Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

31 julho 2012

"Fear the Brow" ("Temam a sobrancelha")

Anthony Davis, acabado de sair da universidade, ele é o jogador menos conhecido da equipa mais famosa em Londres, a selecção norte-americana de basquetebol.
Davis, de 19 anos, é o mais novo do plantel favorito à medalha de ouro.
Apesar da idade, Davis já fez o suficiente para ser famoso nos EUA: em 2011-12 obteve médias de 14,2 pontos, 10,4 ressaltos, 4,7 desarmes, 1,3 assistências e 1,4 roubos de bola e tornou-se no primeiro, na história do basquetebol universitário norte-americano, a ser eleito melhor jogador, defensor e rookie do ano e MVP da final-four. Neste ano, em Kentucky, ficou conhecido também pelas suas longas sobrancelhas, com a forma de uma ave com as asas abertas e que parecem ligar-se por cima do nariz - algo que em inglês se designa "unibrow". Falou-se tanto delas que Davis acabou por registar as frases "Fear the Brow" ("Temam a sobrancelha") e "Raise the Brow" ("Levantem a sobrancelha).
Já tem o futuro traçado: vai juntar-se aos New Orleans Hornets.



Onde gastam os estrangeiros que visitam Portugal

Este ano os turistas já deixaram 475 milhões de euros no país. Veja onde é que os estrangeiros gastam mais dinheiro.
http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO054745.html




Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades

Piripiri no cu dos outros até nos sabe a doce.
A-1 – Dum momento para o outro, sem que se tenha bem percebido o como e o porquê, tudo se esvaiu, tudo se desfez, todas as ilusões se desmoronaram. Bastou a Sra. Merkel ter classificado como "desproporcionadas" as propostas de trabalho formuladas por Van Rompuy – Durão Barroso – Jean-Claude Juncker – Mario Draghi e ter reiterado a sua oposição à mutualização das dívidas públicas dos Estados-Membros (eurobonds).
A-2 – Agência Moody's coloca Alemanha, Holanda e Luxemburgo em perspectiva negativa.
A-3 – Os ratings de crédito são determinados por agências de classificação de crédito . O rating de crédito representa a avaliação da agência de notação de crédito de informação qualitativa e quantitativa para uma empresa ou governo, incluindo a informação não pública obtida pelas agências de crédito e de analistas de rating.
Os ratings de crédito não são baseadas em fórmulas matemáticas. Em vez disso, as agências de notação de crédito usam o seu julgamento e experiência na determinação de que informação pública e privada devem ser considerados em dar uma classificação a uma determinada empresa ou governo. O rating de crédito é usado por pessoas físicas e jurídicas que compram os títulos emitidos por empresas e governos para determinar a probabilidade de que o governo vai pagar suas obrigações de títulos.
Um rating de crédito pobre indica opinião de uma agência de notação de crédito que a empresa ou o governo tem um alto risco de incumprimento financeiro, baseado na análise da agência da história da entidade, e análise de longo prazo das perspectivas económicas.
A-4 – «Na manhã de sexta-feira 13, a diferença entre as taxas de juro da dívida a 10 anos da Alemanha e da França era de 1,23% favorável ao primeiro país. Um abismo, que se arrastava há muito tempo. A única crítica que se pode dirigir à Standard & Poor's é o facto de ter demorado tanto tempo a declarar aquilo que os mercados já sabiam há muito. A França já não é um país triplo A. Outra das conclusões da S&P também não deixa de ser óbvia, pelo menos para nós portugueses: o programa de ajustamento em que o país foi forçado a mergulhar está a empobrecer a nação, a destruir as empresas com falta de crédito, a aumentar o desemprego, a afastar os trabalhadores jovens e qualificados, a contaminar a moral pública com o ressentimento e a intriga, típicas das casas onde o pão escasseia. A S&P disse o que é óbvio: a estratégia absurda da "austeridade expansiva", de que espanhóis, italianos e outros também são vítimas, foi feita a pensar no interesse dos credores. O interesse dos países endividados, mas sobretudo o interesse da União Europeia, e da própria economia mundial não foi tido nem achado. Dia 13 o eixo Paris-Berlim quebrou-se. A Europa poderia ter um futuro. Federalismo, com prosperidade. União política, com confiança. Em vez disso está mais perto da implosão, da pobreza, e das baionetas. Os mercados não são o inimigo. A estupidez política, sim. Mas como poderemos vencer uma força contra a qual, como escreveu Schiller, até os deuses lutam em vão?»
A-5 – Juncker considera que Alemanha está por detrás de agravamento da crise. O presidente do Eurogrupo entende que a Alemanha está por detrás do agravamento da crise e acusou o governo liderado por Angela Merkel de tratar a Zona Euro como uma «filial».
"Os que pensam resolver desta forma os problemas da zona euro, excluindo ou deixando cair a Grécia, não identificaram bem as razões da crise", considerou Juncker.
O também primeiro-ministro luxemburguês defende que é preciso ter mais cuidado com o que se diz e lembra que uma saída da Grécia da moeda única não resolve a actual crise, mas afecta a reputação dos países da Zona Euro em todo o mundo.
E como isto está tudo ligado, temos:
B-1 – Que pensaria um cidadão comum se alguém em quem tivesse confiado e com quem tivesse feito um acordo, apanhando-se com o acordo na mão, violasse todos os compromissos assumidos fazendo exactamente o contrário daquilo a que se comprometera?
Nem só o dinheiro corrompe. O poder também corrompe, por vezes, muito mais do que o dinheiro. E – como é, desde há muito, consabido – o poder absoluto corrompe absolutamente.
B-2 – "Gostaria que as agências de ‘rating' não fizessem política", acrescentou Pedro Passos Coelho. Passo Coelho está esquecido do tempo em que o PSD usou os cortes no rating para atacar o governo PS.
B-3 – Numa das suas primeiras intervenções, o ministro das Finanças desvalorizava a evasão fiscal argumentando que a evasão fiscal em Portugal está em linha com a média europeia. Está, não está?
B-4 – Portas, com a imensa ironia que o caracteriza, perante pressão dos jornalistas, declarou que como português achava os eurobonds interessantes, mas se fosse alemão… talvez não.










30 julho 2012

Quem são os estrangeiros que gastam mais dinheiro em Portugal?

Os turistas gastaram 475 milhões de euros em Portugal nos primeiros 4 meses do ano. Mais 16% que no ano passado. Veja quem gastou mais.
 http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO054652.html






Lobo mau atacando Chapeuzinho

O partido foi fundado em 1921. É um partido matreiro, pois conhece as regras do jogo e o caminho da mina onde brota ouro de aluvião… Confina-se nas áreas rurais do Alentejo e Ribatejo e áreas industrializadas como Lisboa e Setúbal.
É um partido ********* marxista-leninista e a sua organização é baseada no centralismo democrático, isto é, os níveis hierárquicos mais inferiores são obrigados a respeitar as decisões que vêm de níveis superiores e todos os membros tem de obedecer a decisões obtidas por um consenso ou por maioria.
O órgão base do partido é a Célula de Empresa, que é composta por um mínimo de três membros do ***, organizados nas empresas e nos locais de trabalho, e deve assegurar o recrutamento de novos membros, ler e difundir O ****** e o *********, entre outras publicações do partido, assegurar o pagamento das quotas dos seus membros, e manter as estruturas superiores do partido informadas sobre o trabalho político da célula.
Estratégia do *** para o Alentejo:
• tomar conta de todos os postos possíveis de liderança,
• tomar conta dos sindicatos,
• afugentar os outros sindicatos,
• tomar conta das comissões de trabalhadores,
• afugentar as listas oponentes,
• afugentar os “retornados”,
• concentrar forças leais versus a reacção dos partidários de outras forças políticas,
• desmoralizar os outros chamando-lhes “amarelos”, “retornados”, “reaças”,
• tomar conta do sector local da Educação porque é onde se formam as mentalidades dos futuros continuadores dos amanhãs que hão-de cumprir-se…,
• tomar conta do sector local da Saúde pois há que pensar nos desvalidos não vá o grande Satã inventar qualquer coisa que elimine **********,
• atemorizar os outros partidos de forma a ficar sozinho no terreno,
• “agradecer” a estupidez dos outros partidos políticos que deixam descalços os seus simpatizantes/ militantes no Alentejo,
• a importância que o partido sempre deu às suas organizações locais e centros de trabalho,
• a acção em torno das questões relacionadas com a cultura,
• criar redes de solidariedade de âmbito inter-municipal e politizadas,
• investir fortemente no carácter ecológico das soluções urbanas e na implementação pioneira de novas estratégias de desenvolvimento sustentável,
• utilizar a receita proporcionada pelas transferências da administração central para financiar directamente ou indirectamente investimento privado,
• a superioridade moral dos ********** vê-se na comunicação social, pois os ********** já tinham antecipado as críticas e os dirigentes do *** alertam o país para não se iludir com os discursos…,
• utilizar de forma alienada a filosofia de que “é dando que se recebe” .



25 julho 2012

Mente sábia


Emocional e/ou racional?

Várias pessoas quando conversam comigo dizem-me que são muito emocionais ou então que são muito racionais. Mas afinal o que é isto de ser racional e emocional?
Muitas vezes as pessoas dizem que ser racional é quando não sentem ou mesmo não têm emoções. Sabem uma coisa? Eu não acredito nisto!
Acredito sim que o nosso inconsciente cria várias defesas para nos manter em zonas de conforto, ou seja, em segurança. E que reprimir emoções pode ser uma zona de segurança bastante interessante. Mas isso não significa que a emoção não está lá.
Sabem como podem saber se estão emocionalmente ligados a algo? Mesmo aqueles que se dizem racionais e não sentem nada? Pensem em algo que não vos desperte emoção. Que importância é que dão a isso? Sempre que estiverem perante uma situação e acham que não sentem nada, experimentem avaliar o grau de importância que dão a isso.
E se essa situação não existisse? E se aquilo que vocês pensam da situação não estiver certo? E se o outro tiver razão? O grau de importância que damos a uma situação é uma forma de avaliarmos a intensidade emocional que está associada à situação. E ser racional ou emocional é apenas um conceito!
É muito importante ressaltar que nenhum tipo é melhor do que o outro, ou tem mais tendência ao sucesso e à felicidade. Os dois estilos guardam em si as possibilidades de serem eficazes e conseguirem resultados muito positivos em suas vidas, principalmente se estas duas características puderem ser integradas.



Derretimento na Groenlândia

Quase todo o lençol gelado que cobre a Groenlândia, a partir de suas bordas finas costeiras de seus dois quilómetros de espessura de centro experimentaram algum grau de fusão durante vários dias em Julho de 2012. Segundo as medições de três satélites e uma análise pela NASA e cientistas universitários, 97 por cento, estimado, da camada superior do manto de gelo havia derretido em algum momento em meados de Julho, o maior grau de derretimento da superfície observada em três décadas de observações de satélite.
Em meados de Julho de 2012, Filho Nghiem do Jet Propulsion Laboratory da NASA estava a analisar os dados de radar do satélite da Indian Space Research Organisation de Oceansat-2, quando percebeu que a maior parte da Groenlândia parecia ter sofrido derretimento da superfície em 12 de Julho. "Isso foi tão extraordinário que no começo eu questionei o resultado", disse Nghiem. "Era isto real ou foi devido a um erro de dados?"
O derretimento extremo coincidiu com uma crista forte de ar quente, uma "cúpula de calor", sobre a Groenlândia. O cume foi um de uma série que dominou o tempo da Groenlândia entre Maio e Julho de 2012.
Mesmo a área ao redor da Estação de Cúpula no centro da Groenlândia, que a dois quilómetros acima do nível do mar está perto do ponto mais alto da cobertura de gelo, mostrou sinais de fusão. A National Oceanic and Atmospheric Administration estação meteorológica na Cimeira confirmou que as temperaturas do ar pairava acima ou dentro de um grau de congelamento por várias horas a partir de 11 Julho – 12 Julho.
Tal fusão pronunciada na Cimeira e em toda a camada de gelo não ocorria desde 1889, de acordo com núcleos de gelo analisados por Kaitlin Keegan no Dartmouth College. "Os núcleos de gelo do show Summit que os eventos de fusão deste tipo ocorrem uma vez a cada 150 anos", disse Lora Koenig, um cientista da NASA e membro da equipe de análise dos dados de satélite. "Com o acontecimento último, em 1889, este evento é na hora certa. Mas se continuarmos a observar eventos de fusão como este nos próximos anos, será preocupante. "
"O gelo da Groenlândia é uma vasta área com uma história variada de mudança", disse Tom Wagner, gerente de programa da NASA criosfera. "Este evento, combinado com outros fenómenos naturais, mas incomum, são parte de uma história complexa."
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=78607&src=eoa-iotd





24 julho 2012

Gangsters...

Certas famílias são como a máfia, isto é uma organização criminosa, cujas actividades estão submetidas a uma direcção colegial oculta e que repousa numa estratégia de infiltração na sociedade e nas instituições. Pode-se também falar de sistema mafioso.
São cretinos, presunçosos, e pseudo-democratas. Aliás, quanto a este ultimo aspecto tenho todas as duvidas que lá porque um número alargado e significativo de pessoas aja de uma determinada maneira, se tenha de aceitar porque democraticamente temos de respeitar as opções dos outros…
Ora bolas! Então um grupo de energúmenos junta-se, e as suas acções passam a ser legais, democráticas e impostas!
Isto é valido para as famílias-famílias, famílias profissionais, famílias políticas, famílias de fé, etc.
 


Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação

As motas com 125 centímetros cúbicos de cilindrada perderam este ano a isenção de IUC (Imposto Único de Circulação) de que gozaram até aqui. A mudança está a apanhar desprevenidos muitos motociclistas que apenas se apercebem da falha quando são avisados pelo fisco que de que o imposto está em falta. E nesse momento já estão sujeitos a uma multa que supera em três vezes o valor do “selo”.
A mudança veio com o Orçamento do Estado para 2012 e entrou em vigor em janeiro. Até essa altura, as motas não pagavam IUC. Este pormenor, aliado ao facto de para as conduzir não ser necessário ter carta de motos, fez com que se tornassem um sucesso comercial nos últimos anos. No início deste ano tudo mudou e também estas motos foram chamadas a participar no esforço de consolidação orçamental.
Tal como acontece com os carros, o IUC das 125 tem de ser pago até ao final do mês da respetiva matrícula. O valor pedido é simbólico: 5,37 euros, mas nem todos os motociclistas se aperceberam desta nova obrigação fiscal, pelo que acabam por paga-lo quando são avisados da falta pelo fisco e já com uma multa para a acrescentar ao IUC.
E neste caso a multa é mesmo pesada oscilando entre três a seis vezes mais do que o valor do “selo”. É que, de acordo com o “preçário” em vigor, a multa é de 15 euros se o imposto for pago nos primeiros 30 dias, subindo depois para 30 euros.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO053652.html





23 julho 2012

Primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho é uma experiência paradoxal. Estamos com ilusões por termos sido escolhido no processo de selecção, mas por outro lado, estamos nervosos por irmos enfrentar o desconhecido.
É um dia no qual terás de assimilar muita informação que te será muito importante ao longo do teu desenvolvimento no âmbito do trabalho. Presta atenção perante:
• Nome dos colegas
• Quem é quem
• Quais serão as tuas principais funções
Modelos para o primeiro dia
Apresentamos-te aqui alguns conselhos para que tudo corra bem no teu primeiro dia:
Tem sempre à mão um bloco de notas e uma caneta.
Escreve o que pensas poder esquecer, desde o horário do refeitório até ao código de segurança da porta de acesso. Uma vez escrito, não terás que te preocupar e poderás centrar a tua atenção noutro assunto.
Se pronunciares em voz alta o nome de alguém, ser-te-á mais fácil recordá-lo.
Quando te apresentarem uma pessoa, repete o seu nome: "Olá, Catarina. Como estás?" Não temas que pareça excessivamente estudado, já que de facto, o teu interlocutor está consciente de que tens de fixar muitos nomes e sentir-se-á lisonjeado ao ver que tentas memorizar o seu nome.
A vitalidade é uma das características que mais atrai os chefes.
De certeza que conheceste pessoas que dão apertos de mão fracos e que em vez de falarem, sussurram. Tenta não te comportares assim, mostra-te como uma pessoa positiva e vital, disposta a fazer sair em frente os seus projectos.
Sorri às pessoas que te apresentam. Fala com segurança sem esperar sempre que te autorizem; nada te impede ser o primeiro a dizer "Olá". Mostra interesse pelo que dizem e também pelo que explicam os demais funcionários. Move-te e fala com bom ritmo (mas sem exagerar).
Quando te incorporares num novo posto, procura falar pouco e escutar mais. Nas primeiras reuniões, não digas nada até estares seguro de ter algo interessante a dizer.
Quando chegares a esse ponto, fala e evita usar um tom presunçoso/vaidoso.
Não receies novas ideias, a criatividade é muito apreciada e dá razão para que contem contigo para próximas reuniões.
Esse comentário servirá para que os restantes valorizem o teu talento, de forma que só te convém esperar até que mereças realmente fazê-lo. Depois disso, os demais colegas pensarão que és uma pessoa de poucas palavras que só falas quando tem alguma coisa a dizer e escutar-te-ão com atenção.
O que deves fazer para seres uma pessoa agradável?
Saúda as pessoas com entusiasmo.
Escuta com atenção. Interessa-te pelo que dizem. Mantém o contacto visual com o interlocutor.
Está disponível quando um colega necessita de falar contigo.
Preocupa-te com os membros da equipe.
Não falar mal de ninguém nas suas costas.
Ter bom sentido de humor é óptimo, mas nunca se deve utilizar o sarcasmo ou a ironia com um membro da equipa.
Já está! Agora é só continuares. Boa sorte!





Marialvas

A imagem do político que não se desvia do caminho traçado é um dos fascínios indígenas, por “enfrentar lobbies e corporações”.
Não sei se isto corresponderá a uma saudade pouco envergonhada de um novo Salazar, mas é, no mínimo, uma manifestação de afecto por uma espécie de marialvismo, termo exclusivamente português que serve para designar a admiração por gajos danados para a put***ada, característica absolutamente virtuosa, ao contrário dessa mariquice abjecta praticada pelas pessoas que gostam de conversar e, até, de pensar.
O marialva lusitano não se importa nada que as senhoras mandem, desde que alguém mande na senhora, claro.
Felizmente existem pessoas que pensam as coisas de forma livre e contra estas modas que derivam de um conceito esquerdista radical e que nada tem a ver com direitos humanos e muito menos com justiça social. Prende-se antes com a destruição de um conceito civilizacional que não deve ser substituído por outro que constitui pior aberração social do que aquela que as nossas actuais instituições já consubstanciam. - http://pensamentosprogressivos.blogspot.pt/2010/01/portugal-do-marialvismo-ao-rabetismo.html
"Um marialva é um Homem que não tem medo de ninguém, gosta de touradas, fado, vinho, e mulheres, muitas mulheres...Em linguagem mundana e refinada, é resumido em "Pu*as e vinho verde" – http://ultimodosmarialvas.blogspot.pt/ – é ordinário, mulherengo, machista, corrécio, irresponsável.
Um marialva é, normalmente, um put***eiro que faz tudo para tirar informações da vida particular/alheia de outros para ver se tem algo tenebroso na vida dele e espalhar, lisboeta, sem classe, sem ética, sem espinha, chico-esperto, e o mais que se possa achar.





Sines é segura? Os planos de emergência do maior porto industrial do país

Sines tem o maior eixo portuário-industrial e imensa importância económica para o país. Que aconteceria se houvesse um acidente?
A actividade no concelho de Sines é frenética, mesmo quando a economia mundial estagna e a conjuntura nacional é dominada pela recessão. A Administração do Porto de Sines (APS) anunciou na semana passada que o primeiro semestre de 2012 foi o melhor de sempre: movimentou 14,2 milhões de toneladas de carga, um crescimento de 22% face a igual período de 2011. Todos os segmentos de carga contribuíram, com destaque para os granéis sólidos (carvão ou cimento, por exemplo) e líquidos (combustíveis). No Terminal xxI, atingiu-se o recorde de contentores: 260 354, ou mais de 40 mil por mês. Os diferentes terminais do porto – granéis, petroquímico, gás natural liquefeito (GNL) - estão unidos por uma esteira de 8 km de pipelines para a movimentação dos produtos entre o porto e a ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines), onde estão instaladas uma refinaria da Galp, duas unidades petroquímicas, uma de resinas, outra de negro de fumo (ou fuligem) e uma central termoeléctrica da EDP, além de várias empresas (Sonae, Cimpor, Repsol). 3 mil pessoas.
Juntos, o Porto de Sines (o que mais cargas movimenta de todo o país) e a ZILS (mais de dois mil hectares) formam o maior eixo portuário-industrial do país, com ambições de crescer cada vez mais – e mais longe, porque o espaço à volta não escasseia. A ubicação em pleno litoral alentejano, num concelho com apenas 14 238 residentes (soma de Sines e Porto Covo) e a escassos 150 km de Lisboa, é absolutamente privilegiada.
E se houvesse um problema? E se um navio, carregado de combustível, sofresse um rombo na baía que viu nascer Vasco da Gama? Ou, pior, se houvesse um incêndio na refinaria que alastrasse para outras unidades da ZILS ou mesmo até ao porto, onde há esferas e tanques com gases e fluidos altamente inflamáveis?
O cenário não é de todo impossível. Aliás, já aconteceu numa escala relativamente pequena: em 1980, o petroleiro Campeón explodiu ao largo de Sines; nove anos mais tarde, o Marão derramou 4500 toneladas de crude e, em 1994, o incêndio na refinaria fez 11 feridos e danos materiais "ligeiros". Tudo depende das circunstâncias e proporções, mas sobretudo de dois factores decisivos: prevenção e resposta imediata.
Incêndio na refinaria
"Mesmo num dia normal, uma unidade petroquímica é uma bomba-relógio", diz um antigo inspector de refinarias e unidades químicas, citado pelo norte-americano Alan Weisman. (…)
A opinião do antigo inspector é partilhada por Maria José Roxo, professora de Catástrofes Ambientais. "A população de Sines vive rodeada de uma enorme bomba. Um incêndio seria desastroso", admite. A geógrafa da Universidade Nova de Lisboa destaca a importância crítica da resposta imediata para conter os danos e evitar o temido efeito dominó. Roxo gostaria de saber, entre muitas outras questões, "até que ponto o complexo tem planos de prevenção e combate" e "de que maneira o sistema de segurança está montado e testado".
A refinaria tem um plano de emergência interno e um relatório de segurança, um documento obrigatório para instalações de "nível superior de perigo". Em caso de incêndio ou acidente grave, o director da reinaria, José Catarino, afirma que entrariam em acção os chamados "sistemas de mitigação, que mais não são do que barreiras de água activadas automaticamente como resposta a determinado alarme". Outro dispositivo para evitar o efeito dominó é o emergency shut down, "que permite parar as unidades em condições controladas".
Catarino diz que "há, em permanência, 13 pessoas devidamente treinadas" e oito viaturas "de diferentes tipologias", incluindo uma ambulância. Por fim, há vários tipos de exercícios (simulação, inspecção e modelação de cenários de emergência, entre outros) no âmbito da Prevenção de Acidentes Graves.
Se, mesmo assim, o fogo avançasse, seria activado o plano de emergência externo - inédito até à data - coordenado, segundo a lei "pelo chefe da primeira força a chegar".
A ZILS conta também com um aeródromo - para evacuação de feridos - mas quer a câmara municipal quer os bombeiros de Sines desconheciam a existência deste equipamento. O segundo aeródromo mais próximo é o de Beja, a 120 km de Sines. Mais perto, a 16 km, fica o Hospital do Litoral Alentejano (HLA), que não seria, porém, o primeiro destino dos feridos. Numa eventual catástrofe, o INEM seria contactado pelo posto médico da refinaria e montaria um hospital de campanha o mais perto possível. "No SNS trabalha-se em rede", explica Adelaide Belo. A presidente do HLA dá um exemplo: se houvesse queimados, "o hospital teria capacidade para prestar os primeiros cuidados". Se o problema estivesse relacionado com produtos tóxicos, o HLA tem uma Unidade de Cuidados Intensivos que, uma vez esgotada, devia encaminhar os doentes "para onde houvesse vagas". Há também um plano de catástrofe interno que utiliza a triagem de Manchester, um programa com um algoritmo próprio para organizar emergências.
Derrame no porto
Segundo a APS, "desde 1970 houve 22 acidentes graves de poluição com hidrocarbonetos na costa portuguesa", três deles em Sines. Sete anos depois da explosão do Campeón, o navio-tanque Nisa rebentou durante uma operação de descarga "poluindo as praias de Sines, São Torpes, Porto Covo e ilha do Pessegueiro com crude". O último grande acidente foi a maré negra provocada pelo Marão na sequência de um encalhe no terminal petroleiro; desta vez, foi necessário proceder à limpeza de 35 km de areais durante 45 dias. Roxo acredita que o impacto económico, social e ambiental de um derrame semelhante hoje, no pico do verão, seria "brutal". A professora recorda que os efeitos dos derrames se prolongam "por décadas" nos ecossistemas e cita o triste exemplo do Prestige, que em 2002 se afundou com 77 mil toneladas de crude a bordo na costa galega, depois de duas tentativas fracassadas de afastamento para países vizinhos – primeiro França, depois Portugal.
(…) Depois da pesca, os danos mais graves afectaram a utilização passiva da zona, um termo mais abrangente do que o turismo, que inclui elementos como a estética e o valor intrínseco das zonas naturais. Finalmente, os danos psicológicos: o derrame foi associado a mais depressões, violência doméstica, tentativas de suicídio e rupturas familiares.
O presidente da câmara de Sines, Manuel Coelho, acredita que "não há vestígios" do derrame do Marão. Se houvesse um pedido de ajuda de um petroleiro em dificuldades, diz que um navio de até 8 mil toneladas de carga seria tratado; acima disso "seria afastado o mais longe possível".
Se apesar de tudo houvesse um acidente, o porto de Sines "dispõe dos meios adequados, nomeadamente embarcações especializadas e barreiras de contenção para resposta imediata a derrames que possam ocorrer, em conformidade com o seu plano de emergência interno", assegura o comandante Brazuna Fontes, director de Ambiente e Segurança da APS. Sobre a inexistência de uma zona de refúgio - lugar isolado com condições para tratar navios, transferir as mercadorias perigosas e minimizar os danos - ninguém fala.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO053397.html?page=5


21 julho 2012

"Moralistas"

Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo”.
O falso moralista é aquela pessoa, que fala uma coisa, mas faz outra. Gente do tipo: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
O falso moralista é uma pessoa, que prega a moral e os bons costumes, porem no seu dia-a-dia não pratica a moral que defende, ou julga correta.
Falar sobre moral é uma coisa muito complicada, pois cada um sabe o que é certo ou errado, e isso pode variar de acordo com cada cultura, criação etc. O mais correto é termos nossas convicções, conversar sobre elas, debater e até mudar, e na medida do possível seguir uma linha que adotamos como a mais correta.
Pregar para todo mundo o que acha certo ou errado pode te colocar em situações embaraçosas, pois certa altura você mesmo irá cair em contradições, e na primeira hora em que você sair daquilo que acha o certo e moralmente aceite, vai ser tachado de falso moralista, pois o que defende não foi aquilo que fez.
Já Platão, retratou muito bem que os valores que conduziam nossa moralização sempre eram justificados ou por serem “naturais” e, sendo naturais, eram valores a serem louvados, ou “artificiais” e “convencionais”, em geral tomados como falsos valores ou, talvez, necessários e úteis, mas ainda assim não tão legítimos quanto os primeiros. Os hábitos e costumes de todos, para situações de âmbito privado, foram circunscritos por regras, que deveriam garantir sua condição benfazeja, isto é, o de serem naturais. Nossos deuses pedagogos seriam responsáveis por nos lembrar que, saindo dos limites dessas regras, iríamos sentir algo estranho, algo jamais sentido antes: a vergonha e, em seguida, quase que simultaneamente, a culpa.
Quando moralizamos nem sempre somos exclusivamente morais, somos talvez ou sempre moralistas!
Muitas das questões aqui abordadas – tem a ver com a educação e vice versa.





Fisco vai aplicar multas a quem não pedir facturas

A DECO suspeita que o Governo pretenda aplicar multas entre 75 e 2000 euros aos consumidores que não peçam factura no âmbito da medida que permite deduzir no IRS parte do IVA suportado na compra de alguns bens e serviços.
"Isto cheira aos tempos em que existiam os chamados fiscais dos isqueiros que até se faziam passar por fumadores para perguntar pela licença de uso de isqueiro e aplicar multas. Isto não é inverter a situação, não somos de maneira nenhuma fiscais das finanças, somos cidadãos", disse à Lusa o secretário-geral da DECO, reagindo à nova medida fiscal aprovada quarta-feira pelo Governo.
A possibilidade de cobrar estas coimas já está prevista na lei, mais concretamente no artigo 123 do Regime-geral das Infracções Tributarias, onde se determina que "a não exigência, nos termos da lei, de passagem ou emissão de facturas ou recibos, ou a sua não conservação pelo período de tempo nela previsto, é punível com coima de 75 euros a 2000 euros".
A DECO considera que aplicar multas aos consumidores que não pedirem facturas é "desajustado" e uma medida de "repressão" e questiona o Governo se é mesmo este o caminho que quer prosseguir.
A associação lembra que é às Finanças que compete essa inspecção e não aos cidadãos: "Parece que querem obrigar os consumidores a serem fiscais das finanças, as coisas encaminham-se nesse sentido", disse, defendendo que "isto não é inverter a situação".
O Governo aprovou na quarta-feira a dedução de cinco por cento do IVA incluído em facturas que titulam prestações de serviços dos sectores de manutenção e reparação de veículos, alojamento, restauração, cabeleireiros e similares.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO053369.html


20 julho 2012

José Hermano Saraiva - "História Essencial de Portugal - Vol.1 (1/6)"

Um Grande Português - José Hermano Saraiva



O historiador José Hermano Saraiva morreu hoje de manhã. Saraiva nasceu em Leiria a 3 de Outubro de 1919. Licenciou-se em Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942). Exerceu outros cargos públicos, foi ministro da Educação entre 1968 e 1970 e nessa qualidade inaugurou a Biblioteca Nacional. Foi também embaixador de Portugal no Brasil.
Iniciou o trabalho na RTP na década de 1970 com 'O Tempo e a Alma'. Foi autor e apresentador de 'Histórias que o Tempo Apagou', 'Horizontes da Memória' e 'A Alma e a Gente'.
Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.
José Hermano Saraiva dirigiu também uma outra História de Portugal em seis volumes, publicada em 1981 pelas Edições Alfa. Na área da História, José Hermano Saraiva publicou perto de 20 títulos, entre eles “Uma carta do Infante D. Henrique”, “O tempo e alma”, “Portugal – Os últimos 100 anos”, “Vida ignorada de Camões” ou “Ditos portugueses dignos de memória”.
Ficou no 26º lugar no concurso da RTP os "Cem Grandes Portugueses"

Esquerda caviar

Esquerda caviar é um termo pejorativo originário da língua francesa, utilizado para descrever alguém que diz ser um socialista mas que leva uma vida de luxos e glamour. O termo indica que os membros da esquerda caviar não são sinceros em suas crenças, uma vez que prega algo (uma sociedade socialista) e, de maneira hipócrita, faz outro completamente diferente (se beneficia do sistema capitalista). Um termo análogo seria esquerda festiva, em português.
Em Portugal, o epíteto "esquerda caviar" ou "representantes do chique radical" é frequentemente atribuído ao Bloco de Esquerda (o partido que se senta nos lugares mais à esquerda do parlamento português), com a implicação que grande parte dos seus dirigentes e apoiantes viriam das classes sociais mais favorecidas.



Concerto no Festival Músicas do Mundo - Sines



Amelia Muge & Michales Loukovikas - Canto em Periplus
19 de Julho de 2012 - Sines

"Amigos de Peniche"

A expressão "amigos de Peniche" tem origem no contexto da crise de sucessão de 1580, quando Filipe II de Espanha obteve a coroa portuguesa em detrimento de D. António, Prior do Crato. Daí para cá a expressão "amigos de Peniche" passou a designar todos os falsos amigos, amigos desleais, em quem não se pode confiar.
"Amigo de Peniche" é uma expressão idiomática que se refere a um falso amigo – um parceiro desleal que não merece confiança e está apenas interessado em receber às custas de outros sem oferecer nada em troca.





19 julho 2012

Fusca...

Sou de paz, como se sabe, mas a vida dá muitas voltas e, como quem não quer, acabei com uma fusca…
Qual ou quais?
• fusca = cuete = pistola
• peliando entre amigos o...con otras personas que están serca en el mismo lugar, se forma la fusca
• un tipo de flor … la llamada Orquídea abeja negra
• embriaguez provocada por bebida alcoólica - Ex.: apanhar uma grande fusca
• antigo automóvel Volkswagen de 1.200 ou 1.300 cilindradas; fusquinha, carocha
• espécie de pato selvagem, de peito, asas e lombo escuros



VTSA (voyeurs e tarados/as sexuais anónimos)

A ‘ciência’ diz que ‘um tarado sexual só pode ser heterossexual’.
Um tarado sexual é um indivíduo cuja vida orbita em torno das idiossincrasias do seu subjectivo desejo sexual: por exemplo, não pode ver uma mulher sem a provocar sexualmente, não passa por uma única mulher sem a “comer com os olhos” e “mandar umas bocas”, todas as suas conversas descambam em assuntos sexuais, vê a mulher como um mero objecto sexual, etc.
Um tarado sexual é um indivíduo com problemas mentais e a precisar urgentemente de internamento psiquiátrico.
O tarado sexual usa o sexo como uma escapatória para seus problemas mentais, seu nivel de deturpação mental é maior que os límites recomendáveis.
Tem um temperamento estourado, colérico, violento e agressivo, que em parte se deverá ao fato de ser epilético e ter sofrido com alguma frequência de ataques em público.
Além de ter um péssimo perder, é absolutamente desprovido de pudor e capaz dos comportamentos mais chocantes.



18 julho 2012

Nelson Mandela

Feliz 94º aniversário, senhor Mandela

Happy 94 verjaarsdag, mnr Mandela

Happy 94th anniversary, Mr. Mandela







Zona euro deve resumir-se aos países mais fortes

Jürgen Stark, o alemão e antigo membro do BCE considera que a zona euro deveria ser reduzida aos países economicamente estáveis, e que as economias mais fracas deveriam abandonar a moeda única.
Com a crise a ameaçar a moeda única, o antigo responsável do Banco Central Europeu defende que seria desastroso que a zona euro se desintegrasse, e que todos os países tivessem de regressar às moedas antigas. Por isso, diz, há uma "necessidade de consolidação na zona euro".
Em relação aos países que deveriam abandonar a moeda única, Stark prefere "não apontar nomes", mas sublinha que "não haverá um acordo político para o fim do euro". Na sua opinião apenas os mais fortes se deveriam manter.
 http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO053103.html









Facturas obrigatórias em 2013

Portugueses vão poder deduzir até 250 euros por família no IRS em facturas de alojamento, restauração, cabeleireiros e oficinas.
O Governo aprovou hoje a dedução de 5% do imposto sobre o consumo IVA incluída em facturas que titulam prestações de serviços dos sectores de manutenção e reparação de veículos, alojamento, restauração, cabeleireiros e similares.
"Numa primeira fase aponta-se para uma dedução de 5% do IVA e um tecto máximo de 250 euros por família", informou o secretário de estado dos Assuntos Fiscais.
O teto da dedução é de 250 euros. Mas para conseguir este benefício na sua totalidade, terá de gastar 26.739 euros nestas quatro actividades, uma meta praticamente impossível de alcançar para a generalidade das famílias portuguesas.
Esta medida entra em vigor no próximo dia 1 de Janeiro de 2013.


17 julho 2012

Tertúlia

A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, normalmente os cafés, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos, tanto a politica nacional ou internacional, o futebol ou o mais recente mexerico da terra.
Paralelamente, a melhoria das comunicações, nomeadamente com o advento da televisão, e o aparecimento de outros espaços, levaram ao desaparecimento gradual das tertúlias, embora actualmente assiste-se a uma tentativa do seu renascimento.
Desde o século XVI que os cafés (al-maqhah-maqhah em árabe, o qahveh-khaneh em persa, kahvehane ou kıraathane em turco) têm funcionado com locais de encontro nos países. De um ponto de vista cultural, os cafés desempenham um importante papel social constituindo-se em locais de reunião e troca de ideias.
Existe una norma implícita através da qual se ataca e se desacredita a pessoa que falta a uma tertúlia, o que permite que nenhum dos assistentes habituais falte às reuniões e que se comprometa com sua pertença ao grupo.
Considera-se que uma tertúlia de bom nível pode ser um excelente instrumento educativo, e que o primeiro que se aprende nelas é o sentido crítico e a tolerância pelas ideias alheias. Ademais, as tertúlias permitem fomentar a amizade, estreitar as relações sociais e enriquecer a cultura dos assistentes.





16 julho 2012

"Controleiros"

"Controleiro" era uma designação muito usada na história dos Partidos Comunistas, sobretudo quando estes existiam clandestinamente. A própria história do PCP – Partido Comunista Português está semeada de muitos "controleiros" e no livro de José Pacheco Pereira – "A sombra – Estudos sobre a clandestinidade comunista", surge amiúde esta expressão que, basicamente, conste no individuo que controla as acções de outros indivíduos, sobretudo no que toca à sua acção no partido que pudesse denunciar as manobras comunistas no tempo em que o PCP existia clandestinamente, durante o regime de Salazar.
Alguém se lembra do que foi a dita União Soviética e o que lhe aconteceu? Os povos dessa nação saíram em luta pela liberdade e pela democracia. A seguir a eles todos os outros que se encontravam dominados pelo mesmo regime.
O moderno “controleiro” exerce como que uma “vigilância popular”, reportada a alguém…
Estou contra as medidas que escolheram para resolver a crise. Aliás, sofro directamente com elas. Porem não conseguimos escapar à fúria inflacionada de planificações e regulamentações, despropositadas e fundamentalistas, do Estado que temos, servido por “controleiros” a preceito.
Não acredito que a disciplina democrática possa ser consolidada através do medo.









14 julho 2012

Assim vai a Grécia...

A muito custo, o Governo grego lá vai tomando algumas medidas de redução de despesa pública:
  •  Governo deixa de pagar 100% do salários dos sacerdotes ortodoxos (passa a pagar só 50%);
  • os estudantes do ensino superior que não completarem os estudos no prazo previsto vão ter de pagar propinas (não pagavam nada);
  • o serviço militar vai ser encurtado 3 meses.

http://www.elmundo.es/elmundo/2012/07/13/internacional/1342200644.html



13 julho 2012

Sexta-feira 13

Hoje é dia de ´encomendas´ especiais...


Sobre o corte dos subsídios de férias e de Natal

O presidente do Tribunal Constitucional (TC), em entrevista à Antena 1, afirma que se olhou de forma errada para o acórdão que considerou inconstitucional o corte dos subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores da função pública e pensionistas. Como alternativas, sugere que se taxe não apenas os rendimentos trabalho, mas também os do capital.

http://www.publico.pt/Economia/presidente-do-tc-defende-que-se-taxe-o-capital-e-nao-so-o-trabalho-1554731





FCPorto extingue-se...

O FC Porto decidiu extinguir a secção de basquetebol profissional. A justificação é as dificuldades financeiras.
O FC Porto decidiu o título de campeão nacional deste ano com o Benfica, perdendo-o para os rivais lisboetas.
Conclusão: perdes igual a extingues-te!
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1554688


08 julho 2012

88 anos

Hoje farias 88 anos.
Onde quer que estejas recordo-te com alegria ... lembro-me dos teus conselhos ... da sabedoria ...

Os seis segredos para ter uma vida mais longa

  • Ser extrovertido
  • Ser feliz
  • Viver bem em sociedade
  • Rir com facilidade
  • Ser optimista
  • Ser consciente



06 julho 2012

Finlândia prefere sair do euro a pagar dívidas dos outros países

Finlândia prefere sair do euro a pagar dívidas dos outros países.
A C.E. só vale a pena enquanto ´sacarmos´ os coitadinhos… Quando nos chamarem à pedra, à solidariedade, damos de frosques…
“A Finlândia está empenhada em ser membro da zona euro e nós consideramos que o euro é benéfico para a Finlândia. No entanto, a Finlândia não se apegará ao euro a qualquer custo e estamos preparados para todos os cenários, incluindo abandonar a moeda única europeia”, disse Urpilainnen.
“A responsabilidade colectiva pelas dívidas (...) e os riscos de outros países não é algo para que nos devamos preparar”, acrescentou.
Moeda única, integração, convergência, C.E., etc., tretas…





05 julho 2012

Tribunal Constitucional

O TC declarou hoje a inconstitucionalidade da suspensão do pagamento dos subsídios de férias ou de Natal a funcionários públicos ou aposentados, mas determinam que os efeitos desta decisão não tenham efeitos para este ano.
A decisão do Tribunal Constitucional declarar inconstitucional o corte de subsídios motivou diversas reacções:
Passos Coelho: próxima medida será "alargada a outros portugueses". "Nós teremos de encontrar uma medida que seja, em termos orçamentais, equivalente a esta e que não pode deixar de respeitar esta orientação", afirmou, em declarações à SIC. Disse ainda que a medida que o Governo adoptar será "alargada a outros portugueses que não sejam nem pensionistas nem funcionários públicos". "Tem mesmo de ser assim", acrescentou, quando questionado sobre se as futuras medidas afectariam o sector privado.
No acórdão, o Tribunal Constitucional sustenta que a medida “se traduzia numa imposição de um sacrifício adicional que não tinha equivalente para a generalidade dos outros cidadãos que auferem rendimentos provenientes de outras fontes”.
Passos Coelho garantiu, em declarações que a SIC Notícias cita, que o Governo “não deixará no contexto da preparação do Orçamento de Estado para 2013 de estudar essa questão e de apresentar uma nova medida que substitua essa”.














Tango - Roxanne

04 julho 2012

The Shard - o maior arranha-céus da Europa ocidental

Ergue-se a 310 metros do solo londrino e chama-se The Shard. É o mais alto arranha-céus da capital britânica – e da União Europeia – e a inauguração está marcada para quinta-feira, com direito a um espectáculo de luz e som.
Para além de servir como edifício de escritórios, o The Shard albergará igualmente restaurantes e miradouros, mas não é esperado que estas zonas do edifício estejam abertas ao público antes de Fevereiro de 2013.
Passa a ser o maior edifício da União Europeia e da Europa Ocidental, superado apenas pela Mercury City Tower, em construção na capital russa, Moscovo, e que terá mais cerca de 20 metros do que a torre londrina, que se fica pelos 310 metros de altura.
http://www.publico.pt/Cultura/londres-inaugura-hoje-o-seu-maior-arranhaceus-1553338



















02 julho 2012

Ilha flutuante custa 4,7 milhões de euros

Uma empresa austríaca encontrou a solução ideal para quem procura uma ilha particular sem ficar preso num só sítio: uma plataforma flutuante com mil metros quadrados, três pisos e seis quartos, acoplada a dois motores a gasóleo que permitem aos proprietários navegarem para outras paragens.
A Orsos Island tem jacuzzi, barbecue, minibar, uma sala de jogos na cave e uma sala fechada para cantar os mais desafinados cantarem karaoke sem incomodar ninguém. Tem 37 metros de comprimento e 160 metros quadrados de painéis solares no terraço que produzem energia suficiente para garantir o consumo dos ocupantes. A ilha vem ainda equipada com um sistema de dessalinização capaz de transformar 12 mil litros de água do mar em água potável.
A empresa garante que já tem vários interessados em comprar uma Orsos Island e que, por enquanto, não há um cliente tipo: desde multimilionários a investidores, passando por cadeias de hotéis que querem oferecer uma alternativa aos seus clientes.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(548).aspx

 





Bolívia, a casa do maior espelho natural do mundo

Chamam-lhe o céu na terra, e não é por acaso. Fica no sudoeste da Bolívia e é uma das grandes atracções turísticas do país.
A fina camada de água que cobre a vasta planície de depósitos de sal cria um fenómeno tão belo quanto simples. E o efeito é o de um espelho gigante – são mais de 10 quilómetros de superfície.
O ‘Salar de Uyuni’ foi fotografado por Takaki Watanabe, que pretendeu mostrar a beleza natural do local. Mas não se trata apenas de um marco turístico.
Para além da exploração dos depósitos de sal, o local é o maior depósito de mundo do lítio – material essencial aos computadores e baterias -, fornecendo entre 50 a 60% de todo o lítio utilizado em todo o planeta.
E não é tudo. A sua superfície é tão lisa que a NASA usa o local para calibrar os seus satélites em órbita.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(547).aspx