Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

26 junho 2012

Morreu a criatura mais rara do mundo

Chamavam-lhe «Lonesome George» e era o último da sua subespécie. O «George Solitário» morreu e com ele acabaram as tartarugas gigantes de Pinta, nas Galápagos.
Descoberto em 1972 na ilha de Pinta, uma das 13 do arquipélago das Galápagos, George começou por ser uma boa notícia, porque já na altura se pensava que a sua subespécie estaria extinta. Foi «adotado» pelo Parque Nacional de Galápagos, que tentou criar-lhe condições para ter descendência, mas ao longo destas quatro décadas nunca procriou.
Teria cerca de 100 anos e tornou-se um símbolo da ameaça global às espécies animais.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/george-tartaruga-morte-extincao-galapagos/1357364-4073.html













22 junho 2012

LeBron James e os Miami Heat campeões da NBA

A equipa de Miami garantiu na última noite o título da liga norte-americana de basquetebol (NBA), com a quarta vitória consecutiva sobre Oklahoma.
O resultado foi de 121-106, fixando o parcial da final em 4-1 a favor de Miami. Para LeBron James, foi uma noite de sonho, ele a quem chamam King mas que, apesar das muitas qualidades que lhe são atribuídas, nunca tinha sido coroado campeão da NBA. Conseguiu-o agora, juntando ao título da equipa uma distinção pessoal – James foi eleito o melhor jogador da final, disputada à melhor de sete partidas e resolvida em cinco.
“Isto é tudo para mim”, exultou James, antes de saber que seria nomeado melhor jogador. Atleta que divide opiniões, não evitou uma referência à decisão de ter deixado para trás a equipa que o lançou, Cleveland Cavaliers. Foi com a camisola dos Cavaliers que James perdeu a final de 2007, contra San Antonio, repetindo a derrota na final de 2011 com a camisola dos Heat frente a Dallas. Porém, à terceira presença na final foi de vez.
“Tomei a difícil decisão de deixar Cleveland mas eu sabia que o meu futuro passava por aqui. Sabia que teríamos um futuro risonho aqui (em Miami). É a realização de um sonho, é o momento em que somos compensados por tudo”, acrescentou James, em declarações citadas pela ESPN online.
O atleta, que aufere um salário anual acima dos 16 milhões de dólares, é apenas o quinto jogador da história da NBA a conseguir um triplo-duplo no jogo do título, igualando o feito de Tim Duncan (2003), James Worthy (1988), Larry Bird (1986) e “Magic” Johnson (1982 e 1985). A seguir à partida, muitos comentadores que seguem a competição perguntavam se era desta que LeBron James cala os críticos.
O feito de James não se resume a ser o melhor da final: o jogador que se estreou em 2004 como rookie (novato) do ano, foi também eleito jogador do ano, uma distinção que se refere à prestação de toda a época.
Oklahoma City Thunder conquistara o primeiro jogo desta final, mas não teve força para travar Miami, que se fez valer, de novo, da força de um trio constituído por LeBron James (cumpriu um triplo-duplo, isto é, três resultados de dois dígitos: 26 pontos, 13 assistências e 11 ressaltos), Dwyane Wade (20 pontos, três assistências e oito ressaltos) e Chris Bosh (24 pontos, sete ressaltos).
Shane Battier e Mario Chalmers completaram o “cinco” inicial que alinhou perante 20.003 espectadores na Arena de Miami, e do banco saltou Mike Miller (23 pontos, cinco ressaltos, que foi nesta partida o “joker” da formação treinada por Erik Spoelstra, 42 anos, norte-americano com raízes holandesas, irlandesas e filipinas.
Spoelstra está há 15 anos em Miami e desde 2008 é o treinador principal, tendo agora conduzido o emblema dos Heat até ao segundo título da NBA, após o de 2006.
Do lado dos derrotados, o melhor homem foi Kevin Durant, que anotou 32 pontos, registou três assistências e conquistou 11 ressaltos. Porém, não teve equipa que o ajudasse a lutar contra os Heat. “Isto dói”, disse o jogador. “Somos todos irmãos nesta equipa e dói muito sair desta maneira. Chergámos à final, o que foi bom para nós, mas queríamos mais. Infelizmente perdemos. É duro”, referiu.
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1551507







21 junho 2012

Cristiano Ronaldo no europeu 2012

Cristiano Ronaldo marcou e foi decisivo na passagem de Portugal às meias-finais do europeu de futebol 2012.
Agora a selecção portuguesa espera pelo jogo Espanha - França para saber quem é o oponente que nos enfrentará dia 27 de Junho.


National Stadium Warsaw - UEFA EURO 2012


A UEFA revelou que a cobertura do Estádio Nacional de Varsóvia, na Polónia, deverá estar fechada no jogo entre Portugal e República Checa, esta quinta-feira.
Devido as más condições atmosféricas, a UEFA, após consultar as duas federações, decidiu fechar a cobertura do Estádio Nacional de Varsóvia.

20 junho 2012

Verão

O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro.

Demasiada austeridade conduziu ao nazismo

O governador do Banco Central Austríaco (OeNB) alertou contra as políticas de austeridade demasiado drásticas, estabelecendo um paralelismo com a Alemanha dos anos 1930 e o advento do nazismo, indicou o OeNB, confirmando informações da imprensa.
"A concentração exclusiva na austeridade (nos anos 1920 e 1930) conduziu a um desemprego em massa, a um colapso dos sistemas democráticos e, no final, à catástrofe do nazismo”, declarou na segunda-feira Ewald Nowotny, também membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), segundo declarações citadas na terça-feira pela agência Dow Jones e confirmadas hoje por um porta-voz do OeNB.
Nowotny, que falava em Viena na abertura de um workshop conjunto do OeNB e do “European Money and Finance Forum” (SUERF), fez o alerta numa altura em que a União Europeia tenta combater a crise da dívida através de severas medidas de austeridade nos países mais afectados.
“Não se trata de castigar as crianças que se comportaram mal”, adiantou o governador do OeNB. Nowotny assinalou igualmente o crescente isolamento da Alemanha na sua vontade de impor austeridade aos seus vizinhos como a Grécia.
“Há sempre uma alternativa” à austeridade, declarou.
O historiador britânico Niall Ferguson e o economista norte-americano Nouriel Roubini fizeram um paralelismo histórico semelhante ao de Nowotny na edição de 8 de Junho do jornal Financial Times, atacando a atitude de “esperar para ver” da Alemanha em relação à crise da zona euro.
A política alemã, escreveram num artigo conjunto, “arrisca-se a repetir precisamente a crise de meados do século XX que a integração europeia se destinava a evitar”. “Consideramos extraordinário que seja a Alemanha, entre todos os países, que não tenha aprendido com a História”, referiram.
http://economia.publico.pt/Noticia/demasiada-austeridade-conduziu-ao-nazismo-diz-o-governador-do-banco-central-austriaco--1551262










Adele - Rolling In The Deep (Grammy 2012) HD

17 junho 2012

Rui Costa vence Volta à Suíça

14 segundos de vantagem bastaram para o triunfo do ciclista de Movistar.
Rui Costa (Movistar) venceu este domingo a Volta à Suíça em bicicleta, depois de ter conseguido manter os 14 segundos de vantagem sobre o luxemburguês Frank Schleck na nona e última etapa.
Na tirada que ligou Nafels a Sorenberg, numa distância de 216 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria e outra especial, o mais rápido foi o estónio Tanel Kangert (5:54.22 horas). O ciclista português acabou a etapa integrado no grupo de perseguidores, no qual também seguia Schleck.
http://www.tvi24.iol.pt/desporto/rui-costa-portugues-movistar-vence-volta-a-suica-bicicleta-maisfutebol/1355762-4062.html








11 junho 2012

Síndrome do Homem Lobo


Uma doença que pode aparecer no ser humano - estima-se um caso entre 1 a 10 mil milhões de pessoas - fez com que os pais da menina chinesa Liu Jiangli, de seis anos de idade, a abandonassem. Um parente distante acabou por tomar conta dela.
Liu Jiangli, agora com seis anos de idade, nasceu com uma parte do corpo e do rosto cobertos por pêlo preto. Esse fato fez com que fosse abandonada pelos pais. 
Quando tinha dois anos, a família da menina deixou-a num berçário na província de Guizhou e nunca mais regressou. A instituição colocou anúncios nos jornais pedindo aos familiares da menina que a fossem buscar. Seis meses depois, o avô de um dos seus primos foi buscá-la e adotou-a, segundo contam os órgãos de comunicação social britânicos.
Liu Mingying, de 48 anos, até queria colocar a menina na escola mas confessou temer os insultos e as agressões. As outros crianças que a conhecem já apelidaram Liu Jiangli de "o pequeno macaco".
A doença parece estar relacionada com a Hipertricose Lanuginosa Congénita, conhecida como o síndrome do Homem Lobo, que deixa os doentes cobertos de pêlo.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2602477&seccao=%C1sia&page=1

Metade dos professores sofre de stress, ansiedade e exaustão

Investigadoras do ISPA inquiriram mais de 800 docentes de todo o país. Indisciplina e desinteresse dos alunos, excesso de carga lectiva e extrema burocracia nas escolas são os principais motivos.
http://www.publico.pt/Educação/metade-dos-professores-portugueses-sofre-de-stress-ansiedade-e-exaustao-1549791



10 junho 2012

Microsoft - NDC 2012 - developersong


A Microsoft tem em mãos um dos problemas de relações públicas mais bizarros de sempre: a gigante viu-se obrigada a pedir desculpa depois de uma conferência de programadores na Noruega ter apresentado uma dança que envolvia referências a pénis.
O caso aconteceu na Norwegian Developers Conference, em Oslo. A Microsoft local decidiu chamar a atenção da audiência com uma coreografia que deixou toda a gente de boca aberta.
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO048555.html

07 junho 2012

Nave espacial secreta regressa à Terra

Em Junho de 2011, quando o X-37B foi lançado da estação de Cabo Canaveral, na Florida, EUA, membros do esquadrão Vandenberg inspeccionaram o aparelho vestidos com fatos anti-radiação, o que levantou suspeitas. Há quem defenda que a missão do aparelho - que mede apenas oito metros de comprimento - esteja relacionada com espionagem.
No mês passado, astrónomos amadores conseguiram registar o padrão de órbita do X-37B e verificaram que o aparelho - que orbita a uma distância entre 177 a 800 quilómetros de distânica da Terra - passou pela Coreia do Norte, Iraque, Irão, Paquistão e Afeganistão.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Fotogaleria/Fotogaleria-10-(6).aspx











Vénus passou à frente do Sol

Ontem à noite milhares de pessoas pararam em todo o mundo para olhar para o céu e ver Vénus passar à frente do Sol. O fenómeno, que só se repetirá em 2117, pode ajudar os cientistas a conhecer melhor o planeta.
Até agora só aconteceram seis trânsitos de Vénus: em 1639, 1761, 1769, 1874, 1882 e 2004.
http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/-span--b-Sociedade-b---span--(1)/Fotogaleria-(341).aspx









Cesto improvável - "ARMANDS ŠKELE IMPOSSIBLE SHOT"

Desemprego jovem - Março 2012

O desemprego jovem continua a aumentar. Grécia e Espanha são os piores com taxas superiores a 50%. Portugal surge logo a seguir.
http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO048212.html




01 junho 2012

HM Queen Elizabeth II - 2/6/1952 a 2/6/2012 = 60 anos

Portugal arrisca pôr-se a caminho do Terceiro Mundo, diz Teodora Cardoso

A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, considera que a política de cortes salariais aconselhada pela troika e seguida pelo Governo pode pôr Portugal a caminho do Terceiro Mundo.
“Hoje em dia é praticamente impossível um país desenvolvido, como, apesar de tudo, nós somos, andar a competir com os países muito mais pobres do que nós, com níveis de rendimento e, portanto, de salários muitíssimo baixos”, sustentou numa entrevista à Antena 1. “Se o nosso nível de competitividade quer ir para esse lado, isso significa que, então, nós nos estamos a candidatar a passar para o Terceiro Mundo, se não para o quarto.”
“Acho que a troika comete um erro em considerar” que é o problema “dos salários altos” na área das empresas exportadoras “que nos impede a competitividade”, especificou Teodora Cardoso, dizendo que “haverá casos em que, de facto, nós podemos ter necessidade de reduzir salários, mas, mais uma vez, o problema fundamental é o da estrutura da nossa produção e, mais uma vez, o da qualificação”.
Numa entrevista à TSF, defendeu por outro lado que o Governo deve empenhar-se mais na explicação das medidas que toma em matéria de política económica.
“É preciso tornar muito claro que nós não estamos a tentar unicamente corrigir algumas coisas para voltar ao passado, mas estamos, efectivamente, a propor-nos mudar mesmo de vida. E isso requer um programa claro. Não é listas de medidas. Isso é daquelas coisas que não vale a pena fazer”, disse a esta rádio.
Pensa também que “temos possibilidade de recuperar, se fizermos as coisas bem feitas”, e que “dentro de cinco anos poderíamos ter impostos claramente mais baixos”.
http://economia.publico.pt/Noticia/portugal-arrisca-porse-a-caminho-do-terceiro-mundo-diz-teodora-cardoso-1548468