Historicando

Historicando
historicando@gmail.com

28 fevereiro 2012

Desemprego jovem na Europa em 2011

Os jovens são os mais afetados pelo desemprego na Europa. Apenas três países têm taxas de desemprego jovem abaixo dos 10%. Espanha é o pior.
http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO033071.html




108.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica

O Sport Lisboa e Benfica celebra esta terça-feira, dia 28 de Fevereiro, 108 anos de vida. Este é um dia em que todo o universo benfiquista está de parabéns.
O clube da Luz foi fundado em 28 de Fevereiro de 1904.


22 fevereiro 2012

Wilt Chamberlain's 100 point Game.

2012 UNIDOS DA TIJUCA - WWW.LOJADOCARNAVAL.COM.BR

Telescópio Hubble descobre nova classe de planeta com mais água que a Terra

Astrónomos confirmaram a existência de um planeta diferente de todos os conhecidos até agora e que terá mais água que a Terra. O GJ1214b, a 40 anos-luz do nosso planeta, foi descoberto pelo telescópio espacial Hubble.
GJ1214b está fora do nosso sistema solar.
O GJ1214b, mais pequeno que Urano e maior que a Terra, é descrito como um “mundo de água” distante, envolvido numa espessa atmosfera de vapor de água, segundo um estudo que foi aceite para publicação na revista Astrophysical Journal.
“Uma grande quantidade da sua massa é feita de água”, disse em comunicado o astrónomo Zachory Berta, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que coordenou a equipa internacional de investigadores. “O GJ1214b é diferente de todos os planetas que conhecemos.”
O GJ1214b, a 40 anos-luz da Terra, foi descoberto em 2009 por uma equipa liderada por David Charbonneau que trabalhou com uma série de oito telescópios, no estado norte-americano do Arizona. No ano seguinte, uma outra equipa de cientistas, coordenada por Jacob Bean, tinha descoberto que a atmosfera do planeta poderia ser composta maioritariamente por água.
Agora os investigadores conseguiram confirmar detalhes sobre a atmosfera deste planeta, através da observação de imagens conseguidas pelo telescópio espacial Hubble. De acordo com a NASA, o GJ1214b tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e uma massa quase sete vezes maior. O planeta completa uma órbita em volta de uma estrela anã vermelha a cada 38 horas, a uma distância de dois milhões de quilómetros. Os cientistas estimam que a temperatura à sua superfície seja de 230º C.
Como a massa e o tamanho do planeta são conhecidos, os cientistas podem calcular sua densidade: apenas dois gramas por centímetro cúbico. A água, por exemplo, tem densidade de um grama por centímetro cúbico, enquanto a densidade média da Terra é de 5,5. Isso sugere que o GJ1214b tem muito mais água que a Terra e muito menos rocha. Por isso, a estrutura interna do planeta seria "extraordinariamente diferente" em relação à Terra. “As elevadas temperaturas e as elevadas pressões podem formar materiais exóticos como ‘gelo quente’ e ‘água superfluída’, substâncias que são completamente estranhas à nossa experiência do dia-a-dia”, comentou Zachory Berta.
Os teóricos acreditam que o GJ1214b se começou a formar longe da sua estrela, onde o gelo era abundante, e que depois se aproximou, passando pela zona onde as temperaturas à superfície seriam semelhantes às da Terra. Os cientistas não sabem dizer quanto tempo ele teria ficado nesta posição.
Este planeta é um forte candidato para ser objecto de estudo do telescópio espacial James Webb, que deverá ser lançado em 2018.
http://www.publico.pt/Ciências/telescopio-da-nasa-descobre-nova-classe-de-planeta-com-mais-agua-que-a-terra-1534786


Composição que mostra o planeta em órbita da sua estrela


14 fevereiro 2012

Crise económica: razões passadas e razões presentes por Henrique Medina Carreira

Programa “Olhos nos Olhos” – TVI 24 de 13 de Fevereiro de 2012



Abba - Mamma Mia

Bee Gees, Staying alive

The Monkees - I'm a Believer [official music video]

Beach Boys - I Get Around

Beach Boys at the 2012 Grammy Awards Staples Center

Beach Boys - Good Vibrations

Foo Fighters - The Pretender

13 fevereiro 2012

Tabelas de Retenção IRS - 2012 Continente

Retenção na Fonte sobre Rendimentos do Trabalho Dependente e Pensões
Tabelas de Retenção - 2012 Continente
Código do IRS

CIRCULAR1/2012


10 fevereiro 2012

Greve geral volta à Grécia. Já é a segunda da semana

A origem de todos os problemas está no dinheiro, dinheiro que a Grécia não tem - os credores pedem cortes de mais 325 milhões.
Os cidadãos escrevem "as autoridades vão comer as tuas criancinhas"
http://www.dinheirovivo.pt/Slideshows/Detalhe/CIECO034483.html?recNum=5



Nuno Melo, eleito pelo CDS-PP, questiona pagamento de IRS

O eurodeputado Nuno Melo, eleito pelo CDS-PP, questionou hoje a obrigação de os deputados portugueses em Bruxelas pagarem IRS em Portugal retroactivamente, determinada por um ofício divulgado pela Administração Tributária em 08 de Fevereiro de 2012.
Os eurodeputados portugueses vão passar a pagar IRS em Portugal, ao contrário do que acontecia, e terão mesmo de entregar as declarações referentes aos rendimentos que receberam em 2009 e 2010, segundo um ofício da Administração Tributária.
O novo entendimento do fisco consta de um ofício da direcção de serviços de Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) com data de 08 de Fevereiro e foi confirmado à Lusa por fonte oficial do Ministério das Finanças.
Moral da história: viva a equidade! Havia meninos que oportunistamente, embora a lei permitisse, não pagavam nada em Portugal.

09 fevereiro 2012

Alemanha disponível para flexibilizar ajuda a Portugal

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal

Um problema no cromossoma Y, que passa de pai para filho, parece estar na origem de algumas doenças cardíacas hereditárias, de acordo com as conclusões de um estudo que acaba de ser publicado na revista científica Lancet.
Um grupo de investigadores da Universidade de Leicester estudou o ADN de mais de 3000 homens e descobriu que numa determinada variação do cromossoma Y, que determina que o bebé seja do sexo masculino, aumenta o risco de doença arterial coronária em 50%. Um em cada cinco homens terá esta versão do cromossoma Y.        
A doença arterial coronária é uma situação clínica em que existe um estreitamento do calibre das artérias coronárias, provocando uma redução do fluxo sanguíneo no músculo cardíaco. Ao todo, em Portugal, estima-se que as doenças cardiovasculares afectem meio milhão de pessoas. São a principal causa de morte, representando cerca de 40% do total.
O estudo refere que a este risco acrescido juntam-se outros factores como o colesterol elevado ou a hipertensão e reforça que estas conclusões confirmam o que já se sabia: os homens desenvolvem doenças do foro cardiovascular mais cedo do que as mulheres – em média dez anos antes. Aos 40 anos, por exemplo, o risco para os homens é de um para dois e nas mulheres de um para três.
Porém, os investigadores salientam que a genética não justifica tudo e sublinham que alguns estilos de vida, como fumar ou ter a tensão arterial descontrolada, também contribuem para o desenvolvimento de patologias do foro cardiovascular.
Os 3233 homens que fizeram parte do estudo comandado por Maciej Tomaszewski já tinham integrado outros ensaios relacionados com o risco de doença cardíacas. Após terem sido submetidos a alguns testes genéticos foi possível perceber que 90% dos doentes tinha uma de duas versões do cromossoma Y conhecidas como haplogrupo I e haplogrupo R1b1b2. O cromossoma Y apresenta variações genéticas que se traduzem nos haplogrupos, que se identificam por letras do abecedário, podendo ainda dividir-se em vários ramos.
O grupo da Universidade de Leicester sublinha que falta agora fazer mais estudos para perceber os genes exactos no cromossoma Y que são responsáveis por este risco acrescido nos homens, mas acreditam que já sabem contornar o problema, manipulando o sistema imunitário dos seus portadores.
“Estamos muito entusiasmados com estas descobertas que colocam o cromossoma Y no mapa da genética de susceptibilidade de doença arterial coronária”, salientou à BBC Maciej Tomaszewski, do departamento de Ciências Cardiovasculares da mesma universidade. “Os médicos em geral associam o cromossoma Y com o sexo masculino e a fertilidade mas este trabalho mostra que também está relacionado com a doença cardíaca”, acrescentou.
http://www.publico.pt/Ciências/homens-herdam-doenca-cardiaca-do-cromossoma-y-1532969




August Landmesser, o homem que não fez a saudação nazi

A história de August Landmesser é a de um homem que desafiou o regime nazi. Casou-se com uma judia, teve com ela duas filhas e foi preso por “desonrar a raça”. Serviu na II Guerra Mundial e desapareceu em combate. A mulher foi presa e eliminada pela Gestapo. As duas filhas sobreviveram e uma delas contou em livro o momento desafiador da vida do seu pai: em 1936, August Landmesser foi o homem que não fez a saudação nazi.
A fotografia diz tudo. Num mar de braços erguidos numa saudação ao regime nazi, a única figura com os braços cruzados é a de August Landmesser. Estamos em 1936 e a ocasião retrata o momento em que a multidão assistia, junto ao porto de Hamburgo, ao baptismo de mar de um navio-escola da Marinha alemã.
Em 1941 Landmesser saiu da prisão mas foi imediatamente mandado para a guerra, onde acabou por ser dado como desaparecido em combate e presumivelmente morto.
http://www.publico.pt/Mundo/august-landmesser-o-homem-que-nao-fez-a-saudacao-nazi-1532961



August Landmesser é o único nesta imagem que não está de braço levantado

Exportações para a UE sofrem primeira queda em dois anos

A contracção de 1,1% em Dezembro pode ser um primeiro sinal de uma desaceleração com impacto profundo no crescimento da economia portuguesa.
As exportações portuguesas para a União Europeia sofreram em Dezembro do ano passado a primeira quebra em mais de dois anos. Um primeiro sinal do impacto que a recessão europeia terá no crescimento da economia nacional e que pode levar a troika a rever as metas para o défice.
As saídas intracomunitárias registaram uma contracção homóloga de 1,1% em Dezembro, depois de, nos primeiros 11 meses de 2011, terem crescido a um ritmo médio de 15,4%. Para encontrar outra variação negativa desta rubrica é preciso recuar até Outubro de 2009.
Como consequência, as exportações portuguesas para todo o mundo aumentaram apenas 4,4%, em comparação com os 16,1% do mês anterior. A subida, ainda que bem mais moderada, justifica-se pelo crescimento das exportações para fora da União Europeia que continuam a aumentar.
A evolução das exportações deverá ser o único ponto a contribuir positivamente para o crescimento da economia portuguesa, com a procura interna e o investimento a afundarem drasticamente. No entanto, a recessão que se estima agora para os países europeus em 2012 pode colocar em causa esta confiança nas exportações. É que a União Europeia é o principal destino das vendas portuguesas. Só Espanha representa 26,6% das nossas exportações. A lógica é simples: se os países entram em recessão, compram menos.
A quebra em Dezembro pode ser um primeiro sinal de uma significativa desaceleração do sector exportador, que pode arrastar Portugal para uma recessão ainda mais profunda do que está estimado (-3%). Recorde-se que Poul Thomsen, líder da missão da troika, tinha admitido que, caso a recessão europeia tivesse um impacto forte no crescimento português, as metas do défice poderiam ser revistas e suavizadas. A notícia surge a menos de uma semana de a troika aterrar em Lisboa para dar início à terceira avaliação do programa de ajustamento.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO034278.html

Alemanha, sempre a Alemanha...

O presidente do Parlamento Europeu justificou-se em português no Twitter por que motivo criticou o apelo ao investimento angolano nas privatizações nacionais. Martin Schulz garante que não criticou o primeiro-ministro português.
"Momento algum critiquei PM Coelho ou interferi na política estrangeira de Portugal. Todos nós na UE em risco declínio se não agirmos juntos", escreveu Martin Shulz.
Vamos ao que interessa: o governo alemão não aceita a derrogação dos prazos, não aceita a implementação dos “eurobonds”, não alivia as taxas proibitivas sobre a nossa dívida, etc, etc, mas já se apressa a condenar o Estado Português quando este, e muito bem, rompe o círculo de dependência em relação á toda poderosa Alemanha e consegue financiamento fora!
Como dizia alguém por estes dias, porra! com amigos destes (Alemanha) quem precisa de inimigos?



08 fevereiro 2012

A pobreza em Portugal

Segundo o Eurostat, mais de 25% dos portugueses vive mal: com pouco dinheiro ou carências básicas. É a nona pior situação da Europa. Já são 2,7 milhões. 

Compare os salários mínimos na Europa


It's Halftime in America - Chrysler 2012 Big Game Commercial


"A América está no intervalo. E a nossa segunda parte está prestes a começar", diz Eastwood

O realizador e actor Clint Eastwood é o protagonista de um spot da Chrysler que estreou no domingo, durante o Super Bowl, e que levou as duas Américas - a direita e a esquerda - a perguntarem se o que tinham acabado de ver era um anúncio a automóveis ou um vídeo de campanha a favor da reeleição de Barack Obama. Não é que o anúncio de dois minutos alguma vez mencione o nome de Obama. Eastwood faz uma analogia entre o jogo e o estado do país, sugerindo que a América está no intervalo. "As duas equipas estão no balneário a debater o que podem fazer para ganhar este jogo na segunda parte", diz o realizador na sua voz de gravilha, emergindo da galeria subterrânea de um estádio. "A América também está no intervalo. As pessoas estão sem trabalho e isso é doloroso. Estão todas a ponderar o que hão-de fazer para recuperar. E têm medo, porque isto não é um jogo."O anúncio sugere que à semelhança da Chrysler - que voltou a obter lucro depois de ter estado à beira da bancarrota em 2008 e de ter recebido uma injecção de 12,5 mil milhões de dólares do Governo americano -, a economia do país vai recuperar porque os americanos são um povo resiliente e orgulhoso. Não é por acaso que é narrado por Eastwood, o último dos duros. Ele termina com uma nota optimista: "Este país não pode ser derrubado com um soco. Nós voltamos a levantar-nos e quando o fizermos o mundo vai ouvir o ronco dos nossos motores. Sim, a América está no intervalo. E a nossa segunda parte está prestes a começar."
A polémica obrigou a Casa Branca a reagir. O porta-voz de Obama para a imprensa, Jay Carney, garantiu que a Administração não teve nada a ver com o anúncio.
Eastwood disse, ou mandou dizer, que não tem qualquer ligação com Obama. Ao New York Times, o realizador disse que "o anúncio não tem qualquer mensagem política". " Ele é sobre o espírito americano, orgulho e crescimento de emprego."

06 fevereiro 2012

Dívida pública em percentagem do PIB

No final do terceiro trimestre de 2011, a dívida pública portuguesa superava os 110% do PIB e já é a terceira mais alta na União Europeia.
http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO033791.html




Isabel II completa hoje 60 anos no trono britânico

Os vários centímetros de neve e o frio intenso não impediram ontem Isabel II de assistir a um serviço religioso nos seus domínios em Norfolk, na véspera do 60.º aniversário do seu reinado. O jubileu de diamante da rainha começa hoje a ser comemorado em toda a Commonwealth, ainda que os principais festejos estejam apenas previstos para o Verão.
Aos 85 anos, Isabel II é já a segunda monarca que mais tempo esteve à frente do trono britânico - só a sua trisavó, a rainha Vitória, a ultrapassa em longevidade, tendo conduzido os destinos do que era ainda então um império durante 63 anos. "O seu primeiro chefe de Governo foi Winston Churchill. A maioria dos actuais ministros ainda não tinha nascido quando a rainha chegou ao trono. Por isso, há pouco que ela não tenha visto, pouco que ela não perceba", disse ontem o ex-primeiro-ministro John Major, numa entrevista à BBC.
E o reinado de Isabel II não poderia ter começado de forma mais insólita. A princesa, então com 25 anos, estava num parque natural do Quénia quando, a 6 de Fevereiro de 1952, foi informada da morte súbita do pai, o rei Jorge VI. O seu primeiro acto foi decidir o nome pelo qual pretendia passar a usar. "Isabel, claro", respondeu a jovem monarca, a segunda da história britânica a usar aquele nome.
A BBC lembrou que a rainha não tem por hábito celebrar a data, já que coincide com a morte do pai, mas neste ano assinalará o aniversário com visitas a uma creche e um arquivo histórico na região de Norfolk. Isabel II tem ali uma das suas residências, onde passou as últimas semanas enquanto o príncipe Filipe recuperava da intervenção coronária a que foi sujeito antes do Natal.
Para hoje estão previstas várias iniciativas, mas o grosso das celebrações fica adiado para o Verão, incluindo um desfile, em Junho, de mil embarcações pelo rio Tamisa, encabeçado pelo navio da rainha. Isabel II tem previstas várias deslocações pelo país e vários membros da família real visitarão os países da Commonwealth.
http://www.publico.pt/Mundo/isabel-ii-completa-hoje-60-anos-no-trono-britanico-1532414


02 fevereiro 2012

Repsol pode investir 76 milhões de euros na exploração de gás no Algarve

A espanhola Repsol e a alemã RWE poderão investir cerca de 76 milhões de euros (100 milhões de dólares) na exploração de gás natural no Algarve.
De acordo com o director da área de Exploração & Produção da Repsol, Max Torres, que falava hoje de manhã num seminário sobre exploração de petróleo, este será o valor a aplicar num primeiro poço de perfuração de gás.
Contudo, em declarações ao Dinheiro Vivo, explicou que se tiverem sucesso nesta primeira abordagem, poderão partir para a perfuração de outros poços, aumentando assim o nível de investimento.
No contrato estabelecido com o Estado português, foram concessionados à Repsol dois blocos para explorar, que poderão ter mais que um poço com gás natural de qualidade.
O processo, que terá oito períodos distintos, está ainda numa fase embrionária, ou seja, num momento de estudos geológicos do território em que, através de testes sísmicos, se consegue perceber onde estão os maiores vestígios de gás e onde se deve perfurar.
Esta parte do processo custará 15,2 milhões de euros (20 milhões de dólares) à Repsol e só estará terminada em 2014, data em que decidirão ou não avançar com a perfuração.
Max Torres está optimista neste projecto, mas em declarações ao Dinheiro Vivo, diz não ser possível garantir se há gás na costa Algarvia. "É um grande risco, mas é esse o negócio da Exploração e da Produção de petróleo e gás", disse.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO033439.html