Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 agosto 2012

Pode um Blog ser serviço público?

Nos últimos dias temos assistido à defesa do serviço público de televisão – algo positivo, sem dúvida. Porém, esta defesa esmorece quando deixa de existir polémica. Porquê?
Nos tempos "mortos" contesta-se a forma de financiamento e as audiências situadas abaixo de valores expectáveis. Que valores são considerados aceitáveis? Porque só agora se levanta a bandeira da qualidade em detrimento das audiências?
Os números são importantes, sim, mas fazem uma análise demasiado fria das questões. A sociedade e os fenómenos sociais não podem ser só analisados friamente. Não acho que os números de audiências sejam tradutores de qualidade.
Mas o que importa neste mundinho capitalista, onde o poder é ditado por cifrões e pelos números, e tudo o resto é inferior, incluindo a qualidade. Quem se interessa por qualidade se esta não trás lucro? E isto não se passa só com canais televisivos...






30 agosto 2012

Lista de maçons - A Maçonaria Em Portugal...

A Maçonaria Em Portugal- uma História de Corrupção e Conspiração
António José - Agosto 1, 2012
http://casadasaranhas.wordpress.com/2012/07/19/a-maconaria-em-portugal-uma-historia-de-corrupcao-e-conspiracao/




Participantes da Conferência Bilderberg (2012)

Lista de participantes na conferência ultra-elitista Bilderberg (Bilderberg 2012 Attendee List), Portugal representado por:


• Balsemão, Francisco Pinto – President and CEO, Impresa; Former Prime Minister;

• Amado, Luís – Chairman, Banco Internacional do Funchal (BANIF);

• Moreira da Silva, Jorge – First Vice-President, Partido Social Democrata (PSD)

http://casadasaranhas.wordpress.com/2012/06/27/participantes-da-conferencia-ultra-elitista-bilderberg-2012/




Mineiros acusados de homicídio...

O Ministério Público da África do Sul vai acusar os 270 trabalhadores detidos na semana violenta na mina da Lonmin pela morte de 34 dos seus colegas, mortos a tiro pela polícia, segundo a emissora britânica BBC.
Nenhum polícia foi acusado porque uma comissão de inquérito está a estudar as acções dos agentes. Segundo os relatórios das autópsias revelados por um jornal sul-africano, a maioria dos mortos a 16 de Agosto foram atingidos por tiros nas costas, o que contraria a defesa oficial da polícia: de que os agentes dispararam para se defender.
Os detidos vão ser acusados no âmbito de uma provisão legal que estabelece que todos os envolvidos num crime são responsabilizados pelos resultados desse acto criminal. Os detidos confrontaram a polícia, que disparou sobre os manifestantes, e estão assim a ser legalmente responsabilizados.
http://www.publico.pt/Mundo/mineiros-sulafricanos-vao-ser-acusados-de-homicidio-1561010






«Breivik é o que a Noruega merece»

Richard Millet, um respeitado escritor francês, está a provocar uma acesa polémica depois de ter afirmado que o autor confesso dos ataques de Oslo, Anders Breivik, é «sem dúvida o que a Noruega merece». Depois de ler as 1.500 páginas do manifesto online de Anders Breivik, Richard Millet disse não aprovar os ataques, que provocaram a morte a 77 pessoas, mas enalteceu as palavras do extremista norueguês contra o multiculturalismo e a imigração.
O autor salienta que Breivik, condenado na semana passada a 21 anos de prisão, «é filho de uma família fracturada».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=589518




"Caso Luisão": Clínica alemã desmente queixas do árbitro

O relatório da clínica alemã onde Christian Fischer, árbitro do Fortuna-Benfica, recebeu tratamento revela que o juiz se dirigiu ao local na própria viatura, "consciente, sem tonturas ou vómitos, não lhe sendo diagnosticado falhas neurológicas ou lesões exteriores" O documento é assinado por Carla Hulslep, médica-chefe do St. Elisabeth Hospital Iserlohn.
http://desporto.pt.msn.com/benfica/caso-luis%c3%a3o-cl%c3%adnica-alem%c3%a3-desmente-queixas-do-%c3%a1rbitro





Em que é que os portugueses estão a gastar o seu dinheiro

29 agosto 2012

VianaArts

Samuel Silva desenha "fotografias" com esferográficas.
http://vianaarts.deviantart.com/





Record de degelo no Árctico


Impostos bizarros


Polémica - anúncio da Toyota. Será homem ou mulher?


Ao som de uma música com uma forte batida uma mulher vai despindo uma gabardine revelando a lingerie vermelha enquanto se dirige para o carro. A câmara vai mostrando até que chegando ao Auris a bela loira volta-se e surpresa: é um rapaz. A assinatura do anúncio em japonês? "Não é uma tendência, não é casual, não é para todos." Stav Strashko é o modelo andrógino que está a colocar na boca do mundo o novo modelo da Toyota Auris, mas não pelas suas qualidades mecânicas.
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO057130.html







28 agosto 2012

Aviso de Adriano Moreira

Para Adriano Moreira, o limite da fadiga tributária está quase a ser atingido.
O ex-líder do CDS Adriano Moreira considerou hoje que independentemente da avaliação da "troika" a Portugal, o limite da fadiga tributária "não pode ser ultrapassada".
"Neste momento, corresponder ao que foi assinado com a 'troika' é certamente indispensável, mas vai exigir sacrifícios tremendos à população e há um limite que é a fadiga tributária e nós não podemos atingir esse ponto", disse.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO057131.html








27 agosto 2012

Besse Brown Cooper – 116 anos

Besse nasceu no dia 26 de Agosto de 1896 no norte do Tennesse.
A mulher mais velha do Mundo fez 116 anos no domingo.
A pessoa com o maior tempo de vida humana alguma vez registada foi a francesa Jeanne Calment, que nasceu em 1875 e morreu em 1997 com 122 anos.
Quanto ao segredo da longevidade, Besse não o esconde: «cuido da minha vida e não como junk food».
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/guinness-mulher-mais-velha-besse-cooper--velha-tvi24/1370669-4073.html




Vai faltar comida...




O aviso é claro: a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) aconselha os países a fazerem reservas nacionais de alimentos básicos, de modo a conseguirem enfrentar os altos preços agrícolas na próxima década. «Para garantir a segurança alimentar e enfrentar o aumento dos preços, cada país deveria constituir reservas que cubram as suas necessidades entre uma semana a um mês», afirmou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, numa entrevista ao jornal «Le Monde», que foi publicada esta segunda-feira. http://www.tvi24.iol.pt/economia/fao-alimentos-reservas-arroz-cereais-precos/1370607-4058.html    







Advogados made in USA

SÓ NA AMÉRICA!!!
Esta história aconteceu em Charlotte, na Carolina do Norte : mostra a vulnerabilidade do sistema legal dos EUA. Indirectamente, mostra também porque é que o sistema de saúde é ali tão caro, e por que tipo de razões tão pouco sustentáveis o custo de vida ali é tão elevado.
Um advogado comprou uma caixa de 24 charutos muito raros e caros, e segurou-os contra todos os riscos, incluindo ... INCÊNDIO !
Passado um mês, e depois de ter fumado todo o stock dos tais maravilhosos charutos, o advogado apresentou à companhia de seguros um pedido de indemnização, alegando que os seus charutos tinham sido "destruídos numa série de pequenos incêndios".
A companhia de seguros recusou-se a pagar, alegando a razão óbvia que o senhor tinha consumido os charutos pela forma habitual e a que eles se destinam.
O advogado instaurou um processo contra a companhia de seguros, e GANHOU !!! Na sentença, o juíz concordou com a alegação de "falta de seriedade da queixa" aduzida pela companhia de seguros ; mas apesar disso considerou que o advogado era titular de uma apólice, na qual se garantia que os charutos era seguráveis, e também se garantia que ficava seguro contra incêndios - sem definir o que razoavelmente deva ser considerado como tal (como seria o caso de os charutos serem fumados), e condenou a companhia a pagar a indemnização pedida.
Em vez de perder tempo e dinheiro com recursos caros, a companhia de seguros decidiu aceitar a sentença, e pagou ao advogado 15.000 dólares, a título de prejuízo sofrido pela perda dos seus charutos "numa série de pequenos incêndios".
AGORA VEM O MELHOR...
Depois de o advogado ter recebido o dinheiro, a companhia de seguros fê-lo prender preventivamente por acusação de 24 FOGOS POSTOS!!!
Com base na prova constante da alegação do próprio advogado e coligida no processo por ele intentado, o advogado foi considerado culpado de ter intencionalmente incendiado a propriedade segura - e condenado a 24 meses de prisão, e multa de 24.000 dólares !!!
No ano seguinte, esta história, que é real, ganhou o primeiro prémio no "Concurso de Advocacia Criminal".






26 agosto 2012

Investimento em Sines fará de Portugal exportador de gasóleo

A conversão da refinaria da Galp em Sines, um investimento de 1,1 mil milhões de euros, está quase concluída e deve começar a funcionar em pleno em Outubro, permitindo fazer de Portugal um país vendedor de gasóleo.
http://economia.publico.pt/Noticia/investimento-em-sines-concluido-em-outubro-fara-de-portugal-exportador-de-gasoleo--1560467









25 agosto 2012

"Tornámo-nos uma colónia da Alemanha"

Juan José Millás, autor do artigo que incendiou Espanha explica a sua visão do mundo: "Tornámo-nos uma colónia da Alemanha".

O seu artigo foi o mais lido de sempre do El País e invadiu as redes sociais. Tornou-se viral mesmo fora de Espanha. Qual a razão do êxito?

- Porque aceitei escrever aquilo que muitos pensam.

Vivemos uma crise sem paralelo e sem fim à vista. Como vê o futuro de Espanha e de Portugal?

- Vejo-o mal, já que nos tornámos uma colónia da Alemanha e vivemos sob um governo composto por grandes especuladores. Não é a política que influencia a economia mas a economia que determina a política.

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO056836.html?page=1

 





Governo quer passar professores para a mobilidade

Sindicatos dizem que o Executivo fez saber que não pode manter docentes em regime de excepção na Função Pública. Mobilidade especial também lhes será aplicada.
Regras que estão em vigor para o restante da Função Pública e que prevêem que os trabalhadores que passem à mobilidade especial mantenham o salário por inteiro apenas nos dois primeiros meses. Nos dez meses seguintes passam a receber apenas 66,7% da remuneração e, findo esse período ficam, com reduzidos a metade do salário.
http://economico.sapo.pt/noticias/governo-quer-passar-professores-para-a-mobilidade_150619.html






24 agosto 2012

Este texto incendiou Espanha

Se percebemos bem - e não era fácil, porque somos um bocado tontos -, a economia financeira é a economia real do senhor feudal sobre o servo, do amo sobre o escravo, da metrópole sobre a colónia, do capitalista manchesteriano sobre o trabalhador explorado. A economia financeira é o inimigo da classe da economia real, com a qual brinca como um porco ocidental com corpo de criança num bordel asiático.
Esse porco filho da puta pode, por exemplo, fazer com que a tua produção de trigo se valorize ou desvalorize dois anos antes de sequer ser semeada. Na verdade, pode comprar-te, sem que tu saibas da operação, uma colheita inexistente e vendê-la a um terceiro, que a venderá a um quarto e este a um quinto, e pode conseguir, de acordo com os seus interesses, que durante esse processo delirante o preço desse trigo quimérico dispare ou se afunde sem que tu ganhes mais caso suba, apesar de te deixar na merda se descer.
Se o preço baixar demasiado, talvez não te compense semear, mas ficarás endividado sem ter o que comer ou beber para o resto da tua vida e podes até ser preso ou condenado à forca por isso, dependendo da região geográfica em que estejas - e não há nenhuma segura. É disso que trata a economia financeira.
Para exemplificar, estamos a falar da colheita de um indivíduo, mas o que o porco filho da puta compra geralmente é um país inteiro e ao preço da chuva, um país com todos os cidadãos dentro, digamos que com gente real que se levanta realmente às seis da manhã e se deita à meia-noite. Um país que, da perspectiva do terrorista financeiro, não é mais do que um jogo de tabuleiro no qual um conjunto de bonecos Playmobil andam de um lado para o outro como se movem os peões no Jogo da Glória.
A primeira operação do terrorista financeiro sobre a sua vítima é a do terrorista convencional: o tiro na nuca. Ou seja, retira-lhe todo o carácter de pessoa, coisifica-a. Uma vez convertida em coisa, pouco importa se tem filhos ou pais, se acordou com febre, se está a divorciar-se ou se não dormiu porque está a preparar-se para uma competição. Nada disso conta para a economia financeira ou para o terrorista económico que acaba de pôr o dedo sobre o mapa, sobre um país - este, por acaso -, e diz "compro" ou "vendo" com a impunidade com que se joga Monopólio e se compra ou vende propriedades imobiliárias a fingir.
Quando o terrorista financeiro compra ou vende, converte em irreal o trabalho genuíno dos milhares ou milhões de pessoas que antes de irem trabalhar deixaram na creche pública - onde estas ainda existem - os filhos, também eles produto de consumo desse exército de cabrões protegidos pelos governos de meio mundo mas sobreprotegidos, desde logo, por essa coisa a que chamamos Europa ou União Europeia ou, mais simplesmente, Alemanha, para cujos cofres estão a ser desviados neste preciso momento, enquanto lê estas linhas, milhares de milhões de euros que estavam nos nossos cofres.
E não são desviados num movimento racional, justo ou legítimo, são-no num movimento especulativo promovido por Merkel com a cumplicidade de todos os governos da chamada zona euro.
Tu e eu, com a nossa febre, os nossos filhos sem creche ou sem trabalho, o nosso pai doente e sem ajudas, com os nossos sofrimentos morais ou as nossas alegrias sentimentais, tu e eu já fomos coisificados por Draghi, por Lagarde, por Merkel, já não temos as qualidades humanas que nos tornam dignos da empatia dos nossos semelhantes. Somos simples mercadoria que pode ser expulsa do lar de idosos, do hospital, da escola pública, tornámo-nos algo desprezível, como esse pobre tipo a quem o terrorista, por antonomásia, está prestes a dar um tiro na nuca em nome de Deus ou da pátria.
A ti e a mim, estão a pôr nos carris do comboio uma bomba diária chamada prémio de risco, por exemplo, ou juros a sete anos, em nome da economia financeira. Avançamos com rupturas diárias, massacres diários, e há autores materiais desses atentados e responsáveis intelectuais dessas acções terroristas que passam impunes entre outras razões porque os terroristas vão a eleições e até ganham, e porque há atrás deles importantes grupos mediáticos que legitimam os movimentos especulativos de que somos vítimas.
A economia financeira, se começamos a perceber, significa que quem te comprou aquela colheita inexistente era um cabrão com os documentos certos. Terias tu liberdade para não vender? De forma alguma. Tê-la-ia comprado ao teu vizinho ou ao vizinho deste. A actividade principal da economia financeira consiste em alterar o preço das coisas, crime proibido quando acontece em pequena escala, mas encorajado pelas autoridades quando os valores são tamanhos que transbordam dos gráficos.
Aqui se modifica o preço das nossas vidas todos os dias sem que ninguém resolva o problema, ou mais, enviando as autoridades para cima de quem tenta fazê-lo. E, por Deus, as autoridades empenham-se a fundo para proteger esse filho da puta que te vendeu, recorrendo a um esquema legalmente permitido, um produto financeiro, ou seja, um objecto irreal no qual tu investiste, na melhor das hipóteses, toda a poupança real da tua vida. Vendeu fumaça, o grande porco, apoiado pelas leis do Estado que são as leis da economia real, para que uma alface nasça, há que semeá-la e cuidar dela e dar-lhe o tempo necessário para se desenvolver. Depois, há que a colher, claro, e embalar e distribuir e facturar a 30, 60 ou 90 dias. Uma quantidade imensa de tempo e de energia para obter uns cêntimos que terás de dividir com o Estado, através dos impostos, para pagar os serviços comuns que agora nos são retirados porque a economia financeira tropeçou e há que tirá-la do buraco. A economia financeira não se contenta com a mais-valia do capitalismo clássico, precisa também do nosso sangue e está nele, por isso brinca com a nossa saúde pública e com a nossa educação e com a nossa justiça da mesma forma que um terrorista doentio, passo a redundância, brinca enfiando o cano da sua pistola no rabo do sequestrado.
Há já quatro anos que nos metem esse cano pelo rabo. E com a cumplicidade dos nossos.
Juan José Millas, Texto publicado no El Pais
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO056741.html?page=4





22 agosto 2012

Taxa paga pelos portugueses é o dobro da média da zona euro

Em 15 euros de compras, um euro e vinte cêntimos são taxas pagas pelo supermercado ao banco. Foi esta a conta que o Pingo Doce fez quando ontem anunciou que, a partir de 1 setembro, deixa de ser permitido pagar contas inferiores a 20 euros com cartão. Esta taxa média (cada supermercado negoceia a sua, dependendo do volume de operações) ainda é quase duas vezes superior à média da zona euro para operações por multibanco - 0,42% contra os 0,8% pagos pelos supermercados em Portugal -, apesar de ter caído nos últimos anos. Para pagamentos com cartão de crédito, a taxa é de 1,4%, segundo os últimos dados da consultora especialista em pagamentos PSE.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO056561.html







Tubarão na praia de vila nova de milfontes

Verão quente - Julho 2012


Pit bull ataca porco-espinho e fica com mais de mil espinhos cravados

Um ataque de pit bull geralmente deixa marcas, mas desta vez quem ficou marcado foi o próprio cão, que teve que ser submetido a cirurgia após uma briga com um porco-espinho.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=588523


Flying Over America

21 agosto 2012

"Vi:Ela Sentada" no centro histórico de Guimarães


Esta entrevista ao artista plástico João Ricardo de Barros Oliveira é das cenas mais surreais que vimos nos últimos tempos! Numa viagem louca pelo seu mundo, solta palavras que se transformam, se juntam, mudam de significado e de plano.Frases ditas à toa por um louco? Ou um génio? Ou um pouco dos dois? Vi o Lino (violino), vi ela (viela), chave na (chávena), etc. Ele adora brincar com as palavras e ouvindo com atenção apanha-se algumas mas dificilmente todas.
http://ainanas.com/must-see/arte-must-see/talvez-o-gajo-mais-surreal-do-momento/




Homens devem poder recusar paternidade

A lei portuguesa deve reconhecer aos homens o direito de recusar a paternidade de um filho nascido contra a sua vontade. A tese está contida na investigação A igualdade na decisão de procriar, defendida por Jorge Martins Ribeiro, no âmbito do mestrado em Direitos Humanos na Universidade do Minho.
Assim, o investigador sustenta que a determinação da paternidade só deverá aplicar-se aos casos em que "houvesse manifestação de vontade do homem nesse sentido". Se a mulher decidir avançar com uma gravidez contra a vontade do pai, este "deve poder recusar os efeitos jurídicos daquela paternidade, com base nos mesmos argumentos que vigoram na possibilidade que é dada à mulher de abortar, sejam razões de ordem económica, profissional ou simplesmente porque não quiseram ser pais".
Na óptica do investigador, é uma questão de igualdade. "Do mesmo modo que a mulher tem o direito legalmente reconhecido de abortar ou não abortar, perante uma gravidez não planeada, o homem deve poder decidir se quer ou não ser pai", sustenta.
http://www.publico.pt/Sociedade/homens-devem-poder-recusar-paternidade-1559845

















Gehirnerschütterung = susto cerebral



Árbitro alemão sofreu comoção cerebral, mas lembra-se de tudo ao pormenor…
O relatório do árbitro alemão junta o diagnóstico médico e descreve pormenorizadamente o incidente com o capitão do SL Benfica... "Luisão correu cerca de 20 metros com elevada velocidade na minha direcção e sem travar atingiu-me na parte superior do corpo. O impacto atirou-me para trás, tendo eu batido com a cabeça no chão." Refere também no relatório que o médico do Fortuna, o Dr. Teuber lhe determinou "perda de consciência, mas pôde restabelecer rapidamente a minha circulação sanguínea".
Acrescentou ainda ter descoberto que tem super poderes, porque mesmo inconsciente nunca perdeu a destreza muscular nos dedos das mãos, pois nunca largou o cartão amarelo, mesmo sem sentidos…






19 agosto 2012

Bo

«Se queres um amigo em Washington, arranja um Cão de Água português», aconselhou a embaixada norte-americana em Lisboa.
«Em 1981, o Cão de Água foi registado no Livro do Guinness como a raça mais rara do mundo. Os Cães de Água são bem-humorados, bons com as crianças, não se babam e são hipoalergénicos», explicou a embaixada norte-americana em Lisboa.



17 agosto 2012

Ex-chanceler alemão pede a Berlim que deixe de "linchar" a Grécia

O ex-chanceler social-democrata alemão Gerhard Schröder pediu hoje ao actual governo de Berlim que deixe de "linchar" a Grécia.
"Se a Europa abandona a Grécia, os especuladores atacarão em seguida outros países, como já ocorre com Portugal e Espanha e, de certo modo, com Itália", declarou o antecessor de Angela Merkel na chancelaria alemã à televisão pública grega NET.
Questionado sobre a atitude da Alemanha relativamente à Grécia, o antigo chanceler considerou que o seu país "deveria mostrar mais solidariedade para com a Grécia".
"Devemos deixar de conceber a Europa só em termos de mercado. Devemos concebê-la também em termos de cultura.
Schröder apoiou também a petição do Governo grego para um aumento de dois anos do período de aplicação das reformas. Defendeu igualmente que "em tempos de crise económica a austeridade não é suficiente, são necessárias também medidas de crescimento".
http://economico.sapo.pt/noticias/schroeder-pede-a-berlim-que-deixe-de-linchar-a-grecia_150325.html






Islândia tem lições a dar aos países que queiram sobreviver aos resgates


Depois de a sua abordagem à intervenção externa ter conduzido a economia a uma recuperação surpreendentemente forte, a Islândia tem lições fundamentais a dar aos países que queiram sobreviver aos resgates.

1 - O compromisso da Islândia para com o seu programa de ajustamento,

2 - A decisão de impor perdas aos credores em vez de sobrecarregar os contribuintes

3 - A opção de salvaguardar um Estado social que protege os desempregados da pobreza,

permitiu ao país passar do colapso à recuperação. Quem o diz é o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A Islândia recusou proteger os credores dos seus bancos, que entraram em falência em 2008 depois de as suas dívidas terem atingido 10 vezes mais do que a dimensão da economia. A decisão da ilha de se proteger de uma fuga de capitais, restringindo a circulação da moeda, permitiu ao Governo repelir um ataque especulativo, estancando a hemorragia da economia. Isso ajudou as autoridades a concentrarem-se no apoio às famílias e às empresas.
Na Islândia, a queda de 80% da moeda (a coroa islandesa) face ao euro em 2008 ajudou a transformar o défice comercial num excedente logo no final daquele ano. O desemprego, que se tornou nove vezes maior entre 2007 e 2010, caiu para 4,8% em Junho face ao pico de 9,3%, atingido há dois anos. Considerando a dimensão da crise no final de 2008, a recuperação da Islândia foi impressionante. Na Islândia a sua economia, vale 33 mil milhões de dólares (cerca de 27 mil milhões de euros), vai crescer 2,4% este ano, disse o FMI em Abril. Um valor que compara com a contracção de 0,3% prevista para a zona euro.
O crescimento da Islândia está a ser impulsionado pelo consumo privado e pelo investimento, que recuperou mais rapidamente do que se pensava.
O Governo recuperou o acesso aos mercados de capital internacionais e a limpeza dos balanços dos bancos segue a bom ritmo.




Conflito diplomático em perspectiva



Inglaterra garante que não deixará sair Assange.
O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, garantiu que o Reino Unido não dará a Assange “uma passagem segura” para fora do país, horas depois de o Equador ter confirmado que dará asilo ao fundador da WikiLeaks.
A decisão do Equador não deve ser usada para que Assange possa escapar a um processo legal, defendeu William Hague.
Assange, que entrou na embaixada do Equador em Londres e pediu asilo há quase dois meses, considerou “uma vitória” a decisão das autoridades de Quito. A embaixada do Equador em Londres está rodeada de polícias.
http://www.publico.pt/Mundo/nao-daremos-a-assange-uma-passagem-segura-para-fora-do-reino-unido-diz-mne-britanico-1559280











Discurso do Presidente do Uruguai, José Pepe Mujica na Rio+20 - Legendad...

16 agosto 2012

Elvis Presley - Love Me Tender - RIP 36 The King

Elvis Presley - My Way - RIP 36

Vox populi

Provérbios, ditados populares, adágios, rifões, anexins… procuram expressar uma verdade da vida, expressar uma ideia ou pensamento. Exemplos:
-Quem te avisa teu amigo é.
-Pior cego é quem não quer ver.
-Para bom entendedor, meia palavra basta.
-Nem todas as verdades se dizem.
-No aperto e no perigo se conhece o amigo.
-Uma mão lava a outra e ambas lavam a cara.
-Se queres ser bom juiz, ouve o que cada um diz.
-Um sábio muda de opinião. Um tolo nunca o fará.
-Quem sabe calar, evita guerrear.






Missionary Church of Kopimism



Igreja do Kopimism, uma congregação oficialmente reconhecida como religião pelas autoridades da Suécia – "Missionary Church of Kopimism" – http://kopimistsamfundet.se/
Para se ser membro da Igreja do Kopimism não é preciso preencher formulários; "basta sentir um chamamento para adorar o mais sagrado de tudo o que é sagrado – a informação e a cópia".
Alguns dogmas:
-“Copiarás e partilharás livremente todos os ficheiros que te aparecerem pela frente”
-"A informação é sagrada e o acto de copiar é um sacramento"
-“A informação possui um valor em si mesma e naquilo que ela contém e esse valor é multiplicado através da cópia. Assim, o acto de copiar é central para a organização e para os seus membros”








Acordo Ortográfico

O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa a ser aplicado nos documentos do Estado, vigorando em todos os serviços, organismos e entidades na tutela do Governo, bem como no Diário da República.
A decisão foi tomada em Conselho de Ministros a 25 de Janeiro de 2011. O acordo foi assinado, em Lisboa, em 1990, começou a ser aplicado em 2009, e tem um período de adaptação até 2015, durante o qual são aceites as duas grafias, escreve a agência Lusa.




15 agosto 2012

Voar de Londres a Nova Iorque numa hora ou menos? X-51A Waverider: Hypersonic jet plane tested


Em breve poderá ser possível voar entre Londres e Nova Iorque em menos de uma hora. A Força Aérea norte-americana testou nesta quarta-feira um avião hipersónico e o objectivo é alcançar a velocidade Mach 6, quando a velocidade do som, ao nível do mar, e a uma determinada temperatura é Mach 1.
O voo do WaveRider X-51A é a terceira experiência de um programa da Força Aérea americana.
O projecto foi desenvolvido pela agência NASA e pela Agência de Projectos de Investigação de Defesa Avançada (DARPA). Os testes de voo foram planeados a partir da base da Força Aérea norte-americana Edwards Air na Califórnia. O avião não tripulado WaveRider X-51A foi preso à asa de um antigo bombardeiro B-52, que o levantou a cerca de 15.000 metros de altitude e o largou sobre o oceano Pacifico.
Os engenheiros aeroespaciais esperavam que o aparelho subisse, depois, a uma altura de cerca de 21.300 metros e atingisse a velocidade Mach 6, equivalente a 6900 quilómetros por hora. Depois de um voo de cinco minutos, o avião de oito metros de comprimento deveria despenhar-se no oceano. (...)






Silly season pelo mundo fora...



Silly season, é o período de duração de alguns meses de verão, tipificado pelo surgimento de notícias frívolas nos meios de comunicação.
Nos Estados Unidos o período é referido como a estação de notícias lentas.
Na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, a silly season refere-se ao Natal / Ano Novo festivo. Há um número maior do que o habitual de compromissos sociais, onde o consumo de álcool é típico.
Outros países têm períodos comparáveis, por exemplo, o Sommerloch ("verão [notícias] buraco") na Alemanha ; França tem la Morte-saison ("a época de mortos" ou "a temporada sem brilho"), e a Suécia tem nyhetstorka ("seca notícias ").
Em muitas línguas, o nome para a referência silly season é pepinos (mais precisamente: pepinos ou pepinos em conserva ). Komkommertijd em holandês , dinamarquês - agurketid, islandês - gúrkutíð, norueguês - agurktid, checo - okurková Sezona, eslovaco - uhorková Sezona, polonês - Sezon ogórkowy, húngaro - uborkaszezon, hebraico - עונת המלפפונים (Onat Ha'melafefonim) e da Estónia – hapukurgihooaeg, em todos "tempo pepino" ou "temporada pepino". O termo correspondente alemão é Sauregurkenzeit ("temporada de pepino em conserva"), o mesmo termo também é usado em esloveno como čas kislih kumaric. Em Espanha o termo serpiente de verano ("cobra de verão") é frequentemente utilizado, não para a temporada, mas para a notícia.




Discurso pela produtividade e excelência tem pernas curtas...

As dicas para entrevistas revelam um país de licenciados sem opções, empurrados para empregos temporários com excesso de candidatos, ignorados por departamentos de recursos humanos atafulhados. Há pilhas de currículos à espera, montanhas de indiferenciados, poucos lugares para tanta procura. Não devia ser tão difícil arranjar trabalho. O problema nem está nas empresas – cada vez mais selectivas nas escolhas – nem na estratégia para servir clientes. Está na falta de expectativas, na profusão de cursos desajustados, na ideia de que só emigrando é possível crescer neste país. Eu sei: estou cheio de lugares comuns. Vêm-me à cabeça com estes emails, quando percebemos que todo este discurso pela produtividade e excelência tem pernas curtas. Enquanto o país não andar, nada feito.
Há dias aterrou-me um email esquisito."Cinco dicas para brilhar numa entrevista de call center". Num call center. Estranho, não? Pensei: não é nada que o Dinheiro Vivo não faça (a nossa parceria com a Harvard Business Review dá conselhos óptimos para entrevistas), mas este era um guia diferente. Continuei: para a entrevista, diziam, era preciso "atenção ao discurso". Aptidão informática. Conhecer o call center e sintetizar a experiência profissional. "Ser equipa". Tudo o que é necessário agarrar um emprego, certo? Errado. (…)Miguel Pacheco, Dinheiro Vivohttp://www.dinheirovivo.pt/Artigo/CIECO055802.html




Peniche - Portugal volta a liderar na energia das ondas


Perto do local onde esteve prevista uma central nuclear, está, neste sábado, a ser lançada ao mar uma plataforma de produção de electricidade, a partir das ondas, a Waveroller.








Velhaco

Manhoso; traiçoeiro; devasso; patife; libertino; canalha; tratante; homem que vive de procedimentos enganadores; fraudulento; maroto; finório; trapaceiro; enrolão; mau pagador de dívidas; pessoa que gosta de enganar os outros; caloteiro; ardiloso; astucioso; esperto; raposeiro; bilontra; malandro; peralvilho; biltre; traste; bisonho; maroto; mau; ruim; matreiro.











14 agosto 2012

Empresários … precisam-se!

1 - O Grupo Mello já tem nas mãos o plano para reduzir o elevado endividamento junto da banca nacional: a Brisa. A partir de agora, a grande fatia dos cash-flows, lucros e dividendos que a Brisa venha a gerar e pagar serão direccionados para os cofres dos credores do Grupo Mello, abatendo assim uma dívida total bruta à banca que ascendia, no final de 2011, a 3,06 mil milhões de euros. A OPA acabou, assim, por se revelar uma operação vantajosa para ambas as partes. Para os Mello, a possibilidade de reduzirem, a prazo, o seu endividamento; para os bancos a garantia do cumprimento das obrigações financeiras. "Foi uma operação de reestruturação de crédito, que possibilita ao Grupo Mello usar a Brisa para pagar a dívida que tem junto da banca" – Vasco de Mello, empresário, presidente da Brisa. - http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO055885.html
2 - Como é que um empresário que fundou tantas empresas vive sem produzir?
Mas quem disse que não estou a produzir?! Estou a produzir e muito. Um empresário é um criador, não é um industrial que faz a sua fábrica e fica lá a vida toda. O empresário tem de conhecer o mundo e criar novas condições. Eu, passo a imodéstia, considero-me um empresário, um criador, criei ene empresas (…) – Ilídio Pinho, empresário, presidente da Fomentinvest. - http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO055893.html?page=11
3 – “Todas as grandes conquistas são, ao princípio, impossíveis" – provérbio chinês. 52,8 Milhões – Dívida do projecto turístico. A Sociedade Alentejana de Investimento e Participações (SAIP), liderada por José Roquette, revelou que o valor da dívida das sociedades promotoras do maior complexo turístico no Alqueva – actual Roncão d'El Rei – é de 52,88 milhões de euros. Promotores do Parque Alqueva apresentaram pedido de insolvência. Divergências com a CGD estarão na origem da decisão. - José Roquette, empresáriohttp://www.clipquick.com/Files/Imprensa/2012/08-11/0/1_1876334_FA1D2777B95356D61A349F49C8EFF07D.pdf
4 - O problema não está tanto nos empresários que temos, mas sim naqueles que poderíamos ter se pessoas preparadas estivem dispostas a correr os riscos associados à criação de novas empresas. Portugal seria mais rico. E a taxa de desemprego bem menor. António Câmara, empresário.
5 - Um dos homens fortes da Logoplaste considera que há um problema de liderança e falta de cosmopolismo nos empresários portugueses, que não sabem tirar partido dos recursos humanos que têm. “O maior problema que existe em Portugal é a classe empresarial” – Filipe de Botton, empresário.
6 - Sempre considerei desnecessária a preocupação permanente dos empresários e das associações empresariais com o Código do Trabalho. O código não é o problema principal da economia portuguesa. Os problemas da economia portuguesa são outros e a obsessão excessiva com o Código do Trabalho acaba por desviar os empresários daquilo que é essencial. O problema maior é os custos dos transportes, da burocracia, da energia e das telecomunicações – aquilo que se chamou “custos de contexto”. Em segundo lugar, a logística – fizemos auto-estradas, gastámos dinheiro que não tínhamos em auto--estradas, e esquecemos o transporte marítimo e ferroviário. Ora seria o transporte marítimo e ferroviário que poderia cortar muitos dos custos e pôr Portugal numa melhor situação, aumentando a rapidez na exportação. Em terceiro lugar, a justiça – ter uma justiça rápida é essencial. E ter financiamento, nomeadamente um financiamento às encomendas que as empresas têm, porque acontece as empresas terem encomendas e não terem dinheiro para lhes dar resposta. Henrique Neto, empresário.
7 - Ao longo da história, quem teve dinheiro, teve poder, e os artistas nunca tiveram dinheiro. Por isso, se há quem tenha poder em Portugal, são os banqueiros e figuras sucedâneas, empresários e administradores de empresas. A questão está, primeiro, na não tomada de consciência que são tais personagens que têm poder e, depois, no modo como elas o exercem. O problema é que, por razões históricas, o individual preside sobre o colectivo e, assim, os interesses particulares sobrepõem-se aos da comunidade. Miguel Amado, comissário e crítico de arte contemporânea.
Conclusão: Em geral, a produtividade cresce com a dimensão da empresa. Portugal, todavia, emprega 80,9% dos trabalhadores em PME (a média é de 66,9% na UE a 27). É uma questão cultural relacionada com os próprios empresários. Não de falta de visão, como é usual referir-se. Mas, ao contrário, de excesso de visão (ganância). De muitos empresários se considerarem capazes de financiar, gerir e fazer crescer os seus negócios sozinhos. De se verem maiores do que aquilo que na realidade são. E de serem incapazes de juntar forças com outros para ganharem dimensão, explorarem mercados mais amplos, aumentarem a produtividade, tornarem-se competitivos e assegurarem a viabilidade dos seus negócios. A classe empresarial de interesse no país é reduzidíssima. E o problema nem é esse. O problema é que é extremamente mal formada. Atrasadíssima. Na sua maioria são chicos-espertos, que acham que isso de aturar clientes é uma grande chatice. O que se passa actualmente com a classe empresarial portuguesa é muito simples. Ela surgiu apesar do Estado e é agora protegida por este para combater a globalização. Desta forma, não há lugar a novos empreendedores, não há renovação, não há concorrência. A situação actual é sui generis.


Quanto mais nos baixamos, mais se nos vê o rabo!

Somos um povo de brandos costumes, já diziam no início do século XX, os nossos governantes de então!Por esse mundo fora há, quase sempre, uma necessidade pessoal de demonstrar profissionalismo e dedicação à causa.
Em Portugal há, maioritariamente, uma constante tentativa de aproveitamento da situação, de corrupção. E isso não se verifica exclusivamente nas classes políticas, começa desde baixo. Porque há sempre alguém preparado para meter uma cunha, para enfiar um parente num bom cargo na empresa, há sempre alguém que não vê grande mal em surripiar alguma coisa do economato à conta do patrão, etc.
É necessário criar nas consciências a necessidade de preservar valores de integridade.
Alguma vez, quem agora, sem pudor, nos tira qualidade de vida e direitos adquiridos à custa de muito sangue, suor e lágrimas, irá, por vontade própria, voltar a dar-nos direitos que pressupõem menos lucros para eles?
Não acordem a tempo que quando o fizerem será tarde demais…



13 agosto 2012

Jogos Olímpicos 2012: Mais de metade das delegações saíram sem medalhas

Os Jogos de Londres2012 receberam 204 delegações e, dessas, 119 não conquistaram nenhuma medalha.
Entre os países sem medalhas, estão alguns dos mais populosos do planeta. O maior dos países que não ganhou nada é o Paquistão. Outro dos "gigantes" sem medalhas também vem do sul da Ásia: o Bangladesh. O país mais populoso de África, a Nigéria (158 milhões de pessoas), também não ganhou nada em Londres.
Entre a lista das 119 delegações que regressaram de Londres de mãos a abanar estão outros países com pelo menos 40 milhões de habitantes: Filipinas, Vietname, República Democrática do Congo, Birmânia, Tanzânia e Sudão.
Entre a lista dos 119 não medalhados: o Chile. Outro país com população média (8,5 milhões) e rendimento muito elevado é a Áustria – que foi também o país com a maior delegação olímpica sem medalhas. Ainda da União Europeia sem medalhas: Luxemburgo e Malta.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=587417




Protagonistas dos Jogos Olímpicos de 2012 – Londres

Manteo Mitchell: o norte-americano sentiu a perna ceder a meio da eliminatória dos 4x400m mas continuou a correr; tinha partido o perónio, mas ajudou a equipa a chegar à final, que os EUA ganharam.

Michael Phelps: tornou-se no atleta mais medalhado de sempre: tem 22 pódios nos Jogos Olímpicos.

Usain Bolt: o único a revalidar o título olímpico dos 100m e 200m. O relâmpago jamaicano abriu de vez um capítulo para si nas páginas do desporto. E fechou o tri de Londres com recorde do mundo nos 4x100m

Missy Franklin: Phelps roubou o show, mas a nadadora norte-americana de Aurora, é a segunda mais medalhada destes jogos; quatro ouros e um bronze no Centro Aquático.



Ye Shiwen: aos 16 anos, esmagou o recorde do mundo dos 400m estilos. Shiwen nadou os últimos 50 metros mais depressa do que o campeão olímpico masculino da disciplina!