteligente e quem manda sou eu! – Angela Merkel*

A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu hoje com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, que o plano de resgate deve ser negociado apenas com a "troika", segundo uma porta-voz da chanceler.
"Houve uma conversa telefónica entre Angela Merkel e o presidente cipriota na segunda-feira à noite", disse a porta-voz. "Nessa conversa, Merkel voltou a insistir no facto de que as negociações devem ser feitas apenas com a 'troika'", constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, acrescentou.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO121034.html
O que será que pensam os alemães disto? Já vale tudo para ganhar uma eleição?


O verdadeiro Belmiro de Azevedo


Belmiro de Azevedo, presidente do conselho de administração da Sonae, considerou numa sessão no Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia, não perceber por que motivo se diz que a economia não deve ser baseada em trabalho de custo reduzido.
“Diz-se que não se devem ter economias baseadas em mão-de-obra barata. Não sei por que não. Porque se não for a mão-de-obra barata, não há emprego para ninguém”, declarou.
Esta afirmação foi entretanto contestada por patrões e sindicatos.
Fez ainda outras afirmações polémicas:
“As manifestações têm sido um Carnaval mais ou menos permanente”;
“A época de hoje está muito longe de ser uma época de grande desastre do ponto de vista de vivência actual”;
"Para os trabalhadores é que neste momento, sobretudo, para os muitos desempregados, aquilo é um divertimento”;
“Quanto à situação em Chipre o Estado não devia ter o direito de confiscar”.
http://www.publico.pt/politica/noticia/belmiro-de-azevedo-o-pior-e-quando-o-povo-nao-se-manifesta-1588258


Ângelo Correia, tutor de Passos Coelho, dispara…


Ângelo Correia pede a Passos Coelho remodelação no Governo.
Ângelo Correia, figura histórica do PSD e próximo de Pedro Passos Coelho, apelou ao primeiro-ministro que proceda a mexidas na composição do Governo, sem, contudo, indicar quais as pastas a necessitar de mudanças.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=622084

Mais de 80 mil filhos, a maioria com idade superior a 25 anos, vivem só com o pai


Famílias em que os filhos moram só com o pai cresceram cerca de 33% em dez anos.
Mais de 80 mil filhos vivem só com o pai, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados a propósito do Dia do Pai, que se celebra esta terça-feira.
As famílias em que os filhos moram apenas com o pai são, em geral, agregados familiares de uma faixa etária mais velha, em comparação com famílias "convencionais". Os filhos que moram só com o pai têm, na sua maioria, mais de 25 anos e a idade média destes pais é de 56,6 anos.
A maior parte dos pais tem entre 40 e 59 anos e quase 39% têm 60 ou mais anos. A maioria dos pais em núcleo monoparental são viúvos ou divorciados.
http://www.publico.pt/portugal/jornal/mais-de-80-mil-filhos-a-maioria-com-idade-superior-a-25-anos-vivem-so-com-o-pai-26242742


Háháhá anedota: Carlos Costa...


Carlos Costa: "Os nossos depositantes podem estar tranquilos".
Os portugueses "podem estar tranquilos" porque a tributação bancária "excepcional" ao Chipre "não é transponível para outros países", disse hoje o Governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, salientando que Portugal tem um sistema financeiro estável e capitalizado. (???!!!)
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO120205.html

Um resgate que mata


Quando em 1871,a Prússia anexou a Alsácia e a Lorena, Bismarck exigiu que a justiça preponderasse sobre o abuso: todos os franceses que quisessem sair do território foram indemnizados, a preços de mercado, até ao último centavo. Mas a prudência de Bismarck morreu com ele. Neste fim-de-semana, aprendemos que a Zona Euro se transformou, através da decisão sobre o "resgate" a Chipre, com a cumplicidade do FMI, numa organização que promove o terror económico e viola os graus mínimos de segurança jurídica, que separam ávida civilizada da barbárie. O"imposto" de 6,75% sobre os depósitos inferiores a cem mil euros, em bancos cipriotas, revela a total ausência de respeito pelo quadro legal europeu que protege os depósitos até esse montante e destrói a confiança dos cidadãos no sistema bancário. Mas há lições ainda mais graves a retirar do que se passou.
Aprendemos que, para ganhar as eleições de Setembro, Merkel não hesitou em lançar, de um só golpe, um país inteiro para a miséria (a economia de Chipre estava doente, com este resgate será liquidada), nem em desencadear um processo que não só compromete os tímidos avanços na União Bancária como ameaça semear uma corrida aos bancos noutros países, além de fazer aumentar os juros sobre a dívida publicados
"países periféricos".Aprendemos que, perante a grosseria de Schãuble (o ministro alemão das Finanças, que agora se diz inocente…) no Eurogrupo, toda a gente se calou, e que o pormenor deste roubo aos aforristas no Chipre foi detalhado com a cumplicidade de P.Moscovici, o seu homólogo francês. Aprendemos que Berlim está definitivamente possuída pela desmesura que conduz ao abismo. Aprendemos que nos outros 16 países da Eurozona parece não existir um único governante com coragem para dizer "basta!". A juntar ao défice de liderança política e à estupidez económica, somam-se a apatia moral e níveis patologicamente baixos de testosterona.
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES, Professor universitário
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-19/0/5_2016558_58B5C9D0F7DDF7364B42422C976AFD4A.pdf

Sem fim à vista


Os próximos tempos prometem. Entre um ministro das Finanças descredibilizado entre as elites pelos falhanços sucessivos das previsões e um primeiro -ministro que já não tem discurso para justificar mais cortes, mas que os vai ter que fazer, a vida do Governo não vai ser fácil. Com ou sem Tribunal Constitucional o Governo vai ter que avançar para mais cortes salariais no sector público, e, na prática, para despedimentos, tenham estes maior ou menor simpatia negociai. Saberemos os detalhes em poucas semanas, mas a única certeza é a de um futuro imediato mais sombrio, sem qualquer luz ao fundo do túnel. Nesta perspectiva as instituições democráticas terão seguramente que cumprir o seu papel, com o agravar da crise, mas não há milagres em democracia.
O Tribunal Constitucional pode trocar as voltas ao Governo, mas pouco. O Presidente pode convocar o Conselho de Estado e abrir espaço à crítica. O PS pode aumentar a sua demarcação para preparar o futuro. O que está à sua esquerda vai cumprir seguramente o seu papel de protesto.
Mas o que é difícil de explicar aos portugueses é que a margem de manobra do Governo é muito reduzida, a dependência da UE é quase total, e que parte da austeridade está a servir para muito pouco. Empobrecer sem fim à vista não é fácil de gerir, mas vai ser esse o desafio dos nossos dirigentes políticos.
ANTÓNIO COSTA PINTO, Politólogo
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-19/0/5_2016663_FE97920E5A746CD5F47EB0EE841AF6B6.pdf

Um desastre


O resultado da sétima avaliação da troika demonstra o total falhanço político deste governo. Obcecado em se exibir como bom aluno, o governo não apenas pretendeu seguir o Memorando à risca, como também ir além dele, exigindo sacrifícios cada vez mais brutais às pessoas. Para isso, não hesitou em adoptar medidas claramente inconstitucionais, como o corte de salários e pensões ou o recurso a tributações confiscatórias. Tudo isto, porém, para nada serviu, uma vez que a recessão vai parar aos 2,3%, o desemprego irá atingir os 19% e o défice ficou em 6,6%. Por isso, a troika vai agora exigir despedimentos na função pública, retendo a próxima prestação do empréstimo até que os mesmos sejam realizados. E, como se viu pelo exemplo de Chipre, logo a seguir pode determinar o confisco dos depósitos bancários.
Quando um governo não tem soluções, tem de ser substituído. Os partidos da maioria têm, neste momento, uma opção: ou terminam imediatamente com esta palhaçada ou nas próximas eleições serão varridos por qualquer palhaço que se apresente a sufrágio. É altura de o governo perceber que esgotou o seu prazo de validade sem conseguir fazer as reformas necessárias. O interesse nacional exige que este governo se vá embora.
Neste momento, ainda pode ser substituído por um melhor. Mais tarde teremos necessariamente algo muito pior.
LUIS MENEZES LEITÃO, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-19/0/5_2016672_4AD53769DB5B1B32F10F3160732E652D.pdf

Finanças obrigam serviços a revelar suplementos salariais


O Ministério das Finanças vai obrigar os serviços a divulgar os suplementos remuneratórios que pagam aos funcionários públicos. O objectivo é reduzir a factura gasta anualmente com esta rubrica, que pesa 15% na massa salarial da administração pública (cerca de 2,5 mil milhões de euros).
Ontem, durante uma conferência sobre a reforma do Estado, Pedro Passos Coelho anunciou que o "levantamento exaustivo de todos os suplementos" recebidos pelos funcionários públicos iria "resultar numa simplificação". Mas mais do que isso a intenção é reduzi-los ou simplesmente eliminá-los.
Já durante a quinta avaliação a troika tinha sinalizado que era preciso reduzir o peso dos suplementos no total das remunerações. O assunto voltou a estar em cima da mesa na sétima avaliação.
Para evitar novas derrapagens, o ministro das Finanças vai tornar obrigatória a prestação da informação por parte dos serviços, prevendo eventuais sanções para os incumpridores.
Outra das prioridades para 2013 é a convergência dos regimes de protecção social dos funcionários públicos com as regras do regime geral da Segurança Social e a "simplificação da legislação" laborai da administração pública.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-19/0/5_2016727_583AC09EF937ED87C88C2CC27197C846.pdf

Torsten Hinrichs, Leiter der S & P nach Deutschland *


Die Standard and Poor Befürchtungen, dass Länder wie Portugal, Spanien, Italien oder Frankreich nicht mit den notwendigen Reformen wegen der hohen Arbeitslosigkeit, die diese Regionen auswirken beginnt fortfahren können.
Im Gespräch mit der Tageszeitung Neue Osnabrücker Zeitung, die deutsche in Höhe von S & P, Torsten Hinrichs, erinnerte daran, dass "die hohe Arbeitslosigkeit in Spanien, Italien und Frankreich ist sozialer Sprengstoff"
Wie bereits erwähnt, sowohl in Spanien und Portugal, Ländern mit der höchsten Arbeitslosenquote bald nach Griechenland, haben die Bürger, dass Steh-Sparpolitik gezeigt, aber "kann nicht ewig dauern", oder die Situation kann sich ändern.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO120026.html

Torsten Hinrichs, responsável da S&P para a Alemanha*

A Standard and Poor's teme que países como Portugal, Espanha, Itália ou França não consigam prosseguir com as reformas necessárias por causa do elevado desemprego que começa a afetar estas regiões.
Em declarações ao diário Neue Osnabrücker Zeitung, o responsável alemão da S&P,  Torsten Hinrichs,  lembrou que "o elevado desemprego em Espanha, Itália e França é socialmente explosivo"
Como afirmou, tanto em Espanha como em Portugal, países com a taxa de desemprego mais elevada logo depois da Grécia, os cidadãos já mostraram que aguentam austeridade, mas "não pode durar para sempre", ou a situação pode alterar-se.  
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO120026.html

18 março 2013

Abebe Selassie do FMI, zangado, confisca 2000 milhões de euros


A troika adiou o pagamento dos 2000 milhões de euros correspondentes à conclusão do sétimo exame do programa de ajustamento. Era para ser em Abril, mas afinal só deverá ser entregue em Maio, apesar da avaliação ter sido "positiva". Fica pendente de uma decisão do FMI, que será mais tardia que o previsto.
De acordo com o IGCP - Agência do Crédito Público, "o próximo desembolso, no montante de 2 mil milhões (1,3 mil milhões da UE e 0,7 mil milhões do FMI), está previsto para o mês de Maio".
O IGCP indica que a entrada dos 2000 milhões de euros na conta do Tesouro "depende ainda da aprovação das conclusões da presente avaliação, por parte do Ecofin, do Eurogrupo e do conselho de administração do FMI".
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO120058.html

Wolfgang Schäuble der Totengräber der Europäischen Union *


Inmitten weit verbreitete Kritik an der Entscheidung der Eurogruppe hat die deutsche Finanzminister Wolfgang Schäuble, die Verantwortung bei der Entscheidung von Berlin verweigert. "Es war nicht eine Schöpfung der deutschen Regierung. Wenn jemand mit einer anderen Lösung vorangetrieben hatte, hätten wir nicht das geringste Problem ", sagte er.
Apropos am Sonntag Abend, die deutschen Sender ARD, Schuld Schäuble die zypriotische Regierung, die Europäische Kommission und die EZB durch die Lösung. Das gleiche Urteil lehnte auch die Idee, die Büchse der Pandora, und dass andere Länder in der Krise eröffnet könnten in Zukunft besteuern Bankeinlagen. Dies ist, weil kein anderes Land hat so ein Problem mit den Banken in Zypern, argumentierte Schäuble.

Wolfgang Schäuble o coveiro da União Europeia*

No meio das críticas generalizadas à decisão do Eurogrupo, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, negou qualquer responsabilidade de Berlim na decisão. “Não foi uma criação do Governo alemão. Se alguém tivesse avançado com outra solução, não teríamos o menor problema”, frisou.
Em declarações, domingo à noite, ao canal alemão ARD, Schäuble responsabilizou o Governo cipriota, a Comissão Europeia e o BCE pela solução encontrada. O mesmo governante rejeitou ainda a ideia de que se abriu uma caixa de Pandora e que outros países em crise poderiam no futuro criar impostos sobre os depósitos bancários. Isto porque nenhum outro país tem um problema tão grande com a banca quanto o Chipre, argumentou Schäuble.

Estamos a brincar às democracias?


Freitas do Amaral defende "ou o Governo muda de política ou o país muda de Governo".
"O ministro das Finanças, se não sair ao mesmo tempo que o primeiro-ministro, vai sair antes dele. Falhou tudo, falhou tudo. Foi apresentado como o tecnocrata que não falhava as suas previsões, com grande competência técnica. Falhou a sua missão".
Freitas do Amaral frisou que "as apostas" de Gaspar "saíram frustradas" e que o ministro ou o líder do executivo "têm de tirar daí as suas ilações: "ou então estamos a brincar às democracias".
http://noticias.pt.msn.com/freitas-do-amaral-defende-novo-pm-da-mesma-maioria

17 março 2013

Carrinhas azuis


Eram sete carrinhas, em marcha de emergência com as luzinhas azuis a piscarem cadenciadas, que passaram por mim, nas portagens, à entrada de Setúbal, no sentido Lisboa/ Setúbal.
Horas depois soube pela televisão que pertenciam ao Corpo de Intervenção da PSP e dirigiram-se para o Bairro da Belavista, em Setúbal, para acorrerem a desacatos graves.

Bancarrota: Nas costas dos outros vejo as minhas…


Evitar a bancarrota de Portugal: “Estamos todos no país a tentar evitar o momento final do anúncio ao mundo da bancarrota e do incumprimento. Não estou a dizer que estamos em cima desse momento, mas, infelizmente, estamos hoje mais perto do que estávamos há dois meses, estamos mais perto do que estávamos há dois anos. E, portanto, é isso que estamos a tentar evitar” – Daniel Bessa.

A sessão de emergência no Parlamento cipriota, marcada para este domingo na sequência da aprovação do resgate ao país por parte do Eurogrupo, foi adiada para segunda-feira pelo Governo.  Governo vai impor limites ao levantamento de parte dos depósitos bancários. Aumento dos impostos sobre as empresas, que podem chegar aos 12,5%, e um imposto extraordinário de 9,9 % sobre os depósitos acima dos 100.000 euros e de 6,7 % para os valores abaixo.

Nas costas dos outros vejo as minhas…

16 março 2013

7ª AVALIAÇÃO DA TROIKA: Seguro anuncia "ruptura" com o Governo


António José Seguro, secretário-geral do PS, sublinhou no Entroncamento, que "o PS não se revê nesta receita de empobrecimento, que não resolve nenhum problema e só agrava os problemas já de si bastante graves com que os portugueses se confrontam".
Declarou que o resultado da sétima avaliação da troika "marca definitivamente uma clara ruptura entre o PS e o governo".
PS prepara chumbo ao Documento de Estratégia Orçamental.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3111729




15 março 2013

Chineses somos nós


Em Portugal, em menos de dois anos, este Governo já bateu todos os recordes de desregulamentação ambiental. Assim que houver uma folga de capital para investir, será o "fartar vilanagem" sobre o território e a biodiversidade. Num país onde nunca a desigualdade social foi tão grande, temos um primeiro-ministro que defende as virtudes dum salário mínimo de 485 euros, até contra o parecer do patronato. Quanto ao mercado interno, considerado como um obstáculo às exportações, basta ver o impacto demolidor do IVA da restauração a 23% para perceber que, se continuarmos a ser governados pelos agentes do directório, Portugal deixará de ser um país, para se transformar num acampamento de trabalhadores precários à espera de uma carta de chamada.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-15/0/5_2014816_69F1A49A1BC905226C3E238C22C1DB62.pdf

VALORES – O dia seguinte


Portugal viveu a maior parte do regime democrático – para não dizer a sua totalidade – na "Cultura do Dia Seguinte".
A sua caracterização é simples: por um lado, o passado não interessa, sendo que é passado tanto o dia de ontem como o de hoje, por outro, o dia seguinte é o mais relevante, mas nunca o dia posterior ao dia seguinte.
Esta forma de estar na vida, ou, talvez melhor, de não estar, que nos tem caracterizado é não só nefasta como ilusória.
Os resultados falam por si, sendo as dificuldades dos portugueses prova clara dos danos que causa a opção pelo imediatismo em detrimento do médio e longo prazo.
É que a troika pode dizer-nos como não podemos viver, mas seguramente não aceitaremos que decida como vamos viver.
A diferença é grande e será nisso que poderá residir ainda a nossa diminuta soberania.
LUIS GONÇALVES DA SILVA, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-15/0/5_2014992_223F03915750D6BA39EE0F1827657C5C.pdf

Chamem a Psiquiatria, já!


País esquizofrénico. País que custa a entender, ou então ensandeceu por completo. País adepto da máxima: quanto mais me bates, mais gosto de ti.
Aumento de impostos, enorme, carga fiscal desmesurada, desemprego galopante, fatídico, fecham empresas todos os dias, muitas, toda a gente vocifera, protesta, e muito bem, alto, fome a cada esquina, atroz, e para supremo espanto o Partido que sobe nas intenções de voto é o ‘comandante’ da nossa desdita…
Chamem a Psiquiatria, já!

Os alunos do ensino superior


«Ultimamente está a criar-se a convicção de impunidade, que faz com que o comum dos estudantes pense que se matricula para obter um diploma e não para aprender uma profissão».
«Nota-se um retrocesso na qualidade dos alunos que chegam às faculdades».
Mais de 180 mil alunos começaram esta semana as aulas no ensino superior em Angola. Até 2017, o Governo promete criar 200 mil vagas, construir novos institutos e financiar milhares de bolsas de estudo. Mas é preciso mudar mentalidades e combater o absentismo e o facilitismo.
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-15/0/5_2015023_95E5656A671B48B5337F5E41D60587B4.pdf


Shale gás (gás do xisto): Portugal tem reservas da energia


Os avanços tecnológicos permitiram ultrapassar uma série de barreiras que impediam a extracção de um tipo de gás, não convencional, cuja formação ocorre em argilas betuminosas.
O shale gás encontra-se a grandes profundidades, entre os seiscentos e os três mil metros. As formações deste gás prolongam-se por vários quilómetros de extensão e a única forma de acompanhar essas camadas de subsolo é através da perfuração horizontal, uma técnica que é complementada pela fracturação hidráulica que consiste na "estimulação do reservatório através da injecção de água a grande pressão, químicos e areia para criar porosidade e impermeabilidade artificialmente".
Portugal faz parte da lista de países com formação de shale gás. De acordo com os estudos realizados em território nacional, "a formação da Brenha será a formação com mais interesse para o shale gás, portanto, esta formação está presente nos conselhos de Bombarral, Cadaval, Alenquer, logo, aí será o local onde poderá haver mais potencial".
Em termos de consumo o shale gás é um recurso mais barato e menos poluente.
Na Europa este mercado está a crescer e a Polónia e a Alemanha já iniciaram alguns projectos de exploração.
Recentes estudos têm demonstrado que os impactos ambientais da extracção de gás não-convencional são praticamente semelhantes aos do gás convencional.
Entretanto soube-se que Espanha possui shale gás para 39 anos de consumo. Pode ter a chave para a sua autonomia energética. Os reservatórios deste recurso localizam-se na bacia do Ebro, no norte de Espanha. Nuestros hermanos vão sentir a sua economia dar um imenso salto.
Nos EUA, onde já foram gerados mais de 600.000 novos empregos em 2010 por efeito da exploração e produção deste novo recurso energético, serão criados mais 870.000 postos de trabalho até 2015.
E nós? Ficamos ‘atados’ aos preconceitos, mais uma vez?
http://expresso.sapo.pt/shale-gas-portugal-tem-reservas-da-energia-que-faz-tremer-o-uso-do-petroleo=f703037



14 março 2013

Alice Vieira e a ‘quebra de compromissos’


A escritora é a cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal de Mafra nas eleições autárquicas deste ano.
O PCP acusou Alice Vieira de "quebra dos compromissos" por se candidatar a presidente da assembleia municipal de Mafra pelo PS, nas próximas eleições autárquicas, mas a escritora disse hoje não estar preocupada.
Num comunicado, a direcção regional do PCP refere que houve da parte da escritora uma "quebra de compromissos e deveres inerentes a um membro do PCP", uma vez que é militante do partido.
Contactada pela agência Lusa, Alice Vieira esclareceu que está "há muitos anos afastada do partido", não tem qualquer responsabilidade partidária no PCP e já não paga quotas há muitos anos".
"Estou no meu direito de integrar seja que candidatura for, porque são eleições autárquicas, em que os eleitores não votam nos partidos mas nas pessoas", motivo pelo qual acredita no trabalho que o socialista Elísio Summavielle tenciona desenvolver na câmara de Mafra, se ganhar as eleições.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3107652&page=1


Pensar faz doer a cabeça


No seu mais recente e notável artigo no DN ("O Sentido da responsabilidade", 12/3/2013), Adriano Moreira chamava a atenção para que os limites da doutrina da "liberdade de mercado" se encontram na resistência da própria realidade.
Nenhuma doutrina dispensa a responsabilidade ética. Só ela nos permite arrepiar caminho, quando a estrada da doutrina fica semeada de sofrimento. Como ilustração abonatória da sua tese, Adriano Moreira citava EA. Hayek, que é um verdadeiro Deus para o enxame de técnicos e assessores que em Berlim e Bruxelas apuram as políticas de austeridade suicidaria do directório. O que separa Hayek dos seus discípulos no BCE, ou nas Finanças portuguesas, é a diferença entre o pensamento criador e a grotesca imitação dos ideólogos. Onde o pensador vê dinâmicas vivas, o ideólogo vislumbra modelos rígidos. Onde o pensador percebe o desconhecido, o ideólogo aplica desastrosamente fórmulas feitas. O que diria Hayek face à crise europeia, que os seus "discípulos" primeiro ajudaram a criar e agora querem "resolver" fazendo implodir a União Europeia?
Na sua obra clássica, O Caminho para a Servidão (1944), escrevia Hayek: "Ao contrário do que muitos julgam, não precisamos de uma autoridade económica internacional, o que necessitamos é de um poder político superior que possa controlar os interesses económicos e que, em caso de conflito entre estes, possa ser justo na avaliação, pois não está ele próprio envolvido no jogo económico."
E acrescenta que esse poder político, condição básica para manter a liberdade de mercado e a paz internacional, deveria respeitar "o princípio de organização federativa". Infelizmente, os discípulos de Hayek, que em Berlim têm bloqueado uma resposta federal à crise, olham mais para a chanceler Merkel do que para a palavra do Mestre. Entre a verdade e as lentilhas, os ideólogos escolhem sempre o que está dentro da marmita.
VIRIATO SOROMENHO MARQUES, Professor universitário
http://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2013/03-14/0/5_2013994_FE7A76032594B16719288872D4D0AE41.pdf

Papa Francesco




13 março 2013

Papa Francisco


O novo Papa é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que adoptará o nome de Francisco.
Opõe-se ao aborto e à eutanásia, mantém a posição da igreja relativamente à homossexualidade e condenou fortemente a legislação para permitir o casamento gay na Argentina, introduzida em 2010, mas sublinha a importância de respeitar as escolhas individuais.
Bergoglio nasceu em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, filho de um ferroviário. Tornou-se padre em 1969 e era arcebispo de Buenos Aires.
O novo Papa tem 76 anos e será o primeiro sul-americano a sentar-se na cadeira de Pedro.
O novo Papa Francisco desempenhou vários cargos administrativos na Cúria, enquanto cardeal, mas não estava entre os favoritos por causa da sua idade (76 anos). Diz-se que no conclave de 2005 foi um rival de Ratzinger na votação.
Jorge Maria Bergoglio, ordenado cardeal em 2001 por João Paulo II, é jesuíta.
Tweet do Conselho Pontifício para a Comunicação Social, às 18h09.